Com as obras já em fase final, em breve os moradores de Itaipava e região contarão com atendimento 24 horas no Serviço de Urgência e Emergência de Itaipava, unidade que está sendo chamada de UPA de Itaipava. O prefeito esteve hoje (11.12) no prédio para conferir os trabalhos de adaptação da unidade.

O Serviço de Urgência e Emergência de Itaipava irá funcionar no Centro de Itaipava, na Estrada União e Indústria, 11.175. Durante a visita, o prefeito conferiu as etapas finais de adaptação do espaço onde serão oferecidos os serviços médicos. A sala onde funcionará o Raio X, por exemplo, já está sendo blindada para receber os equipamentos para os exames e a rede de gases sendo instalada nas salas de urgência e emergência.   

A unidade de Urgência e Emergência contará com salas amarela e vermelha, sala infantil, além de sala de medicação, nebulização e uma central de material esterilizado (CME). A equipe da unidade contará com 21 médicos clínicos e 14 pediatras, além de 36 técnicos de enfermagem, 14 enfermeiros, 4 farmacêuticos, 2 assistentes sociais, e ainda direção médica, coordenação de enfermagem, profissionais de radiologia e administrativo.

Futuros moradores do condomínio 3 descobriram nesta quarta-feira (11.12) em que bloco, andar e apartamento vão viver

A prefeitura fez o primeiro sorteio das unidades do conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti. Nesta quarta-feira (11.12), foram definidos em que bloco, andar e apartamento cada um dos 300 beneficiários do condomínio 3 vai morar. O sorteio aconteceu no auditório da Fase/FMP, conduzido pela Secretaria de Assistência Social, ao lado da Secretaria de Obras, Habitação e Regularização Fundiária.

O conjunto habitacional tem 776 unidades divididas em três condomínios – os dois maiores com 300 apartamentos e o condomínio 1 com 176 moradias. As obras estão em reta final. O sorteio das demais unidades será realizado posteriormente.

O sorteio priorizou pessoas com deficiência, com a definição dos moradores de apartamentos que precisarão passar adaptações de acordo com a necessidade de cada família. Em seguida, foram sorteadas as famílias com pessoas com deficiência, mas que não precisarão de adaptações. A terceira prioridade foi para idosos. Em todos esses três casos os beneficiários vão ocupar os primeiros andares. Quem não se encaixa nessas situações vão morar nos andares superiores.

“Muita alegria e felicidade pela minha casa. É um fim de uma espera. Agora minha vida vai ser bem melhor. Passei muita dificuldade com o meu esposo doente e agora é só felicidade”, contou Scheila Cezar Santiago Costa, que foi a primeira pessoa sorteada nesta quarta.

Quem também já sabe onde vai morar é Robson Raymundo Passos, que não escondeu a emoção por agora poder dizer para os filhos de 16 e 14 anos onde eles vão viver.

“Eu sempre pensei o seguinte: a pessoa que não tem um endereço não é ninguém. Não tenho palavras, é uma emoção saber que os meus filhos vão estar lá. Eu não me preocupava comigo, mas com eles. Hoje eles têm endereço e são cidadão de bem, hoje eles podem dizer que moram em um lugar, está se criando um novo padrão de vida para eles”, afirmou.

As 776 unidades estão em fase final de construção, restando concluir acabamentos como pintura, troca de vidros, concluir o acesso de um dos condomínios e fazer a limpeza dos blocos. O município trabalha para fazer a infraestrutura de entorno, como o arruamento e construção da rede de esgoto, para implantar equipamentos comunitários – creche e UBS – e ainda o trabalho na área social de capacitação profissional dos futuros moradores e orientação para gestão dos condomínios.

Os apartamentos estão recebendo instalação de hidrômetros e padrões de luz e os trabalhos de Águas do Imperador e Enel estão sendo finalizados no local. Também nesta semana, a prefeitura está dando apoio para o serviço de limpeza dos apartamentos, iniciando o trabalho justamente pelas unidades do condomínio 3.

O prefeito esteve hoje (11.12) na Posse para conferir o segundo dia de castrações de cães e gatos. Nesta etapa do Serviço de Castração Gratuita serão esterilizados cerca de 1.400 animais da região. A prefeitura está ainda adquirindo um castramóvel e também um consultório móvel para controle de doenças destes animais.

As castrações na Posse estão sendo concentradas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU da Posse), onde foi montada toda a estrutura para os procedimentos cirúrgicos dos animais. Até o próximo dia 17, os cães e gatos, previamente cadastrados, devem ser levados ao local para passar pelo procedimento, que é totalmente gratuito para a população.  

Angélica Santos, moradora de Pedro do Rio, levou sua cadela, Nina, para ser castrada gratuitamente. “A Nina já tem seis anos e não pode ter cria por que tem displasia. Foi muito boa esta oportunidade”, disse.

No ano passado, foram feitas as castrações de mais de 2 mil animais gratuitamente nas regiões de Corrêas, Castelo São Manoel, Bairro da Glória, Caetitu, Itaipava, Madame Machado e arredores. Desta vez, o serviço está sendo oferecido aos moradores da Posse, Brejal, Pedro do Rio e Secretário. 

A reforma do Terminal Centro está avançando com intervenções no piso na área interna. Os operários que trabalham no espaço estão fazendo a retirada do piso existente para colocação de um novo. Outro ponto que está sendo executado é a remoção do reboco para que seja refeito o revestimento das paredes. O prefeito acompanhou as obras no local nesta terça-feira (10.12).

O piso feito em granitina será totalmente substituído e polido, além de ganhar ainda a instalação de azulejos podotáteis, sistema de orientação para pessoas com deficiência visual.

A obra ainda inclui pontos como intervenções no telhado, com a instalação de telhas de aço novas, além das pinturas das paredes de das estruturas como portas de madeira, portões e guarda-corpo, nova pavimentação em asfalto, entre outros. O trabalho é feito pela empresa VACC Indústria, Comércio e Serviço Eireli por R$ 964,4 mil.

O Terminal Centro é o maior da cidade, com 1.640 viagens de 80 linhas de ônibus partindo do local todos os dias, levando a população para diversos locais da cidade como Alto da Serra, Quitandinha, Bingen e Retiro, por exemplo.

O fim de semana em Petrópolis vai contar com atividades para todos os gostos dentro da programação do Natal Imperial. Entre as atrações estão desfiles – em Itaipava e no Centro Histórico, shows, recreação infantil, banda marcial, dança, auto de natal, entre diversas outras, todas gratuitas. As principais atividades acontecem na Praça da Liberdade e no Palácio de Cristal. A partir de sexta-feira (13.12), é retomado também o Natal Cervejeiro, a feira de cerveja artesanal realizada na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com atrações musicais e gastronomia.

Entre os destaques deste fim de semana estão o segundo desfile da Parada Iluminada, que acontece no domingo (15), na Rua do Imperador, às 19h, e o Desfile de Velas São Nicolau, no sábado (14), na Estrada União e Indústria, em Itaipava, às 20h. Já no Palácio de Cristal,que recebe a Casa do Papai Noel, com o “Bom Velhinho” recebendo as crianças e diversas atrações para todas as idades, e na Praça da Liberdade, a Vila Imperial, a programação não para durante todo o dia.

Nesta quinta-feira (12), a festa vai contar com a apresentação da Cia Maestro Guerra Peixe, às 19h, no Palácio de Cristal. Já na sexta, a programação começa às 18h, com Letícia Laranja Trio, e Belle Trio, às 20h, na Praça da Liberdade. No mesmo dia, a Orquestra Jovem de Violões Rafael Rabello (da Casa da Educação) se apresenta às 18h30 no Palácio de Cristal, em seguida o público vai contar com a banda Queijo Minas, às 21h.

No sábado (14), além do desfile em Itaipava, o Natal Imperial vai contar com extensa programação durante todo o dia: na Praça da Liberdade tem Criança em Movimento (atividade infantil), às 11h; banda marcial, às 15h; Guido Martini, às 19h; e Banda Rock Ballads, às 21h. No Palácio de Cristal tem Grupo Faz de Conta(recreação infantil), às 11h; Olimpei (recreação infantil), às 14h; “HipBoi” Índios Coroados (dança), às 16h; Personagens animados (no jardim), às 18h; Orquestra Sanfônica, às 18h; e Digital Synthpop, às 20h.

No domingo (15), além da Parada Iluminada na Rua do Imperador, a Praça da Liberdade recebe o Criança em Movimento, às 11h; Era uma vez no Natal – Povo do Cafundó, às 14h; banda marcial, às 15h; Trio Dubrá, às 18h; e Banda “U-one” (Tributo à U2), às 20h. No Palácio de Cristal tem Tindolelê (atividades infantis), às 11h; Historietas Natalinas + Oficina artística, às 14h; Gabi Gabizoca (infantil) SLIME natalino, às 16h; personagens animados, às 18h; Auto de Natal – Coletivo Foco de Teatro, às 18h; e Banda “Os datilógrafos”, às 20h.

No Palácio de Cristal, o “Bom Velhinho” recebe os visitantes na Casa do Papai Noel, de segunda à sexta-feira das 18h às 21h, sábados das 11h às 21h e domingos das 11h às 18h30.

Já o Natal Cervejeiro acontece de sexta-feira a domingo. É uma parceria entre a Deguste e a Associação das Microcervejarias de Petrópolis (AMP), com o apoio da prefeitura, que reúne música, gastronomia, recreação infantil e, claro, cervejas artesanais. A feira, que é aberta ao público, ganhou uma decoração especial natalina. Na sexta-feira, o evento começa às 15h. E no sábado e no domingo a partir de 11h.

Propor inovações para gestão pública com foco no desenvolvimento territorial e na melhoria do atendimento ao cidadão. Esse foi o objetivo do Seminário Open Gov Rio - Inovações para o Governo – iniciativa do Sebrae Rio em parceria com a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ), realizado na terça-feira (10.12) no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de lideranças dos municípios do Estado além de secretários municipais, como Petrópolis. Na ocasião, o projeto criado por Petrópolis no Programa Lideranças Empreendedoras 2019 – Selo Original de Petrópolis – foi apresentado durante uma sessão de Pitch.

Secretários municipais e servidores de secretarias municipais participaram da ação.

O secretário de Meio Ambiente de Petrópolis participou da Arena Liderança Empreendedora e teve oportunidade de falar um pouco o Selo Original de Petrópolis.

Pela participação no curso Lideranças Empreendedoras, Petrópolis ganhou uma placa de reconhecimento do Sebrae.

“O nosso objetivo é o de propor inovações para gestão pública com foco no desenvolvimento territorial e na melhoria do atendimento ao cidadão. Esse evento marca a culminância das ações de políticas públicas trabalhadas também na região serrana entre as cidades de Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, que trabalharam de forma integrada. O resultado foi positivo e, uma das ideias é a de trabalhar de forma conjunta áreas de potencial crescimento nas cidades como turismo, tecnologia e agronegócio”, explicou Claudia Pacheco coordenadora Regional do Sebrae.

Inovação e tecnologia nos governos

O Seminário Open Gov Rio - Inovações para o Governo – contou ainda com a participação de empresas fornecedoras de soluções tecnológicas para governo. O encontro, que ocorreu no Centro de Convenções Sul América, também teve como meta estimular a discussão entre os gestores públicos sobre o tema Governo Digital ou Governo 4.0, com foco nos temas: Como a inovação e a tecnologia podem promover o desenvolvimento territorial e agilizar o atendimento ao cidadão; Governança Empreendedora para o Desenvolvimento Regional e Cidades Inteligentes e Colaborativas. Na programação, ainda, arenas temáticas sobre Agente de Desenvolvimento, Liderança Empreendedora e Cidades Inteligentes & Colaborativas.

O evento está no calendário esportivo e faz parte da programação do Natal Imperial

A entrega dos kits da 8ª edição da Noel Runners acontece na próxima sexta-feira (13.12), das 13h às 17h, e no sábado (14), das 9h às 12h, na Loja Youcan (Rua de 16 de março, 310). Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições filantrópicas. A corrida está no calendário esportivo municipal e faz parte da programação do Natal Imperial, contando com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.

A largada será na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), no dia 18, às 20h30, para um percurso de aproximadamente cinco quilômetros pelo Centro Histórico até a chegada na Rua Alfredo Pachá (Cervejaria Bohemia). A corrida solidária acontece em um único bloco de corredores, para que todos os participantes comecem e terminem o percurso juntos. Uma oportunidade para quem está começando a praticar a modalidade.

A meta dos organizadores é alcançar mais de uma tonelada de doações. A Noel Runners acontece desde 2011 no município. "É importante ressaltar a importância da doação no momento em que ocorre a entrega dos kits. A organização segue a todo vapor e estamos muito animados para chegar na nossa principal meta, que é ajudar o próximo”, disse Alexandre Jerônimo, um dos organizadores da prova.

A Noel Runners é a última corrida de rua que acontece neste ano. O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para o município até o fim do ano, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), ofereceu nesta quarta-feira (11.12) uma palestra sobre a “Importância de se Alimentar Bem”, ministrada pela nutricionista Thais Riguete. As assistidas pelo órgão – que é subordinado ao Gabinete da Cidadania, receberam dicas sobre qualidade alimentar, benefícios dos alimentos, temperos entre outros. O encontro acontece semanalmente, com assuntos diversos, com mulheres que foram vítimas de violência doméstica e são acompanhadas pela equipe do CRAM.

Durante a palestra, a nutricionista esclareceu sobre alimentos saudáveis, montagem de refeições com alimentos balanceados e quantidade correta, diferença entre açúcar e adoçante; sal refinado e sal rosa; tirou dúvidas sobre colesterol e diabetes; importância do consumo regular de água e temperos.

“Precisamos tentar fazer o melhor, selecionar melhor os alimentos, para ter uma vida mais saudável. É muito importante ver os rótulos dos alimentos, que podem nortear bem o consumo, com as tabelas quantitativas. E sempre evitar comidas industrializadas e quando for consumir verificar bem o produto”, frisou a nutricionista Thais Riguete.

O Cram funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Santos Dumont, 100 – Centro. É possível entrar em contato pelo telefone 2243-6152 ou, em caso de emergência, pelo número (24) 98839-7387. Outras formas de contato para a mulher que sofrer alguma violência é o Disque 180.

Atendimento de excelência para alunos com deficiência

Música, artesanato e até jogos matemáticos fizeram parte da festa de Natal do CREI – Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa – realizada na última terça-feira (11.12). Na ocasião, os pais e responsáveis tiveram oportunidade de conferir todas as atividades que forma realizadas ao longo do ano com os alunos com deficiência atendidos no CREI.

A festa de Natal contou com apresentação da música “Eu sou criança” pelos alunos atendidos nas oficinas de psicomotricidade e ensino lúdico. O objetivo foi o de trabalhar a percepção corporal e a coordenação motora de forma lúdica. Já a turma de musicalização apresentou uma pequena orquestra. A intenção da atividade foi a de desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e o manejo de alguns instrumentos sonoros.

Após as apresentações, as famílias tiveram oportunidade de apreciar alguns trabalhos desenvolvidos com os alunos: a turma do apoio pedagógico trabalhou o tema do Natal com objetivo de desenvolver a coordenação motora, criatividade, linguagem oral e escrita, leitura, interpretação, concentração, memória através de atividades de pintura, colagem, dobradura, produção de textos e jogos.

Nas aulas de artes os estudantes confeccionaram artesanatos com tema natalino com artigos reciclados: desenvolvimento de aptidões artísticas e coordenação motora e criatividade. Jogos matemáticos foram produzidos pelas turmas da sala de recursos e soroban - atividades que exaltaram o raciocínio lógico, coordenação motora e a compreensão de conceitos matemáticos. Cartões e cartazes natalinos inspirados na poeta Cora Coralina também ficaram em exposição.

A festa contou, ainda, com uma presença muito especial: Papai Noel. O bom velhinho distribuiu bala e geladinho. “A festa marcou o encerramento das atividades nesse ano e foi importante para mostrar aos pais todo o trabalho realizado com os estudantes ao longo do ano. O clima de confraternização foi muito especial”, contou a diretora do CREI, Claudia Mussel.

Sobre o CREI:

No CREI são ofertadas oficinas e aulas no contraturno escolar – fora do horário de atendimento na escola – para os alunos com síndrome de down, déficit de atenção, problemas neurológicos e físicos, autistas, cegos e etc.  Os atendimentos ocorrem de forma individual e coletiva – um plano de atendimento é formalizado para cada aluno, respeitando os seus limites e com objetivos propostos, sempre com o objetivo de reforçar sua autonomia e auxiliar no desenvolvimento pedagógico.

Atualmente, 191 alunos são atendidos no CREI nas oficinas: braille, orientação e mobilidade, técnicas de baixa visão, psicomotricidade, apoio pedagógico, informática, música, teatro, capoeira, musicalização, oficina da palavra, estimulação precoce e ludicidade, cozinha laboral e horta e vida diária.

Em outubro, o CREI ganhou um novo endereço, na Rua Buenos Aires, no Centro. No imóvel há salas preparadas para o atendimento de todas as oficinas, além de quadra poliesportiva.

Representado pela museóloga Ana Carolina Vieira, o Museu Casa do Colono foi um dos participantes do Programa HiperMuseus, que reuniu 49 profissionais da área de museus e patrimônio, gestão e produção cultural, organizações sociais, cultura digital e economia criativa, de 20 estados do país, cujo objetivo foi de proporcionar um ambiente de troca e aprendizagem em rede, com formação e experimentação, para que atuem de forma mais inovadora, colaborativa e conectada às causas contemporâneas.

O projeto foi encerrado nesta terça-feira (10/12) no Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com o lançamento do e-book, uma publicação gratuita que apresenta toda a trajetória de seis meses de trabalho e os resultados do programa, com artigos de especialistas nacionais e internacionais, o processo de mentorias, laboratório de inovação, além dos sete protótipos para soluções inovadoras em cultura digital para museus, criado, de forma colaborativa pelos 49 profissionais selecionados de todo o Brasil. O download é gratuito no site do projeto: https://www.hipermuseus.com/.

“Participar do HiperMuseus foi uma experiência maravilhosa, conheci muita gente bacana realmente comprometidas com os museus e o seu potencial transformador. O aprendizado foi enriquecedor e as redes de amizades e colaboração ajudarão em vários projetos em conjunto. Adorei", destaca a museóloga.

O programa HiperMuseus 2019 foi idealizado e realizado pela Inspirações Ilimitadas e o Museu Vivo, tem patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, correalização do Oi Futuro e parceria com a Casa Firjan. São apoiadores institucionais do HiperMuseus, o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus- ICOM, a Associação Brasileira de Gestão Cultural- ABGC e o Consulado dos Países Baixos.

Museus participantes:

Museu Van Gogh, Museu de Telecomunicações Oi Futuro, Museu do Amanhã, Instituto Inhotim, MUF- Museu de Favelas, Museu Judaico de SP, Centro Cultural BNDES, Museu Casa do Colono- Petrópolis/RJ, Museu de Astronomia - MAST, Museu da República, Museu da Maré, Fundação Bienal, Museu do Futebol, Museu da Diversidade Sexual, Sistema de Museus do Espírito Santo, Museu do Inga, Museu Paulista USP, Museu Histórico Nacional, Instituto Cultural de Iracema, Museu do Sexo e das Putas, Centro Cultural da Light, Museu Nacional, Centro Cultural da Justiça Federal, Paço do Frevo de Recife, Museu Histórico de Campos, Muquifu- Museu de Quilombo e Favelas urbanas, Museu da Imagem e do Som- MIS RJ, MIS Amazonas, Museu da Historia e da Cultura Afrobrasileira, Casa Firjan, MAR- Museu de Arte do Rio, Itaú Cultural, Casa Zuzu Angel, Paço Imperial.

A entrega do material será no dia 19 de dezembro

O Natal Solidário arrecadou 800 quilos de alimentos em 23 dias da campanha, que encerrou nesta terça-feira (10.12). A entrega deste material, que irá beneficiar até 50 famílias em vulnerabilidade social, acontece no dia 19 de dezembro. A iniciativa da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Cruz Vermelha, Legião da Boa Vontade (LBV), Academia Gracie Barra de Itaipava e do Exército. Essa é uma ação do eixo humanitário do Plano Verão 2020.

Os alimentos arrecadados irão compor uma cesta básica, seguindo um padrão usado pela LBV em suas campanhas. A montagem será feita por voluntários e equipes das entidades envolvidas na ação. Entre os donativos estão arroz, açúcar, macarrão, feijão, café e óleo. Segundo o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato, essa foi mais uma oportunidade de ajudar quem mais precisa.

A LBV, entidade brasileira de assistência social, mantém uma campanha nacional permanente de Natal, que arrecada mais de 50 mil toneladas de alimentos por ano. “Em Petrópolis, vamos conseguir ajudar até 150 famílias com a nossa própria campanha. O Natal é um momento importante e precisamos ajudar quem mais precisa”, destaca Bruno Bergkirchnner, da LBV.

Neste ano, a Defesa Civil já realizou a campanha do agasalho, que arrecadou cerca de duas mil peças de frio. Dentro dessa ação, também aconteceu a Festa Julina solidária, encerrando o trabalho de inverno. Os agentes doaram sangue no Banco de Sangue Santa Teresa, além da entrega materiais de cama, mesa e banho, muletas, andadores, cadeiras de roda e uma cama para o Sanatório Oswaldo Cruz (SOC).

Desde 2017, a Defesa Civil já promoveu campanhas do agasalho com mais de seis mil peças de frio entregues para instituições de acolhimento; arrecadou chocolates colaborando com a Páscoa da Sociedade Pestalozzi; distribuiu rosas em lares de idosos no Dia das Mães, organizou a doação cinco campanhas no Banco de Sangue Santa Teresa, além de entregar fraldas no Dia das Crianças para a Creche Santo Antônio, da Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho em Nogueira.

Nesta quinta-feira (12.12), às 9h30, será realizada a inauguração da primeira Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos do Município de Petrópolis, na Avenida Ipiranga, 193 – Centro. O local faz parte do Programa Petrópolis da Paz que começou em 2017 após uma iniciativa do prefeito por meio da Lei n° 7.532, com a finalidade de buscar soluções para os conflitos apresentados e as mudanças na busca da inclusão e paz social de toda a comunidade. O programa já é uma referência para o Estado.

Serviço

Inauguração da Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos do Município de Petrópolis

Local: Avenida Ipiranga, 193 – Centro

Horário: 9h30

A chegada mais esperada do ano aconteceu nesta terça-feira (10.12) para as crianças das instituições cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). O “Bom Velhinho” visitou seis entidades distribuindo presentes e muita alegria entre a garotada. Na quinta-feira (12.12) mais sete instituições receberão a visita do Papai Noel. Este ano a festa de Natal do CMDCA contempla cerca de mil crianças do município.

As instituições que receberam a visita do Papai Noel nesta terça-feira, foram: o Projeto Aldeia da Criança Alegre Kinderdorf Rio; Espaço Educativo São Charbel; EM Aberlardo De Lamare; Apae; Associação Jovens em Ação e Instituto Mafer.

“A presença do Papai Noel é um simbolismo muito importante para nossas crianças. Esta ação do CMDCA insere as crianças no Natal Imperial”, destacou a Assistente Social do Projeto Aldeia da Criança Alegre, Adriana Kreisher.  “Vendo meu filho aqui com o Papai Noel reflete a inocência de todas as crianças, envolve uma alegria que contagia e ele estava muito ansioso”, contou a moradora do Contorno, Ana Carolina Mota Silva, mãe de Isac Mota da Silva, de 7 anos, que participou do evento.

O “Bom Velhinho” do CMDCA esteve nas instituições que se inscreveram para participar da festa. Na Associação Espaço Educativo São Charbel, no Caxambu, as crianças preparam uma canção para o Papai Noel, que chegou alegrando todo o grupo. “É muito importante a vivência do lúdico, traz alegria para as crianças já que a realidade deles já é tão complexa e, afinal, quem não gosta de Papai Noel, não é?’, frisou a diretora da São Charbel, Simone Maria Fones. “Estou muito feliz com a chegada do Papai Noel aqui na escola, eu já fiz minha cartinha para ele e vou lembrar a ele aqui os pedidos que eu fiz”, completou a aluna Ester de Oliveira Alves.

Na quinta-feira (12.12) o Papai Noel irá visitar o projeto Somar; Comac; Ong Sal para Terra; Afipe; Lar Nossa Senhora das Graças e Projeto Recicla Vida. A ação natalina do CMDCA acontece em parceria com a concessionária Águas do Imperador.

Com toda a iluminação e a decoração da cidade, Petrópolis se transformou em um grande cenário de Natal. E para fazer com que o comércio e moradores também entrem no clima do Natal Imperial, os concursos são um incentivo mais para que todos se “vistam” para celebrar a data. Quem ainda não se inscreveu tem até o domingo (15.12) para concorrer nos concursos da casa e a vitrine de loja mais enfeitadas.A escolha será através de voto popular, na internet, e os vencedores serão premiados com viagens.

A iniciativa tem como objetivo estimular a participação dos petropolitanos no evento e fazer com que toda a cidade entre no clima de “magia e sonho” proposto pelo Natal Imperial. Tanto para o “Concurso Casa Mais Enfeitada” quanto para o “Concurso Vitrine Mais Enfeitada”, os interessados devem enviar uma fotografia da fachada para o email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O edital com todas as informações estará disponível no link: http://www.petropolis.rj.gov.br/natalimperial/.

As fotografias das fachadas das casas e das vitrines serão postadas no dia 16 de dezembro na página oficial do Natal Imperial no Facebook (https://www.facebook.com/Natalimperial/). A foto da casa e da vitrine mais enfeitada que obtiver o maior número de curtidas - até o dia 06 de janeiro de 2020, às 18h - será a grande vencedora.

Os dois concursos premiarão os vencedores com uma viagem para Nova Friburgo, que inclui a hospedagem de dois dias e uma noite no Hotel Domingues Mirador, além da cessão de um carro de luxo. Todas as informações estão disponíveis no edital.

Os agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vistoriaram os pontos de apoio do Amazonas (E.M. Stefan Zweig) e do Espírito Santo (E.M. Marcelo Alencar), ambos no Quitandinha, nesta terça-feira (10.12). As condições de cada prédio para receber os moradores em caso de fortes chuvas foram avaliadas pelas equipes, que também distribuíram cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural para moradores e comerciantes das duas localidades. Esse trabalho faz parte de um calendário de atividades da pasta nos bairros e integra as ações de prevenção do Plano Verão 2020.

Pela manhã, no Amazonas, os agentes também verificaram as condições da placa do ponto de apoio e fixaram cartazes do programa SOS Chuvas na escola e no comércio do entorno. Na sequência, houve a distribuição das cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural. O mesmo trabalho foi realizado à tarde, no Espírito Santo. O acionamento manual e remoto das sirenes também foi realizado.

No Amazonas, os agentes foram recebidos pela diretora adjunta Regina Siqueira. “Também participamos do Defesa Civil nas Escolas e estamos sempre engajados nas ações de prevenção. Sempre que acontece os testes nas sirenes, a gente reforça dentro da escola a importância dos equipamentos e sentimos que os alunos estão mais conscientes com relação aos riscos", destacou.

Petrópolis conta com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. São 15 pontos de apoio, que são locais seguros para os moradores permanecerem caso os índices de chuva estejam alarmantes. O calendário de operações da Defesa Civil será realizado em todos estes locais.

Após o trabalho dos agentes nesta terça-feira, o calendário de operações da Defesa Civil continua na próxima quinta-feira (12.12), às 10h, na E.M. Odette Fonseca, no Duques. No mesmo dia, às 14h, será a vez da visita na Escola Paroquial Bom Jesus, no Dr. Thouzet.

 

O programa Rio Limpo ultrapassou a marca de 2,5 mil toneladas de sedimentos removidos em menos de um mês de atuação. O trabalho vem sendo feito em diferentes pontos do Rio Piabanha. Nesta terça-feira (10.12), o prefeito  e o vice acompanharam o serviço realizado entre a Av. Tiradentes e a Rua da Imperatriz.

O serviço mobiliza uma máquina que empurra os sedimentos para que uma retroescavadeira possa fazer a retirada. Todo material é transportado por caminhões da Secretaria de Obras e da Comdep. Foram realizadas 134 viagens com areia, mato, pedras e lixo de locais como o entorno do Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Catedral São Pedro de Alcântara, ruas Padre Siqueira, Roberto Silveira e Raul de Leoni.

Esses materiais são arrastados muitas vezes de maneira natural pelo vento ou mesmo pela água. O assoreamento encurta o espaço para passagem da água, causando transbordamentos de dias de chuvas. A limpeza de rios da cidade vem sendo feito como parte das ações para minimizar o efeito das chuvas na cidade.

O Plano Verão reúne 57 órgãos para ações de resposta e de atendimento para casos de deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio. O objetivo é minimizar os efeitos da chuva e aperfeiçoar o atendimento das equipes em caso de ocorrências.

Direito do Consumidor e Educação Financeira. Esses são os dois cursos que o Procon Petrópolis passa a oferecer à população a partir de janeiro de 2020. Inédito no estado, a ação faz parte do projeto Procon Educa, que busca levar aos petropolitanos maior consciência em suas relações consumeristas. Qualquer pessoa pode participar, desde que tenha disponibilidade de fazer as quatro aulas, que ocorrerão nos dias 27 de janeiro e 03, 10 e 17 de fevereiro, entre 9h e 11h30, na sede da CDL, no Centro. A capacitação é gratuita e as inscrições para o curso de Direito do Consumidor já estão disponíveis pelo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Intitulado Escola do Consumidor, os cursos têm como intuito capacitar os interessados em compreender os direitos e deveres inerentes à relação contratual embasada pelo Código de Defesa do Consumidor e a importância em lidar com o dinheiro e administrar finanças com inteligência, levando, assim, a informação e fomentando a cidadania ao mesmo tempo que qualifica a população em torno do tema.

Neste primeiro curso, de Direito do Consumidor, serão oito módulos, divididos em quatro aulas. Entre os assuntos tratados estão o direito do consumidor brasileiro, política nacional das relações de consumo, cláusula feral de boa-fé, esferas de responsabilização e sanções no CDC, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, responsabilidade por vício do produto, entre outros assuntos. Ao término do curso, o participante ganhará um diploma, desde que tenha comparecido a 75% das aulas e obtido nota mínima em avaliação aplicada de 6.0 pontos.

Já o curso de Educação Financeira, que será ofertado ao fim da primeira capacitação oferecida pelo Procon, terá em sua ementa assuntos como características econômicas do Brasil atual, o perfil financeiro do consumidor, vícios ao lidar com o dinheiro, orçamento financeiro, planilha orçamentária, comprar com consciência, tipos de investimento, dentre outros assuntos. O curso também contará com avaliação final e dará certificação aos participantes.

A CDL Petrópolis, onde as aulas ocorrerão, fica na Rua Irmãos D’Ângelo, 48, Centro. As vagas serão preenchidas por ordem de solicitação. Ao enviar o e-mail, o interessado deve enviar o nome completo, a data de nascimento, além do ramo de atuação (se estiver empregado), e um telefone para contato.  Dúvidas podem ser tiradas também pelo e-mail de inscrição.

Confira a ementa completa dos cursos:

1 – DIREITO DO CONSUMIDOR

AULA 01: História e nascimento do Direito do Consumidor; Noções do Direito do Consumidor brasileiro; Conceitos e princípios no Código de Defesa do Consumidor; Conceito de consumidor e fornecedor; Direitos básicos do consumidor.

AULA 02: Política Nacional das Relações de Consumo; Âmbito de aplicação das normas de Direito do Consumidor; Contratos de consumo; Princípios contratuais gerais do Código de Defesa do Consumidor

AULA 03: Cláusula geral de boa-fé; Dever de informar e dever de redação clara nos contratos de consumo; Direito de arrependimento do consumidor; Interpretação do contrato de consumo.

AULA 04: Cláusulas contratuais abusivas; Contratos de adesão; Controle judicial dos contratos de consumo; Esferas de responsabilização e sanções no CDC.

AULA 05: Sistema Nacional de Defesa do Consumidor; Esferas de competência; Órgãos de defesa do consumidor; Processo administrativo; Sanções administrativas.

AULA 06: Responsabilidade por fato do produto e do serviço; Responsabilidade por vício do produto; Responsabilidade solidária; Responsabilidade subsidiária; Responsabilidade dos profissionais liberais;

AULA 07: Palestra com o coordenador do órgão e um convidado especialista em Direito do Consumidor.

AULA 08: Avaliação final e coquetel de encerramento.

2 – EDUCAÇÃO FINANCEIRA

AULA 01: Características econômicas do Brasil atual; Perfil financeiro do consumidor; Vícios ao lidar com o dinheiro; Orçamento financeiro comum; Apontamento de despesas.

AULA 02: Sonhos de curto, médio e longo prazos; Planilha de orçamento financeiro; Poupar; A força do dinheiro aplicado por 30 anos.

AULA 03: Comprar ou não comprar; Comprar com consciência; Liberdade Financeira; O caminho para a independência financeira; Tipos de investimentos

AULA 04: Avaliação final e coquetel de encerramento.

 

Teve início nesta terça-feira (10.12) o Serviço de Castração Gratuita para as regiões de Pedro do Rio, Secretário, Posse e Brejal promovido pela Prefeitura de Petrópolis. Estão previstas 1.600 esterilizações de cães e gatos. O serviço atua no controle populacional de animais no município.

As castrações, que estão sendo concentradas no CEU da Posse, ocorrerão até a próxima terça-feira (17.12) e os animais que passarão pelas cirurgias neste período foram cadastrados previamente pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde. A contratação da empresa para prestar o serviço foi feita por meio de licitação. Os procedimentos estão sendo realizados em dois ônibus adaptados para centro cirúrgico e recuperação pós-anestésica. Também foram montadas tendas para triagem e pré-anestésica dos bichos. A equipe conta com cirurgiões e demais veterinários, além de auxiliares.

O cadastramento dos animais na Posse e Brejal foi feito por Agentes Comunitários de Saúde e em Secretário e Pedro do Rio houve ponto de cadastramento. Além de ajudar no controle populacional dos animais, as castrações previnem as doenças da esfera reprodutiva e ajudam no controle de algumas zoonoses, como por exemplo a esporotricose, informou a veterinária Maria Beatriz Pellegrini.

No ano passado, foram castrados animais de Corrêas, Castelo São Manoel, Bairro da Glória, Caetitu, Itaipava, Madame Machado e arredores.

A equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) ofereceu uma palestra nesta terça-feira (10.12) para parte do 15º Grupamento do Bombeiro Militar, em Petrópolis, com o objetivo de esclarecer questões sobre a violência contra mulher. O encontro foi ministrado pela coordenadora do Cram, Cleo de Marco, e pela psicóloga do órgão, Liane Diehl, e ainda contou com a presença do comandante do 15º GBM, Gil Kemps. Na quinta-feira (12.12), a equipe fará outra palestra para a segunda parte do grupo do Corpo de Bombeiros.  O Cram, que é subordinado ao Gabinete da Cidadania, realiza palestras periódicas em vários locais para conscientizar a população sobre a violência doméstica. O órgão possui uma equipe multidisciplinar com assistência social, jurídica e psicológica para atender as vítimas de violência.

Denuncie:

O Cram possui um telefone de emergência, disponível para chamadas de voz, mensagens de texto ou WhatsApp no número (24) 98839-7387. Para denunciar ou solicitar informações, pode-se ligar para o telefone 2243-6152 ou comparecer à sede do Cram, localizada na Rua Santos Dumont, número 100, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. Caso se sinta violentada de alguma forma, a mulher pode contatar a Polícia Militar pelos números 2291-5071, 2242-8005 ou na Central de Atendimento à Mulher pelo 180, além de poder contatar via WhatsApp a emergência da Polícia Militar, pelo número (24) 99222-1489.

 

Uma experiência mais receptiva, didática e uma comunicação mais atrativa. Esse é o objetivo do projeto de revitalização da exposição de longa duração do Museu Casa do Colono, que será inaugurado nesta quinta-feira (12.12), às 9h. O projeto é um dos aprovados na Seleção de Projetos Artísticos Culturais do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) da Prefeitura de Petrópolis, e foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura. Agora, o acervo de um dos principais museus da cidade contará uma nova identidade visual em sua exposição.

O visitante poderá notar as mudanças em cada detalhe do museu: nos painéis expositivos, vitrines, suportes museográficos e legendas bilíngues, que contam um pouco da história da imigração germânica em Petrópolis e sua importância para a construção e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade.

 O projeto de Revitalização da Exposição foi idealizado pela Partes Design e executado pela designer Miriam Barrutia.

Além da inauguração, no mesmo dia o atrativo vai contar também com um café da manhã colaborativo de fim de ano. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a relação do museu com a comunidade petropolitana, suas raízes e identidade local. Entendemos o Museu como um espaço de encontros, de afeto, de diálogo, de conhecimento, de trocas, lugar do pensar juntos. Quem quiser participar basta trazer qualquer tipo de artigos alimentícios para partilhar com a gente nesse encontro/reunião entre amigos e familiares do Museu Casa do Colono”, explica a museóloga Ana Carolina Vieira.

O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristovão Colombo, 1034 - Castelânea, e funciona de terça-feira à domingo, das 8h30 às 16h, com entrada gratuita. O museu também oferece visitas guiadas e contação de histórias. Mais informações, através do telefone (24) 22473715.

O congresso técnico da III Copa Imperial de futsal feminino será realizado na quinta-feira (12.11), às 17h, na Superintendência de Esportes e Lazer. O encontro vai definir a tabela e o regulamento da competição, que será realizada no próximo domingo (15) no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no Caxambu. As equipes interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone (24) 2233-1218 ou comparecer na Superintendência de Esportes e Lazer, no Centro de Cultura Raul de Leoni, de 9h às 18h, até o momento em que acontece o congresso.

Cada time pode inscrever o número máximo de 12 jogadoras acima de 16 anos, mas será exigida uma autorização assinada pelos responsáveis para as meninas menores de idade. Os finalistas da III Copa Imperial de futsal feminino recebem medalhas e troféu de premiação. Dessa maneira, a prefeitura estima a participação de 100 atletas na competição.

Desde 2017, o governo municipal promoveu dois torneios de futsal e outro de futebol society para as mulheres.

Outra novidade implementada pela atual gestão neste sentido foi o futebol de campo das meninas nos jogos estudantis no primeiro ano da gestão. Desde então, as escolas também estão se mobilizando para formar equipes. Neste caminho, a prefeitura também quer incentivar os clubes da cidade a montarem times femininos.

 

A Secretaria de Educação de Petrópolis participou, na última segunda-feira (09.12), do II Encontro Estadual do Programa de Inovação Educação Conectada do RJ. O evento foi realizado pela Undime-RJ, em parceria com o CEIPE/FGV. O Programa de Inovação Educação Conectada é uma iniciativa do Ministério da Educação e tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

Segundo a organização do evento, além de contribuir com a implementação do programa nas redes municipais e na rede estadual do RJ, o encontro também serviu para formar e informar os participantes sobre a continuidade das ações do Educação Conectada e próximos passos, fomentando o uso de tecnologias com intencionalidade pedagógica como estratégia de alinhamento à BNCC e cumprimento dos planos de educação (PNE, PEE e PME).

Entre janeiro de novembro deste ano, 3.662 carteiras de trabalho foram emitidas através do DETRA – Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em dois postos de atendimento: no Centro e em Itaipava. O número corresponde às emissões ocorridas entre janeiro de novembro de 2019.

Do total de atendimentos registrados nesse ano, 2.139 documentos foram emitidos no Centro no Polo de Modas da Rua Teresa e 1523 em Itaipava, no Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti.

Em 2018 o número de emissões foi de 5.459 e em 2017, o total foi 2.780.

Para fazer a primeira via da Carteira de Trabalho são necessários os documentos: CPF (original); Identidade (original); certidão de nascimento / casamento e comprovante de residência. Para quem vai fazer a segunda via são necessários o CPF e identidade (original); certidão de nascimento / casamento; comprovante de residência (com CEP correto); número e série da CTPS anterior (encontrado em rescisões de contrato, extrato de FGTS, folha de seguro desemprego).

O serviço é oferecido na sede do Detra, que funciona no Polo de Modas da Rua Teresa e no Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti, que fica na Estrada União Indústria, nº 11.860, sala 05, em Itaipava.

 

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Dezembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo