A abertura do processo começa na segunda-feira (11.03)

A partir de segunda-feira (11.03), os interessados em participar do processo de escolha dos novos membros dos Conselhos Tutelares de Petrópolis, poderão fazer a inscrição na Rua do Imperador, 38, sala 101 – Centro de 9h30 às 15h. Serão 10 Conselheiros titulares eleitos, sendo 5 para o primeiro distrito – Petrópolis, e os outros 5 para os demais distritos (Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse) para quadriênio 2020-2024. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril. A votação, que é aberta para todos os cidadãos, acontece no dia 06 de outubro.

Todo o processo da eleição é uma realização do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com fiscalização do Ministério Público (MP). O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, seguindo as atribuições previstas nos artigos do estatuto da Criança e do Adolescente.

Para fazer a inscrição os candidatos precisam apresentar a certidão negativa de antecedentes cíveis e criminais no período de 10 anos; ser maior de 21 anos; residir em Petrópolis há pelo menos 5 anos; comprovação de escolaridade, mínimo Ensino Médio; obrigações eleitorais em dia; quitações de obrigações militares, para os homens; comprovante de experiência de pelo menos 3 anos em atividades que envolvam programa de atendimento à criança e adolescente e 2 fotos 5X7.

O processo de escolha possui quatro etapas. Após a inscrição, o candidato fará uma prova com 50 questões de múltipla escolha, em caráter eliminatório (local e horário ainda serão definidos), marcada para o dia 09 de junho. Em seguida, o CMDCA promove um curso de capacitação no dia 06 de julho, na Casa da Educação, também em caráter eliminatório.  A última etapa do processo de escolha, é a reunião onde a comissão eleitoral irá apresentar aos candidatos habilitados todas as regras eleitorais para a campanha, assim como, o nome e o número dos candidatos que concorrerão as vagas, também serão publicadas no Diário Oficial (DO). A Campanha começa no dia 22 de julho e a votação acontece no dia 06 de outubro.

Vale lembrar que todo cidadão pode participar votando, basta ter título de eleitor.  Todas as informações estão disponíveis no Diário Oficial do dia 27 de fevereiro.

Mostra que comemora o Dia Internacional da Mulher estará aberta ao público na Câmara Municipal

“Mulheres do CRAS” é a exposição que vai ocupar a Sala das Comissões, da Câmara Municipal entre os dias 13 e 15 de março. A mostra, organizada pela Secretaria de Assistência Social em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, reúne trabalhos artesanais feitos por cerca de 200 mulheres acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A iniciativa destaca o trabalho realizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A visitação é aberta ao público, das 9h às 17h.

Realizada pelo segundo ano consecutivo, a mostra reúne o resultado das oficinas desenvolvidas com as mulheres assistidas nas oito unidades CRAS pela cidade. O projeto visa oferecer atividades que contribuam para a sociabilização e para o aumento da autoestima de mulheres que vivem em vulnerabilidade social.

Além promover a inclusão das pessoas em risco social em programas de auxílio, através do Cadastro Único (CadÚnico) para receber benefícios do Governo Federal, as unidades do CRAS realizam ações para o desenvolvimento das pessoas acompanhadas. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma dessas iniciativas, voltadas para as mulheres que estejam em risco social e procuram por orientações.

O primeiro passo para o atendimento das mulheres nas unidades do CRAS é a inclusão do grupo de conversas. E é no bate-papo que são identificadas as atividades de maior identificação entre as assistidas. Cada unidade desenvolve uma oficina podendo ser de artesanato, valorizando o reaproveitamento de materiais, pintura, biscuit entre outras atividades manuais. O trabalho é desenvolvido com mulheres de todas as idades, que a partir da troca de experiências e das ações desenvolvidas, superam a depressão e situações adversas que causaram a exclusão da sociedade.

A pedagoga do CRAS Corrêas, Bétissa Vianna já trabalhou com casos em que as mulheres assistidas reingressaram nos estudos e conseguiram se recolocar no mercado de trabalho. “Nessas oficinas, além do cunho terapêutico, buscamos propor atividades em que consigam aprender algo que possam inclusive gerar renda. Muitas das assistidas não trabalham e assim, passam a obter alguma renda, além de principalmente, melhorar a autoestima delas e assim, mudar suas vidas”, destaca Bétissa.   

 A mostra fica até o dia 31 de março na Galeria Peter Brian Medawar, que fica na Estrada União e Indústria, 10.000. O horário de visitação é de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

A Secretaria de Obras promoveu a manutenção viária de 44 ruas de 22 bairros apenas nos dois primeiros meses de 2019. O serviço continua sendo realizado com o objetivo de melhorar as condições de ruas que servem de itinerário para o transporte coletivo. O trabalho já passou desde ruas de pouco fluxo de veículos até vias mais movimentadas, casos da União e Indústria (na região de Itaipava), entorno da rodoviária do Bingen, entre outras.

Este ano, já foram atendidas ruas de Alto da Serra, Araras, Bingen, Carangola, Castelânea, Caxambu, Centro, Chácara Flora, Corrêas, Estrada da Saudade, Itaipava, Meio da Serra, Morin, Mosela, Quarteirão Brasileiro, Quitandinha, Retiro, Samambaia, Siméria, Valparaíso e Vila Felipe. Nesta quinta-feira (07.03), o trabalho aconteceu na Estrada do Paraíso, no Sargento Boening, melhorando a passagem para 116 viagens de cinco linhas que atendem os moradores.

O trabalho feito este ano passou por ruas com menor fluxo de veículos, como a Francisco Scali (Estrada da Saudade) e Max Manoel Molter (Quarteirão Brasileiro), que tem 20 viagens de ônibus por dia, até locais com intenso fluxo, como a Cardoso Fontes (Castelânea), por onde passam 535 viagens de 18 linhas de ônibus diariamente. Em Itaipava, o serviço ocorreu novamente na Estrada União e Indústria, como uma forma de prevenir acidentes enquanto não é iniciado o serviço de manutenção por parte do Dnit.

No ano passado, foi feita manutenção viária em 140 ruas de 47 bairros somente no último trimestre. Na primeira metade do ano, ruas de 50 bairros ou localidades receberam aplicação de mais de 300 toneladas de asfalto. Cada equipe de trabalho aplica cinco toneladas de asfalto.

Cerca de 400 estudantes vão participar do curso

A Guarda Civil e a Secretaria de Educação definiram as sete escolas que vão receber o Programa Promotores da Praz (Proppaz) no primeiro semestre de 2019. O curso será aplicado na Aberlardo de Lamare (Caxambu), Clemente Fernandes (24 de Maio), Johann Noel (Bingen), Jorge Amado (Estrada da Saudade) e Amélia Antunes Rabello (Madame Machado), além da escola particular Metodista e, pelo terceiro ano consecutivo, a Comac. As aulas vão começar ainda em março e vão abranger cerca de 400 estudantes de 8º e 9º anos.

O programa existe há 10 anos e já formou cerca de 3,6 mil alunos como promotores da paz. Desde 2017, o curso foi fortalecido e conta com o apoio de diversas áreas da prefeitura – desde então, 1.428 estudantes de 12 colégios participaram das aulas. No ano passado, ele foi formalizado em lei, o que transformou o Proppaz em política pública permanente nas escolas do município.

Esse ano, além dos instrutores Leandro Melo e Augusto Carvalho, o Proppaz vai contar ainda com o guarda Marcelo Ferreira durante todo o período e também com o apoio dos agentes Eduardo Coelho e Rodrigo Brito na parte esportiva do programa. O curso segue a mesma mecânica dos últimos anos, dividido em três etapas.

A primeira (“Construindo Conhecimento”) envolve 15 aulas de 50 minutos para tratar de cultura de paz, valorização da família, noções de cidadania, educação ambiental, educação para o trânsito, prevenção ao uso de drogas e motivação. Nesta etapa, ocorre ainda uma apresentação do trabalho desenvolvido pelo canil da Guarda Civil para detecção de drogas e segurança de grandes públicos. A cada aula apresenta exemplos de figuras que promoveram a paz ao longo da história, tais como Martin Luther King Jr., Stefan Zweig, São Francisco de Assis, Chico Xavier, Mahatma Gandhi, Betinho, Chico Mendes, Irineu Evangelista, Santos Dumont, Madre Teresa, Irmã Dulce, Nelson Mandela e Jesus Cristo.

Em seguida, ocorrem os “Jogos da Paz”, quando os estudantes participam de atividades lúdicas e esportivas junto com os instrutores do curso.

Por fim, acontece o “Guarda por um dia”, em que os adolescentes visitam pontos turísticos da cidade e conhecem um pouco do serviço dos agentes, como a proteção ao patrimônio público, trabalho do Grupamento de Operações com Cães, do Grupamento de Proteção Ambiental, orientação e controle de trânsito, entre outros.

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) realizará palestras de conscientização sobre a violência contra a mulher em vários locais do município. As ações fazem parte da programação da comemoração do Dia da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08.03). A campanha é uma realização do Gabinete de Cidadania, junto ao Cram e ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

Entre os locais que receberão a palestra da equipe do Cram, estão a Escola Estadual Cardoso Fontes, Casa da Acolhida, Comdep, HAC, Cras da Posse, além do ônibus lilás – um equipamento de atendimento itinerante, que estará na Escola Municipal Abelardo De Lamare, no Caxambu, disponível para que os alunos e moradores conheçam o espaço itinerante de atendimento às vítimas. Dentro da programação das comemorações do Dia da Mulher, ainda terão festivais de música no Palácio de Cristal, Culto Ecumênico pelas mulheres e festival de poesia.

Nos dois primeiros meses de 2019, o Cram já realizou mais de 103 atendimentos, entre assistências iniciais e retornos. O órgão possui uma equipe multidisciplinar e oferece gratuitamente assistência social, jurídica e psicológica para mulheres que sofreram qualquer tipo de agressão.

No mês passado foi divulgado um levantamento realizado pelo Datafolha, encomendado pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), sobre o impacto da violência contra as mulheres no Brasil e os resultado foi alarmante. No ano passado, 1,6 milhão de mulheres foram estranguladas ou sofreram alguma tentativa. Vítimas que passaram por assédio representam 37,1% das mulheres no Brasil, ou seja, 22 milhões de mulheres. Os casos de violência, 42% aconteceram dentro de casa e mais da metade, 52%, não denunciou nem procurou ajuda. A pesquisa aponta que 76,4% das agressões são feitas por alguém conhecido da vítima e as mulheres negras e pardas são mais vitimadas que as brancas, e as jovens, mais do que as mais velhas.

O Cram possui um telefone de emergência, disponível para chamadas de voz, mensagens de texto ou WhatsApp no número (24) 98839-7387. Para denunciar ou solicitar informações, pode-se ligar para o telefone 2243-6152 ou comparecer à sede do Cram, localizada na Rua Santos Dumont, número 100, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. Caso se sinta violentada de alguma forma, a mulher pode contatar a Polícia Militar pelos números 2291-5071, 2242-8005 ou na Central de Atendimento à Mulher pelo 180, além de poder contatar via WhatsApp a emergência da Polícia Militar, pelo número (24) 99222-1489.

Programação da Campanha Mês da Mulher

13.03

8h30 – Palestra Cram – Comdep

18h - Entrega do Prêmio Mulher destaque da Prefeitura e homenagem às mulheres - Casa dos Conselhos

15.03

18h - Palestra Cram – Cebrac

Nilo Peçanha, 44 - Centro

18.03

18h - Culto Ecumênico pelas mulheres

Casa dos Conselhos

21.03

10h – Palestra Cram – HAC

18h - Palestra Edegar Pretto Deputado Estadual do Rio Grande do Sul

Casa dos Conselhos – tema: Desconstrução do Machismo e Enfrentamento a Violência contra a Mulher

22.03

19h - Palestra Cram- Escola Estadual Cardoso Fontes

25.03

9h30 -  ônibus lilás na E.M Abelardo de Lamare

26.03

10h - Premiação do Festival Mulher Poesia e Crônica

Casa dos Conselhos

10h -  Palestra CRAM - CRAS Posse

27.03

19h - Festival Mulheres de Cristal

Palácio de Cristal – apresentação de talentos femininos petropolitanos

Prova será realizada nos dias 9 e 10 de março no Vale do Cuiabá

A etapa em Petrópolis da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) vai abrir o calendário de competições da modalidade no próximo fim de semana - dias 9 e 10 de março. São mais de 600 atletas inscritos nas 31 categorias em disputa, entre profissionais e amadoras, atendendo desde crianças até idosos. O evento será realizado em uma pista no Vale do Cuiabá - assinada pelo petropolitano campeão mundial e atual e 2º colocado no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), Henrique Avancini.  A prova conta com o apoio da prefeitura.

Considerada a principal prova do calendário brasileiro, a Copa Internacional acontece de maneira inédita em Petrópolis, abrindo o calendário de etapas. A CIMTB oferece para a categoria Super Elite o XCO Classe 1 um total de 60 pontos no ranking da UCI para o campeão e o Short Track Classe 3 que soma 10 pontos. O ranking é o mesmo que vai classificar os atletas para o Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Grandes nomes do Mountain Bike nacional confirmaram a presença na competição em Petrópolis. Jaqueline Mourão, Raiza Goulão, Letícia Cândido, Viviane Favery, Giuliana Morgen, Henrique Avancini, Luiz Henrique Cocuzzi, Guilherme Muller, José Gabriel, Rubens Valeriano, Sherman Trezza e Mario Couto fazem sucesso na modalidade e prometem apresentar toda a sua qualidade no pedal no final de semana.

Rogério Bernardes, organizador da prova, destaca a importância de unir os principais atletas brasileiros, transformando o evento em um grande festival de mountain bike. “Sabemos da nossa responsabilidade e como a competição é importante para estes atletas. Por isso, fazemos um trabalho pensando em todos detalhes para que tudo ocorra bem. Tenho certeza que Petrópolis vai reunir grandes disputas e será um show do esporte”, afirmou.

O percurso em Petrópolis vai contar com muitos locais de subidas, exigindo que os atletas estejam bem preparados. No entanto, será uma pista com maior fluidez em comparação com outras que existem no país.  A cidade foi escolhida para abrir a temporada da CIMTB, aproveitando o bom momento e a força do nome do atleta brasileiro para impulsionar os fãs e aumentar o número de apoiadores. O calendário completo da competição, com os horários e dia de cada categoria está disponível no site do evento (www.cimtb.com.br).

Aulas ocorrem na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues

Alunos da rede municipal de Educação podem ser inscrever para as aulas gratuitas ofertadas na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio. Ainda há vagas para as aulas gratuitas de natação, hidroginástica, basquete, vôlei e dança de salão. As inscrições podem ser feitas na secretaria da escola, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A escola – que atende aproximadamente mil alunos do 4º período da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental – funciona na Rua Dr. Barros Franco, s/nº. Os interessados em fazer as aulas de natação devem ter mais de oito anos; para a hidroginástica é necessário ter mais de 18; voleibol e basquete, são oferecidos para estudantes da rede municipal maiores de 12 anos e dança de salão para quem tem mais de 18 anos.

O projeto de natação e hidroginástica da escola funciona desde 2005. A escola conta com piscina aquecida, vestiários e uma equipe de professores formados em educação física. Além do público de Pedro do Rio, as aulas contam com alunos de Araras, Bonsucesso, Corrêas, Itaipava, Nogueira, Posse, Secretário, Vila Rica e Areal.

“As aulas são ofertadas para alunos da rede municipal e por isso recebemos um grande público de alunos de escolas da região. No caso da piscina, também atendemos a comunidade em aulas de hidroginástica, que é uma das atividades mais procuradas”, contou o diretor da escola, Ney Marcos de Paula.

Além de ofertar vagas para comunidade, a EM Monsenhor João de Deus Rodrigues abriga o Projeto Inclusão Social e Esportiva de Petrópolis que oferece aulas de natação para os alunos que são público da educação especial. As aulas reforçam a saúde dos estudantes e os encontros favorecem a interação entre os alunos.

A Galeria Peter Brian Medawar, no Parque Municipal, em Itaipava, recebe até o dia 31 de março a exposição “Visões”, do artista plástico Eugênio Fernandes. São 19 pinturas – com a técnica de acrílico sobre tela, que mostram paisagens e a forma como o autor enxerga o mundo. Entre os quadros estão 12 obras premiadas. A entrada é gratuita.

Paisagens inspiradas no Rio de Janeiro, como o Morro da Urca, ou retratando o mar estão entre telas em exposição. De Petrópolis, o que se destaca é a obra inspirada na Baroneza - Maria Fumaça que está na Praça de Nogueira. “A exposição foi aberta no último sábado (02.03), e mais de 170 pessoas já assinaram o livro. As pessoas têm gostado das obras”, destacou o artista, lembrando que é autodidata.

Eugênio Fernandes começou a pintar há 13 anos, depois que sua esposa adoeceu e ele precisou deixar o trabalho como vendedor para cuidar da mulher em casa. O artista fez parte da Associação dos Artistas Plásticos de Petrópolis (AAPP) e já ganhou mais de 10 medalhas, sendo uma de prata no 3º Salão de Artes Plásticas da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais com o quadro “O Palhaço”.

Professores de educação física e profissionais que atuam nas salas de recursos multifuncionais já podem se inscrever para o seminário "Corpo e Movimento: Diálogos Intersetoriais" que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de março, das 9h às 17h no Sesc Nogueira. O seminário é uma iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com Comitê Paralimpico Brasileiro.

Estão sendo disponibilizadas 90 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março pelos telefones 2246-8656 ou 2246-8912.

O professor interessado vai se inscrever para os três dias de evento. Também escolherá uma das três modalidades oferecidas - atletismo, bocha e goalball - que terão aulas práticas no evento.

Bianca Paiva, responsável pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, lembra que os participantes receberão um certificado pela Universidade Federal de Uberlândia.

Parceria com Comitê Paralímpico Brasileiro garante seminário para profissionais de educação física

Professores de educação física e profissionais que atuam nas salas de recursos multifuncionais já podem se inscrever para o seminário "Corpo e Movimento: Diálogos Intersetoriais" que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de março, das 9h às 17h no Sesc Nogueira. O seminário é uma iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com Comitê Paralimpico Brasileiro.

Estão sendo disponibilizadas 90 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março pelos telefones 2246-8656 ou 2246-8912.

O professor interessado vai se inscrever para os três dias de evento. Também escolherá uma das três modalidades oferecidas - atletismo, bocha e goalball - que terão aulas práticas no evento.

Bianca Paiva, responsável pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, lembra que os participantes receberão um certificado pela Universidade Federal de Uberlândia.

“Temos na rede municipal alunos que são atendidos no contraturno escolar em oficinas esportivas e na sala de recursos, aparatos que reforçam o aprendizado e têm reflexos positivos na questão pedagógica. Esse seminário é inédito e contará com a participação de profissionais do Comitê Paralímpico, uma oportunidade única para os professores da nossa rede”, disse.

Confira a programação

Dia 13 de março:

9h - Abertura

9h30 - Mesa redonda: diálogos intersetoriais

13h - Palestra: Introdução ao movimento Paralimpico

Dias 14 e 15 de março

9h às 17h - Curso "Corpo e movimento: teoria e prática"

Sala 1: atletismo

Sala 2: bocha

Sala 3: goalball

Corrida do Shopping Center Pedro II acontece no próximo dia 24 às 8h

Os corredores de rua têm até o próximo dia 15 de março para se inscreverem na Corrida do Shopping Center Pedro II, a primeira que conta pontos para o ranking municipal neste ano. A prova será realizada no dia 24 de março, com a largada acontecendo às 8h na entrada do Shopping, para um percurso de 7Km pelas ruas do Centro Histórico. Os interessados podem garantir sua vaga no site: www.browsports.com.br. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

Os kits disponíveis para os corredores custam de R$ 25,90 até R$69,90. A premiação atende as três maiores equipes inscritas no evento, além dos três primeiros colocados no geral e por faixa etária. Além desta prova, outras nove contam pontos para o ranking municipal neste ano: Corrida Contra a Fome (7 de abril); Corrida do Trabalhador (1º de maio); Corrida Petrópolis-Itaipava (26 de maio); Love Run (9 de junho); Fire Run (7 de julho); XC Run (20 de julho); Corrida Master (20 de outubro); Petrópolis Night Run (26 de outubro) e WTR Serra do Mar (23 de novembro).

A prova é uma realização do Shopping Center Pedro II com produção da empresa Brow Sports. Após a corrida, os atletas inscritos ganham uma mesa com um café da manhã completo, com isotônico, suco, frutas, bolos, biscoitos e até sorvete. A ideia é proporcionar ao corredor um evento completo, com muita segurança e diversão.

“Vamos colocar uma aula de zumba de aquecimento, além de toda a premiação e um café da manhã completo para repor as energias da corrida. Também oferecemos uma estrutura grande, para toda a segurança dos corredores”, explica Paula Nunes, da Brown Sports, ressaltando a parceria da prefeitura na realização de mais uma prova.

“Com a inserção do nosso evento no calendário, mais pessoas estão procurando pela nossa corrida. Esperamos chegar até o próximo dia 15 com 200 atletas inscritos. A parceria com a prefeitura vai além disso, com o apoio fundamental das equipes de trânsito”, disse Paula.

O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para o município neste ano, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Prazo vai até 15 de março

Táxis que têm as placas terminando com o número 5 devem, até o dia 15 de março, realizar a vistoria anual da CPTrans. São aguardados 50 veículos para realização do serviço neste período. As checagens dos fiscais da companhia incluem a verificação das condições de táxi, documentação do veículo e do motorista e quitação de tributos municipais. Até o fim de maio, todos os 537 táxis que rodam na cidade deverão estar com toda a documentação em dia.

O serviço é realizado na sede da CPTrans, que fica à Rua Alberto Torres, 115 - Centro, entre 9h e 17h30, de segunda a sexta-feira – exceto feriados. O próprio permissionário deve levar o veículo. A checagem tem o objetivo de manter a regularidade do serviço no município, bem como a segurança de usuários com veículos em boas condições de rodagem, além de controle de quem está dirigindo os táxis do município.

Para fiscalização é preciso levar o veículo à companhia e apresentar a cópia legível dos documentos: CRLV 2018 (de acordo com calendário de licenciamento anual do Detran) ou 2019; Inspeção GNV 2018;  Aferição taxímetro 2018;  ISS 2018 pago: permissionários e auxiliares  - nos casos de isenção, o mesmo deve apresentar xerox do cartão que comprove; Certidão Negativa do Registro de Distribuição Criminal atualizada do permissionário e auxiliares;  CNH com a indicação que “exerce atividade remunerada” do permissionário e auxiliares;  Comprovante de residência do permissionário e auxiliares;  Cartão de Permissão (alvará) 2018 (original); e pagamento da Taxa de Vistoria.

Além da documentação, é fundamental que o permissionário esteja presente durante a vistoria. Na falta deste só será admitido o representante legal, judicial ou convencional com os documentos. Durante o processo de vistoria, a CPTrans poderá, caso entenda necessário, solicitar documentos complementares. Toda a documentação deve ser apresentada, pois a falta de qualquer um dos documentos implicará na não realização do processo de renovação da autorização. Para certificação da vistoria também é necessário estar quite com todos os encargos provenientes de multas aplicadas, excetuando-se os casos com recursos interpelados em conformidade com o art. 21º, §6º da Lei Municipal nº 6.019/2003.

Confira o calendário:

Fim de placa – número 5 – período de vistoria: 04/03/2019 até 15/03/2019

Fim de placa – número 6 – período de vistoria: 18/03/2019 até 29/03/2019

Fim de placa – número 7 – período de vistoria: 01/04/2019 até 12/04/2019

Fim de placa – número 8 – período de vistoria: 15/04/2019 até 26/04/2019

Fim de placa – número 9 – período de vistoria: 29/04/2019 até 10/05/2019

Fim de placa – número 0 – período de vistoria: 13/05/2019 até 24/05/2019

Escola de samba, uma das mais tradicionais do Rio, ficou com a 3ª colocação. Apuração foi realizada na tarde desta quarta-feira de Cinzas

Desfile não teve investimento do dinheiro público da cidade

A história de Petrópolis levou a Vila Isabel para o desfile das campeãs neste ano. Com o enredo “Em Nome do Pai, do Filho e dos Santos. A Vila Canta a Cidade de Pedro”, a escola de samba – uma das mais tradicionais do Rio – ficou com o 3º lugar. A apuração dos votos, realizada na tarde desta quarta-feira de Cinzas (06.03), foi marcada pela emoção. As alegorias e fantasias luxuosas e marcadas pela riqueza de detalhes foram fundamentais para a escola ficar entre as cabeças. Sem qualquer investimento do dinheiro público de Petrópolis, a divulgação com o desfile na maior festa do planeta resulta em visibilidade para o município, que tem o turismo como um dos pilares da economia.

A Vila Isabel se manteve entre as melhores do início ao fim da apuração. Quesitos como Evolução, Harmonia, Mestre Sala e Porta Bandeira, Alegoria e Adereços, Comissão de Frente, Fantasias garantiram os 30 pontos da escola em cada um.  A apuração foi acompanhada nota a nota não só na Praça da Apoteose, como também na quadra da escola e nas casas de muitos petropolitanos, que passaram a torcer pela Vila depois da escolha do enredo para este ano.

Com 3 mil componentes, a Vila Isabel levou para a avenida um mundo luxuoso para contar a história de Petrópolis desde antes da chegada da Família Imperial até os dias de hoje, com os avanços na tecnologia. Logo no carro abre alas – que contou com três alegorias juntas -, a Vila mostrou a que veio arrepiando o público. A comissão de frente trouxe fantasmas da Família Imperial que surpreendiam um turista que visitava o Museu Imperial. Com uma coreografia impecável, os bailarinos usaram até truques de ilusionismo para impressionar os jurados e a plateia.

Fantasias e carros foram marcados pela perfeição em cada detalhe e a riqueza de elementos que remetiam à Cidade Imperial. Quem abriu o desfile foi o carro que trazia o cortejo de D. Pedro a Petrópolis, puxado por cavalos de sete metros de altura, que tinha 60 metros de cumprimento.  De antes do período imperial até os dias hoje, passaram pela avenida histórias como a dos “Pedros”, D. Pedro I, D. Pedro II, São Pedro de Alcântara e São Pedro; seguindo pelos índios e as riquezas naturais – como a água, a Mata Atlântica -, a influência dos imigrantes europeus, o progresso com a chegada do trem, além do glamoroso Palácio Quitandinha e ainda a luta dos negros. Um dos carros que chamou mais a atenção foi o “Paraíso coroado”, que chegava a 12 metros de altura e usou 12 mil litros de água, uma referência aos índios que moravam no Brasil.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Março 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo