O município convocou 21 aprovados no concurso da Saúde para atuarem como agentes comunitários e agentes de endemia. Nesta segunda-feira (21.10), o grupo iniciou o curso introdutório, no qual tiveram informações sobre toda a rede de saúde, além do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Serão 40 horas de curso teórico, em seguida, mais 40 horas de curso prático. Os novos agentes começarão a trabalhar a partir do dia 04 de novembro.

Os novos agentes da saúde irão atuar na Posse, Alto da Serra, Meio da Serra, Bingen, Valparaíso e Itaipava. Os profissionais, que irão reforçar as equipes da saúde, são o elo da comunidade com a rede, atuando de frente e de perto na assistência da população. O chamamento é referente ao concurso realizado em 2016.

A prefeitura está convocando os candidatos para reforçar e ampliar todo o atendimento que a rede de saúde oferece para a população. A cidade está avançando para qualificar a assistência e acompanhar de perto todas as demandas do município trabalhando com a prevenção.

Durante o curso, os candidatos puderam conhecer todas as ações da saúde e a preparação dos agentes para a Saúde da Família. Profissionais dos setores, como: superintendente de Saúde; Atenção Básica, Gerente de Saúde da Posse; Assistente Social; Agentes de endemia, vigilância epidemiológica e diretora do departamento de vigilância foram um dos representantes que ministraram o encontro que termina na sexta-feira (25.10).

O trabalho dos agentes é muito importante no município. São eles que fazem as visitas comunitárias, apoiam as necessidades da comunidade levando as demandas para a rede. Serão um reforço para recompor as equipes da saúde.

“Foi uma surpresa muito boa, porque agora vou trabalhar seguro e perto de casa. Estou muito feliz”, contou Emerson Mattos da Silva, que mora na Posse e será o local onde irá atuar como agente de saúde.

Segundo a chefe de gestão do Núcleo de Educação da Saúde e psicóloga, Maria Zenith Nunes Carvalho, os agentes irão conhecer a vulnerabilidade da região, é um contato direto com a comunidade. “Aqui no curso os futuros agentes terão orientações sobre como é ser um agente, a visão do SUS, como foi criado, o trabalho no território, equipe da rede de atenção, entre outros. Formamos nossos profissionais para que eles sejam aptos ao que o SUS precisa” contou Maria Zenith, que ainda destacou que os profissionais recebem educação especializada permanente.

Parceria entre prefeitura e moradores está trazendo melhorias em ruas de Vista Alegre e Santa Luzia

O programa Mutirão do Bairro está promovendo melhorias em duas comunidades de Araras. No Vista Alegre e no Santa Luzia, graças a uma parceria entre prefeitura e moradores, cerca de 200 metros de ruas estão recebendo concretagem, o que vai dar melhores condições de acesso para quem vive na comunidade.

No Mutirão do Bairro, a prefeitura fornece os materiais necessários e faz a orientação técnica para promover melhorias como pavimentação em concreto, drenagem e colocação de meio-fio em uma servidão. Também é oferecido acompanhamento técnico para que a obra aconteça dentro dos padrões exigidos. Os moradores entram com a mão de obra – no caso das duas comunidades, cerca de 30 pessoas participaram do trabalho.

A prefeitura cedeu materiais como areia, pedra e sacos de cimento para concretagem na Rua Jorge Moura (Vista Alegre) e na Estrada do Mata Cavalo (Santa Luzia). Cerca de 100 metros de cada uma já foram concretados.

O Mutirão do Bairro já passou pela Comunidade do Veludo (Duarte da Silveira), Fragoso (Estrada da Saudade) e Oswaldo Cruz (Centro), além da Mosela. Esses locais já receberam serviços como recuperação da pista, construção de sistema de drenagem, calçada e banheiro comunitário; concretagem em três acessos; rampa de acesso à uma servidão; construção de área de manobra, pavimentação e encanamento de água, respectivamente.

Nesta segunda (21.10), a Secretaria de Obras também promoveu a recuperação da pavimentação em concreto na Estrada Jerônimo Ferreira Alves, na comunidade Manga Larga, em Itaipava.

O município imunizou 199 crianças, de 6 meses a menores de 5 anos de idade, público alvo na campanha do Dia D contra o sarampo, que aconteceu no último sábado (19.10). Foram 16 postos de saúde aplicando a dose da vacina tríplice viral e atualizando o calendário básico vacinal da cidade. A campanha de intensificação começou em todo país no último dia 07 e termina no dia 25 de outubro, porém vale lembrar que as doses estão disponíveis durante o ano todo.

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas procurem os postos de vacinação, pois a prevenção à doença se dá por meio da aplicação de vacina triviral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. A campanha do Dia D auxiliou a atualização das cadernetas, já que o município está com uma boa cobertura vacinal na população.

É muito importante que as pessoas levem seus filhos para a vacinação. O Dia D alcançou um número positivo, porém a vacina faz parte do calendário básico do município e está disponível durante o ano todo.

Desde janeiro de 2019, mais de 13.288 pessoas foram imunizadas. Só em outubro, 357 doses da vacina foram aplicadas em crianças de 6 meses a menos de 5 anos. No grupo de crianças de 1 ano de idade, 99,34% já receberam a vacina, atendendo a meta do Ministério da Saúde.

Participação pode ser confirmada até terça-feira (22.10)

Evento será nos dias 23, 24 e 25 na UCP

"A Educação nos move: repensando ideias, atualizando propostas". Esse é o tema que será abordado nos dias 23, 24 e 25 pela Secretaria de Educação, na UCP – Benjamin Constant, durante o Seminário de Educação. E a boa notícia é que as inscrições foram prorrogadas e poderão ser feitas até esta terça-feira (22.10).

É importante a participação da sociedade nesse seminário, que abordará questões importantes e que estão em prática na rede. A atualização dos conhecimentos é essencial e ótima oportunidade para aqueles que se dedicam à educação.

O objetivo do seminário é o de discutir as ações vigentes na área educacional, além de mostrar práticas que deram certo na rede municipal de Educação. As inscrições para as palestras e mesas redondas devem ser feitas no site: www.petropolis.rj.gov.br.

Os interessados podem se inscrever em mais de um evento. A programação é diversificada e valerá a pena conferir as trocas de informações entre os profissionais que já confirmaram presença no evento.

No dia 23 a programação será das 13h às 17h. No dia 24, das 8h às 17h e no dia 25 de outubro, das 8h ás 11h. Os horários e as salas onde os assuntos serão tratados estão na programação no site da PMP.

Confira a programação:

23/10 – QUARTA-FEIRA

13h – Credenciamento

13h30 – Café

14h – Abertura do evento

14h15 – Apresentação Musical (orquestra de violões – Casa da Educação)

14h30 – Palestra de Abertura: Construindo Redes de Ensino onde todos os alunos aprendam (Teresa Pontual – Gerente Executiva da FGV EBAPE/CEIPE)

15h30 – Tempo para perguntas

16h –  Mesa Redonda c/ 3 trabalhos: Apresentação de Prática de Sucesso (Banner)

17h – Encerramento

24/10 – QUINTA-FEIRA

MANHÃ

8h – Credenciamento, café e encaminhamento para salas

8h30 às 9h50

Sala 1 – Brincadeiras Musicais na Educação Infantil - Ana Laura Simão – Graduada em música e especializada em Educação Integral

Sala 2 – Currículo - Ana Lúcia Tavares - Licenciatura em Letras e Pedagogia –UNIFLU Especialização em Políticas Públicas – FGV / Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior – UERJ/FAFIC - Coordenadora da Educação Básica – SMECE - Professora da rede pública de Ensino.

Sala 3 – As habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com o desenvolvimento da leitura e escrita – Thais Gomes Braga da Silveira

Sala 4 – Flávia Justen – Roda Literária: Tecendo fios, bordando sentidos

Sala 5 – Repensando as práticas de avaliação- Bianca Dela Nina – Mestre em Educação e Mestre em Português e Linguística

10h – Mesa Redonda Boas Práticas

11h – Encerramento

TARDE

13h – Credenciamento, café e encaminhamento para salas

13h30 às 14h50

Sala 1 – Brincadeiras Musicais na Educação Infantil - Ana Laura Simão – Graduada em música e especializada em Educação Integral

Sala 2 – Currículo - Ana Lúcia Tavares - Licenciatura em Letras e Pedagogia –UNIFLU Especialização em Políticas Públicas – FGV / Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior – UERJ/FAFIC - Coordenadora da Educação Básica – SMECE - Professora da rede pública de Ensino.

Sala 3 – As habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com o desenvolvimento da leitura e escrita – Thais Gomes Braga da Silveira

Sala 4 –Flávia Justen – Roda Literária: Tecendo fios, bordando sentidos

Sala 5 – Material Adaptado através do brincar – Thiago de Araujo (Coordenador da Brinquedoteca da Recriasce / Responsável pelos projetos da Criative Ideias)

15h às 16h - Salão – Neurociências e o desenvolvimento das potencialidades em sala de aula - Martha Relvas (Coordenadora do Programa de Pós-graduação de Neurociência Pedagógica da UCAM/AVM)

16h – Mesa Redonda Boas Práticas

17h – Encerramento

25/10 – SEXTA-FEIRA

8h – Credenciamento, café e encaminhamento para salas

8h30 às 9h30 - Cíntia da Luz Rodrigues – Doutoranda e Mestre em Educação pela UFF, Avaliadora Educacional Técnica da SASE/MEC

10h –  Palestra e encerramento -  A Educação nos move – Pilar Lacerda – diretora Fundação SM Brasil.

200 alunos participarão de atividades no 32º Batalhão

Será comemorado no dia 26 de outubro (sexta-feira) o Dia Paralímpico – programação especial da Secretaria de Educação, através do Departamento de Educação Especial, em parceria com o 32º Batalhão de Infantaria Leve. Oficinas, jogos e dança são alguns dos destaques da programação que contará com a participação de aproximadamente 200 alunos incluídos na modalidade de educação especial.

A programação ocorrerá das 8h30 às 13h na sede do 32º Batalhão, no entanto, em caso de chuva, a programação será transferida para a EM Fábrica do Saber – na Estrada da Saudade. Participarão das atividades alunos com idade a partir dos 8 anos. Serão três circuitos diferentes. O primeiro terá as atividades: pular cone, andar na barra, pular, corda, passar no túnel e corrida sentada. No segundo: corrida da colher, corrida bambolê no cone, corrida pega a bola e joga no cesto, revezamento 20 metros e passar a bola. Já o terceiro contará com capoeira, dança e judô.

A expectativa é de que duzentos alunos participem da iniciativa.

Segundo Bianca Caetano de Paiva, chefe do Departamento de Educação Especial e uma das idealizadoras do evento, a atividade contribuirá efetivamente para o desenvolvimento integral do aluno. “Como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o seu pleno exercício da cidadania através do esporte”, completa.

O Dia do Aviador, comemorado nesta quarta-feira (23.10), será marcado em Petrópolis pela abertura de uma exposição especial no Palácio de Cristal sobre a vida e os vôos do inventor Alberto Santos Dumont, que ficou conhecido como “Pai da Aviação”. O dia também vai contar com gratuidade na “A Encantada”, casa que ele construiu na Cidade Imperial, hoje transformada em um dos principais museus do município.

Nessa data, 23 de outubro, 113 anos atrás, o brasileiro Santos Dumont tornou-se o primeiro homem a voar, a bordo do 14-Bis, sua criação. O inventor fez um voo na França que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião. E é por isso que o dia foi escolhido para celebrar os profissionais que pilotam aviões. No mesmo dia também é comemorado o Dia da Força Aérea Brasileira.

O Museu Casa de Santos Dumont vai ter entrada gratuita durante todo o dia. “Além de atrair turistas, é uma oportunidade também para os petropolitanos aproveitarem e visitarem a Casa. Muitos moradores ainda não conhecem o museu”, acrescenta a diretora de turismo da secretaria, Amanda Alvarez. O atrativo funciona de 9h às 17h30 e conta ainda com uma exposição de longa duração sobre o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto.A mostra faz com que o público conheça mais sobre a atuação e o trabalho da aeronáutica em Petrópolis, através do destacamento que fica no Pico do Couto, no Rocio – Fazenda Inglesa, a 1.780 metros acima do nível do mar.

Já no Palácio de Cristal a mostra será aberta na quarta-feira, mas fica em exposição até o dia 29 de outubro, com entrada gratuita. Com imagens e textos explicativos, a atração vai contar a história do Pai da Aviação. Depois do seu primeiro vôo, a aviação só progrediu com a evolução de motores, modelos mais aerodinâmicos e formas de uso do avião.

O Palácio de Cristal vai receber, nesta terça-feira (22.10), um planetário inflável. A atividade faz parte Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) 2019, do Cefet/RJ, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, a partir do tema “Bioeconomia – Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. O planetário é do projeto de extensão "Astronomia para todos no Cefet/RJ" e realizará sessões de hora em hora, com intervalo apenas entre 13h e 14h. A atividade, que conta com o apoio da Turispetro, oferece aos visitantes a oportunidade de refletir sobre a nossa posição no universo, de conhecer um pouco do sistema solar, de discutir a história das civilizações e a importância da observação do céu noturno pelos povos da antiguidade e de entender a diferença entre astronomia e astrologia, dentre outros aspectos.  Os interessados em se inscrever com antecedência devem enviar e-mail para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ", colocando no assunto "Planetário no Palácio". É possível fazer agendamento de grupos também.

Notícias por data

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo