Petrópolis tem 60% do público alvo imunizados; 40 postos disponibilizam a vacina

Petrópolis tem imunizados 60% do público alvo contra a gripe. Desde o início da campanha, no dia 24 de abril, mais de 56 mil pessoas receberam a vacina. No município, 93 mil pessoas fazem parte do público alvo da campanha e a expectativa da Secretaria de Saúde é de que 90% deste público seja imunizado. No ano passado, foram vacinadas 77.923 pessoas o que representou 82,63% da meta de imunização.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe. A imunização deve ser feita antes da chegada do inverno. A prefeitura está mantendo a vacina disponível em 40 unidades para facilitar o acesso à população. Para que quando o frio mais rigoroso chegar, toda população que precisa tomar a vacina, esteja protegida.

Devem ser vacinados idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos (com apresentação de indicação médica), profissionais da Saúde e professores. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também podem ser imunizadas, mas devem apresentar indicação médica.

Dentre os subtipos do vírus influenza os mais frequentes em humanos são: A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que podem ser prevenidos com a vacina e com medidas simples de higiene.

A gripe pode ser provocada pelo vírus Influenza, e se agravar entre a população mais vulnerável à doença. A vacinação é a forma mais segura e eficaz para prevenir a gripe e suas complicações e, por isso, é essencial que as pessoas procurem os postos para se vacinar.

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger alerta que a imunidade contra a doença ocorre somente entre 10 a 15 dias após a aplicação da vacina. Ela lembra que a transmissão da gripe ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar, e alerta para os cuidados.

“A transmissão da gripe pode ocorrer pelo contato com pessoas infectadas, por isso, as mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção, como manter as mãos sempre limpas, utilizar álcool gel; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe", pontua.

O aposentado Erci de Alcântara, de 66 anos, buscou a vacina na manhã desta terça-feira (12.06), no Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira. Para ele, é importantíssima a prevenção, principalmente no período de dias frios, que devem ser ainda mais intensos.

“Aproveitei que houve prorrogação na campanha para me imunizar. Mesmo nos últimos dias, é fundamental que tiremos um tempinho para buscar uma unidade de saúde e se vacinar. Está cada vez mais frio, mas quero evitar a gripe e a vacina é a melhor prevenção”, disse seu Erci.

O atendimento nos 40 locais de vacinação está disponível até esta sexta-feira (15.06), de 8 às 16h – com intervalo de 1h para almoço.

 

Confira a lista de postos:

Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira

PSF Caxambú

PSF 24 de Maio

PSF Alto da Serra

PSF Meio da Serra

UBS Morin

PSF Vila Felipe

PSF São Sebastião

PSF Alto Siméria

PSF Dr. Thouzet

UBS Alto Independência

UBS Quitandinha

PSF Vila Saúde

PSF Santa Trindade

PSF Bairro Castrioto

PSF Comunidade São João Batista

UBS Mosela

PSF Moinho Preto

PSF Batallard

PSF Pedras Brancas

Ambulatório Escola

UBS Itamarati

Hospital Alcides Carneiro

UBS Retiro

PSF Castelo São Manoel

PSF Jardim Salvador

PSF Carangola

PSF Vale do Carangola

PSF Fazenda Inglesa

PSF Vale das Videiras

PSF Bonfim

PSF Águas Lindas

UBS Itaipava

PSF Comunidade 1º de Maio

UBS Pedro do Rio

PSF Vila Rica

PSF Secretário

PSF Posse

PSF Brejal

Coordenação de Epidemiologia no Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp

Oito órgãos participam da entrega de notificações educativas, que buscam reduzir os casos de incêndios florestais na cidade

Organizado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, o Plano Inverno de Petrópolis 2018 conta com uma megaoperação preventiva aos incêndios florestais no próximo dia 20 de junho em Secretário. A ação é um pedido do Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de reduzir os casos de queimadas nas áreas mais vulneráveis da cidade. Participam do trabalho de conscientização órgãos ambientais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil, além da própria Defesa Civil.

Serão entregues notificações educativas, sem o teor de multa, alertando sobre os riscos e consequências das queimadas indiscriminadas, que podem levar a um incêndio florestal de grandes proporções. A ação faz parte do eixo operacional do Plano Inverno, que conta também com o apoio do drone da Defesa Civil no mapeamento das regiões mais sensíveis a esse tipo de desastre. Esse trabalho antecipado acontece no dia 28 de junho no Brejal.

“O combate ao incêndio florestal exige uma logística altamente complexa. Entretanto, assim como os incêndios estruturais, tem início em um pequeno foco. Com a adoção de medidas preventivas, podemos agir no seu estágio inicial, e até mesmo, evitar que esse desastre aconteça, protegendo a fauna, a flora e ainda a vida humana com o emprego de práticas antecipadas e planejadas. Ações integradas como essa, proporcionadas pelo Plano Inverno, fazem com que alcancemos nossos objetivos”, disse o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

Dados do 15° Grupamento de Bombeiro Militar de Petrópolis comprovaram a eficácia do plano no ano passado: foram registrados 116 casos de fogo em vegetação contra 150 em 2016. O trabalho preventivo estabelece ações de resposta para agilizar o atendimento às ocorrências e minimizar os efeitos das queimadas, além de ações de conscientização da população. A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias um simulado de incêndios florestais em junho, em local ainda a ser definido.

“Com o trabalho em conjunto, podemos estudar os locais e ver, antecipadamente, como devemos atuar para combater um incêndio que venha atingir uma área de difícil acesso. O trabalho é importantíssimo e contribui demais com os nossos planos, que já obtiveram resultados excepcionais no ano passado”, destaca Paulo Renato.

Além do trabalho operacional antecipado e de resposta, estão previstas ações em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (SAS) dentro do eixo humanitário do Plano Inverno 2018 de Petrópolis. Assim como no ano passado, os órgãos participam de reuniões setoriais para a elaboração das matrizes de responsabilidades para organizar as ações de prevenção aos incêndios florestais e estiagem.

Bom resultado fez a Guarda Civil decidir que o veículo será levado novamente para o local após a Bauernfest

Quem mora no Alto da Serra é só agradecimentos pela presença do ônibus de videomonitoramento. Instalado ao lado da Praça Dr. Miguel Couto no início da semana passada, o equipamento acompanha 24 horas por dia a movimentação na praça e entorno e já ajudou a voltar com a tranquilidade no local. Por isso, depois de participar do esquema de segurança da Bauernfest, o veículo voltará para o mesmo ponto, como decidiu a Guarda Civil.

O veículo é equipado com sete câmeras: duas em cada lateral, duas internas e mais uma que sobe a até 11 metros e capta imagens a 300 metros. Todas as imagens ficam armazenadas por 30 dias e podem ser utilizadas pela polícia civil para eventuais investigações. Oito homens se revezam em duplas e, ao perceber alguma irregularidade ou delito, podem atuar imediatamente ou acionar a Polícia Militar.

O ônibus de videomonitoramento é uma grande ferramenta a serviço da segurança de Petrópolis. A prefeitura vem investindo no monitoramento e o primeiro foi a ativação do ônibus, que ficou parado por mais de três anos porque não foi providenciado um software de gravação das imagens. A Guarda Civil correu atrás disso logo nos primeiros dias de governo de colocou o veículo para funcionar e, desde então, já ajudou a dar mais segurança em todos os lugares que já passou.

O ônibus ficará na Praça Dr. Miguel Couto até a próxima segunda-feira (18.06), quando vai passar por revisão geral e limpeza e será posicionado nos jardins do Palácio de Cristal, principal ponto da Festa do Colono Alemão. Logo após o evento, será feito novamente o procedimento de revisão e limpeza e ele voltará a ficar no mesmo local que está atualmente, ao lado da quadra esportiva.

“A vinda do ônibus para cá no Alto da Serra cumpriu o objetivo de devolver esse espaço para a população. Nós trouxemos para cá a partir de pedidos de moradores que relataram aqui tinha virado um ponto de uso de drogas e muita desordem. Bastou vir com esse equipamento para cá, que nós começamos a receber relatos de que ambiente mudou, que a praça voltou a ser usada pelas famílias, que as estão usando o parquinho. É por isso que nós vamos voltar com ele para cá após a Bauernfest”, explica o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

Presidente da Associação de Moradores do Alto da Serra, Paulo José de Souza acredita que a vinda do ônibus para o bairro foi o primeiro passo e, agora, já está pensando em atividades que possa trazer para realizar na praça.

“O visual já melhorou, no fim de semana a gente viu aqui a garotada jogando bola, as crianças no parquinho com a família, o pessoal na feira com a maior tranquilidade. Estava precisando mesmo disso, de dar esse primeiro passo. Agora, já estamos pensando em algo que possa manter esse clima por aqui”, afirma.

Valéria Ambrósio mora na Rua Alyntor Werneck, que fica ao lado da praça. Todas as noites ela leva o cachorro para passear e nos últimos dias, percebeu a diferença.  “As pessoas param e agradecem mesmo. Venho aqui toda noite e o choque foi muito grande. O ônibus melhorou a saída da escola e até do posto de saúde, esperar ônibus no ponto ficou mais tranquilo”, diz ela.

Desde que ônibus de videomonitoramento passou a ser utilizado efetivamente, ele já passou por Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), Parque Municipal de Itaipava (para as duas últimas edições da Expo Petrópolis), Praça Marechal Carmona (na esquina da Paulo Barbosa com a Caldas Viana), Palácio de Cristal (para a Bauernfest de 2017), Praça da Inconfidência e Rua Teresa.

Prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas; unidades de educação também não irão funcionar

Ônibus param, apenas, durante a transmissão dos jogos da seleção brasileira

Os serviços de urgência e emergência das unidades de saúde serão mantidos normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo. Também ficam mantidos serviços essenciais: Defesa Civil, Comdep, CPTrans e Assistência Social.

Nas demais repartições, incluindo a Educação, dia 22 (sexta-feira), dia do jogo contra a Costa Rica, que acontece às 9h não haverá expediente. Já no dia 27, quando a seleção enfrenta a Sérvia às 15h, o funcionamento será encerrado às 13h. O campeonato inicia na quinta-feira (14) na Rússia, mas o Brasil só joga no domingo (17) contra a Suécia.

O serviço de transporte público será interrompido, apenas, durante a transmissão dos jogos, sendo retomado imediatamente ao fim de cada partida. A medida é válida também no domingo. Nos outros dois dias, a CPTrans vai monitorar junto às empresas a demanda de passageiros para reforçar, caso seja necessário, a demanda de usuários, uma vez que operação deverá ser executada com horário de sábado durante todo o dia na sexta (22) e, no dia 27, apenas depois das 13h.

As 184 unidades escolares não terão  aula no dia 22. No dia 27 de junho a saída dos alunos atendidos nos Centros de Educação Infantil será às 12h. Nas escolas, as aulas ocorrerão normalmente na parte da manhã. Em ambos os casos os alunos serão liberados após o almoço servido.

Parque Municipal em Itaipava e Parque Natural da Ipiranga garantem atividades ao ar livre

Programação da Bauernfest também oferece a segunda edição dos Jogos Germânicos

Os petropolitanos contam com os espaços públicos abertos para praticarem suas atividades físicas durante a Festa do Colono Alemão, que acontece na cidade entre 22 de junho e 1º de julho. O Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava, conta com uma pista de corrida de 1,2 quilômetros, quadras poliesportivas e ciclovia. Para quem prefere estar mais próximo da natureza, o Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, oferece trilhas e espaço para lazer com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades. Excepcionalmente, o Circuito de Lazer, na Avenida Barão do Rio Branco, não funciona nos dias 24 e 29 de junho e 1° de julho.

Dessa maneira, a Superintendência de Esporte e Lazer garante que os atletas amadores e profissionais da cidade possam realizar suas atividades normalmente durante a Bauernfest. Também será oferecido os Jogos Germânicos dentro da programação da Festa do Colono Alemão, sendo mais uma opção de diversão para os adultos e crianças.

Uma excelente opção para os corredores, o Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava, conta com uma pista de corrida de 1,2 quilômetros, além de quadras poliesportivas e ciclovia. O espaço é muito utilizado pelos frequentadores para caminhadas e piqueniques e funciona diariamente de 7h às 18h – durante o horário de verão de 7h às 20h.

Já o Parque Natural, que fica na Avenida Ipiranga, recebe em média 85 visitantes por dia. Durante o verão esse número aumenta, chegando a 120 pessoas. O local conta com uma área de 16,7 hectares com estágio avançado de Mata Atlântica e pode ser utilizado para trilhas e caminhadas. O espaço funciona diariamente, de 7h às 17h - no horário de verão até às 18h.

É importante reforçar a importância da prática de alguma atividade física, que pode ser uma caminhada. Os parques da cidade contribuem bastante para o bem-estar dos petropolitanos, e durante a Bauernfest, a aposta é que serão ainda mais utilizados.

A segunda edição dos Jogos Germânicos traz uma programação especial com atividades alusivas à Copa do Mundo, com a disputa de campeonatos de embaixadinhas e de chutes ao gol. A proposta é unir a paixão nacional com às tradições alemãs, com muita diversão e alegria para os participantes. 

As atividades dos Jogos Germânicos acontecem na Praça da Liberdade, entre os dias 23 de junho e 1º de julho. Também serão realizadas competições de cabo de guerra, corrida com tora, carrinho de mão e pregar o prego, modalidades que retratam de uma forma divertida os esforços físicos que os primeiros colonizadores tiveram que enfrentar para sobreviver e se adaptar a cidade.

O futebol continua sendo a grande paixão esportiva do brasileiro. A Superintendência de Esporte e Lazer vai aproveitar a disputa da Copa do Mundo neste ano e incluir atividades alusivas ao principal evento do esporte no planeta. A proposta dos Jogos Germânicos é promover diversão entre os participantes, todos os presentes serão premiados com medalha.

A apresentação do case de sucesso da cidade de Gramado (RS) foi o ponto alto do primeiro encontro regional do Comitê Técnico Setorial sobre o setor do Turismo na Região Serrana, promovido pelo Senac RJ, nesta terça-feira (12.06). Realizado no Palácio Quitandinha, o evento, que contou com a presença do secretário da Turispetro, Marcelo Valente, lideranças do setor na região e empresários, recebeu uma palestra do ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci. O gestor público falou sobre como o município gaúcho conseguiu se tornar referência na área e ainda a relação de Petrópolis com sua cidade, que, no passado, buscou referências na Cidade Imperial.

“A ligação entre os dois municípios é muito grande. As hortênsias que temos lá, por exemplo, vieram daqui. Petrópolis é uma escola. Quando fui prefeito, estive aqui para buscar informações. A cidade tem uma força muito grande para o turismo. Hoje, vim mostrar que mecanismos e ferramentas usamos em Gramado no passado para se tornar referência no futuro”, destaca o gestor, que falou sobre as grandes festas que movimentam a cidade, como o Natal Luz, e cada passo do turismo, principalmente a partir da década de 1980, como a capacitação. A cidade gaúcha de Gramado é, hoje, um dos principais destinos turísticos do país.

A Serra Imperial foi escolhida para iniciar o projeto do Senac em função da importância do Turismo para a economia local. Entre os objetivos do encontro estava promover a aproximação da instituição com o segmento para identificar necessidades e sugestões desse mercado e reunir subsídios para o desenvolvimento de cursos e projetos educacionais alinhados às demandas dos empresários e da sociedade. Segundo o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, esse é um grande estímulo para o empresário petropolitano.

“Sabemos a importância da capacitação para o desenvolvimento do turismo em qualquer região do mundo. Profissionais capacitados é sinônimo de visitante bem recebido. Isso deixa uma boa impressão, faz o turista retornar a cidade. É muito importante que os empresários da cidade entendam a importância de capacitar não só os funcionários, a sua mão de obra, mas também os gestores dos estabelecimentos, como donos e gerentes de hotéis, restaurantes. Nosso objetivo é buscar uma qualidade de atendimento ao turista semelhante a de Gramado e das mais importantes cidades turísticas do Brasil”, frisa.

Com o eco turismo crescendo cada vez mais em Petrópolis, o presidente do circuito eco rural Caminhos do Brejal, Leonardo Fragoso, foi um dos que aproveitou o evento para saber mais sobre a capacitação oferecida pelo Senac na cidade. Segundo ele, o objetivo da associação é capacitar adolescentes da região para trabalharem com os turistas.

“Petrópolis desponta como um grande destino de turismo e nós, do Caminhos do Brejal, a gente tem buscado capacitar jovens na área de condução de guias para ecoturismo. Vim me inteirar sobre o que o Senac tem pra oferecer na área de capacitação voltada para o nosso setor”, explica.

A diretora do Senac RJ, Ana Cláudia Martins, que disse ser encantada pela Região Serrana, falou sobre a importância deste primeiro diálogo com a região para que seja feito um programa mais amplo focado no desenvolvimento do setor no Rio de Janeiro. “O Senac, antes de mais nada, tem como missão entrar no mercado de trabalho, então a gente precisa ouvir as demandas e entregar assertivamente as pessoas para os empresários. A gente precisa, juntos, estar mapeando o setor”, frisou.

O encontro contou também com grupos de trabalho debatendo desafios e experiências positivas no área.As informações poderão ser utilizadas para a atualização do portifólio dos cursos de educação profissional do Senac RJ.Segundo dados da instituição, o setor turístico emprega mais de 300 mil profissionais fluminenses, em diversas ocupações, como camareiros e recepcionistas de hotel, agentes de viagem, entre outros, além de gerar renda para profissionais autônomos como guias turísticos e motoristas.

Dia 21 de junho, às 14h, na Casa dos Conselhos

Nesse ano, 750 candidatos foram encaminhados para entrevistas de emprego

Dicas sobre as tendências do mercado de trabalho, a importância da atualização dos conhecimentos e sobre os processos seletivos promovidos pelas empresas petropolitanas são os principais assuntos abordados durante os encontros promovidos pelo DETRA – Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante os encontros mensais com as pessoas que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. O próximo será realizado no dia 21 de junho, às 14h, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta.

“A prefeitura disponibiliza gratuitamente o cadastro de currículos no Balcão de Empregos que é administrado pelo Detra. Os empresários também podem cadastrar as vagas disponíveis nas suas empresas. A triagem é feita pelo próprio balcão que encaminha os candidatos de acordo com o perfil especificado no currículo. É uma ótima oportunidade para aqueles que buscam uma oportunidade no mercado do trabalho”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Até o momento o Balcão já registrou 2.991 currículos cadastrados, 119 vagas já foram divulgadas e 750 candidatos já foram encaminhados para entrevistas de emprego. Em 2017 foram cadastrados 5.607 currículos cadastrados, divulgadas 387 vagas e 1.177 candidatos encaminhados.

Vale salientar que, após cadastrar o currículo no site da prefeitura, os candidatos são direcionados às vagas de acordo com as especificidades do currículo.

“Vale a pena cadastrar o currículo, mas, é importante que as pessoas mantenham os dados atualizados, principalmente os telefones de contato. Quem tiver dificuldades para atualizar, deve procurar o Detra”, explicou o diretor do Departamento de Trabalho e Renda, Gil Magno.

Os interessados em cadastrar os currículos no Balcão de Empregos da Prefeitura devem fazer a inscrição no site www.petropolis.rj.gov.br. Informações podem ser consultadas por intermédio do telefone (24) 2233-8113. O Balcão de Empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O DETRA fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846.

Bairro recebeu ações limpeza, manutenção viária e iluminação pública de Comdep, Secretaria de Obras e de Serviços

A 24ª edição do mutirão de serviços aconteceu nesta terça-feira (12.06) no Bela Vista. A prefeitura reuniu funcionários e maquinário de Comdep, Secretaria de Obras e de Serviços para promover ações de limpeza, manutenção viária e consertos de iluminação pública. O Departamento de Obras da Secretaria de Educação também esteve vistoriando a Escola Paroquial São Francisco de Assis, que vai receber melhorias

A prefeitura vem atuando nos bairros em todo município e em mutirões como esse no Bela Vista, é a chance de acelerar o atendimento aos moradores. É por isso que já foram feitas sete edições somente este ano, sempre reunindo Comdep, Secretaria de Obras e Secretaria de Serviços e outras pastas.

A Comdep teve 30 homens para fazer remoção de entulho, capina e roçada nas ruas Gregório Cruzick, Timóteo Caldara e Alberto Pullig. O serviço contou com apoio de dois caminhões e uma máquina.

A Secretaria de Obras promoveu manutenção viária com asfalto na Rua Alberto Pulig e Timóteo Caldara. Foram usadas oito toneladas de material, aplicados por seis homens com auxílio de um caminhão e um rolo compressor.

Já a Secretaria de Serviços esteve no local com o Departamento de Iluminação Pública, que já consertou 16 pontos de luz só nas últimas semanas. Foram feitos levantamento de novos pontos que precisam de reparos e que serão providenciados nos próximos dias.

A comerciante Ilza Satyro gostou de ver os serviços no bairro.

“São coisas que a gente sempre precisa, então é muito importante o bairro ser atendido desse jeito, a gente fica muito fica feliz”, disse.

Durante o mutirão, a escola São Francisco de Assis recebeu vistoria do Departamento de Obras da Secretaria de Educação, que está providenciando pequenas intervenções em banheiros e em paredes, que sofrem por causa da umidade do local.

Em um ano e meio de governo, o Bela Vista foi o 18º bairro atendido pelo mutirão de serviços. Antes, a ação ocorreu também em Mosela, Posse, Independência, Madame Machado, Siméria (em duas oportunidades cada bairro), Bairro da Glória, Nogueira, Secretário, Alto da Serra, Quitandinha, Estrada da Saudade, Bonfim, Morin, Meio da Serra, João Xavier, Vila Rica, 24 de Maio e Duques.

Procon Petrópolis também realizou orientação sobre as relações de consumo neste Dia dos Namorados

O Procon Petrópolis esteve nesta terça-feira (12.06), Dia dos Namorados, realizando uma ação de fiscalização educativa em perfumarias e lojas de chocolates, com o apoio da Vigilância Sanitária. A equipe passou por nove locais. A atividade faz parte da Operação Cupido que também contou com uma ação itinerante na Praça Alcindo Sodré, levando à população informações sobre as compras de presentes e utilização de serviços nesta data. Cinquenta pessoas receberam esclarecimentos sobre as relações de consumo.

Desde a semana passada, o órgão de defesa do consumidor empreendeu uma série de incursões à estabelecimentos cujo a visitação aumenta para comemoração do Dia dos Namorados: foram cinco restaurantes, dois hotéis, três motéis, 12 floriculturas, além de cinco lojas de chocolate e quatro perfumarias. A ação teve como objetivo orientar sobre as normas que tais estabelecimentos devem seguir ao oferecer produtos e serviços aos clientes com foco no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e Sanitárias.

“Nossa intenção é preservar o consumidor para evitar qualquer possível problema. O Procon tem a vertente de agir no foco do problema, antes que ele sequer apareça. E acreditamos que a correta orientação e educação é o caminho para isso. Essa já é a segunda ação do tipo. Na primeira, no Dia das Mães, conseguimos zerar qualquer reclamação ligada ao assunto no Procon e esperamos ter resultado igual neste Dia dos Namorados”, destaca o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.

À tarde, a equipe do órgão de defesa do consumidor atendeu a 150 pessoas, entre o público que foi esclarecer dúvida com relação às compras para o Dia dos Namorados e a população que aproveitou a atividade itinerante, no meio da praça Alcindo Sodré, para tirar dúvidas referentes a outros assuntos. Uma dessas pessoas foi a comerciante Ana Amélia Sobral, de 31 anos. Ela aproveitou a oportunidade para esclarecer uma cobrança no cartão de crédito.

“Tenho acompanhado a atuação do Procon e aproveitei que estava passando aqui para tirar uma dúvida sobre o cartão de crédito. Fui bem orientada e agora vou ao órgão para que possamos contatar a operadora para que façam as devidas correções. Ainda aproveitei para pegar essas informações sobre o Dia dos Namorados. É sempre bom ficar atenta aos nossos direitos”, comentou Ana Amélia.

Durante a ação, o órgão distribuiu um informativo com dicas para os consumidores para o Dia dos Namorados:

Restaurantes e bares - O Procon orienta aqueles que vão sair para jantar, que façam reservas antecipadamente no local escolhido, uma vez que os restaurantes costumam lotar nesta data. Vale lembrar que os consumidores têm o direito de visitar a cozinha e o restaurante deve informar, por meio de cartazes, se aceita cartão de débito/crédito e quais as bandeiras, antes do consumidor fazer o pedido. A informação referente à taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa, inclusive, discriminado o valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional. Quanto à cobrança de couvert artístico, há permissão para praticá-la quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, desde que haja a informação prévia. O horário de início do show também deve ser informado.  A cobrança de consumação mínima é ilegal, não podendo ser efetuada. Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, é proibido ao fornecedor impor limites quantitativos de consumo aos clientes. Outra cobrança considerada abusiva é a multa pela perda da comanda.

Hotéis e Motéis –  Ambos têm a obrigação de prestar esclarecimento quanto à informação de preços praticados. Assim, é importante conferir as possibilidades de acomodação, os respectivos preços, as formas de pagamento e quantas horas compreendem a diária ou o pernoite. Os preços dos itens do frigobar devem ser informados previamente e por escrito. Em geral, motéis e hotéis lançam promoções para essa data, portando, convém comparar as vantagens oferecidas e, claro, fazer reserva. 

Flores – A procura por flores aumenta perto do “Dia dos Namorados”, e isso acaba contribuindo para a elevação dos preços. Assim, é recomendável a pesquisa de preços, tipos de flores e arranjos antes de escolher, pois dependendo do material utilizado o preço poderá sofrer alterações consideráveis.

Perfumes e cosméticos – O consumidor deve sempre verificar a rotulagem, data de validade, composição (caso a pessoa presenteada apresente quadro alérgico), cuidados no manuseio e armazenamento e nome, endereço e CNPJ do fabricante/importador. Para cosméticos é preciso verificar se há o número do registro do Ministério da Saúde. Produtos importados devem trazer estas informações traduzidas para o português. 

Quem quiser tirar alguma dúvida ou denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

O encontro é aberto à sociedade civil organizada

Com o objetivo de combater a intolerância étnica, religiosa e de gênero, realizando a integração e reconhecimento da população com promoção da igualdade racial, o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Petrópolis (COMPIR), promove uma reunião nesta quarta-feira (13.06) às 16h, na Casa dos Conselhos e Comissões, situada à Avenida Koeler, nº 260, Centro.

Na ocasião serão explanados temas como a ‘Captação de Recursos – Lei Rouanet”, com o chefe de Representação Regional dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo do Ministério da Cultura, Mateus Quintal, para a capacitação dos conselheiros do COMPIR e de todos os presentes em relação à forma legal de elaboração, encaminhamento, execução de Projetos Sociais, através do Ministério da Cultura.

Também serão discutidos, os atos racistas que aconteceram durante os Jogos Jurídicos Estaduais no início do mês. Condenando o episódio, os órgãos pediram punição dos autores e se solidarizaram com o estudante da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) atingido por uma casca de banana durante uma partida com os alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. A vítima registrou a ocorrência nesta segunda-feira (04.05) na 105ª Delegacia de Polícia, onde o caso está sendo investigado.

“A reunião é de suma importância para um posicionamento e encaminhamento do COMPIR aos órgãos competentes, perante aos acontecimentos recentes em nosso município de discriminação étnica; que ferem as Leis, os princípios morais e éticos, a cidadania, a integridade e dignidade do ser humano”, disse a presidente do COMPIR, Edna Queiroga.

As reuniões do Conselho acontecem toda segunda quarta-feira do mês às 16h na Casas dos Conselhos, na Av. Koeler, 260 – Centro e são abertas para a sociedade civil.

“Antigas delícias & Histórias de Petrópolis” será lançado em 29 de junho

Evento ocorre na Casa da Educação Visconde de Mauá

Uma coleção de receitas típicas da época da colonização de Petrópolis compõe o livro “Antigas delícias & Histórias de Petrópolis”, das autoras Renata Pertot e Goreth Kling. O título será lançado no dia 29 de junho, às 15h, na Casa da Educação Visconde de Mauá, dentro da programação da Bauernfest 2018.

O livro mostra os relatos guardados através da oralidade, passados de gerações a gerações. As autoras autografarão o livro no dia 23 de junho, às 18h, na Bauern e no dia 29 de junho, na Casa da Educação. A obra tem o selo Bem Cultural Editora e traz fotos em cores de Ricardo Castro e Caroline Calixto, também responsáveis pelo projeto gráfico através da empresa NXT Comunicação. A coordenação editorial é de Catarina Maul.

O encontro entre as autoras foi possível através da tecnologia: Goreth Kling, moradora da cidade de Buxtehude, na Alemanha, começou a trocar mensagens com a quituteira Renata Perlot, moradora de Petrópolis. Com um descendente em comum, Goreth e Renata descobriram o desejo comum de contar um pouco da saga dos imigrantes em Petrópolis, levando em consideração todas as receitas guardadas em cadernos antigos. Todas as receitas foram testadas, reescritas e registradas. E foi durante esse processo que nasceu o livro.

Segundo Renata Perlot, a intenção do livro é a de despertar boas memórias, lembranças das avós e das receitinhas que enfeitavam os cadernos de receita. “Esse livro é uma missão. Trabalho muito com essa questão da memória no Clube 29 de junho e no Instituto Bingen e quero que leitor desperte as suas lembranças mais felizes, aqueles que remetem aos encontros de família”, disse Renata.

A data do lançamento na Casa da Educação é um motivo a mais de alegria para Renata. “Dia 29 de junho é um dia importante para a nossa cidade e poder compartilhar essas memórias na Casa da Educação é um motivo de orgulho. Um lugar nobre e que respira cultura”, contou Renata. 

“Com certeza, quem ganha é Petrópolis, pois através das receitas, cada um poderá reconstruir todas as receitas presentes em todas as refeições do dos colonos alemães, valorizando passo a passo a coragem dos pioneiros”, disse a diretora da Casa da Educação e coordenadora editorial da obra, Catarina Maul.

Partidas foram adiadas por conta da greve dos caminhoneiros no final do mês de maio

As partidas de handebol da primeira fase dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs), adiadas por conta da greve dos caminhoneiros, acontecem na sexta-feira (15.06) e sábado (16) no Centro Esportivo da Escola Municipal Fábrica do Saber. São 21 jogos no próximo fim de semana, nas categorias sub-15 e 18 feminino e 13, 15 e 18 no masculino. Nos dias 22 e 23 de junho ainda serão realizadas as últimas partidas do sub-18 da modalidade.

Após o encerramento da primeira fase, oito equipes em cada categoria passam para a fase final dos JEUPs, que começa em agosto. Em 2018, 44 escolas confirmaram a participação nos JEUPs, três a mais que no ano passado, em que foram 41. Em 2016, haviam sido apenas 19 inscritos no torneio. A tabela com toda a programação das modalidades pode ser encontrada no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O objetivo é aumentar o número de crianças e adolescentes praticando atividades físicas e, por isso, a prefeitura investe e acredita no potencial dos jogos estudantis. Um dos objetivos é garantir mais saúde e bem-estar para os petropolitanos, começando com os jovens.

A organização do JEUPs vem recebendo elogios dos profissionais das escolas que participam. André Cruz, treinador do Bom Jesus Canarinhos, destaca o crescimento dos jogos desde o ano passado e ressalta a importância do torneio para os alunos.

“O JEUPs estava um pouco deixado de lado pela prefeitura. Desde o ano passado houve a retomada dos jogos, que são muito importantes para os jovens da nossa cidade. Eu reencontro alunos que relembram como é bacana participar, as memórias que ficam são bem legais. Muito bacana a prefeitura voltar a acreditar no esporte infantil”, disse.

Ao todo são nove modalidades em disputa nos JEUPs, sendo quatro coletivas: futebol de campo, futsal, basquete e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo. Nas modalidades coletivas acontecem duas fases no JEUPs: classificatória e fase final, onde as equipes são divididas em chaves e jogam pelo sistema de rodízio simples. A comissão organizadora está priorizando os jogos nos fins de semana, com o objetivo de garantir a presença dos pais nas partidas.

Cada vez mais as escolas estão aderindo a proposta de inserir os jovens nas mais diversas modalidades esportivas. Desde o ano passado a prefeitura faz questão de investir no esporte praticado dentro dos colégios. A Superintendência espera que mais de dois mil alunos participem dos jogos este ano.

A prefeitura antecipou e concluiu a reposição dos valores que foram arrestados de contas do PAC Encostas por causa de dívidas e pagamento de funcionalismo no governo passado. O município devolveu ao Ministério das Cidades R$ 11,8 milhões e já está oficiando o governo federal e a Caixa para que as obras sejam retomadas no menor prazo possível. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Obras já está fazendo contato com as empresas responsáveis pelas intervenções para que elas já iniciem a mobilização de funcionários e equipamentos para que o trabalho reinicie tão logo seja feita a liberação.

Prevenção é essencial em uma cidade como

Petrópolis. E este programa precisa ser retomado com urgências. As contas foram arrestadas no final de 2016 para o pagamento do funcionalismo e agora estão sendo repostas para que 14 obras que beneficiam mais de 30 mil pessoas para que as obras retornem. 

O PAC Encostas é um investimento de R$ 60 milhões firmado em 2012 e que prevê 14 obras de contenção na cidade. Porém, desde então, apenas duas foram concluídas: no Vale do Carangola (barreira dinâmica e cortina atirantada) e na Rua Capitão Paladini, São Sebastião (Rua Capitão Paladini).

A prefeitura vem lutando bravamente para pagar as dívidas deixadas por gestões passadas e conseguir tirar os investimentos do papel. Temos compromisso com o funcionalismo, pagar os salários em dia e, ao mesmo tempo, o cuidado com a população. Esse é um tema prioritário para o governo municipal e, por isso, foi feito todo esforço para antecipar a reposição e para que as obras possam ser retomadas o quanto antes.

Até novembro do ano passado, R$ 5,8 milhões já tinham sido devolvidos às contas do programa, quando foi pedido um novo parcelamento. Inicialmente, a previsão era pagar o restante até o fim deste ano, mas para poder retomar as obras mais rapidamente, a prefeitura antecipou as parcelas e concluiu a reposição na última semana. Nesta segunda-feira (11.06), foram enviados ofícios informando a quitação dos débitos, causados para o pagamento do funcionalismo no último mês da gestão anterior e para pagamento de dívidas que não foram amortizadas pelo governo passado.

Das 12 intervenções ainda não finalizadas, três estão perto de 80% de conclusão: Rua Casemiro de Abreu (Floresta), Rua Antônio Soares Pinto (Centro) e Rua Alexandre Fleming (São Sebastião) – todas elas fazem parte do lote 1, assim como a da Rua Henrique Paixão (Floresta).

As obras na Rua Atílio Marotti (Floresta), Rua Brigadeiro Castrioto (Floresta) e Comunidade do Neylor (Retiro) estão no lote 2.

O lote 3 tem intervenções na Comunidade dos Ferroviários (Alto da Serra), Alto Bataillard (Mosela), Rua Eugênio Werneck (Morin) e Rua Amaral Peixoto (Quitandinha). Apenas na Comunidade do Veludo (Bingen), o trabalho ainda não teve início. 

Lote 1

Rua Alexandre Fleming (São Sebastião): barreira dinâmica – 74,64%
Rua Antônio Soares Pinto (Centro): barreira dinâmica – 76,63%
Rua Henrique Paixão (Floresta): drenagem – 6,08%
Rua Casemiro de Abreu (Floresta): cortina atirantada – 79,50%
Vale do Carangola (Carangola): barreira dinâmica e cortina atirantada – concluída

Lote 2

Rua Atílio Marotti (Floresta): barreira dinâmica – 5,64%
Rua Brigadeiro Castrioto (Floresta): barreira dinâmica – 30,13%
Rua Capitão Paladini (São Sebastião): barreira dinâmica – concluída
Comunidade do Neylor (Retiro): drenagem e cortina atirantada – 16,25%

Lote 3

Comunidade dos Ferroviários (Alto da Serra): contraforte ancorado – 57,79%
Alto Bataillard (Mosela): barreira inelástica e drenagem – 3,05%
Comunidade do Veludo (Bingen): mureta estaqueada e drenagem – não iniciada
Rua Eugênio Werneck (Morin): barreira dinâmica – 4,02%
Rua Amaral Peixoto (Quitandinha): barreira dinâmica – 3,22% 

Animação promete tomar conta do lugar, com programação a partir de 13h. Grupo Magia fará show de samba após a partida 

A torcida pela seleção brasileira em seu primeiro jogo da Copa do Mundo já tem lugar garantido no Centro Histórico de Petrópolis: o Palco Brasil, que também fará parte da programação da 29ª Bauernfest, será montado na Praça da Liberdade já para a estreia da seleção brasileira no campeonato, neste domingo (17.06), às 15h, contra a Suíça. Mais cedo, a partir de 13h, haverá atividades de animação na praça, incluindo pintura de rosto com as cores da nossa bandeira. Após a partida, o Grupo Magia fará um show de samba para completar a festa. Toda a programação é gratuita.

Um telão será montado no palco e transmitirá todos os jogos da seleção, sempre com atrações culturais para animar ainda mais o público. Eventualmente também poderão ser transmitidas outras partidas importantes do campeonato mundial. Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, essa é uma forma de fomentar a cultura e o esporte dentro de um evento tão importante para os brasileiros.

“Esse é o nosso papel, o papel do instituto. E faz parte da cultura do nosso país acompanharmos a Copa do Mundo. Esperamos que as pessoas venham para a praça, tragam suas famílias para torcer para o Brasil e depois aproveitem os shows”, destaca.

Quem anima o público logo na estreia da seleção pentacampeã são os pagodeiros do Grupo Magia. Já tradicional na cidade, a banda, fundada com o nome de “Magia Tropical”, já tem quase 20 anos de estrada. Eles gravaram o seu primeiro disco, “Amor Verdadeiro”, em 1999, produzido pelo padrinho Anderson Leonardo, do Grupo Molejo. De lá pra cá colecionam sucessos, como a faixa “Uma Chance”, de autoria de Suel, do Imaginassamba e Paulinho, do Swing & Simpatia, o hit “Pegação”, entre outros. A consolidação do trabalho veio em 2017, acompanhado de mudanças na banda, como o nome, passando a ser chamado de Grupo Magia.

O Palco Brasil vai fazer parte da programação da 29ª Bauernfest, que acontece entre os dias 22 de junho e 1º de julho, tendo como coração da festa o Palácio de Cristal e o seu entorno. A Praça da Liberdade será uma das extensões do evento, recebendo barracas de comida típica e atrações no Palco Brasil, com músicas brasileiras de diversos estilos, e o telão com as transmissões. Na abertura da festa, a seleção Brasileira também estará em campo, contra a Costa Rica, a partir de 9h. A outra participação dentro do período da Festa do Colono Alemão será no dia 27, às 15h, disputando contra a Sérvia.  

Contrato com a Caixa encerra em setembro e transição de contas não terá impacto 

Contas salário de cerca de 12 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da administração direta e indireta do município – Secretaria de Saúde, Comdep, CPTrans e INPAS, serão administradas pelo banco Santander nos próximos 5 anos. A instituição foi vencedora do processo de licitação e o contrato foi assinado nesta segunda-feira (11.06). O Santander assumirá a gestão das contas a partir de setembro, quando expira o contrato atual do município com a Caixa Econômica Federal – instituição que administra as contas desde 2013.

Os recursos com a administração da folha serão usados no equilíbrio das contas e pagamentos de dívidas acumuladas por gestões passadas, garantindo, entre outros itens, o pagamento em dia do funcionalismo público que soma R$ 35 milhões por mês.

Os servidores podem estar certos de que o processo de transição irá correr de forma tranquila, sem que haja qualquer impacto para no dia a dia deles. O contrato com a Caixa termina somente em setembro, portanto haverá tempo hábil para que todo processo de transição seja concluído com calma.

Documentos para habilitação foram entregues, analisados e a assinatura do contrato, o próximo passo será a criação de uma comissão formada por representantes da prefeitura e dos bancos Santander e Caixa Econômica para tratar da transição de contas.

Todas as medidas estão sendo adotadas para dar conforto aos servidores, para que eles tenham um serviço de qualidade. Uma comissão trabalhará para que a migração entre os bancos esteja concluída da melhor forma e para garantir a qualidade de serviços. O objetivo é garantir a qualidade de serviços aos servidores.

“Vamos levar nossas soluções financeiras aos servidores do município para ajuda-los a prosperarem e a realizar seus projetos”, afirma Robson Rezende, diretor executivo de Rede RJ Santander.

A instituição venceu o processo de licitação apresentando a melhor proposta durante pregão. O contrato firmado em R$ 22,8 milhões pelo prazo de 5 anos foi assinado nesta segunda-feira e pelo prefeito, pelo superintendente de governos e Instituições do Santander, André Pereira da Costa, pelo superintendente regional da região Serrana, Alberto Rubio Quesada e pelo  gerente de governos e instituições, Jorge Buso.

O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) será a grande novidade no esquema de segurança preparado para a Bauernfest. As câmeras no próprio Palácio de Cristal e em locais próximos (como por exemplo, 13 de Maio, esquina da Montecaseros com Roberto Silveira, em frente ao Gheren) vão contribuir para que os órgãos envolvidos no trabalho possam realizar um serviço mais rápido e preciso, como já vem acontecendo.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) e comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, mostrou durante a reunião do colegiado, nesta segunda (11.06), o progresso da montagem dos equipamentos e como ele já vem sendo utilizado. Os bombeiros, por exemplo, estão usando as imagens para identificar se o chamado é verdadeiro ou se é trote e evitar um deslocamento desnecessário. A Defesa Civil também já pode acompanhar o nível dos rios, o que vai ser muito importante no próximo verão. A PM, que também está lá, já tem um canal de comunicação próprio para se comunicarem mais rápido nos casos que demandam a presença deles. Além disso, ele deu mais um exemplo de como o Ciop já está sendo usado, dessa vez no caso do turismo.

“Já são 37 câmeras instaladas em toda cidade e os órgãos que vão participar do monitoramento de forma integrada já estão acompanhando as imagens e utilizando para melhorar o trabalho no dia a dia. Nas rotas turísticas em que já há câmeras, estamos usando as imagens, por exemplo, para impedir que outros veículos ocupem vagas destinadas a ônibus de turismo. Muitas vezes um veículo de passeio parava na vaga de ônibus ao lado do Museu Imperial e o ônibus acabava ficando no meio da rua para o desembarque. Agora, quando é observado o uso indevido da vaga, imediatamente é acionado um agente para ir ao local”, explicou Calomeni.

O benefício destacado pelo comandante da Guarda Civil é apenas uma das formas em que as câmeras vão contribuir durante a Bauernfest. O equipamento permite uma ampla visualização de dentro dos jardins do Palácio de Cristal e da Rua Alfredo Pachá e Av. Piabanha. No palco principal da Festa do Colono Alemão, ainda será instalado o ônibus de videomonitoramento. Outros locais com atrações, como a Praça da Liberdade e Visconde de Mauá (Praça da Águia) também possuem câmeras que terão imagens acompanhadas durante todo evento. Dessa maneira, qualquer ocorrência em for necessária atuação imediata de Guarda, PM, CPTrans ou Bombeiros, o acionamento poderá ser feito de forma mais rápida e mais precisa, o que vai contribuir para que o atendimento ocorra de forma mais eficiente.

Todo trabalho já vem sendo organizado desde o fim do mês passado, quando todos esses órgãos, Vigilância Sanitária e Samu, além de Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE) e a TuriPetro (organizadores da festa) fizeram a primeira reunião de planejamento. Para a próxima quarta (13.06), está prevista a realização de testes para fechar os esquemas de segurança e trânsito, incluindo mapeamento de rotas alternativas para veículos de emergência e alteração de vias (incluindo pontos de parada e inversões de mão).

A 29ª edição da Bauernfest vai de 22 de junho a 1º de julho com uma série de atividades culturais e barracas de gastronomia e artesanato, entre outras atrações.

Estiveram presentes na reunião do Comsep o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Pereira, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Erlei Molter, e de representantes de Câmara de Vereadores, Defesa Civil, TurisPetro, IMCE, Fiscalização de Posturas, Associação de Guardas Civis Municipais de Petrópolis (AGCMP) e Associação de Taxistas de Petrópolis (Astape). 

Terça, 12 Junho 2018 11:21

IMCE lança editais do Centro de Cultura

O Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) está lançando este mês os editais de ocupação dos espaços do Centro de Cultura Raul de Leoni, com o objetivo de selecionar projetos de artes visuais para as galerias de exposição e também projetos culturais, que farão parte da programação do centro no segundo semestre deste ano. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas na gerência do prédio. Estão disponíveis as galerias e espaços como o teatro, o cinema e salas multiuso. A medida é uma forma de enfatizar a democratização e incentivar o acesso do público aos produtos resultantes dos projetos realizados no local.

“O Centro de Cultura é um patrimônio dos petropolitanos. É muito importante que ele esteja sempre ocupado, com as diversas manifestações da cultura. E, nós, do poder público, somos agentes incentivadores da cultura. Vamos continuar apoiando e incentivando o desenvolvimento cultural em Petrópolis, inclusive estimulando o uso dos espaços públicos para isso”, destaca o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

Para o edital de seleção pública de projetos culturais, as inscrições vão até o dia 29 de junho. O objetivo é compor a programação do Teatro Afonso Arinos; Sala Cinema Humberto Mauro; Sala Sylvia Orthof, Sala Guiomar Novaes e Sala Multiúso. Podem participar as seguintes áreas e segmentos: Artes Cênicas (circo, dança, eventos multidisciplinares, festival, ópera, teatro); Música (série musical erudita, popular, instrumental); Programas educativos (arte-educação, contação de histórias, oficinas, cursos); e Cinema (exibição de filmes, mostras ou festivais, eventos multidisciplinares).

Já para o edital de ocupação das galerias por artes visuais recebe as inscrições até o dia 13 de julho. Cada candidato pode inscrever até duas propostas. Serão selecionadas propostas de exposições para ocupação dos seguintes espaços: Galeria Van Dijk, Galeria Djanira e Espaço Alternativo.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente na gerência do Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, 305, Centro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, ou enviadas pelos Correios. O edital pode ser retirado no local e também estará disponível na internet, no site da prefeitura: http://www.petropolis.rj.gov.br.

Ação realizada em parceria da prefeitura com o Instituto Ver e Viver - braço social da fabricante de lentes oftalmológicas Essilor, proporcionou a 80 pessoas a realização de exames oftalmológico gratuito no último sábado (09.06). O evento, que ocorre dentro do projeto “Como Você Vê o Mundo?”, ocorreu no Terminal Centro, entre 9 e 16h, oferecendo triagem visual, consultas com oftalmologista e óculos completos (armação e lentes) com condições acessíveis à categoria de motoristas profissionais e à população. A ação foi um piloto e deverá ser realizada outras vezes na cidade, com a intenção de garantir que todos os motoristas profissionais tenham a visão corrigida.

São casos como o do pedreiro Odir Soares, de 62 anos, que precisa usar o carro para o trabalho. Morador do Bairro Floresta, ele conta que há sete anos usa os mesmos óculos e que não teve acesso a um oftalmologista antes da ação. “Há algum tempo minha filha precisou fazer um exame porque estava enxergando mal, então eu precisei comprar os óculos para ela e, como não tinha condições de fazer para mim também, acabei não fazendo. Usava o mesmo desde 2011 e agora, finalmente, vou ter a visão corrigida e enxergar melhor”, explica.

O diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha, destaca que dar aos motoristas a possibilidade de ter a visão corrigida diminui às chances de acidentes de trânsito causados pela dificuldade de enxergar dos motoristas. “Isso, definitivamente, aumenta a segurança no trânsito. Nossa intenção é que projetos como este sejam agregadores na companhia, trazendo benefícios para a população petropolitana”, explica. “É uma iniciativa que une pontos fundamentais para a segurança no trânsito, auxiliando a nossa meta de continuar reduzindo as estáticas de acidentes na cidade”, completa Luciano Moreira, diretor técnico e operacional da companhia.

O taxista Adriano de Almeida Gomes, morador do Valparaíso, aproveitou a oportunidade para fazer o exame e saber se precisava ou não da correção visual. “Eu comecei a sentir uma diferença para ver de perto, não estava legal, enxergava meio embaçado. Na minha profissão enxergar 100% é fundamental, então essa iniciativa que vocês proporcionaram para gente é muito importante”, elogiou.

O diretor de inovação e gestão de marca da Essilor, Charles-Eic Poussin, marcou presença no evento conferindo a ação. “Nossa missão é fazer com que as pessoas enxerguem melhor para viver melhor. E, no Brasil, o Instituto Ver e Viver, em parceria com a Nissan e o Lions, busca levar aos motoristas a correção visual melhorando o trânsito da cidade. Sabemos que quem não enxerga bem tem dificuldades para trabalhar, cozinhar, se locomover. Então, queremos dar às pessoas a possibilidade de conseguir ver o mundo e as belezas que ele tem”, destaca.

De acordo com Sandra Abreu, Diretora do Instituto Ver & Viver, a ação em Petrópolis cumpre com o objetivo maior do projeto, que é o de melhorar a qualidade de vida das pessoas e gerar um trânsito mais seguro, oferecendo acesso ao ciclo completo da correção visual aos motoristas.

“Os óculos têm valores acessíveis e lentes de qualidade, o maior objetivo do Projeto “Como Você Vê o Mundo” é levar acesso e fechar o ciclo da correção visual em um só lugar, especialmente para os motoristas profissionais que em geral não têm disponibilidade para buscar um atendimento oftalmológico e muitas vezes adquirem seus óculos no mercado informal. Melhorar a qualidade de vida das pessoas e a segurança no trânsito através de uma visão melhor são as nossas maiores preocupações”, destacou.

Notícias por data

« Junho 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Alvará Online - BANNER

DO

loa 2018

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

cpge

gabinete cidadania.fw

selo acesso informacao.fw

cmv-logo