Primeira parte do trabalho dos operários ocorre com a revitalização do revestimento e pintura da fachada e laterais

Nos próximos dias, outra frente dará início ao serviço no telhado

O trabalho de revitalização de revestimento e pintura de fachada no Terminal Centro começou nesta terça-feira (05.11). Operários que trabalham na reforma do local fazem o serviço na área externa do prédio. Nos próximos dias, uma outra frente vai atuar no telhado do maior terminal da cidade. A obra, que vai beneficiar 100 mil pessoas que frequentam o local diariamente, foi acompanhada pelo prefeito.

Apesar do prazo de 180 dias para realização da obra, o prefeito garantiu que o objetivo é entregar antes para a população.  

O Terminal Centro é o maior da cidade. De lá partem 1.640 viagens de 80 linhas de ônibus todos os dias, levando a população para diversos locais da cidade como Alto da Serra, Quitandinha, Bingen e Retiro, por exemplo.

O projeto de revitalização contempla intervenções no telhado, com a instalação de telhas de aço novas, cumeeiras e rufos, com impermeabilização de calhas, tanto na área coberta quanto junto às baias de ônibus. O piso será totalmente substituído e polido e ganhará ainda o sistema de orientação para pessoas com deficiência visual, que são os azulejos podotáteis. As paredes e o teto terão o revestimento refeitos. Haverá pintura em toda a estrutura, portas de madeira, portões, guarda-corpo.

A revitalização do Terminal Centro contempla todo a sua área: do lado da Rua Dr. Porciúncula, por exemplo, o piso em pedra portuguesa será recomposto. Já na área de embarque/desembarque que é vizinha ao rio, o revestimento do teto e da mureta de proteção será refeito com a instalação de forro em PVC, e um novo piso aplicado (inclusive da ponte que liga à Rua Caldas Viana). Daquele lado, pilares, marquise guarda-corpo e mureta terão nova pintura, além de revisão da parte elétrica.

Já na área de circulação dos ônibus, será aplicada uma nova camada de pavimentação, nivelamento de caixas de ralo e também dos “almofadões” na entrada e saída do terminal. Ainda serão feitos meio-fio junto às baias e colocação de balizadores.

O trabalho é feito pela empresa VACC Indústria, Comércio e Serviço Eireli por R$ 964,4 mil. Na última semana, a empresa acertou detalhes finais.

Mais de 300 pessoas receberam orientações sobre como cuidar dos condomínios

As 776 unidades do conjunto habitacional estão em reta final de construção

A prefeitura reuniu pela primeira vez futuros moradores do Vicenzo Rivetti. Mais de 300 pessoas estiveram no auditório da Fase/FMP na última segunda-feira (04.11) e receberam orientações sobre como cuidar dos condomínios que estão sendo implantados no bairro – as 776 unidades do conjunto habitacional estão em reta final de construção. É o trabalho de gestão condominial, que serve para ajudar os moradores a se organizarem para fazer administração jurídica e contábil dos blocos. O prefeito participou do evento e destacou o trabalho que vem sendo feito para a entrega das chaves.

O município trabalha para fazer a infraestrutura de entorno, como o arruamento e construção da rede de esgoto, para implantar equipamentos comunitários – uma UBS e uma creche – e ainda o trabalho na área social.

Nesse trabalho de gestão condominial, que será conduzido pela empresa AJR, os moradores passam por um trabalho pedagógico e de orientação para aprender a desenvolver escolha de síndico, gestão contábil, administração, entre outros pontos. Dessa forma, os beneficiários dos apartamentos vão conseguir conviver em condomínio e reduzir reclamações e desentendimentos. A reunião foi feita com quem vai morar no condomínio 3. Nas próximas duas segundas-feiras – dias 11 e 18 –, estão previstos os encontros com os moradores dos outros dois condomínios.

“Durante 12 meses, nós vamos estar com eles para dar o assessoramento necessário para implantação dos condomínios. Nessa fase inicial, a gente vai estar dizendo para eles: o que é condomínio, as regras de um condomínio, eleição de síndico, depois dessa eleição, vamos estar junto no recebimento desses moradores nas primeiras assembleias, vamos ajudar na organização do regimento interno. Vamos dar assessoria jurídica e administrativa do empreendimento”, explica o diretor e responsável técnico da AJR, Rafael Laurindo de Miranda.

Ansiedade para receber os apartamentos

Para quem participou desse primeiro encontro, não dá para esconder a ansiedade para receber as chaves e entrar na própria casa. É o caso de Elenir Fernandes de Araújo, que ficou desabrigada na chuva de 2013, quando morava na Rua 24 de Maio. Hoje, ela vive na Rua Teresa e cuida de dois netos. Para ela, ir para o Vicenzo Rivetti significa voltar a ter dignidade.

“Quando a gente perde a casa, a gente perde a dignidade, perde o chão. Agora, recebendo a casa, a gente vai saber que está no nosso porto seguro de novo. É uma tranquilidade, é uma alegria muito grande. Estou doida para receber logo as chaves e o papel e ouvir ‘pode ir para casa’”, diz.

Patrícia Zacheré é outra atingida pela chuva de 2013 que perdeu a casa em que morava, na comunidade Sítio do Pica-Pau, no Dr. Thouzet. Ela, o marido e as duas filhas moram no Valparaíso e dependem do aluguel social. Ir para o Vicenzo Rivetti representa ter de novo “tranquilidade”.

“Tranquilidade, paz e sossego de estar indo para o que é nosso, de estar indo para um lugar onde a gente não vai precisar pagar aluguel, sem saber se vai ter ou não. E é uma coisa que é nossa, fora de área de risco”,afirma.

Para Robson Raimundo Azevedo Passos, a chuva que o deixou desabrigado há oito anos agravou o problema na perna que o impede de trabalhar. Morando com dois filhos adolescentes, a preocupação dele é dar uma moradia para eles.

“Fui atingido pela chuva de 2011, quando perdi praticamente tudo. Perdi três cômodos e o resto ficou embargado pela Defesa Civil, que se encarregou de demolir. São muitos anos esperando, aguardando. E agora, saber que estamos na reta final, haja coração. Tenho dois filhos e tenho que pensar no futuro deles também”, fala.

A prefeitura deu início às obras de duas quadras esportivas da cidade: na Vila São José e na comunidade Oswaldo Cruz. Os trabalhos já estão sendo realizados e os alambrados antigos foram removidos para a substituição. O prefeito esteve nos dois locais nesta terça-feira (05.11).

A atual gestão entregou o Centro de Iniciação ao Esporte que fica no Caxambu, o único do Estado, e já entregamos as quadras do Pedras Brancas e do Morin. Além da Vila São José e da Oswaldo Cruz, a prefeitura também vamos fazer obras nas quadras do Alemão, do Amazonas e do Vale do Carangola.

A quadra da Vila São José terá ainda melhorias de piso (que será de concreto), pintura e vestiários, revisão da parte elétrica, com colocação de refletores de LED, instalação de tabela de basquete, rede de vôlei e traves.

Na comunidade Oswaldo Cruz, além dessas intervenções, também será instalada cobertura em telha de alumínio, ponto que é comemorado pelos moradores, que poderão usar o equipamento esportivo mesmo em dias de chuva.

“Para a gente, isso aqui será de muita valia porque nós temos um projeto de escolinha de futsal com mais de 50 crianças. Quando o tempo está bom, a gente consegue manter o projeto, quando está chovendo, a gente não consegue por causa da falta da cobertura. Então essa cobertura veio na hora certa para a nossa comunidade. São muitos anos que nós estamos lutando e agora estamos conseguindo esse prêmio, que vai beneficiar toda a comunidade”, afirma o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Oswaldo Cruz, Reinaldo de Souza Santos.

O programa Prefeitura Presente promoveu aplicação de asfalto em ruas de nove bairros nesta terça-feira (05.11): Morin, Duarte da Silveira, Alto da Serra, Quitandinha, Nogueira, Quissamã, Itamarati, Caxambu e Itaipava.

Nesta terça-feira, foram atendidas as ruas Sérvulo Lima e Pedro Ivo (Morin), João Xavier (Duarte da Silveira), Arnaldo de Azevedo (Alto da Serra), Rua Paraíba (Quitandinha), Grota dos Frias (Nogueira), Rua Quissamã (Quissamã), Bernardo Proença (Itamarati), Estrada José de Almeida Amado (Caxambu) e Trevo de Bonsucesso (Itaipava).

Além do tapa-buraco, outros serviços de limpeza, iluminação pública, pintura de meio-fio e sinalização de vias serão reforçados nas comunidades de Petrópolis. A meta é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além das secretarias de Obras e de Serviços e CPTrans.

Quinquênio, que estava congelado há seis anos, começou a ser liberado em outubro de 2018

Mais 22 novos enquadramentos por tempo de serviço – quinquênio – foram liberados pela prefeitura para servidores da Educação. Com mais esses, já são 2.903 servidores com a progressão incorporada ao salário. Os quinquênios começaram a ser liberados, por blocos, em outubro de 2018, após seis anos de congelamento. Os nomes serão publicados no Diário Oficial.

Além dos quinquênios, o poder público também está liberando os enquadramentos por formação. Até o momento, 712 já receberam a progressão.

Vale salientar que os enquadramentos representam um aumento real no salário dos servidores entre 10% e 35% - até R$ 400. Alguns terão o quinquênio incorporado aos salários; outros o enquadramento por formação e, em alguns casos, o servidor terá os dois enquadramentos somados ao vencimento.

Prefeitura acompanha produção da cenografia que vai enfeitar o atrativo e também a Praça da Liberdade

O Palácio de Cristal vai se transformar em um mundo mágico, principalmente para as crianças, durante o Natal Imperial. A montagem da cenografia – prevista para começar ainda esta semana – vai fazer com que um dos principais atrativos turísticos de Petrópolis seja também o principal palco da festa, recebendo a Casa do Papai com tudo o que tem direito, como um grande trenó e suas renas, caixas gigantes de presente, brinquedos temáticos de Natal, além de barracas de comida.

Equipes da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) acompanharam nesta terça-feira (05.11) a produção da cenografia que será instalada no atrativo e também na Praça da Liberdade nos 52 dias de festa. Tudo está sendo preparado para a montagem, que deve começar no final desta semana. O Palácio será palco ainda da abertura do Natal Imperial, no dia 14 de novembro, às 19h, horário do acendimento das luzes.

Além da Casa do Papai Noel e o trenó, que serão montados nos jardins do Palácio, o espaço também recebe brinquedos interativos e decorados, como balanço e gangorra. A cenografia também contempla bonecos como “soldadinhos de chumbo”, boneco de neve, além do letreiro gigante do Natal Imperial, entre outros. Dentro do Palácio acontece a programação cultural. O atrativo já está recebendo também uma grande árvore de Natal.Apesar de a montagem começar esta semana, o trabalho já vem sendo feito há muito tempo. Acompanhamos o trabalho no galpão da empresa responsável pelo serviço e a produção está a todo vapor”, completa a diretora de turismo da Turispetro, Amanda Alvarez.

O Natal Imperial vai reunir também, nos jardins do Palácio de Cristal, gastronomia de diversos países. Serão barracas de alimentação, que vão oferecer comida de diferentes culturas, como a japonesa, alemã, italiana, portuguesa, árabe e afro-brasileira.

A campanha Novembro Azul será aberta nesta quarta-feira (06.11) com um encontro de profissionais da saúde no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis (Rua Benjamin Constant, 213). Durante todo o mês, temas referentes à Saúde do Homem e o Diabetes serão debatidos por meio de palestras, ações sociais e demais atividades em postos de saúde e outras unidades do município. A abertura do mês contará com a presença do coordenador Estadual da Saúde do Homem, doutor Giovani Dimas.

O Novembro Azul é o mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem e também o mês dedicado ao alerta para o Diabetes. Em Petrópolis, toda a rede pública de saúde está com sua atenção intensificada para ambos os temas. No caso da Saúde do Homem, a campanha visa não somente alertar para o câncer de próstata, mas promover ações afim de atrair os homens às unidades de saúde para que eles tenham mais atenção à necessidade de cuidados preventivos.

A programação do Novembro Azul em Petrópolis será desenvolvida em unidades básicas de saúde de diferentes bairros de Petrópolis, assim como nos Postos de Saúde da Família (PSFs). No dia 14, por exemplo, a UBS do Alto Independência estará com o Grupo de Diabetes, promoverá atividades físicas para os participantes, prestará orientação sobre o tabagismo com profissionais, oferecerá aferição de pressão arterial e glicemia entre outras atividades, das 9h às 16h30. As atividades voltadas para o homem no Novembro Azul estão sendo coordenadas pelo enfermeiro Victório Vecchi, coordenador da área técnica do programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira a programação:

Dia 7 – Dia D na Posse, das 8h às 16h com palestras, ação social com verificação de pressão arterial e glicemia capilar.

Dia 12 – Palestra sobre Saúde do Homem no PSF Jardim salvador às 9h.

Dia 13 – Palestra sobre Saúde do Homem do Caps Adulto Nise da Silveira, às 9h.

Dia 14 – Ação social na UBS do Alto Independência das 9h às 16h30.

Dia 19 – Dia D da Saúde do Homem das 9h às 16h no PSF de Secretário.

Dia 19 – Palestra Saúde do Homem no PSF do Caxambu , 3º turno.

Dia 26 – Palestra Saúde do Homem na academia as saúde do Cremerie às 13h.

Dia 27 – Palestra Igreja Metodista do bairro Bela vista

Dia 28 – Palestra na academia da saúde de Itaipava, às 9h.

Dia 30 – Evento da saúde do homem e ação social no Vale das Videiras das 9h às 15h.

Evento, em Brasília, conta com a participação de gestores públicos e especialistas

Debater as políticas públicas para o setor agropecuário brasileiro. Esse é o objetivo do Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária que começou neta terça-feira (05.11) e seguirá até quinta (07), em Brasília. Iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento conta com palestras e participação de gestores públicos e especialistas do setor. Petrópolis está sendo representada no evento pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Departamento de Agricultura.

Com 768 estabelecimentos agropecuários – de acordo com Censo Agro do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Petrópolis têm na agricultura, uma das bases do fortalecimento econômico.

A solenidade de abertura contou com a participação da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que falou sobre os desafios e oportunidades da agricultura brasileira. Outros assuntos também foram abordados como: impactos da produção rural do PIB brasileiro, organização do setor e atuação da Frente Parlamentar da Agropecuária, papel das compras públicas no fomento à economia local e tecnologia a serviço da agropecuária, promoção do desenvolvimento sustentável nos municípios, Inspeção Sanitária e empreendedorismo no campo.

“Acreditamos na agricultura, reconhecemos a qualidade de tudo que é produzido na nossa cidade e parabenizamos o trabalho dos produtores. O Departamento de Agricultura está sempre de portas abertas para ajuda-los e, certamente, todas as boas ações explicadas no congresso serão repercutidas com o setor”, disse o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Maurício Soares.

Dando continuidade às operações de fiscalizações em mercados, o Procon Petrópolis descartou nesta terça-feira (05.11), 12,095 kg de produtos vencidos e 1,735 kg de produtos sem identificação de prazo de validade, em um mercado de Bonsucesso. O estabelecimento foi autuado pelo órgão, por descumprir as normas do Código de Defesa do Consumidor.

Foram 38 embalagens de produtos descartados, entre eles: carne seca de lagarto, bacon, requeijão, linguiça, frango à milanesa, pão, entre outros. Todo material foi descartado na presença de um responsável pelo estabelecimento. O CDC diz que produtos com prazo de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação, devem ser descartados.

No mês de outubro, o órgão realizou em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), uma palestra de orientação para os empresários do segmento de alimentos, como supermercados, sobre a atuação legal dos empreendimentos. A palestra conscientizou os fornecedores sobre adequações para que não haja problemas durante uma fiscalização. Durante a palestra, a equipe do Procon explanou sobre legislação, validade de produtos, precificação, propaganda enganosa, promoção, armazenamento, produtos fracionados, manipulação de carne, questões sanitárias, lei das sacolas plásticas, livro do Código de Defesa do Consumidor, entre outras orientações.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

Município investe na prevenção para diminuir o número de ocorrências de verão

O calor e o avanço de áreas de instabilidade pelo estado do Rio de Janeiro podem ajudar a espalhar nuvens carregadas provocando pancadas de chuva a partir desta quarta-feira (06.11) em Petrópolis. A chegada do período de chuvas fortes, o mais crítico do ano,exige planejamento e mostra a importância do investimento que o município faz na prevenção de desastres de origem natural. Entre as ferramentas usadas pelo governo municipal estão as sirenes, pontos de apoio, alertas via Whatsapp e redes sociais, voluntários e recursos humanos do poder público. Ações de conscientização, como o Defesa Civil nas Escolas – que desenvolve atividades lúdicas com informações sobre prevenção, também se destacam.

O Plano Verão municipal está sendo atualizado em conjunto com os outros 57 órgãos de resposta, aperfeiçoando o atendimento às ocorrências. O lançamento da edição de 2020 será no dia 21 de novembro, às 14h, na Casa dos Conselhos. A Defesa Civil segue fazendo os testes mensais das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, para que todos os 20 equipamentos da cidade permaneçam funcionando durante a estação mais crítica do ano.

Um calendário de operações nas praças e nas comunidades começa a funcionar em dezembro com o objetivo de orientar os moradores através de cartilhas com dicas de como agir em casos de deslizamento de terra e inundações. Os agentes também visitam os pontos de apoio de cada bairro que conta com as sirenes.

Neste ano, como parte das ações de prevenção, mais de 1,2 mil pessoas participaram do “Exercício Simulado de Emprego da Força de Apoio à Defesa Civil”, que teve como base o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, na Vila Militar.Além dos militares, participam do exercício outras 15 agências de pronta resposta em casos de calamidade pública. 

Além disso, outra medida que vem conquistando reconhecimento nacional é o Defesa Civil nas Escolas. Referência no Estado do Rio de Janeiro na prevenção de desastres, o programa pioneiro de Petrópolis também foi apresentado para 20 municípios de São Paulo na Reunião Ordinária da Câmara Temática de Defesa Civil da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Os números do Defesa Civil nas Escolas no último semestre chamam a atenção: foram mais de 20 mil alunos envolvidos em 631 atividades. A equipe também participou do encontro de Defesa Civil de Grandes Metrópoles, apresentando o programa.

Projeto atende 170 alunos com aulas gratuitas em duas escolas da rede

Nas escolas municipais Professora Maria Campos e Fábrica do Saber, 170 alunos participam gratuitamente de aulas de karatê – estudantes de diversas escolas que aprendem todos os dias a importância do esporte para a vida. E o esforço vem dando resultado, com medalhas conquistadas na última competição, em Fragoso. O resultado também rendeu à equipe de Petrópolis a segunda colocação geral no ranking da competição Kandu-Dai. Agora, os atletas estão se preparando para outro campeonato, em São Paulo.

As medalhas conquistadas foram apresentadas para a equipe da Secretaria de Educação. 

“Viemos agradecer o apoio e o incentivo ao esporte. Essas crianças têm um sonho e correm muito atrás disso. Nós mães também e ficamos felizes com cada realização. Estamos sempre pedindo apoio e, até agora, não podemos reclamar”, disse Liliane Balbino, mãe do Bernardo e do Miguel, de 6 e 9 anos.

O amor pelo Karatê é o maior incentivo para a participação em competições. O grupo, que é comandado pelo sansei Luiz Antonio da Silva conquistou 35 medalhas na última competição, em outubro, realizada em Fragoso, e conquistaram a segunda colocação geral no ranking da competição Kandu-Dai. Agora, já estão se preparando para outro desafio: uma competição em São Paulo, 14 de novembro, que será uma seletiva para um campeonato mundial.

Site da prefeitura é a ferramenta para os candidatos cadastrarem seus currículos

O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem 20 vagas disponíveis nesta semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura no site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-8113.

O balcão de empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Rua Aureliano Coutinho, 203, no Centro.

Confira as oportunidades:

Auxiliar de loja - 15 vagas - ambos os sexos - Ensino médio, oportunidade de primeiro emprego

Auxiliar de serviços gerais - 2 vagas - ambos os sexos - Experiência

Chapeiro - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência

Operador de caixa - 2 vagas - ambos os sexos - Ensino médio e experiência

Medida visa facilitar fluidez no trânsito para que alunos cheguem com tranquilidade aos locais de prova

Atividades físicas gratuitas disponíveis na Praça Dom Pedro

Em virtude da realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Circuito Imperial de Lazer não vai funcionar no domingo (10.11). A medida é uma forma de diminuir o impacto no trânsito da cidade, já que parte das Ruas do Imperado e, 13 de Maio, além das Avenidas Ipiranga e Barão do Rio Branco são fechadas para a realização de atividades esportivas e de lazer gratuitas. Na Rua do Imperador, por causa da programação do Natal Imperial, o Circuito voltará a funcionar somente em fevereiro. Os outros locais voltam normalmente no dia 17 de novembro.

A programação esportiva que seria na Rua do Imperador neste domingo será realizada na Praça Dom Pedro, de 9h às 12h. A prefeitura, em parceria com o Lions Clube, Universidade Cruzeiro do Sul e com a Academia Korper, irá oferecer aulas de ritmo para os adultos, iniciação esportiva para o público infantil e aferição de glicose e pressão arterial, além de outras atividades.

Os petropolitanos também podem usar espaços públicos para a prática esportiva. O Parque Municipal, em Itaipava, conta com uma pista de corrida de 1,2 quilômetros e vai estar aberto para os atletas, que podem usufruir também de quadras poliesportivas e da ciclovia. O espaço é utilizado pelos frequentadores para caminhadas e piqueniques e funciona de 7h às 18h.

Outra opção é o Parque Natural, que fica na Avenida Ipiranga,com uma área de 16,7 hectares com estágio avançado de Mata Atlântica e pode ser utilizado para trilhas e caminhadas e passeio com toda a família e amigos. O espaço funciona diariamente, de 7h às 17h.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Novembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo