Campanha começa com Dia D neste sábado (05.10) e segue com intensificação de atendimentos ao logo do mês

A Campanha do Outubro Rosa foi lançada oficialmente na última quinta-feira (03.10) com a inauguração das luzes temáticas no Palácio Sérgio Fadel, sede da administração municipal, com show do cantor Gabriel Silva. Na ocasião foram anunciadas as ações que serão realizadas ao longo de todo mês, começando nesse sábado (05.10), quando será realizado o Dia D de conscientização para o câncer de mama: neste primeiro dia de ação, 47 unidades de saúde vão funcionar, das 8h às 16h30, para o atendimento da mulher. Também no sábado, no Hospital Alcides Carneiro, haverá apresentação de coral, às 17h, para dar início às ações de intensificação do cuidado da mulher, que contará com ampliação de oferta de consultas e exames no dia a dia e em mutirões, que serão realizados aos sábados.

 No ano passado, ao todo, foram realizados 2.706 atendimentos voltados para a saúde da mulher. Esse montante atingiu um atendimento 88% maior do que a média mensal de 2018. Somente no Dia D, foram realizadas 1.259 consultas.

Ao longo do mês, todas as 54 unidades de saúde estarão atuando de forma intensificada para o atendimento da mulher em consultas e coletas de preventivo, além do encaminhamento para exames como de mamografia, ultrassonografias e realização de palestras, com o apoio da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). 

No Hospital Alcides Carneiro (HAC) as atividades também serão realizadas ao longo do mês. Após a abertura da campanha no hospital, através do projeto Trabalhando Sonhos, implantado pela Comissão de Humanização do HAC, serão feitas ações de cuidado com a saúde e bem-estar das pacientes. “A ideia é oferecer atividades com um olhar voltado para o bem-estar dos pacientes, trabalhando a autoestima, em uma perspectiva em que o paciente se sinta acolhido, fortalecido, promovendo a humanização do ambiente hospitalar”, frisou o diretor administrativo do HAC, Leonardo Aldighieri.

Hac ofertará mais consultas e exames

No Hac haverá ampliação no número de consultas no atendimento de rotina, de segunda a sexta e a realização de mutirões aos sábados, como o de reconstrução de mama programado para o dia 14 de outubro; de exames de ultrassonografia, ressonância magnética e mamografia, no dia 19 de outubro; e o de consultas, no Ambulatório do HAC, no dia 26 de novembro.

Além dos atendimentos para consultas, exames e cirurgias serão realizadas palestras com profissionais e pessoas que já passaram pelo tratamento do câncer. Além de conscientizar sobre a importância do cuidado de rotina para a prevenção e identificação precoce do câncer, a Comissão de Humanização do hospital programou uma série de ações que visam oferecer entretenimento e trabalhar a autoestima das pacientes, com a realização de tardes de beleza e ensaios fotográficos.

APPO realizará palestras em unidades de saúde e caminhadas de conscientização

As representantes da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) realizarão palestras, em todo o mês, em unidades de saúde e pelas comunidades. Serão realizadas ainda caminhadas de conscientização. A primeira será no Dia D, no sábado (05.10), no Vale do Carangola às 9h e em Itaipava, às 16h. No dia 19 de outubro, a concentração será no Sesc Nogueira, às 9h. E no dia 26 de novembro será a caminhada do Centro, com saída às 15h na Catedral, percorrendo toda a avenida, encerrando na Avenida Koeler, na prefeitura.

“Expectativa de alcançar o maior número de mulheres com nossas palestras e que elas possam procurar atendimento para fazer os exames, para fazer a prevenção do câncer de mama. Que elas consigam entender qual é a importância do Outubro Rosa”, destaca a presidente voluntária da APPO Ana Cristina Mattos.

A APPO realiza a venda de camisas da campanha na Praça D. Pedro e no dia 26, quando será a caminhada no Centro, será feita a entrega de camisas para os que doarem alimentos não perecíveis. Toda a verba e alimentos arrecadados serão revertidos para o funcionamento da APPO.

Unidades de saúde que estarão abertas no Dia D

No dia 5 de outubro, 47 postos irão funcionar para o atendimento das mulheres nas unidades localizadas nas comunidades de:

Águas Lindas, na Estrada do Palmital, n.º 768 – Nogueira

Alto da Serra I/II/III/IV, na Rua Teresa, 2024 (Praça Miguel Couto)

Alto Independência, Rua Ângelo João Brand, S/Nº (Em frente à Igreja Universal)

Alto Siméria, na Rua Manuel Francisco de Paula, S/N. º

Amazonas I/II, na Rua Alagoas, s/n (esquina Rua Amazonas)

Ambulatório Escola, na Rua Hivio Naliato, 899 – Cascatinha

Araras, na Estrada Bernardo Coutinho, N º 2256

Bairro Castrioto, na Rua Santa Rita de Cássia, n.º 114

Bataillard, na Rua E, nº 35 – Parque Residencial Mosela

Boa Vista, na Rua Henrique João da Cruz, n.º 300

Boa Esperança, na Estrada Ministro Salgado Filho , S/N.º- Cuiabá

Bonfim, na Estrada do Bonfim, S/Nº

Brejal, na Estrada do Brejal, KM 06 Posse

Carangola I/II, na Estrada do Carangola, 860

Castelo São Manoel, na Rua Capitão João Amâncio de Souza Coutinho, nº 436

Caxambu, na Estrada José de Almeida Amado, S/Nº

Comunidade 1º de Maio, na Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, KM 05

Comunidade 24 de Maio, na Rua 24 de Maio, 197

Comunidade Menino J. Praga, na Rua João Xavier, Nº 269

Comunidade S. João Batista, na Rua Luiz Winter, nº 560, Duarte da Silveira

Dr. Thouzet, na Rua Doutor Thouzet, nº 609 – Quitandinha.

Estr. da Saudade I /II, na Estrada da da Saudade, 160

Fazenda Inglesa, na Estrada da Fazenda Inglesa, S/Nº

Jardim Salvador, na Rua Juiz Castro e Silva, nº 33

Itaipava, na Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, S/Nº - Ao lado da Águas do Imperador

Itamarati, na R. Bernardo Proença, 32

Lajinha, na Estrada das Arcas, Nº 1.817, Itaipava

Machado Fagundes, na Rua Dr. Paulo Hudge, nº 238

Meio da Serra, na Estrada Velha da Estrela, S/Nº - Próx. E.M. Pedro Amado

Moinho Preto, na Rua João Xavier, n.º 2.109 – A

Morin, na Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin

Mosela, na Rua Mosela, 744

Pedras Brancas, na Rua Pedras Brancas, nº 1.190

Pedro do Rio, na Estr. União Indústria, 16.471

Posse I /II/III, na Estrada União Indústria, Nº 33.530 – Posse

Santíssima Trindade, na Rua Lopes de Castro, nº 101

São Sebastião I/II, na Rua São Sebastião, nº 625

Sargento Boenning, na Estrada do Paraíso (Cond. Jardim Passaroto) - lote 68 – Castelânea

Secretário, na Rua Visconde de São Bernardes, n.º 320

Vale do Carangola, na Estrada Sertão do Carangola, S/N.º

Vale das Videiras, na Estrada Almirante Paulo Martins Meira, Nº 8.201

Vila Felipe, na Rua Ermínio Schimidt, S/N.º

Vila Rica, na Rua A, ao lado da quadra 28, Vila Rica

Vila Saúde, na Rua Santa Catarina, n. º 23, Quadra 41.

Neste domingo (06.10), os petropolitanos escolherão 10 novos integrantes do Conselho Tutelar. São 26 candidatos concorrendo a cinco vagas para o primeiro distrito – Petrópolis, e cinco para os demais distritos (Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse), para quadriênio 2020-2024. Pela primeira vez serão utilizadas urnas eletrônicas, que estarão disponíveis em 41 postos de votação de 8h às 17h, em vários pontos da cidade.

Todo processo seletivo dos candidatos é uma realização Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), com fiscalização do Ministério Público (MP), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O processo dos candidatos começou em fevereiro com 55 inscritos. Após etapas eliminatórias, como apresentação e aprovação de documentos, prova de conhecimentos gerais e palestras, 27 candidatos ficaram hábeis para iniciar a campanha eleitoral, em julho. Durante a campanha, um candidato foi impugnado por infringir o regulamento, ficando, então, 26 candidatos disponíveis.

A apuração dos votos será realizada na Casa dos Conselhos, na Avenida Koeler, nº 260, a partir das 17h. Após a divulgação dos eleitos, existem ainda os prazos para impugnações, decisões de recursos, interposições de recursos, plenário no CMDCA, para, então, ocorrer a diplomação final dos eleitos que tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020.

Para votar é precisa ter mais de 16 anos, título de eleitor ou documento com foto. A relação com as informações dos candidatos e locais dos postos de votação, estão disponíveis no site da prefeitura http://www.petropolis.rj.gov.br ou no site cmdcapetropolis.com.br.

O Conselho Tutelar é uma instituição permanente e autônoma, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, seguindo as atribuições previstas nos artigos do estatuto da Criança e do Adolescente.

O prefeito sancionou a lei que equipara a remuneração dos fiscais de atividades municipais – que englobam oito carreiras – que tinham, até então, o cálculo menor do que de fiscais tributários e de obras. A medida, que assinada nesta semana, vai beneficiar 81 profissionais da ativa e aposentados com o aumento no ordenado, em média, de 12%. Segundo o Sindicato dos Fiscais Municipais de Petrópolis (SINDFISC), a categoria lutava há mais de sete anos pela igualdade salarial.

Foram contemplados 37 fiscais ativos e 44 inativos. "Os fiscais têm importância para a segurança da população. Agora essa injustiça vai ser corrigida, porque todos os fiscais trabalham de forma similar, todos têm nível superior”, disse o presidente do SINDFISC, Carlos André do Amaral.

Até então, apesar de terem o mesmo nível de escolaridade para ocupação dos cargos (nível superior), eles recebiam menos, mesmo com produtividade semelhante. Pelos cálculos do SINDFISC, a remuneração dos fiscais que serão beneficiados pela equiparação do cálculo do ponto de produtividade subirá, em média, 12%. O impacto financeiro para nas contas do município fica em apenas 0,22% do orçamento da cidade.

Capacidade para 32 pessoas e a possibilidade de atender os mais variados circuitos turísticos de Petrópolis: essas são as características da jardineira, mais um modelo de veículo testado em substituição às charretes de tração animal. A avaliação aconteceu na última quarta-feira (02.10) e foi acompanhada pelas equipes da CPTrans. A iniciativa do executivo em substituir as tradicionais charretes é inédita no país e tem o objetivo de manter a tradição dos passeios. O fim do uso dos cavalos para tração dos veículos foi escolhido por 117 mil pessoas em um plebiscito realizado no ano passado.

Os testes começaram no dia 25 de setembro e até o momento cinco empresas já estão nas ruas, de um total de 12 cadastradas. As avaliações são realizadas de acordo com um calendário organizado pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, que acompanha cada teste, assim como uma comissão especial formada especificamente para acompanhar a concorrência. "Estamos elaborando relatórios de cada veículo para possíveis ajustes ou correções", explica o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

Segundo Ellen Tardelli, assessora de projetos da PMP, as empresas se mostraram interessadas em atender também os outros circuitos turísticos da cidade. "Vimos a possibilidade de fazer um trabalho mais amplo, não só para atender o espaço em frente ao Museu Imperial, mas também os distritos, por exemplo", disse. 

Há mais de 20 anos, a jardineira é usada em Búzios no circuito terrestre. O veículo faz bastante sucesso fora da alta temporada. "Temos cinco carros funcionando em Búzios e que fazem um grande sucesso. Sou nascida em Petrópolis, então vi uma oportunidade de voltar para a minha cidade. A gente tem os planos também de modificarmos as cores do veículo, com algo que remeta a tradição do município", disse Karine Polo Schwenck.

Após homologação do resultado do plebiscito pelo TSE, a prefeitura decretou a extinção da atividade, em março desse ano. A verificação prática e operacional desta empresa segue pelos próximos 15 dias, podendo ser prorrogado a critério da CPTrans. Após a realização dos testes, as empresas terão que apresentar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) – que deve contemplar preferencialmente a utilização da mão de obra dos antigos condutores das vitórias de tração animal.

Esta é quarta decisão que proíbe a derrubada de casas pelo prazo de 60 dias para permitir o avanço do processo de regularização fundiária na rodovia

Mais uma ordem de demolição de uma casa situada em comunidades que ficam nas margens da BR-040 foi suspensa temporariamente na justiça. Dessa vez, a decisão do juiz substituto Rafael Assis Alves, da 1ª Vara Federal de Petrópolis, foi tomada antes mesmo da prefeitura ingressar com pedido, mas tomou por base a documentação apresentada pelo município que fundamentou parecer semelhante em outros três casos. A prefeitura já entrou solicitou a suspensão das ordens de demolição também em outros 11 processos.

A suspensão por 60 dias acontece a partir de um documento enviado ao município pelo Ministério da Infraestrutura que indica à prefeitura a viabilidade da redução da faixa de domínio em pelo menos seis comunidades. O documento assinado pela secretária executiva adjunta do Ministério da Infraestrutura, Viviane Esse, foi apresentado à 1ª Vara Federal de Petrópolis para demonstrar o andamento dos estudos para realizar diminuição da faixa.

Para o juiz Rafael Assis Alves, a suspensão das ordens de demolição não entra no mérito das decisões anteriores, mas tem o intuito de “apenas postergá-la a fim de permitir que os entes públicos envolvidos implementem as medidas administrativas capazes de harmonizar os interesses dos usuários da rodovia com os daqueles que moram em suas imediações”, conforme consta em todas as decisões.

Desde 2017, a prefeitura articula com o Ministério da Infraestrutura, com o Dnit, com a ANT e com a Procuradoria Geral da República que a faixa de domínio da BR-040 seja diminuída para permitir a regularização fundiária das famílias que vivem em comunidades consolidadas nas margens ao longo da rodovia. Em alguns casos, existem moradias há mais de três décadas, ou seja, antes mesmo da atual concessão da rodovia, administrada pela Concer.

O entendimento da prefeitura, do MPF e do CDDH é que a redução da faixa de domínio da rodovia não aumenta o risco à segurança de moradores e motoristas e que também não há projetos de obras que justifiquem a manutenção do afastamento maior em relação à pista.

O Natal Imperial vai reunir, nos jardins do Palácio de Cristal e na Praça da Liberdade, gastronomia de diversos países. Na quinta-feira (03.10), a prefeitura definiu, através de licitação, as empresas que ficarão responsáveis pelas barracas de alimentação, que vão oferecer comida de diferentes culturas, como a japonesa, alemã, italiana, portuguesa, árabe e afro-brasileira. A licitação das barracas foi finalizada com um valor total de R$ 130.950,00, que serão pagos à prefeitura pelas empresas.

O valor vai ajudar nos custos da festa, que, nesta edição,ocorre de 14 de novembro a 12 de janeiro. A licitação, do tipo maior lance por item, disponibilizou 10 barracas, sendo oito no Palácio de Cristal e duas na Praça da Liberdade. O lance mínimo por barraca era de R$ 2.247,40. Com o resultado, a prefeitura superou as expectativas em R$ 108,480,00. O maior lance foi de R$ 18.300,00 e o menor de R$ 7.020,00.

Com mais de R$ 300 milhões injetados na economia e 450 mil visitantes na última edição, Petrópolis está a todo vapor com os preparativos para a festa deste ano. Na edição de 2019, o evento vai contar com 40% a mais de iluminação em relação ao ano passado e com o aumento da decoração nos bairros, um pedido de comerciantes e moradores.

No ano passado, o Natal Imperial contou com 52 dias, com espaços decorados e iluminados – que foram enfeitados com mais de 6 milhões de micro lâmpadas - com turistas vindos dos quatro cantos do país. As mais de mil horas de programação, com shows como do padre Fábio de Melo, Roberta Miranda, Preta Gil, entre outros, foram um atrativo a mais para o público.

Medalhas foram distribuídas para estudantes dos 5º e 9º anos

Os alunos que foram destaque durante a Maratona Escolar Cidade de Petrópolis 2019 foram premiados nessa sexta-feira (01.10) durante duas solenidades no Salão Nobre da UCP. Receberam troféus as equipes que obtiveram as quatro melhores notas nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, geografia e história. Os alunos do 5º e 9º ano que também alcançaram as notas mais altas na maratona também receberam troféus. O cantor Thales Gabrig, ex-The Voice, participou da abertura das premiações.

Nesse ano, 435 estudantes participaram da prova: 234 alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental e outros 201 matriculados no 9º ano.

As provas foram realizadas em setembro. Cada escola enviou quatro alunos por disciplina para fazer a prova. Para o desenvolvimento da Maratona foi formada uma comissão de professores especialistas de acordo com as áreas de conhecimento. Eles trabalharam na elaboração e também na correção das provas, com a supervisão da Equipe de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação.

A diretora do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, parabenizou os alunos do 9º ano pelo 1º lugar na prova de português. 

A Maratona Escolar foi realizada pela primeira vez no ano de 1952 instituída pela Deliberação nº 355 de 07 de agosto de 1952, passando por regulamentações e deliberações até tornar-se lei em 1979. Atualmente, a lei 5.412 de 20 de agosto de 1998 é a que rege a prova.

Conheça os ganhadores da Maratona Escolar 2019:

Premiação 5º ano do ensino fundamental:

Português

4º lugar – Colégio Padre Corrêa

3º lugar – EM Alto Independência

2º lugar – Escola Santa Luiza de Marilac

1º lugar – Escola Santa Rita de Cássia

Matemática

4º lugar – Em Robert Kennedy

3º lugar – EM Rotary

2º lugar – Escola Santa Luiza de Marilac

1º lugar – Colégio Padre Corrêa

História

4º lugar – Escola Santa Luiza de Marillac

3º lugar – EM Robert Kennedy

2º lugar – Escola São Judas Tadeu

1º lugar – Em Professora Maria Campos da Silva

Geografia

4º lugar – EM Robert Kennedy

3º lugar – EM Rubens de Castro Bomtempo

2º lugar – Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória

1º lugar – Escola Santa Luiza de Marillac

Maior nota do 5º ano: geografia de Petrópolis

Giovana Oliveira Costa – Escola São Cristóvão

Premiação 9º ano do ensino fundamental:

Português

4º lugar – Escola Paroquial Nossa Senhora da Gloria

3º lugar – Colégio Padre Corrêa

2º lugar – EM Dr. Rubens de Castro Bomtempo

1º lugar – Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio

Matemática

4º lugar – EM Dr. Rubens de Castro Bomtempo

3º lugar – Escola São Judas Tadeu

2º lugar – EM Professora Maria Campos da Silva

1º lugar – Escola Municipalizada Hercília Moret

História

4º lugar – EM Salvador Kling

3º lugar – EM Professora Maria Campos da Silva

2º lugar – EM Vereador José Fernandes

1º lugar – Colégio Padre Corrêa

Geografia

4º lugar – EM Professora Maria Campos da Silva

3º lugar – Escoa São Judas Tadeu

2º lugar – Escola Municipalizada Hercília Moret

1º lugar – Colégio Padre Correa

Maior nota do 9º ano: geografia de Petrópolis

Gabriela do Espiríto Santo Silva

Aluna do Colégio Padre Corrêa


Produtos vencidos à disposição do consumidor foram encontrados durante fiscalização à uma padaria no Retiro. No estabelecimento, a equipe do órgão de defesa do consumidor encontrou 39 produtos fora da validade. A San Lourent foi autuada por conta da infração. Os produtos foram descartados na presença de representante da padaria, que tem prazo de 10 dias para responder ao órgão.

Entre os produtos, estão unidades de chocolate, bebida láctea, farinha de rosca, batata chips, entre outros. Estes produtos tinham vencimento entre os dias 02 e 29 de setembro. A fiscalização foi desencadeada após denúncia de cliente sobre um produto comprado no estabelecimento. A autuação foi embasada no Código de Defesa do Consumidor.

Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp no número (24) 98857-5837, ou na sedo do órgão, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33, no Centro. Em Itaipava o núcleo de atendimento ao consumidor fica no Centro de Cidadania, no número 11.860 da Estrada União e Indústria.

A Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) entrou para o calendário oficial de eventos de Petrópolis. O prefeito Bernardo Rossi recebeu, nesta sexta-feira (04.10), os organizadores do evento para selar a realização da etapa no próximo ano. Após acontecer de maneira inédita na cidade em março, a competição ocorre em 2020 nos dias 15, 16 e 17 de maio no Vale do Cuiabá. Entre as novidades previstas estão a realização da UCI Júnior Series – voltada para atletas de toda América Latina da categoria júnior – além de uma maratona para ciclistas amadores e outra voltada, especificamente, para os turistas. A ideia é que a etapa no município conte pontos para o ranking mundial da modalidade.

Neste ano, a etapa em Petrópolis reuniu 700 atletas para a disputa de 31 categorias – entre amadoras e profissionais – movimentando a economia da cidade, contando com a presença de mais de 5 mil pessoas durante os dias de evento.

"Estamos muito satisfeitos com a inclusão no calendário de eventos da cidade. Como eu já havia dito, essa será uma parceria duradoura, com benefícios para os dois lados por longos anos. Petrópolis é o berço do Henrique Avancini, grande campeão mundial, e precisa ser valorizada dentro da modalidade", disse Rogério Bernardes, organizador da prova.

O evento espera receber atletas de diversos países e está com as datas marcadas, aguardando homologação da União Ciclística Internacional (UCI) e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Além de Petrópolis Araxá deve receber a competição entre os dias 23 e 26 de abril. Congonhas de 2 a 4 de julho e uma última etapa, que terá o local ainda definido, será nos dias 28 e 30 de agosto.

"Serão muitas novidades para 2020 e a principal delas é que em todas as etapas haverá maratona para a Copa Sense Bike de Amadores e algumas categorias da CIMTB. O Cross Country Olimpico (XCO) e Short Track (XCC) também para diversas categorias da CIMTB", completou Rogério.

A prefeitura promoveu a remoção de 32 toneladas de entulho na região de Cascatinha, Itamarati e Quissamã nesta sexta-feira (04.10). O trabalho feito pela Secretaria de Serviços passou pela Rua Quissamã, em dois pontos da Hyvio Naliato – próximo à Praça de Cascatinha e ao condomínio Sérgio Fadel – e pela Rua Bernardo Vasconcelos. O serviço mobilizou uma retroescavadeira, dois caminhões e cinco funcionários.

O trabalho de remoção de restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos é feito tanto pela SSOP quanto pela Comdep e deu destinação correta – ou seja, o aterro de Pedro do Rio – neste ano para 93 mil toneladas de entulho até agosto.

O Código de Posturas proíbe o despejo de entulho em ruas e calçadas e determina que o caminho correto é levar os resíduos volumosos para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e pode ser multado em R$ 800. A população pode apresentar denúncia da irregularidade tanto pelo telefone da Comdep (2292-9500) quanto junto à Fiscalização de Posturas (2246-9042).

O Disque Entulho faz a coleta gratuita de até 20 sacos de 25 kg de entulho e dá a destinação correta para o material. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2243-7822.

Quem ainda não teve a oportunidade de conferir a exposição “Profissão Artista” tem até o dia 26 de outubro para passar no Centro de Cultura Raul de Leoni, onde a mostra está em cartaz na galeria Van Dijk e no Espaço Alternativo. Ela reúne obras de 19 artistas da cidadee é um dos projetos selecionados no edital lançado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE)para receber financiamento do Fundo Municipal de Cultura.

Com a curadoria de Pedro Varela, produção de Diana Iliescu e Natalia Azevedo, a mostra chega à sua quarta edição e conta com 23 trabalhos dos artistas:Bia Penna, Cal Guimarães, Camilo Moreira, CesareMigliari, Cipriano, Claudio Copello, Daniela Vitta, Dennis Cross, Denise Campinho, Fernanda Lago, Gardenia Lago, Graça Pimentel, Isabela Bentes, Jarbas Paullous, Lucia Lage, Paulo Mendes Faria, PedroVizzini, Rosa Paranhos e Sonia Xavier.

Profissão Artista traz o conceito de quea arte tem a vocação de apresentar questões, convidar a uma pausa, uma reflexão, como mecanismo para a criação de novas soluções. E é no jogo das formas e dos imaginários combinados que a mostra “proporciona ao público o deleite visual e plástico de percorrer as galerias – não só em seus interstícios, mas principalmente dentro de uma expressividade compartilhada por dezenove artistas e pelo olhar de um curador”.

Serviço:

Exposição PROFISSÃO ARTISTA 2019

De 13 de setembro a 26 de outubro de 2019

De segunda a sábado, das 10h às 17h

Entrada Gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Local:Centro de Cultura Raul de Leoni

Praça Visconde de Mauá, 305 - Centro

www.facebook.com/expo:profissãoartista

O programa Mais Asfalto promoveu a manutenção viária de quatro ruas nesta sexta-feira (04.10). Na Rua Teresa (próximo Hipershopping) e na Padre Feijó, no Alto da Serra, e na Av. Portugal e Rua Rockfeller, no Valparaíso, foram usadas seis toneladas de asfalto para melhorar as condições dessas vias. Neste ano, já foram feitas 273 ações de em 198 ruas de 45 bairros em todos os distritos de Petrópolis.

Após 32 partidas e uma semana de competição, terminou nesta sexta-feira (04.10) o futebol de campo dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups). No masculino, no sub-13, o vencedor foi o Bom Jesus Canarinhos; no 15, quem levou a melhor foi o Colégio São Thomás de Aquino e no 18, o campeão foi o Colégio Estadual Dom Pedro II.  Entre as meninas, melhor para a Escola Sesi no sub-13 e no 18 para o São Thomás de Aquino. O sub-15 feminino não foi disputado neste ano.

Todos os jogos foram realizados no estádio Osório Júnior, do Esporte Clube Cascatinha. 

Após o futebol de campo, faltará apenas a disputa do atletismo. A modalidade foi adiada por causa da previsão de chuva na semana passada e ainda não tem nova data definida. 

O Jeups está em sua fase final, quando serão conhecidos os vencedores de cada modalidade. Ao todo são 212 partidas em cinco modalidades, com a participação de 247 equipes, reunindo cerca de 2 mil alunos. São 50 escolas inscritas neste ano, maior número da história da competição. 

 Em 2016, apenas 19 escolas participaram. Em 2017 foram 41 e no ano passado 44. Neste ano, conseguimos um número histórico com a inscrição de 50 escolas. 

A premiação dos alunos acontece no dia 17 de outubro, no Teatro Mecanizado do Sesc Quitandinha. Neste mesmo dia, serão anunciados os estudantes escolhidos para o projeto Selecionados Jeups.

Especialização em Justiça Restaurativa

As iniciativas de Justiça Restaurativas nas escolas da rede municipal serão ampliadas no próximo ano através do Programa Petrópolis da Paz: as ações de mediação de conflito e círculos restaurativos, que promovem a socialização entre os jovens, fomenta o diálogo e fortalece a cultura de paz do ambiente escolar serão intensificadas. Além disso, graças aos bons resultados do programa, a equipe do Programa Petrópolis da Paz, responsável pelas ações nas escolas será capacitada pelo projeto Cemear do Ministério Público do Rio de Janeiro.

A notícia foi confirmada durante a programação da Semana da Mediação, realizada em Petrópolis: os profissionais que atuam nas escolas terão a oportunidade de conhecer as ações do Cemear - Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo. Instituído em 2017, o Centro possui como principal função o desenvolvimento de ações visando ao tratamento adequado dos conflitos e à solução consensual de demandas em diferentes matérias, além de apresentar também forte participação na área infracional, atuando com os vetores da Justiça Restaurativa, sobretudo, com a juventude. Dentre as atividades realizadas no CEMEAR, destacam-se sua atuação na capacitação e treinamento de membros e servidores do MPRJ, além de profissionais de órgãos parceiros, paras as técnicas de mediação de conflitos, métodos autocompositivos e sistema restaurativo, bem como a propagação da cultura de paz.

“Iniciamos esse ano os trabalhos com Justiça Restaurativa nas escolas em parceria com o Departamento de Inspeção da Secretaria de Educação. Nossa escola piloto é a Germano Valente. No ambiente escolar aplicamos a maior ferramenta da Justiça Restaurativa, os Círculos Restaurativos, auxiliando nos conflitos, fomentando o diálogo e mostrando como a Justiça Restaurativa poder ser uma aliada na rotina escolar”, explica Elsie Ellen Carvalho, responsável pelo Programa Petrópolis da Paz.

A capacitação, segundo Elsie Ellen é uma forma de reconhecimento pelos avanços da cultura de paz. “Petrópolis está se tornando a primeira cidade restaurativa do nosso estado, graças ao apoio do governo e a vontade do prefeito, que desde o início fortaleceu o nosso trabalho e instituiu o programa. Agora, com essa capacitação, que nos foi oferecida, mostramos o quanto o trabalho vem sendo acompanhado e merece a atenção da comunidade. A Justiça Restaurativa é uma realidade e continuaremos lutando por isso. Nossa meta é de que o trabalho alcance outras escolas no próximo ano. Agradeço a promotora Anna de Massi que nos ofereceu a capacitação”, completou.

O programa Petrópolis da Paz também oferece formação online para professores da rede municipal. “A primeira edição do curso o Programa formou 150 pessoas e já estamos na segunda edição. Além disso, fomos no município, o único Programa capacitado para trabalhar com o CREAs e a Secretaria de Educação com menores cumprindo medidas socioeducativas”.

Estudantes da rede municipal matriculados nas escolas no bairro Independência participaram, nessa sexta-feira (04.10) de uma ação social realizada pela 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, sediada em Juiz de Fora, Minas Gerais, e o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, de Petrópolis. A ação foi realizada no Ciep Municipalizado Santos Dumont, no Independência e foi aberta a comunidade.

Além de brincadeiras para as crianças, o evento contou com atendimento básico de saúde, noções de cidadania, atividades esportivas, corte de cabelo, além de orientações gerais sobre: medidas emergenciais relativas aos desastres naturais, combate ao feminicídio e preservação ambiental, além de esportivas diversas, consulta veterinária para os pets, regularização de situação e emissão de certificados de serviço militar, orientações sobre saúde bucal e confecção de refeições sustentáveis.

Foram parceiros do Exército Brasileiro na ação: SESI, SAMU, Prefeitura Municipal de Petrópolis, Faculdade Estácio de Sá, GEDEN e a Companhia Águas do Imperador.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo