Única cidade da Região Serrana listada entre as 100 melhores do Brasil para fazer negócios, Petrópolis se torna ainda mais atrativa para novos investimentos com um pacote de incentivos fiscais – criado pelo prefeito - para atualizar e ampliar os benefícios para empresas que investirem na cidade. A Lei altera e amplia incentivos fiscais concedidos pelo município para empresas de diferentes segmentos - entre as quais empreiteiras responsáveis por projetos para construção de habitação popular, como o Minha Casa Minha Vida e empresas do setor têxtil e aviação, como a GE-Celma. A lei, sancionada pelo prefeito na tarde desta quarta-feira (13.11), será publicada no Diário Oficial do Município e já entra em vigor.

Pela primeira vez Petrópolis está entre as 100 melhores cidades para fazer negócios. Isso é o resultado da desburocratização. Foram implementados sistemas modernos para facilitar a abertura de novos negócios na cidade. E agora foram atualizados a legislação para que ela esteja afinada com a realidade da cidade. São medidas necessárias para que a cidade possa avançar em diferentes frentes.

A alteração na lei 6.018 – que concede incentivos fiscais às empresas -  por exemplo, está sendo feita 16 anos depois que a mesma começou a vigorar. A nova Lei de incentivos fiscais beneficia todas as empresas, prevendo redução de alíquotas de ISS a 2%, estabelece prazos de incentivos fiscais fixados em até 35 anos, além de ampliação e prorrogação de incentivos fiscais anteriormente concedidos.

“É uma lei que beneficia não só o setor industrial, mas também empresas de diferentes segmentos, como o de tecnologia, de turismo -  que hoje também são fortes na cidade. Merece destaque aqui a pró atividade do prefeito, que conversou com as empresas, buscando entender as necessidades e acolheu as demandas apresentadas - o que é um diferencial de gestão. Nos traz uma perspectiva muito boa ver várias iniciativas do prefeito para que empresas, como a GE Celma possam não só manter, como também ampliar os empregos, além de buscar trazer empresas parceiras para a cidade”, pontua o presidente da GE Celma, Júlio Talon, que participou da solenidade na prefeitura.

“Parabenizo o prefeito e toda sua equipe por esta iniciativa, que fortalece a geração de empregos e nos dá uma perspectiva positiva”, completa Marlan Scherer Hammes, representante de empresas no setor têxtil e construção civil.

As alterações na Lei 7.140/2013 - que estabelece benefícios para incorporadoras e empreiteiras de construção Civil interessadas em desenvolver projetos de habitação popular, como o programa Minha Casa Minha Vida, ou outros empreendimentos de programas habitacionais federais para construção de imóveis destinados a famílias com renda de um a três salários mínimos. 

“É um estímulo fundamental que a prefeitura está dando às construtoras, que apresentam projetos ao município porque existe hoje uma demanda grande na cidade. Esta lei de incentivo é  muito importante”, destaca o presidente da Sola Construtora, Sauro Sola, lembrando que cada canteiro de obras gera em média de 200 a 300 empregos diretos.

“Esta iniciativa da prefeitura é muito bem vinda, especialmente para o setor da construção Civil, e nos dá uma perspectiva  muito boa já para o ano de 2020”, completa Irapuã Sá, da construtora Solidum.

A lei sancionada pelo prefeito Bernardo Rossi altera também a lei 7.199/14, permitindo que empreendimentos possam receber também diferentes tipos de incentivo cumulativos, como por exemplo isenção de IPTU pelo período de 120 meses, a contar do habite-se, para todas as faixas; isenção de imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI) para os faixas 2 e 3; isenção de ISS para construção para todas as faixas.

“O objetivo com as alterações é dar mais celeridade e agilidade aos processos. No caso das leis 7.140 e 7.199, o objetivo do município é estimular na cidade o programa Minha Casa Minha Vida, e qualquer outros programa habitacional do governo Federal, que venha a ser implementado”, destaca o  procurador Geral do Município, Sebastião Médici.

Importante destacar que para obter os incentivos fiscais e estímulos, as empresas interessadas devem apresentar requerimento, que será analisado pelo Grupo Executivo – Gex, que avalia as informações e documentações necessárias para que seja feita a concessão dos benefícios. O procurador frisa ainda que, após a concessão, os benefícios e isenções previstos na lei passarão a ser analisados, acompanhados e fiscalizados - direta a automaticamente - pela Secretaria de Fazenda.

A nova lei de incentivos fiscais foi sancionada em solenidade realizada na sede da prefeitura, com a presença  de representantes das Secretarias de  Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, e de de Incorporadoras e Empreiteiras do MCMV.

O programa Prefeitura Presente promoveu aplicação de asfalto em ruas de oito bairros nesta quarta-feira (13.11): Morin, Castelo São Manoel, Nogueira, Quitandinha, Posse, Caxambu, Bingen e Centro. Com quase um mês de atuação, já foram feitas 149 ações de tapa-buraco para 107 ruas de 30 bairros.

Receberam aplicação de asfalto nesta quarta as ruas João Baravelli (Morin), Rua 12 (Castelo São Manoel), Promenade e Águas Lindas (Nogueira), Rua Vassouras (Quitandinha), União e Indústria, Santo Antônio e São João Batista (Posse), Estrada José Almeida Amado (Caxambu), Rua Bingen (Bingen) e Rua Domingos Andrade Bastos (Centro).

Além do tapa-buraco, outros serviços de limpeza, iluminação pública, pintura de meio-fio e sinalização de vias serão reforçados nas comunidades de Petrópolis. A meta é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além das secretarias de Obras e de Serviços e CPTrans.

Os serviços de limpeza foram realizados em Vila Rica, Vila Militar, Águas Lindas (Nogueira), Rua Rio de Janeiro (Quitandinha) e Bairro da Glória.

A Comdep promoveu remoção de entulho em ruas de Madame Machado, Chácara Flora, Vila Felipe, Meio da Serra, Centro, Estrada da Saudade e Samambaia.

O serviço capina e roçada aconteceu em Nogueira, Itaipava, Sargento Boening, Quarteirão Ingelheim, Morin, Bingen, Duarte da Silveira, Valparaíso, Quarteirão Brasileiro, Caxambu, São Sebastião, Itamarati, Meio da Serra, Quitandinha e Centro.

A Secretaria de Obras fez manutenção de rede de águas pluviais na Rua Bartolomeu Sodré (Caxambu), construção de uma caixa de ralo na Rua Manoel Francisco de Paula (Siméria), manutenção de calçamento na Rua Teresa, manutenção de balizador na Rua 16 de Março e desobstrução de bueiros na Rua do Imperador (Centro).

A manutenção de iluminação pública ocorreu em Quitandinha, Centro, Itaipava e Alto da Serra.

Um mundo de magia e sonhos invade Petrópolis a partir desta quinta-feira (14.11) com a abertura do Natal Imperial. A cidade está nos últimos preparativos para o acender das luzes e a inauguração de toda decoração especial – que está pelos quatro cantos da cidade, mas principalmente no Centro Histórico. Um concerto abre a festa a partir de 19h no Palácio de Cristal. Toda programação organizada pela prefeitura é gratuita. Ao longo de 60 dias de festa, o público vai poder contar com a Casa do Papai Noel, shows, desfiles, atividades para as crianças, gastronomia e artesanato.

O governador do estado, Wilson Witzel, já confirmou presença para a solenidade de abertura, ao lado do prefeito. Para dar às boas vindas ao evento, se apresentam o Coral de Sinos do IPAE, o Vocal Somos Um e a orquestra Compasso Jazz Band. No dia seguinte, feriado de Proclamação da República, 15 de novembro, o destaque da programação é a apresentação do padre Fábio de Melo, no Parque Municipal, em Itaipava, aberto ao público. A expectativa para todo o evento é superar o número de visitantes do ano passado, quando mais de 450 mil pessoas passaram pelos espaços da festa.

Casa do Papai Noel, desfiles e corais entre os destaques da programação

Entre os destaques do Natal Imperial está a Casa do Papai Noel, que este ano vai funcionar no Palácio de Cristal, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Por lá, o público vai poder contar não só com a casa do “Bom Velhinho”, mas também uma cenografia especial que promete encantar, principalmente, as crianças. O espaço também recebe diversos shows, como de bandas e corais, além de artesanato e gastronomia. As barracas de comida estarão separadas por gastronomia típica de vários países, como Japão, Itália, Alemanha, Portugal, entre outras. A Casa do Papai Noel funciona todos os dias, de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h; sábados e domingos das 11h às 14h e das 17h às 20h (os dias 23, 24 e 25 de dezembro funcionarão nos mesmos horários do fim de semana). Vale lembrar que o Palácio fica aberto todos os dias, a partir de 9h.

Sucesso nas edições passadas, as Paradas Iluminadas estarão de volta. Este ano, os desfiles acontecem nos dias 08, 15 e 22 de dezembro, na Rua do Imperador, às 19h. É um espetáculo a céu aberto, que conta com fantasias e alegorias de Natal, além de uma trilha sonora inspiradora, que levará o público a mergulhar nesse clima de encantamento. Um desfile de Natal também acontece em Itaipava, no dia 14 de dezembro, às 20h.

Já a Praça da Liberdade se transforma na Vila Imperial, com uma grande árvore de 30 metros de altura, decoração especial e gastronomia, além de atrações culturais, como shows do Trio Dubrá, Carol Coutas, Dois Num Samba, entre diversos outros.

Por toda a cidade, casas e estabelecimentos comerciais também entram no clima da festa e ganham um estímulo extra com os concursos da “Casa Mais Enfeitada” e “Vitrine Mais Enfeitada”.

Turismo preparado para receber os visitantes

Com a cidade vibrando com o Natal Imperial, a rede hoteleira do município se preparou para receber os visitantes. São 6.325 leitos à espera dos turistas, além de mais de 300 restaurantes, bares, pizzarias, bistrôs.Os polos de moda da Rua Teresa e 16 de Março também terão decoração especial e ainda uma programação cultural para fazer os consumidores entrarem no clima da festa.

Além da programação de Natal, o visitante pode contar com os circuitos tradicionais da cidade. Petrópolis é um museu a céu aberto em seu Centro Histórico, com rico patrimônio preservado com prédios, casarões e igrejas do século XIX e início do século XX. As avenidas arborizadas e floridas completam o charme do município, que conta com sinalização especial e interpretativa em português e inglês no chamado “Circuito a Pé”.  Nos casarões históricos também é possível perceber a influência dos imigrantes alemães, italianos, sírio-libaneses e portugueses que tornaram Petrópolis uma das cidades mais importantes no cenário turístico do país. Pelo Centro Histórico todo percurso pode ser feito a pé. Mas a cidade conta com circuitos turísticos por todo município.Apesar de o carro chefe ser o turismo histórico-cultural, Petrópolis também oferece opções de ecoturismo, turismo rural, turismo de compras, gastronômico, cervejeiro e religioso por todos os distritos.

O prefeito acompanhou nesta quarta-feira (13.11) o trabalho do Polo de Assistência Farmacêutica de Corrêas. Agora, com a reestruturação do Núcleo de Assistência Farmacêutica, o acesso a medicamentos de forma gratuita está mais organizado e fácil. A Prefeitura de Petrópolis investe por mês mais de R$ 1 milhão em medicamentos para atender à população.

Com a reestruturação feita pela atual gestão, tanto o Polo de Corrêas como o do Centro (que funciona no prédio da antiga Farmácia Popular) recebeu mais recursos humanos, novos equipamentos e melhorias físicas para a estocagem dos medicamentos. No  Polo de Corrêas, os usuários podem dar entrada com os pedidos por meio de processos administrativos para o fornecimento dos medicamentos especiais. No Polo do Centro, além dos medicamentos especiais distribuídos pelo município, é feito ainda o processo para a solicitação e a entrega dos medicamentos especiais fornecidos pelo Estado e também do pelo Ministério da Saúde.  Ambas as unidades contam com farmacêuticos e assistentes sociais que oferecem todas as orientações aos usuários.

Além destes dois pontos de distribuição, o município também mantém a Farmácia do Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro, a Farmácia do Centro de Saúde e ainda faz a distribuição de medicamentos gratuitos por meio dos programas nas unidades básicas de saúde, oferecendo tratamento gratuito à milhares de petropolitanos. Segundo Débora Fontes Correia, chefe do Núcleo de Assistência Farmacêutica, somente nos dois pólos, são atendidas, mensalmente, cerca de 4 mil pessoas.

Nesta quarta-feira (13.11) foi dia de Petrópolis Gourmet no Restaurante Popular. O cardápio diferenciado, preparado pelos chefs Christian Cox e Alice Cox, contou com lasanha à bolonhesa, filé de frango ao molho de laranja, salada de batata e legumes cozidos. Diariamente duas mil refeições são oferecidas no local a preços simbólicos, que variam de R$ 0,50 a R$ 1. Desde o início da atual gestão, além de café da manhã e almoço, que ganharam mais qualidade, o lanche da tarde passou a fazer parte do cardápio.

Como já virou tradição, o Restaurante Popular, a cada ano, recebe o carinho do evento Petrópolis Gourmet, que já está em sua 19ª edição. Hoje, foi o dia dos usuários do restaurante apreciarem novos sabores de pratos criados por renomados chefs de cozinha.

Segundo Débora Bertholdo, coordenadora do Restaurante Popular, o almoço foi ‘aprovadíssimo’. “Muitos usuários almoçaram e voltaram para a fila para repetir”,contou. Além do almoço ao preço de R$ 1, o Restaurante Popular também oferece café da manhã e lanche da tarde ao custo de R$ 0,50. O cardápio tem a supervisão da nutricionista Letícia Lima e segue critérios de qualidade e de valor nutricional.

O Restaurante Popular Regina de Lurdes Vieira funciona de segunda a sexta-feira, no Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina, no Centro. O café da manhã é servido de 8h às 9h30; almoço a partir das 10h30, até esgotarem as mil refeições, e os 500 lanches da tarde são servidos das 15h30 às 16h30.

As ações realizadas pelo Procon Petrópolis estão despertando o interesse em outras cidades, se tornando uma referência de boas iniciativas de trabalho no setor. O coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá recebeu nesta quarta-feira (13.11), representantes do Procon Estadual do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Durante o encontro, o grupo conheceu os detalhes de toda estrutura, campanhas e fiscalizações criadas pela atual gestão.

Uma das ações de destaque do Procon Petrópolis, é o Feirão Limpa Nome que, na última edição, negociou mais de R$ 13,8 milhões, regularizando os débitos de quase 2 mil pessoas. O município de Três Rios já realizou sua primeira edição e o Procon Duque de Caxias está trabalhando para executar a Feira de renegociações de débitos entre empresas e consumidores.

“Dentro de todas as pesquisas de projetos que eu fiz, o Procon Petrópolis é pioneiro em várias ações, não vi nada igual. Quero implementar muitos projetos daqui lá em Duque de Caxias”, destacou a diretora do Procon da cidade de Duque de Caxias, Sanira Farias Cabral, que confirmou a realização do Feirão Limpa Nome ainda este ano na cidade.

Cidades como Magé, Cantagalo, São José do Vale do Rio Preto, Duque de Caxias, Campos, Magé, Areal, Paty de Alferes, Guapimirim, Carmo e Miguel Pereira já procuraram o Procon Petrópolis para compartilhar a expertise de todas as ações, além das informações para municipalização dos Procons.

“Muito bacana todo o atendimento que o Procon Petrópolis realiza. A atenção com o consumidor, o retorno que o órgão dá, isso tudo me chamou atenção aqui. E ter projetos educacionais de cidadania mostrando os direitos dos consumidores e deveres dos fornecedores é ainda mais interessante”, frisou a advogada do Procon Estadual do Rio de Janeiro, Juliana Lobianco.

“O Procon Petrópolis consegue atuar na educação do cidadão consumidor, ação que para nós é um projeto. Os resultados positivos também são bem expressivos. O que eu mais gostei também foi o Selo de excelência para as empresas”, contou a analista de operações e coordenadora de instituições administrativas do Procon Estadual do Rio de Janeiro, Flavia Lira da Silva.

Nesta quarta-feira (13.11) foram realizadas atividades do Defesa Civil nas Escolas em mais quatro instituições de ensino: os CEIs Lota Macedo Soares, Vila São José e Vista Alegre, além da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Ao todo, mais de 100 alunos participaram e conheceram o jogo da Turma do Pedrinho que ensina de forma lúdica as medidas que devem ser adotadas em casos de emergência e questões de educação ambiental. Até o momento, neste semestre, 142 escolas produziram 340 atividades relacionadas as ameaças de verão.

Os números do programa no primeiro semestre deste ano chamaram a atenção: foram mais de 20 mil alunos envolvidos em 631 atividades sobre as ameaças de inverno. Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as 183 unidades da rede municipal, além de outras 30 particulares e outras duas estaduais.

Pioneiro no país e referência no Estado do Rio de Janeiro na prevenção, o Defesa Civil nas Escolas está alinhado à estratégia internacional de redução do risco de desastres das Organizações das Nações Unidas (ONU). Graças a proposta de trabalhar o assunto em sala de aula, Petrópolis é destaque nacional com o programa, que também já rendeu um prêmio para a atual gestão.

No feriado da Proclamação da República (15.11) alguns serviços do município terão funcionamento alterado, como aulas nas escolas e repartições públicas. Mas, serviços essenciais, como hospitais, UPAs, coleta de lixo, Defesa Civil, entre outros, mantém o plantão normal durante todo o feriado. No turismo, principais atrativos também estarão de portas abertas para receber os visitantes.

Nas repartições públicas do município, foi decretado ponto facultativo. Portanto, serviços administrativos voltam apenas na segunda-feira (18). Na rede municipal, as escolas também param na quinta e voltam na segunda.

Na Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs - Centro e Cascatinha) e Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra) – funcionam normalmente. O Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – atendimento de internação, urgência psiquiátrica, ortopédica - funciona 24 horas, além das internações. No Hospital Alcides Carneiro – setores de internação e urgência também funcionam normalmente. Unidades de atendimento da atenção básica (UBSs e PSFs) –  não funcionarão no feriado.

Os agentes da CPTrans vão manter plantão normalmente. Já os ônibus operam com horários de domingo durante o feriado.    

As feiras livres funcionam normalmente. O Hortomercado Municipal também funcionará de quinta a domingo. Já na véspera (14.11) o local estará aberto das 8h às 18h. No feriado, das 8h às 18h e no mesmo horário no sábado (16.11). Já no domingo o Horto funcionará das 8h às 13h.

No Circuito Imperial de Lazer, no domingo (17) na Avenida Barão do Rio Branco funciona normalmente. E o Circuito na Rua do Imperador não funcionará.

No turismo, principais atrativos, como o Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, entre outros também estarão de portas abertas para receber os visitantes no feriadão. O Palácio de Cristal abre normalmente e ainda recebe a “Casa do Papai Noel”, que faz parte da programação do Natal Imperial.

A coleta de lixo vai funcionar normalmente durante todo o período do recesso.

A Defesa Civil permanece em estado de atenção por causa de previsão de chuva para essa semana. Todo o contingente da Defesa Civil, composto por 50 pessoas, está de plantão para o atendimento da população em caso de ocorrências, inclusive no feriado.

Capital Estadual da Cerveja, Petrópolis vai contar com uma feira de produtores artesanais da bebida dentro da programação do Natal Imperial. Durante três fins de semana de dezembro, a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) vai receber o “Natal Cervejeiro”, uma parceria entre a Deguste e a Associação das Microcervejarias de Petrópolis (AMP), com o apoio da prefeitura. O evento, que é aberto ao público, terá a participação de 18 cervejarias, além de gastronomia, recreação infantil e apresentações musicais, com uma decoração especial de Natal.

Nesta terça-feira (12.11), o prefeito recebeu produtores de cerveja para anunciar o apoio da prefeitura ao evento. A expectativa é criar mais uma opção de lazer para petropolitanos e turistas durante uma das festas mais visitadas da cidade.

O Natal Cervejeiro vai funcionar nos seguintes fins de semana de dezembro: de 06 a 08, de 13 a 15 e de 20 a 22. “Além de as 18 marcas de cerveja, o público também terá à disposição oito opções de gastronomia em um ambiente decorado com temas natalinos, além de diversos shows. No total, serão seis apresentações musicais por fim de semana”, explica Rodrigo Duarte, um dos organizadores da Deguste.

O setor cervejeiro está em expansão na cidade. Ao todo, já são 24 marcas de cerveja produzidas em Petrópolis, três são grandes fábricas – Cidade Imperial, Bohemia (AmBev) e Grupo Petrópolis, e 21 artesanais, distribuídas entre fábricas (como a Duranz, Buda Beer, BrewPoint, Odin, Real e Rocky Garden, por exemplo) e ciganas. Em 2018, só as microcervejarias produziram 1 milhão de litros da bebida que é uma das paixões dos brasileiros, com um investimento de R$ 10 milhões no setor, que emprega mais de 5 mil pessoas direta e indiretamente. 

Para o presidente da Associação das Microcervejarias, José Renato Romão, o apoio da prefeitura ao setor tem sido fundamental. “Já temos 18 cervejarias associadas. Cada uma gerando empregos, recursos para o município. E a prefeitura abrir as portas pra gente em determinados momentos é muito importante. A gente tenta ao máximo entregar a melhor contrapartida para a cidade”, disse.

Iniciativa do poder público possibilitado através de uma parceria com o Inea, Ministério Público, Emater e Comitê Bacias do Piabanha, o Programa de Revitalização de Políticas Públicas das Áreas Rurais do município já instalou 55 fossas sépticas no bairro Bonfim. Essa é a primeira etapa da ação que prevê a instalação de, pelo menos, 125 fossas na localidade. O prefeito conferiu nessa quarta-feira (13.11) o trabalho que tem como objetivo conscientizar a população sobre o destino correto do lixo e cuidado com a água, além de possibilitar a qualidade do recurso hídrico captado para o abastecimento da comunidade.

Dois bairros serão agraciados inicialmente pelo programa: Bonfim e Caxambu. O programa prevê nesse primeiro momento, a instalação de 423 fossas sépticas e filtros para o tratamento de esgoto. O trabalho no Caxambu será iniciado em janeiro, com o cadastramento das famílias.

“Por critérios técnicos e com intuito de melhorar a qualidade das águas captadas para o abastecimento rural e urbano, as comunidades escolhidas para iniciar o projeto são o Bonfim e o Caxambu. A ideia não é a só a de colocar as fossas nessas casas, mas, também, de capacitar os moradores a usar corretamente esse instrumento que colabora com a preservação do meio ambiente”, explicou o diretor do Departamento de Agricultura, José Maurício Soares.

O projeto de saneamento Rural das comunidades do Bonfim e Caxambu prevê a instalação de um kit básico composto de fossas, filtros, tubos e conexões que perfazem o valor unitário de R$ 1.732,98 - que totaliza para as duas comunidades o valor de R$ 733.050,54. Vale ressaltar que, com a ajuda do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, foi destinado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para aquisição de 122 Kit de fossas sépticas, o que vai ajudar a economizar o valor de R$ 156.404,00 no total geral de gastos para a implantação de fossas nas duas comunidades.

Robson Silva, um dos dirigentes da Associação dos Produtores Rurais do Bonfim destacou que a adesão ao programa foi de 100%. “Os kits já estão preparados e todos os moradores receberam o programa de braças abertos. Estamos felizes porque o programa é um avanço para a área rural”, comentou.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Bonfim, Marco Antonio Coelho, também parabenizou a ação. “Importante para todos os moradores não só para os produtores rurais. Estamos cuidando da água, tão importante para a sobrevivência de todos. Agradeço a prefeitura e demais instituições por essa ação”.

Durante a primeira reunião do Conselho Municipal de Inovação, realizada na última terça-feira (12.11), na Casa dos Conselhos, foram empossados os integrantes do conselho - representantes do poder púbico e secretarias municipais, além de instituições de ensino e organizações empresariais. A partir de agora, o conselho se reunirá todos os meses com objetivo de formular, propor, avaliar e fiscalizar as ações e políticas públicas de promoção da inovação para o desenvolvimento do município.

O conselho é deliberativo.

Na próxima reunião do conselho – 3 de dezembro, às 9h, na Casa dos Conselhos – serão definidas as datas dos próximos encontros, horário e o local. “Essa é uma iniciativa pioneira e estamos felizes em fazer parte. Temos muitas ideias e projetos na UFF e estamos prontos para ajudar a fomentar a Inovação no município. Essa sinergia entre as instituições e o poder público vai fortalecer a inovação em todas as esferas”, disse o diretor da UFF Petrópolis, Anibal Alberto Vilcapoma Ignacio.

Sobre a Lei da Inovação:

A Lei da Inovação prevê a criação de instrumentos que fortalecerão o setor, como o Sistema Municipal de Inovação (SMI), o Conselho Municipal de Inovação (CMI), o Fundo Municipal da Inovação (FMI), o Selo de Inovação de Petrópolis e o Plano de Sustentabilidade e de Inovação do Executivo Municipal.

O Conselho Municipal de Inovação (CMI) também terá como meta, promover a democratização do conhecimento, sugerir políticas de captação e alocação de recursos para as finalidades da lei e fiscalizar e avaliar o correto uso dos recursos do Fundo Municipal de Inovação, além de propor ao Executivo Municipal o aperfeiçoamento profissional e a introdução de métodos de trabalho e técnicas operacionais, visando à qualificação da esfera pública municipal na prestação de serviços públicos com aplicação de inovação.

A lei também prevê a difusão da promoção da cultura empreendedora e de inovação nas escolas públicas e unidades de educação na cidade, permitindo que a administração pública apoie programas que desenvolvam os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de empreender e inovar.

Confira os nomes dos integrantes do conselho:

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Titular: Marcelo Fiorini

Suplente: Marcelo Simões

Secretaria de Saúde

Titular: Carlos Alberto Pereira

Suplente: Valério Augusto de Oliveira

Secretaria de Educação

Titular: Helton Luiz Mulinária

Suplente: Claudia Alves

Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica

Titular: Dalmir Caetano

Suplente: Felippe Augusto da Cruz

Turispetro

Titular: Carlos Eduardo Sixel

Suplente: Maicon Mesquita

Secretaria de Meio Ambiente

Titular: Louis Boden Neto

Suplente: Marilene Rocha

Laboratório Nacional de Computação Científica

Titular: Marcelo Luiz Mendes

Suplente: Sergio Ferreira de Figueiredo

Instituto Brasileiro de Museus

Titular: Isabela Maria Verleun

Suplente: Carolina Moreira

Serratec – Parque Tecnológica Região Serrana

Titular: Marcelo Carius

Suplente: Thais Martins

Centro Federal de Educação Tecnológica

Celso Suckow da Fonseca

Titular: Roberta Dalvo Pereira

Suplente: Frederico de Oliveira

Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz

Titular: Felix Julio Rosenberg

Suplente: Henrique Antunes

UFF – Universidade Federal Fluminense

Titular: Anibal Ignacio

Suplente: Ana Carolina Moreira

A subcomandante da Guarda Civil, Cláudia da Conceição, participou da abertura do curso de formação de agentes da corporação de Cabo Frio na última terça-feira (12.11). Além de prestigiar a Guarda da cidade da região dos Lagos, ela também pode conversar com futuros agentes sobre o trabalho realizado em Petrópolis, especialmente a Ronda Escolar, que ela coordena. O convite para a subcomandante ocorreu após a corporação de Petrópolis ter recebido os responsáveis pelo mesmo serviço em Cabo Frio, em dezembro do ano passado, quando houve uma troca de experiências entre as duas corporações.

Cláudia da Conceição foi recepcionada pelo comandante da Guarda Civil de Cabo Frio, Adson Lopes, e o superintendente de Instrução, Douglas Ribeiro, e esteve ao lado de representantes das corporações de Niterói, Rio de Janeiro, Iguaba Grande e Búzios.

Mais de 45 horas de atividades esportivas estão programadas para o fim de semana em Petrópolis. No sábado (16.11) acontece o jogo entre Serrano e Palmeira dando continuidade ao Campeonato Municipal de futsal no sub-9, 11 e 13. Já no domingo (17) será a vez da última rodada do futebol de campo no 11 e 13 e do primeiro jogo das semifinais no 15 e 17. No mesmo dia, o Circuito Imperial de Lazer volta a funcionar na Av. Barão do Rio Branco, de 7h às 14h, e a Corrida Soldado de Elite agita o Quitandinha às 8h.

O futsal acontece na quadra do Serrano, a partir das 16h, para os confrontos nas três categorias entre o time da casa e o Palmeira. O futebol de campo terá rodada decisiva em todas as categorias. Os Campeonatos Municipais são organizados pela Liga Petropolitana de Despostos (LDP) e contam com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.

A Corrida Soldado de Elite terá largada às 8h na Av. Ayrton Senna, próximo ao Palácio Quitandinha, com chegada no mesmo local. A entrega dos kits para os atletas acontece no Instituto Municipal de Cultura e Esportes, no dia 16, de 14h às 18h. A expectativa é que 300 atletas participem.

"Estamos trazendo o modelo de prova que é usado na corrida do Batalhão de Operações Especiais no Rio de Janeiro. Não é um evento com obstáculos, mas, sim, com algumas características militares, como a condução do locutor", explica Paula Nunes, da Brown Sports, empresa que organiza a corrida em conjunto com a De Elite Produções.

O Circuito Imperial de Lazer na Av. Barão do Rio Branco volta a funcionar, de 7h às 14h, no próximo domingo. Na semana passada, por causa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o espaço não funcionou como forma de diminuir o impacto no trânsito da cidade. Na Rua do Imperador, por causa da programação do Natal Imperial, o circuito voltará a funcionar somente em fevereiro.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Novembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo