Segunda, 18 Novembro 2019 19:01

Rio Limpo 2019 tem início pelo Rio Piabanha

O programa Rio Limpo 2019 teve iniciou nesta segunda-feira (18.11) com a dragagem do Piabanha próximo ao Palácio de Cristal. O serviço retira sedimentos do curso do rio que podem atrapalhar a passagem da água e gerar alagamentos. Serão usadas duas retroescavadeiras com o apoio de até quatro caminhões da Secretaria de Obras e da Comdep. O trabalho integra as ações para minimizar os efeitos da chuva na cidade e faz parte do Plano Verão municipal.

Os rios ficam assoreados muitas vezes de forma natural, com areia ou terra carregados pelo vento ou pela própria água. O excesso de sedimentos diminui o espaço para passagem da água, o que causa transbordamentos em dias de chuva. O trabalho que está sendo feito serve para retirar estes materiais e melhorar o fluxo.

O programa faz parte das ações de prevenção para a chegada do período de chuvas. A limpeza dos rios é fundamental para que a cidade esteja preparada, evitando alagamentos em dias de chuvas mais intensas.

O serviço de dragagem de rios também será realizado nos rios Palatinato e Quitandinha. Esse local, no Piabanha, voltou a ficar assoreado por ação da própria natureza. Por isso, o trabalho está sendo feito mais uma vez nesse mesmo local, mas irá passar novamente por Bingen, Cel. Veiga e outros locais.

O trabalho com máquinas amplia o serviço que já é feito durante todo o ano pela Comdep, que mantém uma equipe de trabalho para retirada manual de terra, mato e lixo do leito dos rios. Além disso, existe um cronograma para a limpeza de bueiros, também como na prevenção.

Com foco na saúde do homem, o Hospital Alcides Carneiro (HAC) está promovendo ao longo deste mês três mutirões: o de cirurgias de próstata, - diminuindo a fila de espera pelo procedimento na unidade; o de consultas em diferentes especialidades e um mutirão de exames de imagens. O Novembro Azul do HAC vem promovendo ainda atividades que abordam temas voltados à Saúde do Homem.

De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 15 cirurgias de Prostatectomia Radical, ou seja, retirada da próstata, no Hospital Alcides Carneiro. Com o mutirão, somente ao longo de novembro serão oferecidas 14 cirurgias. As cirurgias da retirada da próstata estão sendo realizadas pela equipe do médico Pedro Gabrich, responsável pelo Setor de Urologia do HAC.

O Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Segundo dados do Ministério da Saúde, este câncer é o segundo tipo que mais afeta os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A doença é confirmada após biópsia, indicada quando o médico encontra alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são realizados a partir da suspeita de um caso por um médico especialista, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Já os mutirões de consultas e de exames ocorrerão no dia 30 de novembro. Estão agendadas 240 consultas em diferentes especialidades, além dos exames de ultrassonografia, raios x, tomografias e ressonâncias magnéticas no Centro de Imagens do HAC. Todos os mutirões são voltados aos pacientes pré-agendados, que estão na fila de regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Atividades Saúde do Homem

Atualmente o Ministério da Saúde orienta que a campanha Novembro Azul não enfatize somente a questão do câncer de próstata, mas também seja um mês dedicado à conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem como um todo.

Assim como em diversos postos de saúde, o HAC vem promovendo atividades para abordar temas tratados pelo programa de Saúde do Homem, sob a coordenação da Comissão de Humanização do HAC. As atividades estão sendo realizadas dentro do Hospital com pacientes e colaboradores. Até o dia 30, eles poderão participar de palestras, receberão orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, terão encontro com o Alcoólicos Anônimos, entre outras atividades.

O município está cada vez mais perto de ganhar mais dois equipamentos esportivos no Parque Municipal de Itaipava. As obras das pistas de Pump Track e de skate estão avançando rapidamente. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou o andamento dos trabalhos nesta segunda-feira (18.11).

O circuito de Pump Track terá rampas arredondadas, paredes em curvas, que podem proporcionar pequenos saltos. Ela terá uma camada de asfalto e poderá ser usada não apenas por quem anda de bicicleta, mas também por praticantes de modalidades como patins, skate e patinete. Ela está sendo construída há cerca de 15 dias.

“Esse é um dos circuitos mais criativos que eu já fiz. Estamos fazendo com bastante terra, para dar uma boa sustentação. É uma das pistas públicas com melhor estrutura que eu já fiz”, ressalta o ciclista Luiz Lancellotti, da empresa Lance Tracks, que projetou o traçado que está sendo construído em Itaipava e um dos grandes especialistas do país em Pump Track.

Já a pista de skate, construída ao lado do circuito de Pump Track, é voltada para a modalidade “street”, que simula um ambiente urbano e é usada para manobras em rampas, muretas, bancos, corrimãos. A pista tem 20 metros de largura e 35 metros de extensão, com nove obstáculos – oito deles já em fase de finalização. Também já foram colocados seis postes que vão sustentar a iluminação do local. A obra é de responsabilidade da empresa RR Fênix.

Vão ser mais dois locais onde os moradores vão poder se exercitar e praticar esportes na cidade. Petrópolis tem o Centro de Iniciação ao Esporte, que fica no Caxambu, duas pistas de skate vertical no Centro e na Posse e cerca de 50 quadras comunitárias, com algumas delas passando por reformas, como na Vila São José e na Comunidade Oswaldo Cruz, e outras que vão iniciar obras em breve, caso da Comunidade do Alemão, Vale do Carangola e Amazonas.

Número é 56% maior na comparação com o registro no mesmo período do ano passado

Referência no atendimento para quem deseja investir em um novo negócio, o Espaço Empreendedor registrou 1600 atendimentos em outubro de 2019, número 56% maior do que o notificado no mesmo período do ano passado. O EE oferece suporte de diversos departamentos em um só local e o atendimento é feito sem necessidade de agendamento prévio. Desde janeiro foram registrados 12.863 atendimentos no EE.

Do número total de atendimentos, 1253 são referentes aos atendimentos da Jucerja – Junta Comercial do Rio de Janeiro, sendo 640 sobre MEI, alvará, nota fiscal eletrônica e consulta de viabilidade. Outros 613 tem relação a Junta: informações sobre registro de empresas, processos, exigências, protocolo, autenticação de livro e consultoria jurídica.

Os outros 347 são referentes a atendimentos de outras secretarias: Incentivos fiscais, protocolo geral, solicitação de microcrédito da AgeRio e consultoria empresarial.

Para quem deseja investir em um novo negócio a melhor opção é procurar o EE. Todas as dúvidas referentes a MEI, consulta de viabilidade e até a possibilidade de se conseguir um microcrédito podem ser esclarecidas no EE. O número de atendimento que vem crescendo a cada ano, revela que as pessoas estão buscando novas alternativas e apostando no mercado.

O EE possui, ainda, um site com informações sobre a cidade. Um incentivo a mais para que quer conhecer a cidade, abrir um novo negócio e aproveitar a mão de obra capacitada. Além disso, no EE os empresários podem cadastrar as vagas de emprego que estão em aberto nas suas empresas, de forma gratuita e contar com o auxilio do Departamento de Trabalho e Renda na realização de processos seletivos.

No EE os empresários também têm acesso a outros serviços como: Informações sobre alvará, Autenticação de livro, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente. Um serviço que é bastante procurado é o de cadastro de vagas no Balcão de Empregos.  O atendimento no EE ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro Administrativo Frei Antonio Moser – Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846.

Site do EE

Todas as informações sobre a cidade e como abrir um negócio estão concentradas em um espaço específico no site da Prefeitura, é a página do Espaço Empreendedor. Informações sobre MEI, alvará on-line, Nota Fiscal Imperial, Incentivos Fiscais e Junta Comercial do Rio de Janeiro – Jucerja – são apenas alguns dos serviços oferecidos no site do Espaço Empreendedor e que já está disponível para consultas: www.petropolis.rj.gov.br/espaco-empreendedor

No site também há informações sobre a consulta Processo Fácil e links da Jucerja, Balcão de Empregos e site do Sebrae. A página também mostra informações sobre a cidade: turismo, economia, transporte e segurança e o link para o Balcão de Empregos da prefeitura. “É um serviço bastante procurado e os empresários devem usar esse canal para cadastrar as suas vagas”, afirma o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo EE, Eduardo Barbosa.

Segunda, 18 Novembro 2019 18:58

Obras no Theatro Dom Pedro estão a todo vapor

Revitalização da infraestrutura do prédio, como a revisão das instalações elétricas, recuperação do sistema de ar condicionado e adequação para acessibilidade são algumas das melhorias que estão sendo realizadas no Theatro Dom Pedro. 

A obra, que começou em outubro, está orçada em R$ 1.686.000,00, com a maior parte dos recursos provenientes de emenda parlamentar. A revitalização está ocorrendo após 16 anos e é um marco. Esse é um equipamento importante para a cultura e o turismo e que recebe, além de obras notáveis, muitos eventos da cidade, por isso a revitalização é tão importante.

A revitalização do Theatro também contará com conserto de infiltrações. A responsável pelo serviço é a empresa Studio G, vencedora da licitação realizada em julho. A obra também vai contemplar a implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico e terá diversas fases. “Estamos na fase de restauração das redes elétricas e hidráulicas, escritórios, toda parte que dá suporte para o escritório. Essa é a primeira fase. Na segunda, partiremos para o teatro em si, um trabalho minucioso de restauração. Vai ficar muito bonito e a obra está ocorrendo dentro do cronograma”, explicou o arquiteto Lucio Mendonça.

Diretor-presidente do Inepac, Claudio Padro de Mello destacou a importância histórica de Petrópolis na preservação e parabenizou o trabalho que está sendo realizado no Theatro Dom Pedro. “Acompanhamos de perto as ações em Petrópolis porque a cidade só perde para o Rio de Janeiro no número de bens acompanhados pelo Inepac – são 544 – e também porque a cidade é linda, merece ser conservada e é um orgulho poder acompanhar esse processo”, disse.

Patricia Carvalho Hugueney, chefe do escritório do Inepac em Petrópolis, enfatizou o acompanhamento da obra: “Estamos verificando todos os procedimentos e continuaremos até a entrega da obra. O projeto é muito importante para a cidade”.

A prefeitura também pediu auxilio do Inepac na questão da revitalização do prédio dos Correios.

“É um imóvel igualmente importante e que também merece a revitalização. Vamos verificar todas as possibilidades”,comentou Claudio Padro.

Inaugurado em 2 de janeiro de 1933 pela família D'Ângelo, atualmente, o teatro conta com 500 lugares divididos em plateia, balcão e camarotes. O teatro foi construído unindo estilos arquitetônicos e decorativos de art-nouveau e art déco. A decoração interna reúne estilos geométrico, mitológico e futurista, como flores com corolas viradas para baixo. O espaço passou por pequenas intervenções também entre os anos de 2009 e 2011.

Site da prefeitura é a ferramenta para os candidatos cadastrarem seus currículos

O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,tem 16 vagas disponíveis nesta semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura no site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-8113.

O balcão de empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Rua Aureliano Coutinho, 203, no Centro.

Confira as oportunidades:

Atendente de balcão - 3 vagas - ambos - Ensino médio, inglês e experiência

Auxiliar de cozinha - 3 vagas - ambos os sexos - Experiência

Cumin - 3 vagas - ambos os sexos - Experiência

Operador de guincho pesado - 1 vaga - sexo masculino - Ensino médio, CNH categoria E e experiência

Repositor de loja - 3 vagas - ambos os sexos - Experiência

Vendedor de loja - 3 vagas - ambos os sexos - Experiência

A evacuação de 100 alunos do primeiro segmento da E.M. Fábrica do Saber em caso de deslizamento de terra. Esse será o simulado da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, às 9h30, nesta terça-feira (19.11) na unidade escolar. Participam da ação outros órgãos integrantes do Plano Verão municipal, que tem como objetivo preparar e organizar as equipes de pronta resposta para o atendimento da população durante o período de fortes chuvas, que começa neste mês e vai até abril. Será a terceira edição desse exercício, que acontece anualmente desde o início da atual gestão.

O treinamento faz parte de um conjunto de ações da prefeitura com foco na prevenção aos desastres de origem natural que integram o Plano Verão. A limpeza de rios e a distribuição de cartilhas nas comunidades de maior risco geológico ou hidrológico também fazem parte deste trabalho antecipado.

O Plano Verão municipal está sendo atualizado pela Defesa Civil em conjunto com os outros 57 órgãos de resposta, aperfeiçoando o atendimento às ocorrências. O lançamento da edição de 2020 será na próxima quinta-feira (21.11), às 14h, na Casa dos Conselhos. O plano determina a função de cada órgão de pronta resposta nos atendimentos das ocorrências ocasionadas pelas fortes chuvas.

Ações de conscientização, como o Defesa Civil nas Escolas – que desenvolve atividades lúdicas com informações sobre prevenção, também se destacam.

Outra ação será um calendário de operações nas praças e nas comunidades que começa a funcionar em dezembro com o objetivo de orientar os moradores através de cartilhas com dicas de como agir em casos de deslizamento de terra e inundações. Os agentes também visitam os 15 pontos de apoio de cada um dos 12 bairros que contam com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme.

Neste ano, outra atividade de prevenção de destaque foi a participação de mais de 1,2 mil pessoas no “Exercício Simulado de Emprego da Força de Apoio à Defesa Civil”, que teve como base o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, na Vila Militar. Além dos militares, participaram do exercício outras 15 agências de pronta resposta em casos de calamidade pública.

Para quem quiser participar, ainda tem 50 cartinhas disponíveis na sede do Procon

A campanha do Procon Solidário de Natal começou no dia 4 de novembro e já apadrinhou 360 crianças da rede municipal. As cartinhas para o Papai Noel foram escritas por alunos das Escolas Municipais Ana Mohammad, no Sargento Boening, e Dr. Rubens de Castro Bomtempo, no Vila Felipe, que receberão os presentes em uma grande festa na escola. Para quem quiser participar, ainda estão disponíveis 50 cartinhas, que podem ser retiradas na sede do Procon, na Rua Moreira da Fonseca, 33, ao lado da Câmara dos Vereadores.

A ação solidária, que está em sua terceira edição, praticamente dobrou o número de estudantes contemplados em relação ao primeiro ano. Empresários e sociedade civil podem apadrinhar as crianças, que têm de 4 a 15 anos. No ano passado, 330 crianças foram apadrinhadas e tiveram um Natal um pouco mais feliz, já que muitas, por vezes, não ganham nenhum presente.

A entrega dos presentes acontece nos dias 16 e 18 nas escolas, junto com uma festa de Natal e a chegada do Papai Noel.

O programa Prefeitura Presente promoveu aplicação de asfalto nesta segunda-feira (18.11) em ruas dos bairros Castelo São Manoel, Itaipava, Nogueira, Posse e Centro. Em pouco mais de um mês, já foram realizadas 162 ações de tapa-buraco em 114 ruas de 30 bairros.

Rua 12 (Castelo São Manoel), Vila Rica (Itaipava), Calembe (Nogueira), Santo Antônio (Posse), Washington Luiz, Monsenhor Bacelar, Padre Siqueira, Dom Pedro e Nelson Sá Earp (Centro) foram os locais atendidos com tapa-buraco.

Além do tapa-buraco, outros serviços de limpeza, iluminação pública, pintura de meio-fio e sinalização de vias serão reforçados nas comunidades de Petrópolis. A meta é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além das secretarias de Obras e de Serviços e CPTrans.

Além da aplicação de asfalto, a Comdep também realizou serviço de remoção de entulho em ruas de Madame Machado, São Sebastião, Castelânea, Alto da Serra, Centro, Caxambu, Comunidade do Alemão, Comunidade do Neylor e Retiro.

Também houve capina e roçada nos bairros Caetitu, Quitandinha, Sargento Boening, Caxambu, Quarteirão Ingelheim, Morin, Bingen, Centro, Valparaíso, Quarteirão Brasileiro, São Sebastião e Meio da Serra.

A 7ª Festa da Cultura Afro Brasileira começa nesta terça-feira (19.11) com abertura solene às 19h, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). Em seguida, o público confere o desfile da Beleza Negra, apresentação do grupo de dança Hip Boi, show do Gabriel Silva e DJ Magela. O evento faz parte do calendário oficial do município e é uma realização da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial (COPIR) em parceria com Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes.

O evento que celebra Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares continua na quarta-feira (20.11) feriado – Dia da Consciência Negra com várias atividades temáticas, valorizando os costumes afro, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). O público conta também com oficina de turbantes, bonecas e macramé, performance de dança, batalha de rap e capoeira. Com ampla programação, a celebração acontece durante todo o dia em outros locais da cidade, entre eles, roda de capoeira na Praça D. Pedro, Praça de Castatinha e Praça do Itamarati.

Durante a festa é feita uma homenagem aos descentes afro com um missa na igreja do Rosário, e a caminhada até a Praça Rui Barbosa, mais conhecida como Praça da Liberdade, marcam o símbolo da resistência no Dia da Consciência Negra, com a homenagem ao Busto de Zumbi dos Palmares.

Programação:

Terça-feira (19.11)

19h – abertura

19h30 – Desfile da Beleza Negra e apresentação Hip Boi

21h – Show Gabriel e Dj Magela

Quarta-feira (20.11)

9h – Missa no Rosário

10h30 – Roda de Capoeira na Praça do Rosário com grupo Raiz Universal

10h30 – marcha saindo da Praça do Rosário

10h30 – Roda de Capoeira na Praça de Cascatinha grupo Axé Petrópolis

10h30 – Roda de Capoeira na Praça do Itamarati grupo Cordão de Ouro

11h – chegada da caminhada

11h – Oficinas de turbante, bonecas e macramé na Praça da Águia

11h -  Cultura Urbana

12h – Batalha de Rap, teatro competição e performance

13h – Cultura Urbana

14h – Show Hip Hop com Negro Preto

15h – Homenagem no busto de Zumbi na Praça da Liberdade e capoeira do grupo Abadá

15h30 – Show do Batuque

18h30 – Show André Campanha

21h – Show grupo Magia

A prefeitura recebeu nesta segunda-feira (18.11) os taxistas do município. Durante a reunião, foram discutidas questões como sinalização nos pontos de táxi e fiscalização do transporte irregular na cidade. O município irá atender as demandas apresentadas com o trabalho da CPTrans junto a Guarda Civil, com operações para fiscalizar os transportes irregulares de forma mais intensificada principalmente do período das festas de fim de ano. O município irá pedir o apoio da Polícia Militar para ampliar as operações. A CPTrans já notificou duas vezes as empresas de transporte por aplicativo e aguarda o contato para que elas se credenciem no município e regularizem o serviço.

A prefeitura lançou nesta segunda-feira (18.11) o Natal Solidário, campanha que tem como meta arrecadar 10 toneladas de alimentos beneficiando até 500 famílias em situação de vulnerabilidade social. Organizada pelas secretarias de Defesa Civil e Ações Voluntárias e de Assistência Social, a iniciativa conta com o apoio da Cruz Vermelha, Legião da Boa Vontade (LBV) e do Exército.

A campanha acontece até o dia 10 de dezembro e a entrega do material arrecado será no dia 19 do mesmo mês. Serão aceitos 14 tipos de alimentos que irão compor uma cesta básica, padrão usado pela LBV em suas campanhas.

Além de prédios públicos, como a Defesa Civil e o Centro de Cidadania, em Itaipava, a população também poderá doar na Cruz Vermelha. Um dia D, em local ainda ser definido, será realizado no dia 6 de dezembro.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias irá ajudar na organização e na distribuição do material para as instituições indicadas pela Assistência Social.

A LBV mantém uma campanha nacional permanente de Natal, que arrecada mais de 50 mil toneladas de alimentos por ano. “Em Petrópolis, vamos conseguir ajudar até 150 famílias, além de apoiar mais essa campanha da prefeitura”, disse Bruno Bergkirchnner, da LBV.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Novembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo