Ambulatório do HAC e Centro de Saúde realizam atendimentos de pacientes pré-agendados

Mais 380 pacientes terão consultas e exames antecipados durante os dois mutirões que serão realizados neste sábado (04.05). Os atendimentos pré-agendados serão no Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e no Centro de Saúde Coletiva, no Centro, entre 8h e 17h. Ao todo, cerca de 30 profissionais da saúde estarão distribuídos nas duas unidades para a realização das consultas em oito diferentes especialidades, além de exames de ultrassonografia e eletrocardiograma. Juntamente com as consultas e exames, as unidades estão ainda na programação da 21ª Campanha de Vacinação contra Influenza, que terá o Dia D neste sábado.

Este será o terceiro evento de antecipação de atendimentos a pacientes da rede pública de saúde realizado no ano. Até o momento, 320 pessoas conseguiram ser atendidas durantes as ações que visam diminuir o tempo de espera por consultas e agilizar diagnósticos e tratamentos. O primeiro mutirão foi oferecido no ambulatório do HAC, em fevereiro para 260 pacientes e outros 60 foram atendidos no chamamento do Centro de Saúde em abril.

 Em 2018, os mutirões foram realizados com frequência no ambulatório do HAC. Ao todo, 1.300 pessoas foram atendidas nos oito chamamentos dos meses de maio, agosto, setembro, outubro – com dois mutirões – e novembro – com outros três mutirões.

Neste sábado (04.05), serão realizadas no ambulatório do HAC, 40 consultas para o pré-operatória de cirurgia geral; 40 de vascular; 30 de neurologia; 30 de endocrinologia; 40 de oftalmologia; e 70 de ortopedia. No Centro de Saúde serão atendidos 20 pacientes de nutrição; outros 50 foram chamados para os exames de ultrassonografias transvaginal e de mama; e mais 60 realizarão eletrocardiograma.

A estimativa da prefeitura é de que sejam realizados mutirões mensais e a Secretaria de Saúde planeja ampliar os atendimentos para as unidades da rede de Atenção Básica do município. No primeiro mutirão do HAC, realizado em fevereiro deste ano, foram atendidos pacientes de ortopedia, pré-operatórias para cirurgia geral, neurologia, proctologia e oftalmologia. No Centro de Saúde, o mutirão de abril atendeu 60 pessoas para a realização de exames de ultrassonografia.

Dia D da campanha de vacinação contra gripe também ocupará as unidades

O ambulatório do Hospital Alcides Carneiro e o Centro de Saúde estão entre as 47 unidades de saúde do município que estarão abertas para realizar a intensificação da vacina contra gripe. As salas de vacinas das unidades estarão abertas para o Dia D em todo o município, das 8h às 17h. A Secretaria e Saúde amplia o abastecimento das unidades que, para sábado, receberão mais 11 mil doses. O município conta no momento com um estoque de cerca de 20 mil doses.

Em Petrópolis, a vacina está disponível para todo o grupo prioritário desde o começo da campanha. O foco é imunizar crianças a partir de 6 meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas – mulheres que estejam nos primeiros 45 dias do pós-parto; idosos, a partir de 60 anos; professores; e pessoas com doenças crônicas, como respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de síndromes de nascença, como a de Down, entre outras. A dose da vacina aos pacientes com alguma dessas doenças será aplicada mediante apresentação de recomendação médica.

Unidade é uma das 15 que oferecerem atendimento diferenciado

Petrópolis vem se destacando na oferta do ensino integral: já são 15 escolas que oferecem o atendimento diferenciado, beneficiando mais de 1600 alunos. Nos espaços educacionais os estudantes têm acesso a atividades diferenciadas como artes, música, inglês, iniciação científica, esporte e o reforço em matemática e língua portuguesa. Na EM Professor Nilton São Thiago, 150 alunos, matriculados do 1º ao 4º ano do ensino fundamental participam do integral.

.

A EM Professor Nilton São Thiago atende 650 alunos – do 4º período da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental e mais 150 alunos – matriculados do 1º ao 4º ano do ensino fundamental - que ficam integralmente na escola, das 7h30 às 16h30. “Eles participam das aulas de artes, música e do reforço que é necessário e faz diferença no rendimento escolar”, disse a diretora da escola, Maria Eugenia Vieira Saldanha.

A educação em tempo integral está relacionada ao Programa Integrado para Aprendizagens e Conhecimento. Em 2016 apenas 4 unidades ofertavam esse tipo de atendimento, nesse ano, esse número passou para 15.

Atendimento integral está previsto no PNE e no PME

O atendimento integral tem o intuito de atender as demandas da Meta 6 do PME (Plano Municipal de Educação) e PNE (Plano Nacional de Educação). Segundo o PNE, até 2025 pelo menos 50% dos alunos da rede precisam estar em escolas de tempo integral. As escolas que atendem integralmente tiveram a oportunidade de escolher os eixos de trabalho desenvolvidos nas oficinas. Todas as escolas elaboraram um plano de trabalho e as ações são avaliadas periodicamente pela Secretaria de Educação.

As oficinas oferecidas nas escolas em tempo integral são diversificadas como: Orientação de Estudos (Linguagem e Matemática); Iniciação Científica (Pedagogia de Projetos); Teatro; Recreação, Jogos e Contestes; Artes; Informática; Inglês; Musicalidade; Literatura e Corpo e Movimento.

Passaram a atender de forma integral em 2019 as escolas: EM Johan Noel – 4º período até o 3º ano do fundamental; EM Luiz Carlos Soares (Morin) – 4º período ao 3º ano do ensino fundamental; EM Senador Mário Martins (Caxambu) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental; EM Monsenhor CirilloCalaon (Jardim Salvador) – 1° período da educação infantil até o 3° ano do ensino fundamental e EM Magdalena Tagliaferro (Castelo São Manoel) – do 4° período da educação infantil até o 5° ano do ensino fundamental.

Além das cinco novas escolas que passaram a atender de forma integral em 2019, já oferecem esse tipo de atendimento as unidades escolares: Ana Mohammad (Sargento Boening), Soroptimista (Pedras Brancas), Leonardo Boff (Duarte da Silveira / Contorno), Colégio Gunnar Vingren (Valparaíso), Professor Nilton São Thiago (Nogueira), São Francisco de Assis (Moinho Preto), São João Batista (Duarte da Silveira), Dom Pedro de Alcântara (BR-040). Além dessas, duas escolas oferecem atendimento integral a partir de projetos distintos: Escola Santo Antônio do Vale do Cuiabá / Padre Quinha e o Centro Educacional Comunidade São Jorge.

Os pais que quiserem informações sobre o funcionamento das escolas que funcionam integralmente podem procurar o Departamento de Inspeção Escolar na Secretaria de Educação, no prédio Frei Memória – Rua da Imperatriz, nº 193. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30. O telefone do setor é o 2246-8675.

A música eletrônica vai invadir o Parque Municipal, em Itaipava, com o show mais esperado desta Expo Agropecuária: o DJ Alok, nesta sexta-feira (03.05). Na sua 30ª edição, o evento tem reunido no palco principal grandes nomes da atualidade. Só no Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º.05) - abertura da festa -, o pagodeiro Ferrugem arrastou uma multidão com o romantismo de suas músicas. Durante todo o dia, mais de 40 mil pessoas passaram pelo parque.  A expectativa é que todos os shows lotem o espaço. Hoje, quem comanda o palco principal é o cantor Thiaguinho, a partir de 23h.

Mas muito além das apresentações, o evento conta opções pelos quatro cantos do principal equipamento de lazer do município nos distritos. A Expo Agropecuária reúne o Galpão do Produtor Rural, com produtos frescos vindos de cinco regiões da cidade; Café da Roça, com o melhor da gastronomia rural; exposições dos cavalos Campolina e Pampa; parque de diversões; fazendinha; além de um segundo palco, chamado “Talentos de Petrópolis”, com apresentações de bandas e artistas locais, que também tem movimentado o espaço com apresentações de todos os estilos.

Um dos maiores ícones da música eletrônica, o DJ Alok vem sendo considerado a mais esperada atração da Expo Agropecuária desta edição. Com mais de 10 milhões de seguidores no instagram, e 8 milhões de ouvintes por mês na plataforma Spotify, o artista já foi eleito por duas vezes o Melhor DJ do Brasil, ficou em 13º Top DJ do mundo para a revista britânica “DJ Mag” e foi o único brasileiro a alcançar mais de 320 milhões de plays no Spotify. O DJ também marcou presença no TOP 100 Global com os sucessos ‘Hear Me Now’, ‘NeverLet Me Go’, ‘Big Jet Plane’, ‘Ocean’, ‘United’, ‘Favela’ e o recém lançado ‘Innocent’.

Já no Palco Talentos de Petrópolis, quem se apresenta é a Plataforma 16 (19h); Concreto Humano (20h15); e Blackout Scorpions Tribute (21h45).

Show do Ferrugem faz a alegria do público no Dia do Trabalhador

 Muita gente aproveitou a folga do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira, para curtir a programação da abertura da 30ª Expo Agropecuária. O dia já começou movimentado no espaço com muitas famílias passeando pelo parquinho, pelo parque de diversões e conhecendo um pouco da produção rural de Petrópolis no Galpão do Produtor Rural. Durante toda a tarde, o público também pôde contar com diversas apresentações da música gospel no palco Talentos de Petrópolis.

À noite, o cantor Ferrugem foi o responsável por deixar o lugar lotado. Ele cantou seus grandes sucessos, como “Sinto Sua Falta”, “Pirata e Tesouro”, “Atrasadinha” (parceria com Felipe Araújo), entre outros hits do samba e do pagode nacional e até do funk e não deixou ninguém parado. Um dos pontos altos da apresentação foi um pedido de casamento no palco, no meio do show. O romantismo tomou conta da noite e, no final, o público foi só elogios ao cantor.

“Amei o show, foi o melhor show que eu já vim na Exposição. Sou muito fã, tenho todas as músicas dele, adoro”, disse a estudante Sara Damaceno.

O primeiro dia de Expo Petrópolis ocorreu em clima de tranquilidade entre público de 40 mil pessoas que passou pelo Parque Municipal durante toda a quarta-feira (01.05). A Guarda Civil não teve registro de brigas, roubos ou furtos na abertura do evento. A corporação mobiliza até 35 homens para atuar no entorno da área do evento para o patrulhamento preventivo, orientação do trânsito e para coibir a presença de ambulantes sem autorização.

O efetivo da 2ª Inspetoria, que fica baseada no Parque Municipal de Itaipava, foi reforçada por agentes que atuam em outros serviços da Guarda Civil, como da parte administrativa e Ronda Escolar. O canil também atua durante a Expo, utilizando animais para detecção de drogas e para prevenção de brigas e confusões. O esquema de segurança ainda conta com câmeras móveis do Ciop e os equipamento de monitoramento de três pontos desde o Terminal Itaipava, passando pelo Parque Municipal até o Trevo de Bonsucesso.

A Fiscalização de Posturas também está atuando para impedir a presença de ambulantes irregulares desde a altura da 106ª DP até o Shopping Estação – não houve autorização para nenhum vendedor ocupar calçadas neste trecho. No primeiro dia, cerca de 30 ambulantes foram intimados a se retirarem.

O trabalho será mantido nos próximos dias do evento, que contam com shows de Thiaguinho, Alok, Felipe Araújo e Suel até domingo (02.05). O público também poderá aproveitar exposições de cavalos, barraca de produtores rurais, parque de diversões, entre outras atrações.

O evento que vai dar início à temporada de montanhismo em Petrópolis será realizado no Palácio Rio Negro no fim de semana. No sábado (04.05), a abertura acontece às 10h, com a presença de representantes de diversas instituições ligadas ao setor. Na sequência, serão realizadas palestras de membros do Centro Excursionista de Petrópolis (CEP), Inea, Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e da Turispetro. Já no domingo, será montada uma arena de esportes de montanha, além de mesa-redonda com representantes da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores (Roer), Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde. No mesmo dia, também ocorre o lançamento do Calendário de Caminhadas Ecológicas da Secretaria de Meio Ambiente.

A iniciativa, que é promovida pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, tem o objetivo de conscientizar petropolitanos e turistas sobre a proteção do patrimônio histórico-natural da cidade. Com mais de 200 trilhas, Petrópolis recebe cerca de 150 mil pessoas por ano no período de maio a setembro, que vêm em busca exclusivamente desse contato com as montanhas e as belezas naturais do município. A ideia é incentivar as atividades para que mais turistas visitem a cidade.

O evento que abre a temporada de esportes da natureza em montanhas terá como tema a Educação Ambiental. Anualmente, milhares de montanhistas curtem as trilhas e os caminhos de montanhas de Petrópolis, para a prática de Trekking, Camping, Travessias, Caminhadas Ecológicas, Mountain Bike, Trail Run, cada um com o seu desafio e destino de Turismo Ecológico. As mais de 200 trilhas catalogadas contam com níveis fáceis e outras mais exigentes, difíceis.

Petrópolis possui cerca de 84% do seu território protegido por UCs - Unidades de Conservação. “E esse é o período que ocorrem muitas queimadas e crimes ambientais, na sua grande maioria, provocada pelo homem. No evento, a intenção é sensibilizar a comunidade para que as pessoas tenham responsabilidade socioambiental”, conta o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Campos.

O programa Mais Asfalto promoveu ações de manutenção viária em cinco bairros nesta quinta-feira (02.05). O trabalho ocorreu em Araras, Independência, Manga Larga, Morin e Centro. Na Rua Bernardo Coutinho, em Araras, foram aplicadas 12 toneladas de asfalto, melhorando as condições para 95 viagens de sete linhas de ônibus que passam nesses locais.

O bairro de Araras já foi atendido com manutenção viária em outras três ruas apenas em 2019 – Estrada da Peroba, Estrada Mata Cavalo e Rincão Santa Cruz. A Rua Bernardo Coutinho também já havia recebido melhorias em outros trechos nesta semana.

Também houve trabalho do Mais Asfalto no Independência. As ruas Ângelo João Brand e Cacilda Becker receberam o serviço. Elas servem de itinerários para 111 viagens de cinco linhas de ônibus.

Na Estrada da Manga Larga, o trabalho oferece melhores condições para quem usa a linha 709, que faz seis viagens diariamente.

A Rua Pedro Ivo, no Morin, foi mais uma atendida, melhorando o caminho das linhas 431, 462 e 464, que somam 78 viagens diárias.

Outros dois locais também receberam o serviço, a Av. Koeler e Rua Washington Luiz, duas das ruas mais movimentadas do Centro. A primeira recebe fluxo de 34 linhas de ônibus todos os dias, enquanto a outra é rota de 66 linhas. Juntas, elas somam 1.466 viagens.

Medida amplia campo de atuação de novos profissionais na rede pública de saúde

Novos convênios entre instituições de ensino e o Hospital Alcides Carneiro foram aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde). Em última reunião realizada no dia 30 de maio, a direção do hospital formalizou as parcerias com a Associação Congregação Santa Catarina, o Instituto Técnico do Brasil de Ensino, Instituto Jesus Monteiro e a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência, da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP). A iniciativa regulariza a atuação de cerca de 60 alunos em formação nos setores da unidade hospitalar, que passará a receber das respectivas instituições, contrapartida financeira destinadas à manutenção e melhoria dos serviços do HAC.

O hospital disponibiliza área de treinamento para os alunos em fase final de formação nas áreas médica, instrumentação cirúrgica e técnica de enfermagem. A provação dos convênios fortalece a atuação do HAC como hospital de ensino e abre oportunidade para novas parcerias que contribuam para o funcionamento do hospital e promovam campo de formação de novos profissionais. 

O convênio que destina abrir campo de atuação para novos profissionais é extensivo às Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e Cascatinha. A medida fortalece as equipes de saúde e possibilita maior experiências para os profissionais nas unidades que fazem parte da rede pública de saúde. As parcerias serão de grande valor para a rede, possibilitando que os futuros profissionais sejam preparados para atuar em diversas áreas, como no atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde

Com a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da FMP, o HAC formaliza mais um convênio com a instituição, voltado para a formação de médicos da instituição.

Serão escolhidas 19 propostas para os mais diversos segmentos culturais, nos valores de até R$ 30 mil, que deverão ser realizadas no período de julho a novembro deste ano

O Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) lançou edital para a seleção de 19 projetos culturais que serão financiados pelo Fundo Municipal de Cultura, no período de julho a novembro deste ano. Os interessados têm até o dia 30 deste mês para se inscrever e, para esclarecer dúvidas sobre a elaboração dos projetos, o IMCE vai promover uma oficina, na próxima quarta-feira (08.05), às 15h, no Teatro Afonso Arinos, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni.

O edital, que já está disponível no site da prefeitura (http://www.petropolis.rj.gov.br/), no campo “licitações”, tem como objetivo descentralizar os recursos e proporcionar que projetos dos mais diversos segmentos, sejam realizados.

No edital estão previstos dois tipos de propostas: 12 de pequeno porte, com valor máximo de R$ 10 mil, e sete de médio porte, no valor de até R$ 30 mil. Podem participar pessoas jurídicas, inclusive Microempreendedor Individual, que representem os diversos seguimentos culturais da cidade, como artesanato;artes plásticas;audiovisual;bandas marciais;canto coral;culturas afrobrasileira, indígena e populares; cultura germânica; cultura urbana; dança; escolas de samba e blocos carnavalescos; literatura; música; teatro e patrimônio histórico.O Fundo Municipal de Cultura foi instituto pelo Sistema Municipal de Cultura, e tem como objetivo principal o financiamento através de editais para a realização de projetos culturais.

“Esse edital vai ao encontro dos objetivos do Sistema Municipal de Cultura,na medida em que prevê o financiamento cultural diretamente aos artistas da cidade, o que aumentará e muito a oferta de atividades culturais no município”, frisa o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Cerqueira, lembrando que é importante que interessados no edital participem da oficina, pois dará a oportunidade para que artistas e produtores com pouca experiência em editais tenham acesso à mais informações sobre a elaboração das propostas nos termos do que é exigido pelo edital.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no IMCE, que fica na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), 305, no Centro Histórico. Os projetos selecionados poderão ser de qualquer segmento cultural, não havendo número mínimo ou máximo de projetos por segmento. Cada proponente pode inscrever até dois projetos.

Uma comissão formada por dois servidores do Instituto e dois representantes de segmentos da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura vai avaliar as propostas, que passarão por duas etapas. Na primeira, o Delca fará uma análise documental e os projetos com a documentação em dia serão habilitados a participarem do concurso. Na segunda a comissão avalia o aspecto cultural de cada proposta. Todos os documentos e critérios de avaliação estão previstos no edital.

As equipes interessadas em participar da II Copa Imperial de futsal feminino poderão garantir sua vaga a partir de segunda-feira (06.05) na sede da Superintendência de Esportes e Lazer, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro. O torneio será realizado no dia 2 de junho, em local ainda a ser definido pela prefeitura, podendo ser disputado por até 12 times da cidade. Cada equipe pode inscrever o número máximo de 12 jogadoras acima de 16 anos, mas será exigida uma autorização assinada pelos responsáveis para as meninas menores de idade.

As inscrições das equipes podem ser feitas até o dia 24 de maio ou até as vagas serem preenchidas. Na última semana do mesmo mês, será realizado o congresso técnico que vai definir a tabela e o horário dos jogos. Os finalistas da II Copa Imperial de futsal feminino recebem medalhas e troféu de premiação. Para outras informações sobre o torneio, os interessados podem ligar para o (24) 2233-1218.

O objetivo da Copa é incentivar a prática esportiva entre as mulheres da cidade. Desde o ano passado, a prefeitura trabalha para que elas conquistem cada vez mais espaço nas mais diversas modalidades. A atual gestão promoveu dois torneios de futsal e outro de futebol society, além de ter incluído, de maneira inédita, o futebol de campo feminino nos jogos estudantis desde 2017.

Corrida de rua para mulheres também acontece em maio ainda possui 100 vagas disponíveis

A corrida feminina Circuito Mulheres está com 100 vagas disponíveis. As interessadas têm até o dia 13 de maio para fazer a inscrição pelo site: www.peixepersonal.net. A prova acontece no dia 19 de maio e tem percurso de 6 Km, com a largada na Cervejaria Bohemia, no Centro. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

As inscrições possuem valores que variam de R$45 a R$85. O objetivo do circuito é incentivar a presença das mulheres nas corridas de rua realizadas no município. A prática da modalidade ajuda na melhora da resistência física, circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico e ajuda a emagrecer. As cinco primeiras colocadas no geral, receberão a premiação com troféu, e nas três melhores corredoras por categoria.

Foram encontrados mais de 10 kg de alimentos vencidos, alguns há quase seis meses

O Procon autuou um supermercado em Secretário ao flagrar o estabelecimento comercializando 48,096 Kg de alimentos impróprios para consumo. A ação do órgão aconteceu nesta quinta-feira (02.05) após denúncias de clientes sobre a situação do local. Durante a ação, alimentos com a embalagem violada, sem a identificação de validade aparente, produtos fora das normas para a venda e com a validade vencida – alguns há quase seis meses –foram descartados.

Só de alimentos vencidos foram 10,920 Kg. Produtos como galeto e goiabada haviam vencido em novembro do ano passado. Outros, como massa de pastel, linguiça, presunto, requeijão e queijos, tinham vencido nos últimos 10 dias. Já com as embalagens violadas, foram 11,396 Kg. Produtos com a embalagem rasgada ou furada não podem estar em área de comercialização.

A fiscalização flagrou a venda de carnes pré-moídas – problema encontrado por clientes do estabelecimento que foram relatados ao Procon. Além da carne disponibilizada em bandeiras, hambúrgueres e almondegas foram encontradas, totalizando 11,100 Kg de alimentos. É que de acordo o artigo 117 do Decreto Estadual 6538/83, o correto é que a moagem seja feita na hora e na frente do cliente, evitando o contato prolongado com o ar, o que facilita o crescimento bacteriano no alimento.

A equipe encontrou, ainda, 14,680 Kg de alimentos sem a data de validade. Queijos do tipo frescal, curado, minas e canastra apresentaram essas características. Todo o material encontrado pela equipe do Procon foi descartado com produtos químicos uma vez que são considerados impróprios ao consumo.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), o qual baseia às ações do Procon, aponta que produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação, devem ser descartados.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

Prefeitura mantém serviço de Balcão de Empregos que anuncia vagas disponíveis na cidade

Uma agenda comum para geração de Emprego, Trabalho e Renda no Estado do Rio de Janeiro foi um dos assuntos discutidos nessa quinta-feira (02.05) durante o 1º Encontro das Secretarias Municipais de Trabalho e Emprego do Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais do Governo do Estado. Petrópolis marcou presença no evento que mostrou as novidades tecnológicas que podem ser utilizados para fomentar o setor de empregos nas cidades.

O encontro foi uma aproximação entre os municípios que contou com a apresentação de propostas que podem auxiliar as cidades a melhorar os serviços que auxiliam os cidadãos. Petrópolis conta com o Balcão de Empregos da Prefeitura que registra uma média de 15 inserções de vagas por semana, o que ajuda as pessoas que estão em busca de uma oportunidade de emprego. Por outro lado, o balcão também seleciona os currículos e encaminha para as empresas os documentos que mais atendem as especificações das vagas ociosas.

Entre os assuntos abordados no evento estavam o Rio Poupa Tempo remodelado e o uso de plataformas que preveem a disponibilização de atendimento para facilitar a vida de quem busca atendimento.

Além de mostrar as plataformas que podem ajudar o município, o Estado também estuda a formulação de Agenda Comum para geração de Emprego, Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro. A ideia é que os municípios possam estudar as suas necessidades e apresentar soluções que facilitem a divulgação das vagas de empregos existentes.

Durante o encontro também foram abordados assuntos como a importância da organização das Políticas do Trabalho e Emprego e os requisitos para estruturação, mapeamento do potencial do mercado de trabalho formal e local, além de atendimento ao trabalhador. As vantagens do programa Qualifica RJ e as estratégias para aproximar a oferta de cursos às demandas locais dos empregadores por qualificação profissional e tecnológica e o Programa Geração Futuro, que prevê a qualificação de jovens para o mercado de trabalho.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico afirma que vai analisar os projetos e plataformas apresentados que podem ser iniciados em Petrópolis, principalmente os programas que podem auxiliar a aproximação dos jovens ao mercado de trabalho. Na cidade já está sendo colocado em pratica o Projeto Pitch Inova que vai aproximar os projetos acadêmicos dos empresários e consultores.

Vale salientar que, além de oferecer o Balcão de Empregos, o Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis também mantém um polo de atendimento presencial no Espaço Empreendedor, que serve para tirar as dúvidas de quem busca o serviço, quem deseja cadastrar currículos ou vagas. O local também é disponibilizado para a realização de processos seletivos.

O primeiro dia da 30ª Expo Petrópolis contou com um enorme público que compareceu ao Parque Municipal de Itaipava. Foram 40 mil pessoas durante todo dia aproveitando as atrações do evento e o show do cantor Ferrugem, que fechou a programação de quarta-feira (01.05). Durante todo dia e até a manhã desta quinta (02.05), foram recolhidas 15 toneladas de lixo pela Comdep, trabalho para deixar o espaço pronto para receber o público novamente para apresentação de Thiaguinho.

A Comdep mobiliza 60 funcionários para fazer a varrição do Parque Municipal dia e noite durante a Expo Petrópolis. São equipes que atuam de 7h às 17h e também à parte de 17h até a dispersão do público após os shows a cada dia.

Ainda nesta quinta, o departamento de obras fez melhorias nas pontes de acesso ao Parque Municipal e instalou uma tela em trecho da cerca do local.

Durante todo evento, a Comdep ainda fará outro serviço para recolher materiais recicláveis e divulgar o trabalho de coleta seletiva realizado no município. O Parque Municipal tem um stand com exposição de peças de artesanato feitos a partir de reaproveitamento de resíduos que iriam para o lixo e com informações sobre o tempo de decomposição dos materiais, a importância de fazer a reciclagem e como participar dos programas de coleta “Porta a Porta” e dos ecopontos da cidade.

Além de Thiaguinho nesta quinta, a programação da Expo Petrópolis conta com shows de Alok, Felipe Araújo e Suel, além de apresentação de outros cantores. O público ainda pode conferir até domingo (05.05) exposições de cavalos, barraca de produtores rurais, parque de diversões e outras atrações.

Neste feriado tem show com o pagodeiro Ferruguem

Foi aberta na manhã desta quarta-feira (1º.05), feriado pelo Dia do Trabalhador, a Expo Agropecuária de Petrópolis. Chegando à sua 30ª edição, o evento reúne, no Parque Municipal, em Itaipava, grandes shows, exposições e campeonatos de cavalos, fazendinha, Galpão do Produtor Rural e parque de diversões.  A festa acontece até domingo (05) e quatro dos cinco dias de shows terão entrada gratuita, incluindo a apresentação desta quarta, com o pagodeiro Ferrugem, às 23h.

Desde 2017 a prefeitura vem resgatando também as raízes da festa com a valorização dos produtores rurais e da agropecuária. Neste ano, são cerca de 30 produtores, de cinco associações da cidade, expondo e vendendo produtos da região, como legumes e verduras frescas, doces, geleias e licores produzidos na cidade pelo agronegócio familiar, mudas e plantas, entre outros. As exposições dos cavalos das raças Campolina e Pampa também já começam a movimentar o parque com a chegada dos animais e, ao todo, deverá reunir mais de 200 cavalos. Criadores de todo país estarão na cidade.

Neste feriado pelo Dia do Trabalhador, muita gente aproveitou para curtir o Parque Municipal com a família. Brinquedos e o parquinho, além dos espaços dos produtores rurais estiveram lotados. A moradora de Nova Iguaçu Viviane Brito, por exemplo, resolveu subir a serra com a família. “A gente gosta de Petrópolis e costuma sempre vir. Hoje aproveitamos o feriado para vir. As crianças adoram, vão se acabar no parque de diversões”, brinca ela.

As ruas do Centro Histórico receberam corredores que participaram nesta quarta-feira (01.05) da Corrida do Trabalhador. A largada e chegada aconteceram na sede da prefeitura de Petrópolis, na Avenida Koeler. Foram mais de mil pessoas inscritas para prova. O primeiro lugar categoria masculina da Corrida, Fábio Sanches, da equipe Pé de Vento, finalizou a prova em 16min57s. Já na categoria feminina, Isis Costa da Silva foi a grande vencedora com o tempo de 20min54s. O evento é uma realização da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Superintendência de Esportes, em parceria com todas as secretarias, o Sesc Rio, PetroVerde e Universidade Estácio de Sá.

O percurso de 5.3 KM contou com pontos de hidratação e os corredores circularam a Praça da Liberdade, subiram a Rua Monsenhor Bacelar, seguiram pela Rua Washigton Luiz, Rua do Imperador, passaram pela Rua Alberto Torres, saíram na Avenida Ipiranga retornando à Avenida Koeler finalizando a corrida na sede da prefeitura.

O primeiro lugar da prova, Fábio Sanches, contou que já participou de outras edições, e foi a primeira vez que ganhou. "Estou muito feliz, porque ganhar é sempre bom, ainda mais em uma prova onde competidores fortes estão participando. O percurso estava bem sinalizado com vários pontos de apoio, gostei muito da corrida este ano", contou. Isis Costa da Silva, a vencedora da categoria feminina, também já participou de outras edições da corrida e contou que se prepara para a próxima que é Petrópolis X Itaipava. "Participei da corrida já como treino para a próxima e fiquei muito feliz em ganhar. Isso mostra que estou me preparando bem e isso é resultado dos meus treinos", frisou a atleta. Os cinco primeiros colocados nas categorias feminina e masculina foram premiados com troféus, e todos que participaram receberam medalhas. Houve premiação também por categoria de faixa etária.

As pessoas que foram acompanhar os corredores, também puderam participar das outras atividades que foram oferecidas pelo Sesc Rio durante a prova. Aulas de Zumba, recreação, alongamento, ritmos, orientação de saúde bucal foram umas das ações que animaram o público. Os atletas contaram também com um stand de massagem oferecido pela Universidade Estácio de Sá, além das mesas de frutas e hidratação disponíveis pela PetroVerde.

A Corrida do Trabalhador recebeu também a presença do Claudionor Xavier de Mattos, conhecido como Seu Nono, de 84 anos, junto com sua esposa Vera Maria Bull de Mattos, a dona Verinha, de 73 anos. O casal participou e completou todo o percurso e com alegria e contaram a satisfação em participar da atividade esportiva oferecida pelo município. "Acho que participamos de todas as corridas da cidade. Praticar exercício é saúde, por isso eu e ela chegamos nessa idade feliz e sem tomar um remédio", disse seu Nono.

Confira os primeiros cinco colocados masculinos:
1ª Fábio do Santos Sanches - equipe Pé de Vento - 16min57s
2ª Douglas de Oliveira - equipe Phanters - 17min21s
3ª José Gutembergue - equipe Pé de Vento - 17min27s
4ª José Eloy - equipe Pé de Vento - 17min43
5ª Artur Souza - equipe Phanters - 17min55

Femininos:
1ª Isis da Costa da Silva - equipe Jotaefe - 20min54
2ª Leicia Ribeiro - equipe LA assessoria - 21min13s
3ª Priscila Mantovani - equipe Phanters - 21min23s
4ª Maria Vitória Rodrigues - equipe Phanters - 22min57s
5ª Minchele Costa - equipe Jotaefe - 23min51s

Notícias por data

« Maio 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

cmv-logo

Relatorio CMVP