Município foi escolhido pelo pioneirismo e resultados do Defesa Civil nas Escolas

Petrópolis foi selecionada para sediar o encontro das Organização das Nações Unidas (ONU) sobre escolas seguras e cidades resilientes no Brasil. O anúncio oficial da escolha aconteceu nesta semana e teve como motivo o trabalho desenvolvido pela atual gestão municipal no Defesa Civil nas Escolas. O programa, que é pioneiro no país, reuniu mais de 20 mil alunos em 631 atividades no primeiro semestre deste ano. Graças a essa proposta de trabalhar a prevenção de desastres em sala de aula, a cidade também está alinhada à estratégia internacional de redução do risco de desastres da ONU.

Além de Petrópolis, o encontro da ONU – que será realizado em março de 2020 – vai reunir experiências realizadas em Campinas, São José do Rio Preto, Vinhedo e Itatiba sobre os temas.  "Em Petrópolis nós entendemos que vem sendo feito um trabalho de acordo com o programa Escola Segura, Escola Resiliente, promovido pela ONU. É muito importante que este tipo de atividade seja levado também para outras regiões do nosso país", ressaltou Sidnei Furtado, promotor da ONU no Brasil.

Ele conheceu o Defesa Civil nas Escolas durante o III Colóquio de Defesa Civil de Petrópolis realizado em outubro deste ano. Além do programa, a elaboração dos planos municipais de Inverno e Verão e suas matrizes de atividades e responsabilidades e do programa SOS Chuvas, colocaram Petrópolis como uma das cidades indicadas com potencial para se transformar em modelo mundial para a redução do risco de desastres. A ONU listou 50 municípios nas Américas, sendo apenas sete no Brasil e dois no Rio de Janeiro.

Os números do Defesa Civil nas Escolas no último semestre chamam a atenção: foram mais de 20 mil alunos envolvidos em 631 atividades. As atividades foram realizadas em 183 escolas da rede municipal, 30 particulares e outras duas estaduais. "Além dessa reunião, também participamos do encontro de Defesa Civil de Grandes Metrópoles. Cada vez mais o município está se destacando pelo trabalho de prevenção realizado", destacou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.

O Defesa Civil Jovem também engloba esse trabalho e foi lançado em outubro, como forma de entrar nas salas de aula do ensino médio através dos jovens.

A Iniciativa Global de Escolas Seguras (WISS, pela sua sigla em inglês) é liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres da ONU e conta com a inscrição de 52 países pelo mundo inteiro. A iniciativa apoia os governos no desenvolvimento de estratégias nacionais e implementar escolas seguras, combinando seus três pilares: instalações seguras para a aprendizagem (infraestrutura resistente a desastres); gestão de desastres nas escolas; redução de risco de desastres e educação resiliente.

Já a Campanha Global "Construindo Cidades Resilientes" aborda questões de governabilidade local e risco urbano, a fim de ajudar os governos locais a reduzir riscos e aumentar a resiliência em áreas urbanas através da aplicação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030. Com cerca de 1000 municípios registrados na Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes", os governos locais brasileiros representam 25% dos participantes da Campanha em escala global; metade dos quais se situam no Estado de São Paulo.

 

O período de pré-matrícula 2020 da rede municipal de Educação começará no dia 18 de dezembro e seguirá até o dia 6 de janeiro de 2020. Um link será disponibilizado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Já no caso dos alunos com deficiência, o atendimento será diferenciado: os pais ou responsáveis terão prioridade nas vagas - eles deverão agendar um horário para atendimento no Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação e não precisarão fazer a pré-matrícula no site da PMP.

Os agendamentos desses casos poderão ser feitos através do telefone: 22468685 / 8683 / 5989, ou, ainda, presencialmente, no Departamento de Matrículas da Secretaria de Educação – Avenida da Imperatriz, nº 193 – prédio Frei Memória. Os responsáveis deverão comparecer ao Departamento de Educação Especial no dia e hora agendando (Rua Buenos Aires, 155 – Centro) do dia 18 de dezembro ao dia 06 de janeiro das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os alunos especiais que já são da rede serão previamente agendados e comunicados. O atendimento será individualizado e os alunos serão encaminhados para as unidades que melhor os atendam.

“Em caso de dúvidas, os pais podem entrar em contato com o Departamento de Matrículas da Secretaria de Educação”, explica Marcia Palma.

Passo a passo para alunos novos no site da prefeitura

Nos demais casos, os pais de crianças que ingressarão na rede deverão fazer inscrição no sistema de pré-matrícula no site da PMP. Serão aceitas matrículas para 4º e 5º períodos da Educação Infantil; 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 9ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA - Noturno).

Informações necessárias para a pré-matrícula: Dados Pessoais (nome, data de nascimento, filiação, endereço e telefone); Ano/Período de escolaridade e CPF do Responsável. Vale salientar que a Secretaria de Educação vai manter, ainda, polos de atendimento para quem precisar de auxilio no ato da pré-matrícula: Secretaria de Educação - Rua da Imperatriz, 193 – Centro e Polo de Educação - Estrada União e Indústria, Shopping 2000 - sala 105.

O resultado será disponibilizado a partir do dia 9 de janeiro de 2020 no site da prefeitura. Vale salientar que as datas e locais de matrícula serão divulgados juntamente com o resultado. Também nesse caso, a Secretaria de Educação vai disponibilizar polos de atendimento para facilitar a vida dos pais. Os pais deverão comparecer no local e na data indicada no resultado para efetivação da matrícula levando os seguintes documentos:

*Cópia da certidão de nascimento/casamento e documento de identidade do aluno (original e cópia);

*Duas fotos 3x4;

*Declaração de situação, impressa após fechamento do calendário 2019 e/ou histórico escolar original;

*Registros de vacina contidos na Carteira de Vacinação para alunos que efetivarem matrículas até o 2º ano do Ensino Fundamental (original e cópia);

*Comprovante de residência atualizado (original e cópia);

*Carteira de identidade e CPF do responsável (original e cópia);

*Cartão do Bolsa Família (se beneficiário, original e cópia) / cartão do SUS (original e cópia);

*Laudo específico para alunos da modalidade da educação especial (original e cópia);

*Comprovante de tipo sanguíneo e fator RH (Lei Municipal nº 7.216, de 27/08/2014, original e cópia).

Matrícula dos alunos que já são da rede

Os alunos que já são da rede devem procurar a direção da escola para fazer a rematrícula ou o pedido de transferência. No ato da renovação, os responsáveis ou alunos maiores de idade deverão indicar três opções de escolas que desejam para o ano de 2020 – no caso de quem desejar transferência.

Rede conta com 183 unidades de ensino

A rede municipal conta com 183 unidades – entre escolas e Centros de Educação e atende aproximadamente 42 mil alunos. As inscrições para a fila de espera nos CEIs ocorre diretamente do Departamento de Matrículas, na sede da Secretaria de Educação.

Informações adicionais sobre pré-matrícula e transferências também podem ser adquiridas através dos telefones: 2246-8683 e 2246-8685.

Segunda, 02 Dezembro 2019 12:48

Nota – Fiscalização Transporte Irregular

Agentes da Companhia Petropolitana de Transportes (CPTrans) realizaram uma ação de fiscalização de transportes irregulares e veículos com letreiros luminosos, no início da noite desta sexta-feira (29.11).  A ação aconteceu em parceria com a Guarda Civil e com a Polícia Militar. As abordagens ocorreram na Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Rua Montecaseros, Rua Washington Luiz, Rua 13 de Maio e Avenida Koeler.

As operações de fiscalização irão acontecer de forma mais intensificada principalmente neste período de festas de fim de ano, com o objetivo de coibir a irregularidade no município.

O Hospital Alcides Carneiro (HAC) promoveu neste sábado (30.11) mais um mutirão de saúde, que ofereceu 240 consultas em diferentes especialidades médicas, além de exames para diagnóstico como tomografias e ressonâncias magnéticas. O HAC fechou o mês com saldo positivo no que se refere também à Saúde do Homem, com a realização de um mutirão de cirurgias de próstata e ações de saúde em alusão ao Novembro Azul.

Os mutirões de saúde já são frequentes no Hospital Alcides Carneiro e tem sido uma alternativa para acelerar a realização de procedimentos. “A estratégia dos mutirões serem realizados aos sábados tem como objetivo atender também aos usuários do SUS que não conseguem ir às consultas no horário comercial. No último sábado, o mutirão ocorreu no Centro de Saúde. Também estamos estendendo horários de postos de saúde, funcionando até às 20h, como o PSF do Alto da Serra, a UBS de Itaipava e a UBS do Retiro, por exemplo. Algumas unidades da atenção básica também começam a funcionar aos sábados”, ressaltou o prefeito Bernardo Rossi.

A Secretária de Saúde, Fabíola Heck, esteve na unidade para acompanhar os primeiros atendimentos juntamente com o diretor administrativo Leonardo Aldighieri. “Nesta edição foram agendadas 240 consultas com médicos de diferentes especialidades. Também foram realizados hoje exames de ultrassonografia, raios x, tomografias e ressonâncias magnéticas no Centro de Imagens do HAC”, explicou a secretária de Saúde. Os mutirões de saúde são voltados aos pacientes pré-agendados, que estão na fila de regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Saúde do Homem

Este ano, a equipe cirúrgica do Setor de Urologia do Hospital Alcides Carneiro realizou aproximadamente 30 cirurgias para a retirada de próstata, incluindo as realizadas ao longo do mês de novembro. Em agosto deste ano, a unidade também realizou outro mutirão voltado aos homens: o de vasectomia. Ao longo do mês de novembro, o HAC promoveu palestras e ações sobre temas da saúde do homem para os usuários e também os seus funcionários.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os homens representam apenas 20% do público atendido nas unidades da rede. No primeiro semestre, foram realizadas 65.138 consultas somente nas unidades básicas, destas, 13.092 foram para homens. A secretaria vem atuando por meio do programa Saúde do Homem para mudar esta realidade.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Dezembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo