O prefeito entregou nesta terça-feira (19.11) ao secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos, 16 projetos para captação de recursos visando investimentos em diversos setores da saúde de Petrópolis, que, juntos, somam quase R$ 42 milhões. Foram apresentados o resumo e o plano de investimentos para a aquisição de equipamentos para UTI e de ressonância magnética, por  exemplo, além de planejamento para reforma e estruturação de unidades e implantação de projetos.

Entre os projetos apresentados estão o de ampliação do Centro de Saúde e da UBS Águas Lindas, reforma do Hospital Nelson de Sá Earp com implantação do Centro de Imagem, aquisição de aparelhos de mamografia, ressonância magnética e de UTI, investimento para o projeto Visão do Futuro, além de outros investimentos para ampliar e qualificar o atendimento à população.

O Prefeitura Presente já alcançou 33 bairros com o serviço de aplicação de asfalto. Desde o início do programa, há pouco mais de um mês, já foram feitas 169 ações de tapa-buraco em 117 ruas. Sete bairros receberam aplicação de asfalto dentro do programa nesta terça (19.11). O serviço aconteceu em Araras, Vila Rica, Caxambu, Carangola, Nogueira, Posse e Bairro Esperança.

O serviço de tapa-buraco aconteceu em Santa Luzia (Araras), Vila Rica (Itaipava), Três Pedras (Caxambu), Estrada do Carangola (Carangola), Calembe (Nogueira), Santo Antônio (Posse) e Brigadeiro Castrioto (Bairro Esperança).

Além do tapa-buraco, outros serviços de limpeza, iluminação pública, pintura de meio-fio e sinalização de vias serão reforçados nas comunidades de Petrópolis. A meta é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além das secretarias de Obras e de Serviços e CPTrans.

O programa Prefeitura Presente também promoveu os serviços de capina, roçada e pintura de meio-fio em Vila Rica, Vila Militar, Rio de Janeiro (Quitandinha), Bairro da Glória, Águas Lindas, Calembe e Nogueira.

A Comdep fez capina e roçada em ruas de Cuiabá, Morin, Valparaíso, Caxambu, Mosela, Bingen, Quarteirão Ingelheim, São Sebastião, Quitandinha e Centro.

Também houve remoção de entulho em Caxambu, Floresta, Bairro Esperança, Comunidade do Alemão, Retiro, Roseiral, Jardim Salvador e Madame Machado. Já a Secretaria de Serviços realizou o trabalho na Estrada da Saudade.

Além do tapa-buraco, outros serviços de limpeza, iluminação pública, pintura de meio-fio e sinalização de vias serão reforçados nas comunidades de Petrópolis. A meta é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além das secretarias de Obras e de Serviços e CPTrans.

A manutenção de iluminação pública aconteceu nos bairros Independência, Caxambu, Centro, Alto da Serra e Cascatinha.

O mundo mágico de Natal em que se transformou Petrópolis, na Região Serrana do Rio, é a opção para passar o feriado nesta quarta-feira (20.11). Hotéis e pousadas, além de atrativos turísticos e restaurantes estarão de portas abertas para receber os visitantes neste Dia da Consciência Negra. O Palácio de Cristal, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, está recebendo a Casa do Papai Noel, com uma decoração especial e cenografia natalina voltada para as crianças, além de gastronomia. Desde a última quinta-feira (14), o município se tornou um grande cenário de Natal, com decoração no Centro Histórico e pelos bairros.

O Natal Imperial, como uma das principais festas do calendário turístico da cidade é chamada, vai até 12 de janeiro. São milhões de lâmpadas enfeitando árvores e prédios, vídeo mapping na fachada de casarões tombados, cenografia especial, uma árvore medindo mais de 30 metros de altura, entre diversas outras atrações. Uma das principais indutoras do turismo no estado e categoria A no Mapa do Turismo Nacional, Petrópolis é uma das principais opções para passar o feriado no Rio de Janeiro.

Quem vier aproveitar os espaços da festa vai poder contar com o Palácio de Cristal, que até janeiro é um verdadeiro cenário de Natal, com enfeites, cenografia e brinquedos temáticos. Além disso, o atrativo abriga a Casa do Papai, barracas de gastronomia – com comidas típicas separadas por países, como Japão, Alemanha, Portugal, Itália, etc – e de artesanato. Na Praça da Liberdade, que também ganhou decoração especial, o destaque é a árvore de Natal gigante.

Quem aproveitou para subir a Serra no fim de semana não se arrependeu, como é o caso da enfermeira Solange Gabriel da Silva, que aproveitou o feriadão para passear com toda a família. “A gente decidiu vir pra Petrópolis porque gosta muito de Serra. Costumamos visitar muito Gramado e aqui é muito parecido com Gramado. E hoje a gente veio conhecer e aproveitar a decoração de Natal”, disse ela, que é do Rio de Janeiro.

Além do Natal Imperial, principais pontos turísticos como o Museu Imperial, o Museu Casa de Santos Dumont, o Museu Casa do Colono, entre diversos outros estarão funcionando normalmente, assim como restaurantes e shoppings.

Mais de 100 alunos do primeiro segmento da E.M. Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade, participaram do simulado da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias nesta terça-feira (19.11). O treinamento de evacuação das salas de aula em caso de deslizamento de terra mobilizou equipes da Aeronáutica, Cruz Vermelha, Bombeiros Civis e os Rádio Amadores. A atividade faz parte do Plano Verão municipal e tem como finalidade preparar e organizar as equipes de pronto atendimento para o período de fortes chuvas, que começa neste mês e vai até abril.

Além da integração entre os órgãos – são 57 que compõe o Plano Verão – o simulado também serve no trabalho de conscientização das crianças. A atividade foi realizada na Fábrica do Saber por causa do destaque da unidade na política pública de Defesa Civil nas Escolas. Neste ano, o colégio realizou nove atividades sobre o assunto. Além disso, diariamente, são mais de duas mil pessoas no prédio da instituição, que também conta com um Centro Esportivo.

“Existe uma grande preocupação nossa pelo tamanho do prédio e a quantidade de pessoas que estão aqui dentro. Além disso, é um dia muito especial para as crianças, que enxergam nessas equipes verdadeiros heróis”, conta a diretora da Fábrica do Saber, Raquel Girardi Sixel. “Os riscos existem e com esse treinamento eles aprendem a lidar com as situações mais críticas”, completa a diretora.

Os números do Defesa Civil nas Escolas no primeiro semestre chamam a atenção: foram mais de 20 mil alunos envolvidos em 631 atividades. Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as 182 unidades da rede municipal, além de outras 30 particulares e outras duas estaduais. O programa também está alinhado à estratégia internacional de redução do risco de desastres das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Já o lançamento da edição de 2020 será na próxima quinta-feira (21.11), às 14h, na Casa dos Conselhos. O plano determina a função de cada órgão de pronta resposta nos atendimentos das ocorrências ocasionadas pelas fortes chuvas.

Cerca de 80 pastores e lideranças participaram de reunião na segunda-feira

Esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre a nova lei que oferece isenção de IPTU e de taxa de lixo para igrejas que desenvolvem projetos sociais. Com este objetivo o prefeito Bernardo Rossi se reuniu com cerca de 80 pastores e lideranças religiosas na noite de segunda-feira (18.11). A lei, sancionada pelo prefeito Bernardo Rossi e publicadas no Diário Oficial do dia 7, será regulamentada pelo município antes do fim do ano e valerá já para os impostos e taxas do exercício de 2020.  

O procurador Geral do município, Sebastião Medici frisa a importância da interlocução do município com as entidades para a elaboração da regulamentação. “Esta reunião é uma oportunidade não só de explicarmos em detalhes o teor da lei para que todos entendam como ela vai funcionar, mas principalmente para que, a partir das dúvidas apresentadas, o município tenha informações para construir uma regulamentação adequada”, frisa Medici.

Com ele concorda a vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-Petrópolis, Giovana Carnavalli. “Esta lei é um auxilio importante do município para a igrejas e entidades que desenvolvem projetos de cunho social e ouvir as demandas antes da regulamentação demonstra a boa vontade do prefeito para que a lei esteja consolidada e efetivamente funcione, independente de governo”, disse.

A lei garante o benefício às entidades religiosas e assistenciais que desenvolvem projetos sociais, assim como Instituições conveniadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Somente as 43 entidades conveniadas ao Conselho atendem mais de 7 mil crianças em diferentes projetos. A lei contempla ainda entidades parceiras do município na área de Educação. A isenção vale para imóveis próprios, e também para alugados, contemplando não somente aqueles em que são desenvolvidas as atividades estritamente religiosas, por exemplo, mas também os espaços alugados para abrigar atividades sociais, como é o caso de creches e escolas, além de cursos e atividades esportivas.  A medida deverá beneficiar pelo menos 46 escolas e creches conveniadas ao município, que juntas atendem cerca de 15 mil alunos.

Inscrições abertas para cursos de informática em Corrêas e no Floresta

Uma boa notícia para os moradores dos bairros Floresta e Corrêas: CIDs – Centros de Inclusão Digital - começaram a funcionar na última semana nas duas localidades. No Floresta, o CID está funcionando na Igreja Metodista. Já em Corrêas, o CID está nas dependências da Igreja Nossa Senhora da Graça. Nos dois locais são oferecidas aulas de informática básica, excel e informática para alunos entre 12 e 64 anos. As inscrições podem ser feitas por telefone, no CERT – Centro de Referência e Excelência Tecnológica - (24) 2249-5900.

Já são 18 Centros de Inclusão Digital reativado pelo poder público. 

Nos CIDs já em funcionamento também são oferecidas aulas de educação financeira. No CERT ainda há vagas para aulas de educação financeira e montagem de microcomputadores. “A atualização dos conhecimentos é necessária para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho por isso os conteúdos das aulas são de fácil entendimento e também ficamos a disposição para auxiliar”, explica Leonardo Sindorf, responsável pelos CIDs.

No CID em Corrêas - Rua Vigário Corrêa, nº 195 - já tem inscrita uma turma da 3ª idade. As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, às 13h. As inscrições para os cursos também podem ser feitas na secretaria da paróquia: 2221-2684.

Confira os locais onde são ofertadas aulas nos CIDs:

Associação Moradores do São Sebastião - R. Álvaro Machado, 109

CERT - Rua Bingen, n° 520

COMAC - R. Um, 88 - Morin

Casa da Cidadania (Centro) - Rua Visconde de Souza Franco, 474

Casa da Cidadania Desembargador Jorge Loretti (Itaipava) - Estrada da União e Indústria, nº 18060

Centro Educacional Terra Santa - Rua Monsenhor Bacelar, nº 590, Centro

Centro Cultural Pedro do Rio - Rua Capitão José Leal, s/n (Antiga Estação), Pedro do Rio

Escola Santo Antonio (Cuiabá) - Estr. Min. Salgado Filho, 4839

Igreja Metodista do Quitandinha - R. Gen. Rondon, 1377 - Quitandinha

Telecentro CEU Corta Rio (posse) - Estrada União e Indústria s/ nº. Posse

Terceira Igreja Batista de Petrópolis - Rua Quissamã, n° 1737 – 3ª Igreja Batista

Projeto Grão em Grão (Nogueira) - Avenida Leopoldina, nº 590 – Nogueira

Jardim Salvador - Rua Ary Nogueira, nº 86

Comdep - R. Gen. Rondon, 400 - Quitandinha

Escola Municipal Governador Marcello Alencar - Av. Amaral Peixoto, s/n - Quitandinha

Instituto Caminho da Roça (Secretário) – Praça da Feira, nº 11

Igreja Metodista do Floresta -

Capela Nossa Senhora da Graça (Corrêas) - Rua Vigário Corrêa, nº 195

Em breve:

Igreja Metodista do Caxambu

EM Monsenhor João de Deus Rodrigues

Associação de Moradores Alto da Derrubada (Fazenda Inglesa)

Projeto Aldeia da Criança (contorno)

Paróquia Santa Trindade (Valparaíso)

Terça, 19 Novembro 2019 18:56

Ainda há vagas para palestra sobre autismo

“O autista e a Inclusão: Conversação e Docência”

Inscrições abertas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ainda há vagas para o encontro “O autista e a Inclusão: Conversação e Docência”, que será realizado no dia 21 de novembro, ás 14h, no salão Nobre da UCP. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O assunto será abordado pela professora Doutora Maria Angelica Augusto de Mello Pisetta.  Ela é professora de Psicologia da UFF, doutora em Psicologia, pós-doutoranda em Educação pela USP e pesquisadora no campo da inclusão de autistas. O autismo, ou Transtorno do Espectro do Autismo (como foi tecnicamente denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os estudantes atendidos pela rede municipal são acompanhados pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação.

A WTR Serra do Mar, última prova que conta pontos para o ranking municipal de corrida, acontece no próximo sábado (23.11), às 7h, no Vale das Videiras, em Araras. O evento será disputado nos percursos de oito, 16, 26 e 52 quilômetros. A expectativa dos organizadores é que mais de 600 pessoas participem. A corrida conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

A prova de oito quilômetros é voltada para o público que curte provas de velocidade e para os iniciantes no trail run. É também o único percurso que conta pontos para o ranking municipal.

A distância de 16 vem desafiar os corredores que gostam de distâncias intermediárias e que queiram fazer mais força, subindo e descendo as montanhas da região. Já a ultramaratona de 52, testará os limites físicos e mentais dos participantes, podendo ser disputada na categoria solo ou em dupla, onde cada corredor fara um percurso de 26 km.

"A preparação para uma prova como essa é difícil, exige muito de todos os atletas", afirma Rodrigo Isaac, organizador. 

O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para o município até o mês de dezembro, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O Procon Petrópolis descartou mais de 13 quilos de produtos impróprios para consumo que estavam disponíveis para venda em um mercado no Retiro. A operação, realizada nesta terça-feira (19.11), encontrou produtos vencidos, com embalagens violadas, sem identificação e sem refrigeração. O estabelecimento foi autuado pelo órgão, por descumprir as normas do Código de Defesa do Consumidor.

Produtos como filezinho de frango, hambúrguer de carne e frango, joelho defumado, bacon, bacalhau, doce de leite e biscoito, foram encontrados expostos de forma irregular. Foram 1,300kg de produtos vencidos; 0,815g de produtos com embalagens violadas; 12,182 Kg de produtos fora da refrigeração e 0,415gr sem identificação.

Todo material foi descartado na presença de um responsável pelo estabelecimento. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, os produtos com prazo de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação, devem ser descartados.

Vale lembrar que o Procon Petrópolis realiza além das fiscalizações, ações educativas e conscientização tanto para o consumidor quanto para o fornecedor. Em outubro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), uma palestra de orientação para os empresários do segmento de alimentos, como supermercados, sobre a atuação legal dos empreendimentos.

Já este mês, a ação de conscientização aconteceu para empresários associados ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Petrópolis. Nos encontros a equipe de fiscalização e jurídica do órgão orienta sobre legislação, validade de produtos, precificação, propaganda enganosa, promoção, armazenamento, produtos fracionados, manipulação de carne, questões sanitárias, lei das sacolas plásticas, livro do Código de Defesa do Consumidor, entre outros.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

As milhões de lâmpadas que enfeitam o Natal Imperial pelas ruas da cidade não são a única decoração que tem encantado moradores e turistas. Nos fins de semana, as fachadas do Palácio Amarelo (Câmara Municipal) e da Universidade Católica de Petrópolis (do campus do Relógio das Flores) estão recebendo um vídeo mapping temático, que também faz parte da programação da festa.

Os espetáculos de projeção mapeada trazem modernas imagens em 3D e um vídeo com cenários de Natal. As exibições acontecem durante toda a festa – até 12 de janeiro, sempre nas sextas-feiras e sábados, de 15 em 15 minutos, a partir de 19h até às 23h, e nos domingos das 19h às 21h.      

O Natal Imperial, que foi aberto na última quinta-feira (14.11), vai até 12 de janeiro. Além da decoração, o evento conta ainda com uma extensa programação cultural, que já contou com apresentações de corais, bandas marciais e com o show do padre Fábio de Melo. Ao longo dos 60 dias de festa, o público vai poder contar ainda com outras apresentações musicais, teatro, recreação infantil, esportes, entre outras atividades para toda a família. O coração da festa é o Palácio de Cristal, que recebe a Casa do Papai Noel. Outro destaque é a Praça da Liberdade, com uma grande árvore de Natal medindo mais de 30 metros de altura.

Fotografias de alunos do Centro Educacional Comunidade São Jorge

Visitação pode ser feita na Casa da Educação Visconde de Mauá

Respeito, cortesia, compartilhamento, comunidade, generosidade, confiança, desprendimento e amor. Tudo isso está relacionado ao significado da palavra Ubuntu. E foi através desse espírito de cumplicidade que surgiu, no Centro Educacional Comunidade São Jorge, um projeto diferente: 57 alunos da escola, entre 7 e 15 anos, se tornaram modelos e suas fotos, que valorizam a história e cultura africana, estão em exposição na Casa da Educação Visconde de Mauá. A abertura da mostra, que recebeu o nome de “Ubuntu: Minha Beleza tem Raízes” ocorreu nessa terça-feira (19.11) e a visitação poderá ser feita até o dia 30 de novembro.

A exposição é a culminância do projeto Independência que foi trabalhado com os alunos da escola durante todo o ano através de duas oficinas: Ubuntu e Eu No Mundo. Na oficina Ubuntu o foco foi trabalhar aspectos da história e cultura africana, valorização e resgate, identidade e representatividade. Na Oficina Eu no Mundo, as crianças tiveram oportunidade de refletir sobre a atuação crítica e responsável na sociedade, partindo dos valores que são a base do trabalho desenvolvido na escola: amor, responsabilidade, amizade, companheirismo, honestidade e respeito. Além de serem modelos nas fotos, os alunos receberam dicas sobre fotografia.

“Estou me achando muito bonito nessa foto. Não sabia que ficaria tão legal. Adorei participar do projeto. Estou feliz”, disse o aluno Daniel Maia, de 11 anos.

No total, 59 fotos ilustram o projeto. A produção e as fotografias são de Bia Wolf. A edição, de Sophia Ázara e o patrocínio é da Bem Cultural Editora. “Esses jovens podem ser o que eles quiserem e devem ter orgulho de suas origens. Esse é o resultado de um trabalho de um ano inteiro e que me deixou muito orgulhosa”, disse Bia.

A professora Cecília Pinheiro destacou a importância do trabalho para os alunos. “Viver junto, abraçar o outro, se alegrar pelas conquistas dos amigos, se reconhecer nessa foto e ter orgulho de cada traço. A alegria de cada um deles se reconhecendo nas fotografias, não tem preço”, contou.

A diretora da Casa da Educação, Maria Fernanda Secco, fez questão de providenciar uma apresentação dos alunos da Casa que participam da oficina de canto. “É uma alegria imensa receber essa mostra na Casa e mostrar para cada criança que eles também podem fazer parte da nossa Casa, fomentar o talento e os parabenizar pelo resultado”.

A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A classificação é livre e a Casa fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.

Centro Educacional Comunidade São Jorge: atendimento integral

O Centro Educacional Comunidade São Jorge mantém parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Educação. O local oferece atendimento integral com o apoio da Associação Parceiros da Educação e do Projeto EcoHabitare.  Os alunos do Centro Educacional Comunidade São Jorge estão matriculados do 4º período da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. O atendimento integral funciona das 7h30 às 16h30, com aulas intercaladas e projetos diferenciados: teatro, educação física, psicologia e artes, são alguns dos destaques. Os alunos também praticam atividades em grupos, de acordo com a proposta pedagógica da instituição.

Feriado por conta do Dia da Consciência Negra, esta quarta-feira (20.11) terá os principais pontos turísticos de portas abertas para receber petropolitanos e visitantes. Atrativos como o Museu Imperial, Museu Casa do Colono, Museu Casa de Santos Dumont, entre outros, funcionam normalmente. O Palácio de Cristal, um dos pontos mais visitados, é o coração do Natal Imperial, com decoração especial e iluminação, além de gastronomia. As barracas de alimentação funcionam normalmente, assim como o artesanato.

Em relação às escolas municipais, as unidades não funcionam na quarta-feira, mas as aulas retornam na quinta-feira (21.11).

A coleta de lixo na cidade funciona normalmente. Já os ônibus circularão em horário de domingo e os agentes da CPTrans estarão atuando com rondas em todo o município.

Na Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs - Centro e Cascatinha) e Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra) – funcionam normalmente. O Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – atendimento de internação, urgência psiquiátrica, ortopédica - funciona 24 horas, além das internações. No Hospital Alcides Carneiro – setores de internação e urgência também funcionam normalmente. Unidades de atendimento da atenção básica (UBSs e PSFs) –  não funcionarão no feriado.

Notícias por data

« Novembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo