Téccnicos da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias estão nas ruas atendendo aos dois deslizamentos de terra ocasionados pela chuva desta quinta-feira (28.03). Na Rua Capitão Danilo Paladini, no São Sebastião, um deslizamento de terra ocorreu no ponto final do ônibus que atende o bairro. Na Rua Antônio da Silva Ligeiro, no Alto Independência, a barreira caiu na parte dos fundos de um imóvel. Ninguém ficou ferido. O Rio Quitandinha transbordou duas vezes: uma às 16h e outra às 17h40. Equipes da CPTrans estão no local fechando o trânsito e orientando os motoristas.
Mais cedo, às 16h05, a sirene do bairro Independência foi acionada em virtude do grande acumulado de chuva: em cerca de uma hora, os índices chegaram a 56 milímetros. A Escola Municipal Alto Independência, ponto de apoio do local, segue aberta para receber a população. Neste momento, a Defesa Civil está em estado de alerta máximo, já que a chuva permanece em diversos pontos da cidade e existe a previsão de novas pancadas de chuva durante à noite.
Todo o contingente de 55 agentes permanece de prontidão para atender aos chamados dos moradores. A Defesa Civil orienta à população a ter atenção em função dos acumulados que deixam o solo encharcado, o que pode ocasionar ocorrências.

Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.

Evento é aberto ao público e fará uma retrospectiva sobre a implantação do SUS

 Um debate sobre democracia e saúde, após 30 anos de criação do Sistema Único de Saúde (SUS), é o que vai propor a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Petrópolis. O evento terá abertura nesta sexta-feira (29.03), às 18h30 na Casa dos Conselhos, localizada na Av. Koeler, 260. No sábado (30.03), a programação continua com um ciclo de palestras e debates, das 8h às 18h, na Faculdade de Medicina de Petrópolis, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase).  O evento é aberto para o público em geral que pode se inscrever pelo site da prefeitura http://web2.petropolis.rj.gov.br/ssa/conferencia-saude/ ou fazer o credenciamento no próprio sábado, de 8h às 10h.

O evento enfatiza os 30 anos de existência do SUS e aborda a questão do direito à saúde, como um dever do estado. O dia começa com uma apresentação do panorama geral da saúde no município; discutirá a saúde como um direito de toda a população; abordará os princípios do SUS; e o financiamento adequado e suficiente. Na ocasião, serão montados grupos de trabalho para debater sobre os temas abordados.

O sistema, criado na constituição de 88, foi gerado após algumas adequações do serviço público de saúde que deu os primeiros sinais de surgimento em 1934, no governo Vargas, quando eram oferecidos pelo estado o tratamento para endemias e epidemias. Em 1953 foi criado o Ministério da Saúde, que direcionou o serviço público aos trabalhadores de carteira assinada e somente depois o acesso à saúde é expandido, como direito para toda a população.

O evento pretende, entre outras coisas, corroborar o fato de que o SUS é para todos e mesmo as pessoas que usam planos de saúde em algum momento recorrem ao SUS ou se beneficiam dos serviços oferecidos.

Custeada e organizada pela iniciativa privada, a 30ª Expo Agropecuária de Petrópolis que acontece entre os dias 1º e 5 de maio, no Parque Municipal, em Itaipava, recebe o cantor sertanejo Felipe Araújo. O show está marcado para sábado (04.05) e conta com os hits de sucesso do cantor, como “Atrasadinha” e Amor da Sua Cama”. As apresentações do dia em que se comemora o Dia do Trabalhador (01.05), terão entrada franca e terão o aporte da Prefeitura, como determina a lei.

A 30ª Expo Agropecuária já está com quase toda programação confirmada. Participarão da festa no dia 02 o DJ Alok; no dia 03 Thiaguinho e encerrando o evento, no dia 05, o cantor Suel. As próximas atrações serão divulgadas ainda nesta semana. Quem quiser garantir os ingressos, eles estarão disponíveis a partir da meia-noite desta quinta-feira (28.03), pelo site www.guicheweb.com.br. A outra opção, é o estande montado no calçadão do Cenip que estará aberto a partir das 9h desta sexta-feira (29.03).Os valores dos ingressos variam de acordo com os espaços estipulados pela empresa.

Com quatro CDs lançados e mais de 200 milhões de views no lançamento da música “Atrasadinha”, o cantor sertanejo Felipe Araújo se consagrou no hall sertanejo. Em 2018, em apenas um dia, alcançou um milhão de acessos no YouTube com o clipe da música “Amor da Sua Cama”, protagonizado pela Carol Nakamura e Felipe Titto. O público pode esperar ainda os sucessos “Espaçosa demais” e “Ainda Sou Tão Seu”.

Gestores municipais de todo o Brasil puderam conhecer de perto as soluções tecnológicas inovadoras que podem auxiliar municípios no desenvolvimento de diversos setores durante o DemoDayBrazilLAB 2019, realizado nessa quinta-feira (28.03) em São Paulo. As três startups escolhidas sugerem soluções nas áreas da assistência social, evasão fiscal no setor público e saúde.

O Departamento de Ciência e Tecnologia da SDE, participou do processo realizando mentoria para seis dos 54 projetos inscritos no BrazilLab.

Em primeiro lugar ficou a startup GSUAS,  que administra o Sistema Único de Assistência Social, auxiliando na identificação de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social (mulheres vítimas de violência, jovens em cumprimento de medida socioeducativa, crianças e idosos em risco). Na segunda colocação foi apontada a Fábrica de Negócios – que combate a evasão fiscal no setor público visando a recuperação de receita e redução do tempo de auditoria e, em terceiro, a UPSaúde que mantém um sistema que gerencia o agendamento de consultas medicas por aplicativo.

Essas startups poderão ser implantadas nas prefeituras que se interessarem pelos projetos – sem custo para o poder público

O  DemoDayBrazilLAB 2019 é um evento que conclui o 3ª ciclo do Programa de Aceleração do BrazilLAB. Desde o inicio do projeto, já foram inscritas 650 startups, 55 delas foram aceleradas e 14 já estão implantadas em Estados e municípios.

A 30ª Expo Agropecuária de Petrópolis, que acontece entre os dias 1º e 5 de maio, no Parque Municipal, em Itaipava, recebe mais uma atração de peso no mundo da música. O cantor Thiaguinho se apresenta na quinta-feira (02.05), com um show versátil, com os maiores sucessos do pagode. Todo o evento é custeado e organizado pela empresa vencedora da licitação. A exceção são as apresentações do dia 1º de Maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador, custeadas pela Prefeitura e com entrada franca. Serão duas apresentações, um gospel e um show que está sendo definido.

A festa conta com cinco dias de shows, e nos próximos dias mais atrações serão divulgadas. O DJ Alok também está confirmado e se apresenta no dia 03 de maio.

Os ingressos estarão disponíveis na internet, pelo site www.guicheweb.com.br a partir da meia-noite desta quinta-feira (28.03) e em estande montado no calçadão do Cenip a partir das 9h desta sexta-feira (29.03).  Os valores dos ingressos variam de acordo com os espaços definidos pela empresa.

Com 220 shows por ano, com o público de mais de 15 mil pessoas, Thiaguinho consagrou sua carreira com sucesso. Seu primeiro trabalho foi no reality show “Fama”, da rede Globo, onde o cantor foi descoberto. Entrou para o Grupo de pagode Exaltasamba e após nove anos de estrada, decolou na sua carreira solo. Ganhador de 2 Prêmios Multishow, foi indicado ao Grammy Latino para melhor álbum de pagode e eleito uma das 100 personalidades mais influentes pela Revista Forbes e pela Revista Época.

O público poderá curtir canções inéditas do seu novo álbum, além das músicas que embalaram os anos 90. Entre os sucessos estão as músicas Ousadia e Alegria, Vamo que Vamo, Só vem, Livre pra voar, Eu nunca amei assim entre outros.

Equipe de fiscalização flagrou, nesta quinta-feira (28.03), 14 vans realizando o transporte de estudantes sem autorização em Corrêas. Na ação, a equipe abordou 30 veículos, e constatou que quatro já estão em processo de entrega de documentos para se regularizarem. Do total, 12 estão em dia com as obrigações com o município. Os veículos foram autuados pelo artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro.

Em Petrópolis, os motoristas de vans, kombis e ônibus escolares devem procurar a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes para atualizar a concessão que permite o transporte de estudantes no município para o primeiro semestre de 2019. O ano passado terminou com mais de 100 pessoas regulares com o serviço e, este ano, pouco mais de 85 garantiram a regularidade do trabalho.

Para fazer a renovação é preciso que o proprietário do veículo compareça à companhia com a original e cópia da carteira de habilitação na categoria D; comprovante de residência; nada consta criminal, comprovante de inscrição de ISS; CRLV 2018 ou 2019 (de acordo com calendário de licenciamento DETRAN), além do próprio veículo que faz o transporte.

Os veículos devem ter, no máximo, 15 anos nos casos de kombis e vans, e 20, no caso de ônibus e micro-ônibus. As taxas para renovação custam R$ 136 para veículos de até 18 lugares, e R$ 272,60 para veículos com mais de 18 acentos. Além disso, os automóveis também devem estar com a faixa amarela identificando que é ‘Escolar’, possuir o número de registro na CPTrans, além de todos os quesitos de segurança estarem em dias, bem como a documentação exigida.

A CPTrans fica localizada à Rua Alberto Torres, 115, Centro. A vistoria deve ser feita de 9h às 17h30. A companhia pede a ajuda das famílias na hora de escolher o veículo que vai levar as crianças no trajeto casa x escola, escola x casa, bem como que denunciem a prática suspeita deste tipo de veículo pelo telefone 156.

Competição reúne equipes de quatro universidades com a participação de mais de mil alunos

 Começa no próximo fim de semana a disputa do Campeonato Universitário Petropolitano (CUP). Participam as equipes que representam a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Universidade Estácio de Sá, Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE e o CEFET. Neste semestre são quatro modalidades em disputa: vôlei, basquete, futsal feminino e o futebol de 7 masculino. A competição vai reunir mais de mil alunos em sua terceira edição, que será realizada no Centro de Desenvolvimento Esportivo (CDE) que fica na Rua Montecaseiros – no São Tomás de Aquino.

No sábado (30.03), a partir das 18h, acontecem os jogos da primeira rodada do futsal feminino. Já no domingo (31.03), será a vez das outras modalidades em disputa darem o pontapé inicial das competições, começando às 10h com o basquete masculino. O torneio segue aos finais de semana até o final do mês de abril, quando estão previstas as finais das modalidades nos dias 27 e 28.

Além do apoio ao campeonato universitários, a prefeitura também investe no fortalecimento dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups). O período de inscrições das escolas está aberto e segue até o dia 11 de abril pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). O vôlei abre o calendário das modalidades com a fase classificatória entre os dias 9 e 12 de maio.

Em 2018, o Jeups igualou o número recorde de escolas participantes, que havia sido em 2002: 44 instituições. Os jogos proporcionaram para os estudantes 295 horas de atividades físicas em 895 partidas nas modalidades coletivas. Para este ano, o governo municipal quer mais alunos e colégios participando da atividade, como forma de incentivar os jovens na prática esportiva.

100 kits com camas, colchões, fogões, geladeiras e armários de cozinha foram disponibilizados

A prefeitura está entregando móveis e eletrodomésticos para os moradores que foram vítimas das chuvas. O município adquiriu 100 kits contendo camas, colchões, fogões, geladeiras e armários de cozinha que serão disponibilizados para famílias que perderam os bens em decorrência de tragédias com as chuvas. Até o momento, 75 famílias já foram contempladas. As equipes da Secretaria de Assistência Social efetuam as entregas juntamente com as empresas contratadas para o fornecimento dos produtos.

O material foi disponibilizado para oferecer auxílio às famílias que perderam os pertences por conta de alagamentos ou enchentes. Maior parte dos kits é direcionada às famílias que tiveram as residências afetadas em março de 2018. A aquisição dos kits passou por processo de licitação para a escolha das empresas, com o menor preço, para o fornecimento dos móveis e eletrodomésticos. Foram investidos R$ 340 mil para a compra dos produtos.

A entrega os kits está sendo feita para os bairros da Posse, Caxambu, Morin, Mosela, Correas, Meio da Serra, Bela Vista, Quissamã, Floresta, Estrada da Saudade, Quitandinha e Roseiral

A faxineira Márcia Terezinha de Jesus, de 50 anos, perdeu e teve parte dos móveis danificada em deslizamento que ocorreu em março de 2018, no Caxambu. A casa ficou repleta de lama e parte dos móveis teve que ser descartada. Sem recursos para adquirir novos móveis e eletrodomésticos, conseguiu aproveitar parte do que restou após o desastre. “Esse auxílio chegou em boa hora. Meu fogão estava com defeito desde aquela época, agora vou voltar a ter forno e vou até conseguir fazer bolos para vender”, destaca a moradora, que mora com mais dois filhos.

Primeira reunião com novos membros acontece no próximo dia 1º na Casa dos Conselhos

Planejar as ações a serem implementadas pelo poder público em diferentes áreas para orientar e estruturar o crescimento da cidade nas próximas décadas, tendo como base a participação dos petropolitanos. Com este objetivo mais de 100 pessoas participaram da 8ª Conferência Municipal da Cidade, realizada na noite de quarta-feira (27.03) no auditório da FMP/FASE. O evento é organizado pelo governo municipal e pelo Conselho Municipal da Cidade (ComCidade). Principal conselho do município, o Comcidade teve 29 representantes da sociedade civil (membros dos 28 conselhos municipais) definidos durante o encontro; além do anuncio dos três representantes do legislativo e sete do governo, totalizando os 39 membros do Comcidade, que irão discutir os rumos do município ao longo de um ano.

“Estamos muito honrados em receber aqui na Fase a Conferencia da Cidade, pois entendemos que o Comcidade é o conselho que tem o papel mais importante no município, em especial em um momento em que ele será conduzido pela sociedade”, pontuou a supervisora geral da FMP/Fase, professora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

A participação social nas políticas públicas foi o tema da palestra ministrada pelo arquiteto e urbanista Vivente de Paula Loureiro, que destacou a participação da sociedade no conselho é ainda mais essencial em uma cidade com características tão peculiares como Petrópolis. “A cidadania é vinculada ao local em que se vive. Os franceses utilizam o conceito de “la ville e la cité”. La Ville representa a cidade concreta e “la cité”, que está relacionada a forma com a população interage, a como se controle a vida nas cidades. É fundamental que a sociedade participe, opine, discuta e defina junto com o poder público quais serão as prioridades. O prefeito é o gestor do município, mas a participação social é fundamental pois é o que permite que as medidas e ações do governo sejam mais acertadas”, frisou. 

Ao fim da após a palestra foram definidos os nomes dos 29 membros da sociedade civil, que irão compor o Comcidade em 2019, assim como dos seus suplentes. A primeira reunião do Comcidade está marcada para o dia 1º de abril, às 18h, na Casa dos Conselhos Ângelo Zanata. Na ocasião será feita a votação da composição da mesa e definido quem entre os 29 representantes da sociedade irá presidir o Comcidade em 2019.

Objetivo é proporcionar aos agentes conhecimento para atuar diante de diferentes aspectos emocionais em cada ocorrência

A Guarda Civil vai investir em outro campo do conhecimento para proporcionar aos agentes ainda mais capacidade de atender ocorrências da melhor forma possível. A corporação fechou uma parceria com a escola de psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e os agentes vão abordar diferentes aspectos emocionais que eles podem se deparar no dia a dia e, assim, saber lidar melhor com cada situação.

O curso tem o nome de “Desenvolvendo competências sócio-emocionais na atuação da Guarda”. Já a partir de abril, os agentes poderão participar de encontros semanais na sede da universidade.

Durantes os encontros, serão tratados quatro temas principais: interação emocional, habilidades sociais, resiliência e dependência química. Dentro desses assuntos, os guardas serão orientados a como lidar com maior inteligência emocional em cada caso em que atuarão, além de aprender a identificar aspectos psicológicos que as pessoas envolvidas na ocorrência ou em uma abordagem pode apresentar – e como deve atuar diante disso.

A Guarda Civil vem investindo em capacitação dos agentes para melhorar cada vez mais o trabalho da corporação no contato com a população no dia. Em 2019, serão pelo menos 12 cursos ou palestras realizadas ao longo do ano. Os agentes já passaram por capacitação, em três meses, sobre atuação junto a pessoas em situação de rua, atendimento de mulheres vítimas de violência e atualização sobre leis de trânsito.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias acionou às 16h05 a sirene do bairro Independência em virtude do acumulado de chuva na última hora de 56 milímetros. Os moradores devem deixar suas casas e procurar por um local seguro. O ponto de apoio do local é a Escola Municipal Alto Independência, que está aberto para receber a população. A Defesa Civil registrou também o transbordamento do Rio Quitandinha na altura da Rua Coronel Veiga às 16h.

Neste momento, a Defesa Civil está em estado de alerta máximo, já que a chuva permanece em diversos pontos da cidade e existe a previsão de novas pancadas de chuva durante à noite. Todo o contingente de 55 agentes permanece de prontidão para atender aos chamados dos moradores.

Os agentes mantêm contato direto com os responsáveis pelos pontos de apoio dos outros bairros, caso seja necessário abrir também os locais nas demais regiões. A orientação é para que os moradores tenham atenção.

Com entrada franca, o cantor Suel encerra a programação de shows da 30ª Expo Agropecuária de Petrópolis, que acontece entre os dias 1º e 5 de maio, no Parque Municipal, em Itaipava. O cantor, que era do grupo ImaginaSamba e  que está começando a carreira solo, se apresenta no domingo (05.05). A festa é financiada e organizada pela empresa vencedora da licitação. Apenas as apresentações do dia 1º de Maio – Dia do Trabalhador, como previsto por lei, são custeadas pela Prefeitura e com a entrada franca.

A festa já possui dois artistas confirmados: Alok no dia 03, e Thiaguinho no dia 02. Os próximos artistas serão divulgados ainda nesta semana. A venda dos ingressos estará disponível a partir da meia-noite desta quinta-feira (28.03), pelo site www.guicheweb.com.br e estande montado no calçadão do Cenip a partir das 9h desta sexta-feira (29.03).  Os valores dos ingressos variam de acordo com os espaços determinados pela empresa.

Com um milhão de seguidores em todas as redes sociais, Suel deixou em setembro do ano passado o grupo ImaginaSamba, onde ficou por 16 anos. O cantor começou 2019 lançando seu CD solo com a nova música “Questionário”. O show conta ainda com os sucessos como “Três Palavras”, “Louco por Você” e “Cai na Real”.

A programação das comemorações do Mês da Mulher foi encerrada nesta quarta-feira (27.03), com chave de ouro. O Festival Mulheres de Cristal levou artistas petropolitanas para o Palácio de Cristal, onde cantaram sucessos da música nacional e internacional. Mais de 100 pessoas assistiram aos shows, que foram realizados pelo Gabinete da Cidadania em parceria com o Projeto Cultural Conectados na Serra.

Abrindo as apresentações, a jovem Lorrayne Daniela cantou músicas autorais e em seguida Sanny Oliver encantou a plateia com seu repertório. Com o melhor do MPB, a dupla Duo Ton de Amô composta pelas irmãs Neklin e Natoya Wanchutz, levantaram o público no Palácio de Cristal. A animação continuou com a apresentação da cantora Rose Vicente com os hits dos anos 90.  O festival contou também com a participação na violinista Frida Maurine, que emocionou a todos com a canção “Shallow”, interpretada pela Lady Gaga e vencedora do Oscar de melhor canção do filme Nasce uma estrela. O sucesso nacional “Brasileirinho também foi tocado pela violonista.

Moradora do Rio de Janeiro, Sheila Teixeira está passeando pela cidade e ficou muito feliz e assistir aos shows do festival. “Eu cheguei hoje e fico até sexta-feira, estava passeando pelo Centro e claro que vim conhecer o Palácio de Cristal. E tive a sorte de poder assistir essas cantoras maravilhosas que só enriquecem ainda mais a cidade”, contou.

A banda Interasamba encerrou os shows com a participação especial de Sanny Oliver , com muita animação e samba.

Evento acontece m Nova Friburgo

Petrópolis está participando do Seminário Governo Eletrônico e Cidades Inteligentes: Transparência e Cidadania, que seguirá até sexta-feira (29.03) na Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo. O evento reúne lideranças de vários municípios com objetivo de trocar experiências voltadas à transparência e cidadania.

Na ocasião, gestores e empresas de tecnologia mostraram sistemas eletrônicos que podem auxiliar as ações governamentais e promover a maior aproximação entre poder público e cidadãos. Professores e estudantes também foram estimulados a criar pesquisas direcionadas à busca de soluções nesses campos do conhecimento.

“Importante conhecer a realidade das outras cidades e o que o setor de tecnologia pode fazer para auxiliar na criação se soluções públicas eficientes. Petrópolis está caminhando nesse sentido, desburocratizando serviços, ouvindo a população e estimulando criações acadêmicas e esperamos continuar criando projetos de eficiência na gestão pública”, afirmou Marcelo Simões, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, que representou a prefeitura de Petrópolis no evento.

Nessa quinta o evento contou com palestras sobre modernização de gestão em cidades como Niterói, o papel da Inovação no Estado, Cidades Inteligentes e Políticas públicas de fomento à inovação fluminense. No segundo dia do seminário serão realizadas palestras sobre sistemas de gestão pública, governo eletrônico e acesso à Internet, culminando com mesa redonda, que contará com a participação de coordenadores e professores de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia, computação e sistemas de Nova Friburgo e região.

População pode descartar os mais diversos produtos eletrônicos, como celulares e câmeras digitais

Acontece nesta sexta-feira (29.03) mais uma etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico da Secretaria de Meio Ambiente na Praça Dom Pedro. De 10h às 16h, uma barraca vai ficar montada recebendo o material que será destinado para uma empresa de reciclagem. Devido ao sucesso das três primeiras ações – quando foram recolhidas cerca de quatro toneladas de equipamentos variados, como celulares, computadores e câmeras digitais – o trabalho se tornou permanente e vai acontecer sempre na última sexta de cada mês.

Os baixos custos de produção, tornando os equipamentos eletrônicos cada vez mais acessíveis, tem levado empresas e pessoas a trocarem equipamentos ao invés de consertarem ou reaproveitarem. De acordo com a Organização Nações Unidas (ONU), em 2017 foram gerados 44,7 milhões de toneladas desse tipo de resíduo em todo o mundo, sendo que até 2021 esse número deve crescer mais 17%.

Televisores, computadores, câmeras digitais, smartphones, carregadores, entre outros, chamados de e-lixo, não são biodegradáveis e, muitas vezes, contêm componentes feitos de materiais tóxicos como chumbo que, além de agredir o meio ambiente, provocam sérios danos à saúde. A campanha da prefeitura tem o objetivo de destinar de forma correta esse material, sem prejudicar a natureza.

O apoio de uma empresa especializada é fundamental para destinar de forma correta o lixo recolhido, sendo descartado ou reutilizado. Segundo a ONU, apenas 20% deste tipo de resíduo é reciclado. Petrópolis quer andar na contramão desses dados.

A campanha é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela pasta 2017 com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Também são realizados trabalhos de orientação nos bairros e nas escolas, dentro do Defesa Civil nas Escolas – que engloba também o Meio Ambiente.

O Direito do Consumidor foi tratado em palestra para cerca de 150 estudantes do curso de direito da Universidade Católica de Petrópolis. O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (28.03) e reuniu o Procon Petrópolis, Miguel Barreto e o presidente da OAB Petrópolis, Marcelo Schaefer. A palestra acontece dentro da programação do Mês do Consumidor e teve como foco levar informações sobre o trabalho de proteção aos direitos consumeristas e como o Procon atua na cidade. A palestra contou o coordenador do curso da instituição, Maurício Guedes mediando o debate e a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Sintia Coelho e a professora de Direito do Consumidor, Flávia Castellain.

Notícias por data

« Março 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo