O prefeito recebeu nesta quinta-feira (14.11), do Governo do Estado, três novas ambulâncias para reforçar a frota da saúde de Petrópolis. Ele participou de uma cerimônia com o governador Wilson Witzel no Palácio Guanabara, no Centro do Rio, ocasião em que foi formalizada a entrega e retirada dos veículos. As novas ambulâncias servirão ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Com mais estas aquisições, já são seis ambulâncias zero quilômetro adquiridas desde o início do governo, promovendo mais agilidade e qualidade nos serviços de atendimento de saúde do município. Atualmente a frota de ambulâncias do município já conta com um total de 14 veículos.

Uma das novas ambulâncias é do tipo Unidade Avançada, que roda com médico e enfermeiro. As outras duas são do tipo Básico, que prestarão atendimentos com socorrista e um técnico de enfermagem. Elas são utilizadas de acordo com cada classificação de atendimento do Samu.

A secretária municipal de Saúde assinou o termo de pactuação que oficializou a entrega dos veículos ao município. Ao todo, 47 municípios do Estado foram contemplados. Foram 72 ambulâncias entregues durante a cerimônia, que foi aberta pelo secretário de estado de Saúde Edmar Santos.

O programa Prefeitura Presente promoveu aplicação de asfalto em ruas de sete bairros nesta quinta-feira (14.11): Fazenda Inglesa, Nogueira, Castelo São Manoel, Posse, Caxambu, Quitandinha e Centro. Com quase um mês de atuação, já foram feitas 155 ações de tapa-buraco para 111 ruas de 30 bairros.

Vale Florido (Fazenda Inglesa), Águas Lindas (Nogueira), Rua 12 (Castelo São Manoel), Santo Antônio (Posse), Estrada das Três Pedras (Caxambu), General Rondon (Quitandinha), Dom Pedro e Monsenhor Bacelar (Centro) foram os locais atendidos com aplicação de asfalto nesta quinta-feira (14.11).

Além do tapa-buraco, outros serviços de limpeza, iluminação pública, pintura de meio-fio e sinalização de vias serão reforçados nas comunidades de Petrópolis. A meta é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além das secretarias de Obras e de Serviços e CPTrans.

A Comdep promoveu remoção de entulho em ruas de Cascatinha, Samambaia, Madame Machado, Alto da Serra e Centro.

O serviço de capina e roçada ocorreu em Sargento Boening, Morin, Bingen, Valparaíso, São Sebastião, Quarteirão Brasileiro, Caxambu, Centro, Meio da Serra, Vale do Cuiabá e Itaipava.

Quinta, 14 Novembro 2019 19:06

Itaipava terá desfile de Natal em dezembro

Com a cidade “vestida” de Natal por todos os lados, os distritos também entram no clima de uma das festas mais aguardadas pelos petropolitanos e turistas. Em Itaipava, por exemplo, além de toda decoração especial do Natal Imperial, a região também vai receber um desfile temático, no dia 14 de dezembro, sábado. Serão 160 crianças que vão transformar um trecho da Estrada União e Indústria em passarela para contar a história de São Nicolau, um bispo que virou santo e deu origem à figura do Papai Noel.

A concentração será às 18h30 na altura do Shopping Estação Itaipava. De lá, o desfile, que foi intitulado “Desfile de Velas São Nicolau”, sai com as crianças 20h, que seguem no sentido Centro, até o Parque Municipal, onde será a dispersão. Participam crianças da Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe) e também de escolas da região.

O desfile é uma parceria entre a prefeitura e o Petrópolis Convention & Visitors Bureau. Responsáveis por crianças (de 08 a 12 anos) que queiram participar do desfile podem entrar em contato com o IMCE até o dia 30 de novembro, no telefone: (24) 22331200.

Uma das principais atrações do Natal Imperial, o padre Fábio de Melo se apresenta nesta sexta-feira (15.11), feriado de Proclamação da República, no Parque Municipal, em Itaipava. O show “O Amor me Elegeu” começa às 20h, com entrada gratuita. No repertório preparado pelo padre estão sucessos da música religiosa, como “Deus cuida de mim”, “Recebe senhor”, “Tudo Posso”, entre diversas outras. O Natal Imperial, com abertura nesta quinta-feira (14), vai até 12 de janeiro, com extensa programação cultural, além de decoração e iluminação por toda a cidade.

Para atender o público do show, os ônibus ganharão um reforço no funcionamento, com aumento da oferta de coletivos na linha 700 a partir de 18h30. A CPTrans e a Guarda Civil também realizarão uma operação especial para o evento. 

A apresentação vai contar ainda com canções como “Vivo para teu louvor”, “Meu tudo”, “Chagas abertas”, “Humano Demais”, entre diversas outras. Será um verdadeiro momento de fé e emoção para o público. Fabio de Melo também esteve nas edições de 2017 e 2018 do Natal Imperial. Além do evento, o padre, que recebeu Título de Cidadão Petropolitano em 2009, também já realizou diversas celebrações na Cidade Imperial como missas, casamentos e batizados.

Além da apresentação do padre Fábio de Melo, ao longo de 60 dias de festa o público vai poder contar com uma extensa programação cultural.

A Guarda Civil vai ter pelo menos 30 homens atuando nas ruas para patrulhamento preventivo e segurança do público que vai acompanhar as atrações do Natal Imperial, que começa nesta quinta-feira (14.11). A corporação vai aumentar o efetivo nos dias de evento com expectativa de público maior, como na sexta (15.11), para o show do Padre Fábio de Melo, e nas Paradas Iluminadas, em dezembro. O monitoramento pelo Ciop e o trabalho do canil também fazem parte do esquema de segurança durante o evento, até 12 de janeiro.

Nesta sexta, por exemplo, além dos agentes 2ª Inspetoria – que já atua nos distritos –, a Guarda Civil terá mais 12 homens no Parque Municipal de Itaipava e nos arredores.

“Mais uma vez teremos um trabalho voltado a atender os petropolitanos e também os visitantes da nossa cidade, com objetivo de garantir que todo público vai poder acompanhar as atrações com tranquilidade total em todos os eventos”, diz o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

As equipes que estarão nas ruas também vão fazer o patrulhamento para coibir atos de vandalismo com as decorações natalinas e a iluminação especial. Outra atribuição será com relação às vagas destinadas ao embarque/desembarque dos ônibus de turismo – os agentes atuarão para impedir o estacionamento irregular de outros veículos em áreas como o entorno do Museu Imperial, a Praça 14 Bis, a Av. Tiradentes e no Quitandinha. A Guarda também vai acompanhar os desfiles das Paradas Iluminadas, que estão marcadas para os dias 8, 15 e 22 de dezembro.

No Quitandinha, inclusive, uma viatura ficará baseada nos dias do evento para organizar o trânsito e fazer o patrulhamento preventivo.

As equipes da Ronda Escolar estão escaladas para reforçar o trabalho em horários fora dos horários de aulas. Os cães serão levados para áreas de maior movimento de turistas, como Praça da Liberdade, Trono de Fátima, Palácio de Cristal, entre outros.

Todas as câmeras do Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) serão utilizadas para o monitoramento durante os dias de eventos, com atenção nas áreas de eventos, entorno e também as entradas da cidade, onde estão instaladas as câmeras capazes de detectar a chegada de veículos roubados. Também serão utilizados os dois equipamentos móveis acoplados nos uniformes de agentes que fizerem patrulhamento nas ruas.

“A gente sempre reforça as orientações comuns em todos os grandes eventos para que o público dê preferência ao transporte público, não combine álcool e direção, tenha atenção especial com objetos pessoais como carteira e documentos, evite levar objetos que não são necessários para eventos, como tablets e computadores, tenha cuidado redobrado com as crianças”, orienta Calomeni.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) já tem todo o planejamento do esquema de trânsito para o Natal Imperial, que começa nesta quinta-feira (14.11) e vai até 12 de janeiro. A festa tem a expectativa de superar o número de visitantes de 2018, que foram 450 mil pessoas. Como no ano passado, os veículos de turismo terão prioridade com vagas de estacionamento determinadas e de embarque e desembarque ampliadas, garantindo assim a fluidez do trânsito no Centro Histórico.

A CPTrans irá atuar durante toda a festa, e principalmente nas atrações de maiores fluxos como o show do Padre Fábio de Melo e os desfiles da Parada Iluminada, que acontecem durante o mês de dezembro, este ano também em Itaipava. Em casos de emergências, algumas vias, como Rua Padre Siqueira e Av. Piabanha poderão sofrer possíveis alterações, sempre com o controle dos agentes e sinalizações.

Para diminuir o fluxo do trânsito no centro da cidade, a CPTrans, mantém a operação do ano passado, e irá executar duas ações destinadas aos veículos de turismo. A primeira será para dias da semana, com a ampliação das vagas de embarque e desembarque para os turistas que irão visitar os atrativos da cidade – City Tour. A partir do dia 14 de novembro a extensão do Museu Imperial, Avenida Tiradentes, Rua Barão do Amazonas, Rua Teresa, área ao lado da Casa da Educação terão novas áreas de estacionamento.  Já no fim de semana, os veículos de turismo serão abordados por agentes, no Quitandinha ou na Rua Paulo Afonso, com orientações de como proceder na cidade. O desembarque será permitido na Avenida Tiradentes e Rua Barão do Amazonas. O estacionamento será no Quitandinha, Bingen e Avenida Barão do Rio Branco. Veículos com portadores de necessidades especiais poderão utilizar a Praça 14 Bis que estará com fiscalização dos agentes.

O Circuito de Lazer que funciona na Avenida Barão do Rio Branco aos domingos, será transferido temporariamente para Avenida Ipiranga no sentido Centro. A extensão da Barão até a altura da entrada do Quarteirão Brasileiro, lado par, será estacionamento para veículos.

Ampliação dos estacionamentos rotativos

Vias com estacionamentos rotativos com sinalização de área azul e branca, serão estendidos para todos os dias com horário das 8h às 22h. Exceto: a Avenida Koeler lado par, que o rotativo funcionará sexta-feira das 18h às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 22h – nos demais dias e horários é proibido estacionar; a Avenida Tiradentes lado par de segunda a sexta-feira das 8h às 22h e Praça D. Pedro II aos sábados e domingos das 8h às 22h.

Já os locais que passarão a ter estacionamento rotativo serão:

- Rua da Imperatriz, lado ímpar - sexta-feira das 18h às 22h e sábados e domingos das 8 às 22h - demais dias e horários é proibido estacionar

- Avenida Barão do Rio Branco sentido bairro - sexta-feira das 18h às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 22h - demais dias e horários é proibido estacionar

-Quitandinha Rua Joaquim Rolla – duas pistas e Rua República da Argentina sábados e domingos das 8h às 22h.

Os profissionais da rede municipal ainda podem garantir vaga na última palestra da proposta “O autista e a Inclusão: Conversação e Docência” que será realizada no dia 21 de dezembro, às 14h, no Salão Nobre da UCP.  As inscrições podem ser feitas através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O assunto será abordado pela professora Doutora Maria Angelica Augusto de Mello Pisetta.  Ela é professora de Psicologia da UFF, doutora em Psicologia, pós-doutoranda em Educação pela USP e pesquisadora no campo da inclusão de autistas. O autismo, ou Transtorno do Espectro do Autismo (como foi tecnicamente denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os estudantes atendidos pela rede municipal são acompanhados pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação.

Oportunidade para os alunos das escolas da rede municipal: a Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, está com inscrições abertas para a colônia de férias 2020 que vai ocorrer entre 13 e 24 de janeiro, na sede da instituição de ensino. Os pais interessados devem fazer a inscrição na secretaria do Centro Esportivo da Escola, de terça a sexta-feira, das 8h às 16h.

A colônia será em dois turnos: das 8h às 11h30 para crianças matriculadas do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental e das 13h às 16h15 para alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. Serão 200 vagas disponibilizadas para cada turno. Estão previstos jogos, tênis de mesa, recreação e partidas na quadra poliesportiva da escola. Tudo gratuito e com lanche.

O diretor da unidade escolar, Ney Marcos de Paula Júnior, salienta que algumas vagas já foram preenchidas. “Os pais devem procurar a escola para fazer a inscrição porque as vagas são limitadas. Estamos felizes em poder proporcionar atividades diferenciadas para as crianças no recesso. A programação está muito bacana e eles vão gostar”.

A EM Monsenhor João de Deus Rodrigues fica na Rua Dr. Barros Franco, s/nº, em Pedro do Rio. A escola também oferece nulas gratuitas para a alunos da rede e comunidade: natação, hidroginástica, voleibol, basquete e dança de salão, além de abrigar o projeto ISE - Inclusão Social e Esportiva de Petrópolis que atende crianças com deficiências em aulas de natação.

Na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues são atendidos aproximadamente mil alunos em três turnos de atendimento, da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A equipe de fiscalização do Procon realizou nesta quarta-feira (13.11) uma palestra de conscientização para empresários associados ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Petrópolis. A orientação foi ministrada pela fiscal do órgão Fernanda Montenegro, com a presença do coordenador do Procon, Bernardo Sabrá e o responsável do setor jurídico, Thiago Ramos. A ação faz parte do Procon Palestras junto com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), que acontece uma vez por mês, com temas diversificados.

Durante o encontro, que desta vez aconteceu na sede da Firjan, os empresários puderam esclarecer dúvidas sobre manuseio dos produtos; importância da visibilidade do prazo de validade; critérios de qualidade de alimentos refrigerados, como queijo, presunto; entre vários outros assuntos. O Procon atua com a ação de orientação para que os fornecedores se adequem e evitem futuros problemas durante uma fiscalização.

A equipe abordou também questões como: precificação, legislação, propaganda enganosa, promoção, armazenamento, produtos fracionados, manipulação de carne, questões sanitárias, lei das sacolas plásticas e a importância do livro do Código de Defesa do Consumidor.

“Foi uma palestra muito esclarecedora, pertinente. Os associados puderam tirar todas as dúvidas do dia-a-dia, sobre várias questões e principalmente sobre as embalagens dos frios, como queijo e presunto, data de validade, manuseio. Foi excelente e muito importante este esclarecimento. A aproximação do órgão com os empresários também é muito significativa para o setor”, frisou o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Petrópolis, Roberto Badro.

A programação do Natal Imperial vai contar com o 10º Festival de Bandas Marciais, no domingo (17.11). Dez bandas se apresentam na Praça da Liberdade - a Vila Imperial -, a partir de 10h. O evento, que é aberto ao público, vai reunir cerca de 400 pessoas, principalmente jovens, e tem como objetivo mostrar o trabalho dos grupos que é realizado ao longo de todo o ano. Em dezembro, as bandas também continuarão tendo destaque na programação da festa, com apresentações nos primeiros quatro fins de semana do mês.

Neste domingo, se apresentam a Banda Marcial Wolney Aguiar, que é a mais antiga de Petrópolis, além das bandas marciais Imperial Petropolitana, Embaixador José Bonifácio, Frei Aniceto, Prof. Leila de Souza Castro, Odette Fonseca, e ainda a Banda de Percussão Trovão Imperial, Banda Musical Cavaleiros do Império, Banda Musical Primeiro de Setembro e Banda Musical Euterpe. Todas são afiliadas à Associação Petropolitana de Bandas (Apeban).

No repertório, as bandas prometem estilos musicais variados e, claro, as músicas natalinas não vão faltar. “É uma forma de mostrarmos o que a gente trabalha durante o ano inteiro e que não conseguimos mostrar nos desfiles cívicos. A expectativa está muito boa para o festival”, frisa o presidente da Abepan, Luiz Claudio Lima.      

Confira a agenda de apresentações do Natal Imperial:

Praça da Liberdade – Vila Imperial

Novembro

Dia 17 – 10h – 10º Festival de Bandas

Dezembro

Dia 01 – 15h – Banda Marcial Frei Aniceto

Dia 07 – 15h - Banda de Percussão Trovão Imperial

Dia 08 – 15h - Banda Marcial Prof. Leila de Souza Castro

Dia 14 – 15h - Banda Marcial Wolney Aguiar

Dia 15 – 15h - Banda Marcial Imperial Petropolitana

Dia 21 – 15h - Banda Musical Euterpe

Dia 22 – 14h - Banda Marcial Embaixador José Bonifácio

A Comdep encerrou nesta quinta (14.11) a 16ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat). Na edição deste ano, os funcionários da empresa participaram de um ciclo de palestras com tema “Prevenção e Confiança: dois pilares da segurança”. A última reunião abordou o assunto das doenças sexualmente transmissíveis e Aids com os enfermeiros Alcinei Gomes Nogueira e Juliana Araújo. Durante a semana, também foram tratados assuntos como análise de riscos, qualidade de vida e prevenção de acidentes com animais peçonhentos. A realização de uma Sipat é prevista em lei para promover a saúde e a segurança dos funcionários de uma empresa. Diversos colaboradores dos setores operacionais, jardinagem, varrição e regional de Itaipava participaram do evento.

O vazamento de óleo na costa brasileira, os casos de sarampo, depressão, a prevenção ao suicídio e os destaques das profissões foram alguns dos temas abordados durante a Feira de Conhecimentos realizada no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio nesta quinta-feira (14.11). A atividade contou com a adesão de todos os alunos – 1500 – matriculados do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio.

Ryan Ramaldes, de 15 anos, aluno do 9º ano e seus amigos fizeram pesquisas sobre o recente vazamento de óleo na costa brasileira. Ele disse que, além de aprender sobre os males da destruição ambiental, ficou emocionado com o trabalho de recuperação que vem sendo feito pelos próprios moradores das áreas atingidas.

“Ainda não temos certeza da causa do acidente, o que sabemos é que pode ter sido causado por um vazamento em um navio negro. Mas, a destruição atingiu não só a natureza, mas, também, as pessoas que vivem da natureza. Foi muito bom poder pesquisar, aprender sobre as ações e a falta de cuidado do governo e perceber que o povo está fazendo de tudo para amenizar o problema. Adorei participar da feira e poder mostrar tudo o que pesquisamos”, disse Ryan.

O professor de ciências, Bruno Ximenes, destacou a importância das atividades diferenciadas com os alunos. “Eles ficaram muito animados. Sair da rotina, poder aprender coisas novas, apresentar para os amigos. Tudo isso estimula o conhecimento e o estudo”, contou.

A diretora do Liceu, Marcia Chiote, falou sobre a participação das turmas. “Todos os anos tiveram oportunidade de escolher os seus temas, convidar as famílias e mostrar e despertar a atenção dos colegas para assuntos que fazem parte da rotina escolar, mas, também, fizeram cartazes, panfletos e falaram sobre assuntos que devem ser discutidos com os jovens como os detalhes das profissões, depressão e até mesmo a interação tecnológica. Todos estão de parabéns”.

Anésio Carvalho Faria, pai do Mateus José, de 14 anos, fez questão de prestigiar a apresentação do filho. O grupo de Matheus apresentou um projeto sobre evolucionismo e criacionismo.

“Fiquei muito feliz. Ele está sabendo explicar direitinho. Isso enche meu coração de alegria”, contou Anesio.

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio é uma das unidades da rede municipal de Educação. Atualmente, cerca de 1500 alunos são atendidos na escola – que é a única da rede que também oferece ensino médio. No inicio desse ano, o Liceu teve salas e corredores revitalizados.

As inscrições para a III Copa Imperial de futsal feminino serão abertas na próxima segunda-feira (18.11). As equipes interessadas em participar devem ligar para o telefone: 2233-1218, ou comparecer na Superintendência de Esportes e Lazer, no Centro de Cultura, de 9h às 18h. São oito vagas para o torneio que será realizado no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no Caxambu, no dia 15 de dezembro. Cada time pode inscrever o número máximo de 12 jogadoras acima de 16 anos, mas será exigida uma autorização assinada pelos responsáveis para as meninas menores de idade.

Antes da competição, será realizado um congresso técnico com a participação de representantes das equipes inscritas para definir a tabela e os horários dos jogos. Os finalistas da III Copa Imperial de futsal feminino recebem medalhas e troféu de premiação. A expectativa é que 100 atletas participem.

Desde 2017, o governo municipal promoveu dois torneios de futsal e outro de futebol society, além de ter incluído, de maneira inédita, o futebol de campo das meninas nos jogos estudantis no primeiro ano da gestão. A prefeitura quer incentivar os clubes da cidade a montarem times femininos.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Novembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo