A prefeitura vai aplicar sanções previstas no decreto que obriga concessionárias e permissionárias de serviços públicos a promoverem a manutenção de vias que foram danificadas para obras dessas empresas. O município não dará nenhuma autorização para a CEG até que ela promova reparos no entorno da Praça da Liberdade e na comunidade Pedras Brancas, na Mosela. A Secretaria de Obras já cobrou que a empresa regularize as condições desses dois locais, o que não ocorreu até agora.

Em agosto, o prefeito decretou que as empresas que precisarem abrir canaletas nas ruas para fazer qualquer tipo de serviço (seja instalação de novas ligações ou reparos) são responsáveis pela manutenção das vias.

O entorno da Praça da Liberdade recebeu pavimentação total no ano passado, quando várias ruas do Centro foram completamente reformadas. Pedras Brancas também já foi atendida com aplicação de asfalto pelo programa Prefeitura Presente. Em menos de 20 dias, o programa já promoveu 120 ações de manutenção de 92 ruas com asfalto em 29 bairros.

As obras que não possuem caráter emergencial devem ser informadas ao município com antecedência, para que sejam analisados os impactos desses serviços e seja possível minimizar os transtornos. Concluído o trabalho da concessionária ou permissionária, ela tem até três dias para fazer a recuperação do local, independentemente do tipo de pavimentação da rua – asfalto, calçamento ou terra.

O decreto estabelece os requisitos técnicos que devem ser seguidos para o reparo das vias. As concessionárias também ficam responsáveis por sinalizar as vias durante a execução do serviço de forma a proteger pedestres e veículos, identificando a empresa que está executando a obra, e por remover o entulho.

O bairro Vila Rica está recebendo ações de limpeza dentro do programa Prefeitura Presente. Estão sendo feitos serviços de capina, roçada e raspagem de meio-fio. São 35 funcionários atuando desde o início da semana e que já promoveram também a revitalização da pintura de meio-fio e da Academia ao Ar Livre que fica à disposição dos moradores.

Os serviços que estão sendo feitos em Vila Rica também já foram levados para a Vila São José e a localidade Canto do Cemitério. O Bairro da Glória também está sendo atendido nesta semana. Locais como a comunidade Águas Lindas, Pedro do Rio e Secretário já estão na programação para receberem as equipes nas próximas semanas.

A meta do programa Prefeitura Presente é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além das secretarias de Obras e de Serviços e CPTrans.

Na semana passada, Vila Rica recebeu atuação das equipes de manutenção de iluminação pública. E nos próximos dias, está prevista aplicação de asfalto.

Nesta quinta, o programa Prefeitura Presente também promoveu aplicação de asfalto em sete bairros. Foram atendidas a Rua João Ferreira de Castro (Morin), Paraíba e Alagoas – Rua C (Quitandinha), Promenade (Nogueira), Águas Lindas (Nogueira), Carvalho Junior (Corrêas), Estrada José Almeida Amado (Caxambu) e União e Indústria (Itaipava). Até aqui, já foram feitas 122 ações de aplicação de asfalto em 94 ruas de 29 bairros.

A Comdep promoveu remoção de entulho em ruas de Independência, São Sebastião, Siméria, Castelânea, Valparaíso, Vila São José, Nogueira e Castelo São Manoel.

Também foi feita capina em Sargento Boening, Quarteirão Ingelheim, Quitandinha, Centro, Morin, Bingen, Valparaíso, Quarteirão Brasileiro, Cascatinha, Duarte da Silveira, São Sebastião e Nogueira.

As equipes de manutenção de iluminação pública atuaram em Itaipava, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa e Bingen.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai realizar o simulado do Plano Verão municipal no dia 19 de novembro, às 9h, na E.M. Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade. O treinamento será a evacuação dos alunos da unidade escolar em caso de deslizamento de terra. O objetivo da ação é preparar e organizar as equipes de pronta resposta para o atendimento da população durante o período de fortes chuvas, que começa neste mês e vai até abril. Será a terceira edição do exercício, que acontece anualmente desde o início da atual gestão.

O simulado faz parte de um conjunto de ações da prefeitura com foco na prevenção aos desastres de origem natural. 

O Plano Verão municipal está sendo atualizado pela Defesa Civil em conjunto com os outros 57 órgãos de resposta, aperfeiçoando o atendimento às ocorrências. O lançamento da edição de 2020 será no dia 21 de novembro, às 14h, na Casa dos Conselhos. O plano determina a função de cada órgão de pronta resposta nos atendimentos das ocorrências ocasionadas pelas fortes chuvas.

Ações de conscientização, como o Defesa Civil nas Escolas – que desenvolve atividades lúdicas com informações sobre prevenção, também se destacam. “O nosso trabalho ganhou o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por causa das nossas ações. São indicativos de que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário.

Outra ação será um calendário de operações nas praças e nas comunidades que começa a funcionar em dezembro com o objetivo de orientar os moradores através de cartilhas com dicas de como agir em casos de deslizamento de terra e inundações. Os agentes também visitam os 15 pontos de apoio de cada um dos 12 bairros que contam com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme.

Neste ano, outra atividade de prevenção de destaque foi a participação de mais de 1,2 mil pessoas no “Exercício Simulado de Emprego da Força de Apoio à Defesa Civil”, que teve como base o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, na Vila Militar. Além dos militares, participaram do exercício outras 15 agências de pronta resposta em casos de calamidade pública.

Petrópolis abre o Natal Imperial daqui a uma semana, na próxima quinta-feira (14.11), com o acendimento das luzes e apresentações de música. A solenidade de abertura acontece no Palácio de Cristal, a partir de 19h, com entrada gratuita. O ponto turístico é um dos principais palcos da festa e recebe a Casa do Papai Noel com uma decoração especial em todo atrativo, voltada para as crianças, e ainda gastronomia. Serão 60 dias de festa até 12 de janeiro com o clima de Natal espalhado pelos quatro cantos da cidade.

O prefeito vai abrir oficialmente a festa. No dia, se apresentam o Coral de Sinos e o Coral Jovem do IPAE, o Vocal Somos Um e a orquestra Compasso Jazz Band. A entrada é gratuita. Além do Centro Histórico, que está recebendo a montagem da iluminação e cenografia com milhões de microlâmpadas espalhadas por prédios e árvores, os distritos também entram no clima, com decoração espalhada por diversos bairros. Além disso, a programação cultural completa a festa.

Com mais de R$ 300 milhões injetados na economia e 450 mil visitantes na última edição, Petrópolis já está na reta final com os preparativos do evento deste ano. Na edição de 2019, a festa vai contar com 40% a mais de iluminação em relação ao ano passado, com o aumento da decoração nos bairros, um pedido de comerciantes e moradores. O evento já está consolidado no calendário de eventos do município.

O prefeito participou, na última quarta-feira (06.11), de uma reunião com a Associação de Moradores do Boa Vista. Na ocasião, o prefeito falou sobre o andamento da obra do CEI Boa Vista, ressaltou o trabalho de asfaltamento realizado no bairro e ouviu as demandas da comunidade. O encontro ocorreu na sede da Associação de Moradores.

O trabalho no CEI está a todo vapor: colocação de pisos e louças, além de ajustes no telhado. O novo CEI vai atender, do berçário ao quinto período, crianças na faixa etária de zero a cinco anos. O espaço terá quatro salas e um berçário, além de fraldário, lactário, banheiros (incluindo um adaptado para crianças com deficiência), rampa de acesso para o andar superior, cozinha, refeitório e secretarias. A estrutura de todos os cômodos já está pronta.

Um dos pedidos, feito pela Associação, foi a colocação de uma tela ou grade de segurança entre a quadra poliesportiva e o CEI. “Para que a bola não fique batendo no muro do CEI. Estamos muito felizes com a creche, com o asfalto, e mais ainda de poder conversar diretamente com o prefeito sobre o nosso bairro. É muito gratificante ver as coisas acontecendo. Contamos os dias para a inauguração desse espaço”, contou o presidente da Associação de Moradores, Célio Lima.

Outra demanda apresentada pela Associação foi a implantação de consultórios dentários no Posto de Saúde do bairro. 

O prefeito falou, ainda, sobre o programa Prefeitura Presente – que já promoveu seis ações de aplicação de asfalto só na comunidade Boa Vista. Já foram atendidas as ruas Henrique João da Cruz, Cândido Borsato e a localidade Caminho do Ladeira.

“A reunião foi muito produtiva. Estamos felizes com o andamento das ações no nosso bairro. Somos muito presentes, acompanhamos de perto e sabemos reconhecer quando o trabalho está sendo bem feito”, contou Djalma Fragoso, integrante da Associação de Moradores.

A equipe do Procon Petrópolis realizou nesta quinta-feira (07.11) mais uma fiscalização em mercados da cidade. Foram flagrados 57.981 quilos de produtos impróprios para o consumo que estavam sendo comercializados em um estabelecimento no bairro Alto da Serra. O mercado foi autuado pelo órgão, por descumprir as normas do Código de Defesa do Consumidor.

Foram descartados 20.447kg de produtos que estavam com o prazo de validade vencidos; 14.150 kg acondicionados de forma irregular; 2.244 kg sem data do prazo de validade; 20.409 kg de carne pré-moída, violando o decreto estadual; e 950g de alimentos manipulados. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, produtos com prazo de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação, devem ser descartados. O órgão descartou todo o material na presença de um responsável pelo estabelecimento.

A partir de agora, o órgão dará sequência às ações e esta é uma pauta prioritária da gestão e mostra que a equipe está em sintonia com a população trabalhando para atender a sociedade nas relações de consumo.

As fiscalizações em mercados fazem parte das operações realizadas pelo Procon com a finalidade de fazer valer os direitos da população que estão previstos no Código de Defesa do Consumidor. Vale lembrar que, antes das fiscalizações, o órgão realiza ações de conscientizações orientando os fornecedores da importância de se cumprir as leis do CDC.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

Vídeos produzidos por alunos da rede municipal serão apresentados durante a programação do Festival de Cinema de Petrópolis, na próxima sexta-feira (25.10), às 10h, no Sesc Quitandinha. Na ocasião, serão apresentados para o público os três melhores vídeos de cada categoria: Fundamental 1º e 2º segmentos, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.

Ao todo foram confeccionados 33 vídeos, a partir do tema: "Qualidade de vida na comunidade com sustentabilidade”.

Os três melhores vídeos de cada categoria serão apresentados no festival, mas todos os vídeos produzidos serão apresentados também em mostras no Centro, Corrêas, Itaipava e Posse, após o dia 30 de outubro. As datas, horários e locais serão divulgados posteriormente.

“Todos os 1.300 alunos que participaram da confecção dos vídeos receberão certificados e, nas apresentações nos bairros, todos poderão assistir”, explicou Ana Lúcia de Oliveira, integrante da equipe de projetos da Secretaria de Educação.

O festival de Cinema de Petrópolis conta com o patrocínio de Youse e Certisign em parceria com o Sesc, a realização é da PM Comunicações com Kinobras

Estão abertas as inscrições para o Desafio do Castelo Itaipava, que será realizado no dia 8 de dezembro. Os interessados em participar podem garantir a vaga na internet, através do site: www.castelodeitaipava.com.br/desafio2019.  O valor dos kits para os atletas varia de R$ 32,50 até R$ 75. A corrida será disputada individualmente, com percurso de 5 km e duração máxima de 1h. O evento está no calendário esportivo municipal e conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.

A largada será às 8h no Castelo de Itaipava, com chegada no mesmo local. A inscrição na corrida é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. A retirada do kit acontece no dia 6 de dezembro em local que ainda será definido pela organização do evento. A expectativa é que 300 pessoas participem da prova.

Não serão entregues kits no dia do evento e nem após o evento. É obrigatório o uso do número de peito durante toda a realização da prova, sendo passíveis de desclassificação os participantes que não cumprirem a determinação dos organizadores. Os corredores que não passarem pelo 2° ponto de checagem, serão desclassificados automaticamente.

O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para o município até o mês de dezembro, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Quinta, 07 Novembro 2019 18:46

Grupo de alunos faz passeio pela prefeitura

Um grupo de 16 alunos do colégio Bom Jesus participou de um passeio pela prefeitura nesta quinta-feira (07.11). Os estudantes do 4º ano do ensino fundamental, que têm entre nove e 10 anos, estão fazendo atividades pedagógicas sobre o município de Petrópolis e também passaram pela Câmara de Vereadores e pelo Palácio Rio Negro, que já foi casa de veraneio de presidentes da República. O objetivo é mostrar para as crianças como funcionam as instituições que cuidam e também criam as leis que regem a cidade.

A Galeria Peter Brian Medawar, que fica no Parque Municipal, em Itaipava, abre nesta sexta-feira (08.11) a exposição “Nossos Trabalhos”, que apresenta obras produzidas durante o Curso de Desenho e Pintura e também o Atelier Aberto - dois projetos gratuitos que acontecem no Centro de Cultura Raul de Leoni. Os diversos estilos e técnicas artísticas poderão ser apreciadas pelo público até o dia 30 de novembro, com entrada é gratuita.

A mostra conta com obras dos artistas: Beth Ferraz, Cineia Wendling, Érica Rattes, Francisco Resende, Lizette Chauffaille, Margareth Mattos, Paulo Campinho, Regina Kronemberger, Rose Lima e Vera Campeão.

A primeira turma do Curso de Desenhos começou em junho e termina este mês, com aulas gratuitas. Uma nova turma será formada para o próximo ano. O objetivo é possibilitar a orientação individualizada de cada aluno, para que cada um possa desenvolver suas potencialidades, sendo acompanhados por um orientador. Já o Atelier Aberto também passou a funcionar no mesmo mês, com um espaço no qual artistas plásticos de todas as tendências estéticas e formações podem usar a Sala Etiènne Demonte para a criação de suas obras.

A Galeria Peter Brian Medawar fica na Estrada União e Indústria, 10.000. O horário de visitação é de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

Serviço:

Nossos Trabalhos

De 08 a 30 de novembro

Das 9h às 17hs - de segunda a domingo

Entrada Gratuita

Notícias por data

« Novembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo