O programa Prefeitura Presente também está intensificando o serviço de limpeza na cidade. Cinco equipes atuam em diferentes regiões da cidade fazendo capina e roçada - nesta segunda-feira (11.11), por exemplo, o trabalho ocorreu em Vila Rica, na localidade Canto do Cemitério (Rua Fabrício de Mattos), comunidade de Águas Lindas (Nogueira), Rua Rio de Janeiro (Quitandinha) e no Bairro da Glória. São 70 funcionários que também fazem limpeza e pintura de meio-fio nos locais atendidos.

O serviço amplia o que já é feito normalmente pela Comdep todos os dias. Nesta segunda, 22 ruas receberam o serviço nos bairros Quarteirão Brasileiro, Caxambu, Quarteirão Ingelheim, São Sebastião, Sargento Boening, Castelânea, Morin, Meio da Serra, Cascatinha, Bingen, Valparaíso, Quitandinha e Centro.

A meta do programa Prefeitura Presente é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além da CPTrans e secretarias de Obras e de Serviços.

Nesta segunda, também houve aplicação de asfalto nas ruas Carvalho Júnior (Corrêas), Paraíba (Quitandinha), Estrada José Almeida Amado (Caxambu), Promenade e Vila Epitácio (Nogueira). Em quase um mês de serviço, foram realizadas 135 ações de tapa-buraco em 99 ruas de 29 bairros.

A Comdep também promoveu serviço de remoção de entulho em ruas de Vila Rica, Siméria, Chácara Flora, Vila Felipe, Roseiral, Retiro e Quarteirão Brasileiro.

A manutenção de iluminação pública ocorreu nos bairros Independência, Centro, Quissamã e Itaipava.

O programa Petrópolis Iluminada já fez a instalação de 235 luminárias de LED na cidade desde outubro. Na última sexta-feira (08.11), o trabalho passou pela Rua Nilo Peçanha e, agora, o planejamento segue pela Av. Ipiranga. O serviço está programado para começar na noite desta segunda-feira (11.11), se não chover – nesse caso, o cronograma será alterado em um dia.

Esta é a terceira etapa do trabalho que está tornando a rede de iluminação pública da cidade mais eficiente. Isso porque a tecnologia do LED permite iluminar mais com menor consumo de energia, além de demandar menos manutenções. Considerando o trabalho já feito desde o ano passado, o município já conta com 735 luminárias já instaladas em 34 ruas na cidade.

Até aqui, esta fase do serviço já passou por Rua Teresa (96 luminárias instaladas), Floriano Peixoto (14), Alberto Torres (20), Dom Pedro (80) Barão de Teffé (16) e Nilo Peçanha (9).

O trabalho de instalação de LED continua pela Av. Ipiranga, com 137 trocas de lâmpadas comuns pela tecnologia mais moderna programadas até o fim do mês de novembro – caso não sejam feitas alterações no cronograma em função da chuva.

A programação da terceira etapa de instalação de LED ainda inclui a Rua Dr. Joaquim Moreira e a reta de Itaipava.

Extensão de rede

Outro braço do programa Petrópolis Iluminada também teve mais uma etapa concluída. Entre o fim de setembro e a última semana, foram criados 145 novos pontos de luz em 44 ruas de 23 bairros do município. Bonsucesso, Posse, Pedro do Rio e Araras foram os locais atendidos na semana passada.

Araras, Vale das Videiras, Bela Vista, Nogueira, Corrêas, Castelo São Manoel, Posse (Brejal e Taquaril), Alto da Serra, Castelânea, Vale do Cuiabá, Santa Mônica, Madame Machado, Sumidouro, Itaipava, Retiro, Estrada da Saudade, Vale do Carangola, Samambaia, Bataillard, Centro, Duarte da Silveira, Quitandinha e Bonsucesso foram os bairros atendidos com a extensão de rede.

O palco que vai receber uma das principais atrações do Natal Imperial - o padre Fábio de Melo – já está sendo montado no Parque Municipal, em Itaipava, onde o show “O Amor me Elegeu” acontece no feriado de Proclamação da República, nesta sexta-feira (15.11). Com entrada gratuita, o padre dá as boas-vindas à festa, que será aberta no dia anterior (14), no Palácio de Cristal. O repertório para a apresentação já está pronto, e o padre promete emocionar o público e já fazer com que petropolitanos e turistas embarquem no clima natalino.

Durante a festa, serão 60 dias mergulhados num mundo mágico de Natal, com iluminação no Centro Histórico e nos bairros, além de decoração e cenografia especiais, e extensa programação cultural com shows, concertos, desfiles, recreação infantil, gastronomia, entre diversas outras atividades voltadas para toda a família. Tudo com entrada gratuita.

A apresentação vai contar com canções como “Vivo para teu louvor”, “Meu tudo”, “Deus cuida de mim”, “Chagas abertas”, “Recebe senhor”, “Tudo posso”, entre diversas outras. Será um verdadeiro momento de fé e emoção para o público.

Além da participação no Natal Imperial, o padre, que recebeu Título de Cidadão Petropolitano em 2009, também já realizou diversas celebrações na Cidade Imperial como missas, casamentos e batizados.

Com mais de R$ 300 milhões injetados na economia e 450 mil visitantes na última edição, Petrópolis já está na reta final com os do Natal Imperial deste ano. Na edição de 2019, a festa vai contar com 40% a mais de iluminação em relação ao ano passado, com o aumento da decoração nos bairros, um pedido de comerciantes e moradores. O evento já está consolidado no calendário de eventos do município.

Com cenas gravadas no Museu Casa de Santos Dumont e em diversas ruas de Petrópolis, a minissérie “Santos Dumont: mais leve que o ar” foi lançada simultaneamente em toda a América Latina e em seguida para o resto do mundo, neste domingo (10.11), na HBO. Em seis episódios, a minissérie vai mostrar todos os períodos da vida do “Pai da Aviação” e, com isso, ajudar divulgar a Cidade Imperial.

A obra, que contou com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, é mais um exemplo de grandes produções que escolhem o município como cenário e, assim, atraem turistas.

Pouco explorada por produções audiovisuais até agora, todos os períodos da vida do “pai da aviação” serão retratados em seis episódios. É uma superprodução, rica em detalhes, com reconstituição de época e efeitos especiais. Na estréia, que alternou cenas da infância de Santos Dumont na fazenda de café da família, em São Paulo, com outras do personagem já adulto, na França, a produção mostrou a fascinação do inventor pela mecânica.

O Museu Casa de Santos Dumont aparece nos próximos episódios, na fase de Dumont um pouco mais velho. O ator Gilberto Gawronski revive o personagem nesta época, no período da “Encantada”.

Dirigida por Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone, esta é a primeira coprodução de uma minissérie histórica, baseada na vida e na época do pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont. Em Petrópolis, foram cerca de 130 horas de trabalho em agosto do ano passado, com mais de 90 pessoas envolvidas – chegando até a 110 em alguns dias. Quatro pousadas foram ocupadas pela equipe, que veio com quatro caminhões de equipamentos e um de figurinos. A produção contratou mais de 100 figurantes de Petrópolis para as filmagens

A discussão de políticas públicas voltadas para o esporte norteou a V Conferência de Esportes e Lazer no último sábado (09.11) na Unopar. Com a presença de esportistas de diferentes áreas, o evento contou com duas palestras e elegeu os novos conselheiros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL). Além disso, os participantes debateram os avanços do município em três eixos: turismo esportivo; impacto das competições no âmbito escolar; e a atividade física como instrumento de saúde preventiva.

A cidade avançou com os programas esportivos oferecidos regularmente nos bairros. O Agita Petrópolis, por exemplo, atende a cerca de 2,5 mil pessoas em 17 bairros. O Festival das Comunidades também está sendo realizado para adultos e crianças. Em três anos, foram mais do que nos últimos 30.

Na sequência, o professor de educação física Jeferson Retondar abordou aspectos psicanalíticos e esportivos na palestra “Jogos escolares em tempos compulsivos: o real, virtual e o atual”. Após o almoço, foram eleitos os novos conselheiros do CMEL, que tomam posse em janeiro de 2020, quando acontece também a votação para presidência do conselho.

Novos conselheiros do CMEL:

Segmento de Academias

Titular: Bruno Leonardo de Souza Christ

Titular: Enila Santos

 

Segmento dos Prof. de Educação Física

Titular: Renato de Vasconcellos Farjalla

Suplente: Rosane Guerra Peixe

 

Segmento dos Discentes de Educação Física

Titular: Rafael dos Santos Coutinho

Suplente: Thalya Wendy Aguiar Barbosa

 

Segmento de Clubes

Titular: Jorge Luiz Vieira

Suplente: André Luís Rodrigues da Silva

 

Segmento de Associação de Moradores

Titular: Reinaldo dos Santos

Suplente: Sérgio André Gonçalves do Valle

 

Segmento de Instituição de Ensino Superior

Titular: Marcus Campeão

Suplente: Gabriela Gastão

Orientadores da rede municipal estão participando de mais um curso de formação realizado pelo Departamento de Educação Especial com o tema: “A singularidade como elemento potencial do pensar e agir”. Aproximadamente 50 profissionais terão participado dos encontros, no Centro de Referência em Educação Inclusiva – CREI, até o fim do mês.

A intenção é a de contribuir com as práticas dos orientadores durante a rotina nas escolas e CEIs que atendem alunos com deficiências.

Foram formados quatro grupos: dois encontros ainda serão realizados ao longo do mês. “A ação faz parte da formação continuada como fator fundamental para constituição da identidade profissional dos orientadores. Abordamos técnicas que promovem a reflexão sobre as intervenções pedagógicas que podem ser feitas no ambiente escolar e que fortalecem o aprendizado e as relações entre os alunos e os profissionais”, afirma a diretora do Departamento de Educação Especial, Bianca Caetano.

Mais de 100 formações já foram realizadas neste ano pela Secretaria de Educação.

O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem 10 vagas disponíveis nesta semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura no site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-8113.

O balcão de empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Rua Aureliano Coutinho, 203, no Centro.

Confira as oportunidades:

Assistente mecânico de motor aeronáutico - 2 vagas - ambos os sexos - Ensino médio completo, conhecimento de informática, familiarização com o sistema de gestão empresarial, certificação ANC, com CHT válida, conhecimento de inglês técnico e experiência

Atendente - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino médio e experiência

Estágio de engenharia - 2 vagas - ambos os sexos - Estudante de engenharia mecânica, mecatrônica ou produção, nível avançado de inglês e pacote office avançado

Inspetor mecânico de motor aeronáutico - 2 vagas - ambos os sexos - Ensino médio, familiarização com o sistema de gestão empresarial, SAP, certificação ANC e experiência na área de aviação

Jardineiro - 1 vaga - sexo masculino - Experiência

Mestrina - 1 vaga - sexo feminino - Ensino médio e experiência

Além dessas foi cadastrada uma vaga para portadores de necessidades especiais. A vaga é para assistente administrativo, ambos os sexos. Para concorrer é necessário ter ensino médio, conhecimento do pacote office, experiência e laudo médico atualizado.

Referência na oferta de produtos agrícolas de qualidade, o Hortomercado Municipal José Carneiro Dias funcionará no feriado da Proclamação da República, comemorado na próxima sexta-feira (15.11), inclusive com programação especial do Mercado Gourmet, que faz parte do Petrópolis Gourmet.

Já na véspera (14.11) o local estará aberto das 8h às 18h. No feriado, das 8h às 18h, e no mesmo horário no sábado (16.11). Já no domingo o Horto funcionará das 8h às 13h.

No local há 35 boxes mais três lojas, sendo uma lanchonete, um total de 38 cadastrados.

Programação especial: Mercado Gourmet

No fim de semana o Hortomercado também será palco de uma edição especial do Mercado Gourmet, organizado pelo Polo Gastronômico, que faz parte da programação do Petrópolis Gourmet. Funcionamento: sexta - 10h às 20h, no sábado, no mesmo horário e no domingo, a programação terminará as 17h. O tema será: “Receitas das Colônias - Alemanha, Itália e Portugal”.

Na ocasião os visitantes terão oportunidade de participar de oficinas de culinária, música e danças típicas, além de adquirir queijos, cerâmica autoral, doces portugueses, pipoca de vários sabores, batata prussiana, mais de 10 tipos de cervejas, pizza à lenha, massas, geleias e conservas orgânicas, pães italianos e flores.

Expositores confirmados: Gaiatri, Pão & Pão, Adrianah Cerâmica, Alter Cervejaria, Pipoca Imperial, Majórica, Cervejaria Criatura, Oliveiras da Serra, Duas Ervilhas, Geleia Imperial, Armazém Sustentável, Maribel, Leite Puro e Orquidário D´Ajuda.

No último fim de semana, estudantes do curso de Nutrição da Fase também marcaram presença no Horto, mostrando receitas diferenciadas e tirando dúvidas dos frequentadores sobre alimentação saudável.

Inaugurado em 1989, o horto recebeu o nome do empresário e jornalista José Carneiro Dias. Além dos boxes, flores e produtos de artesanato são vendidos na parte externa do horto.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias não registrou nenhuma ocorrência grave em virtude da pancada de chuva da tarde desta segunda-feira (11.11). O Corpo de Bombeiros informou a retirada de uma árvore que caiu na Avenida Barão do Rio Branco, no Centro. Além dos militares, equipes da Comdep atuam na limpeza e retirada da árvore. Agentes na CPTrans auxiliam no trânsito, que ficou em meia pista no local. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

A Defesa Civil permanece em estado de atenção por causa de previsão de mais chuva para esta segunda-feira (11.11). O maior índice pluviométrico registrado foi no São Sebastião, com 48 milímetros acumulados em 24 horas. No mesmo período, choveu 45 milímetros no Independência. Todo o contingente da Defesa Civil, composto por 50 pessoas, está de plantão para o atendimento da população em caso de ocorrências.

Os moradores devem ligar para o 199 e informar em caso de ocorrência. As equipes permanecem em plantão 24 horas para atender os moradores. Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.

A Secretaria de Meio Ambiente promove nesta terça-feira (12.11) um curso de capacitação para professores da rede municipal de ensino sobre Sementes e Árvores da Mata Atlântica. O treinamento tem como objetivo mostrar novas possibilidades de atividades para os profissionais de ensino, chamando a atenção dos jovens com relação ao assunto dentro de sala de aula. A atividade acontece no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, às 9h, sendo ministrada pela bióloga Letícia Guimarães, profissional com experiência na Fiocruz e no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Ao longo deste ano, os professores da rede estão participando do curso de educação ambiental. São aulas teóricas e práticas, divididas em seis módulos: Unidade de Conservação e Água; Cidadania e patrimônio; Meteorologia e Defesa Civil; Lixo, Coleta Seletiva e Artesanato; Bem-estar Animal e Sementes e Árvores da Mata Atlântica. No último mês, foi abordado o tema Bem-estar Animal.

As ações fazem parte do projeto Inteligência Ambiental criado pela atual gestão. “A ideia é que os profissionais de ensino pratiquem e promovam atividades relacionadas aos temas em sala de aula com os alunos. Queremos cada vez mais estimular os jovens a refletirem sobre a questão ambiental", explica Anderson Campos, responsável pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Vale salientar que o curso atende a Lei de Educação Ambiental nº 9.795/99 e está em consonância com os princípios e diretrizes da lei municipal de Petrópolis n º 7.034/12 da política de Educação Ambiental.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Novembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo