Os alunos da Escola Municipal Augusto Pugnaloni, em Itaipava, terão um novo espaço para lazer e integração. A Secretaria de Obras entregou, nesta na nesta terça-feira (02.10), os primeiros bloquetes de cimento, que serão utilizados para cobrir o piso do pátio, trazendo mais limpeza e segurança aos estudantes da unidade.

Esta é uma demanda de muitos anos e, com o empenho e união entre as secretarias, a prefeitura vai buscar dar este conforto. Além do conforto, é uma questão de segurança para alunos e funcionários. O piso é de pó de pedra e o novo material vem para trazer mais esta segurança.

A Escola Municipal Augusto Pugnaloni recebe 310 alunos da Educação Infantil ao 9º ano.  São atendidos pela unidade desde crianças de quatro anos até adolescentes de 15. O pedido para reforma do pátio é um anseio antigo da direção da unidade, alunos e responsáveis. Serão mais de 200 metros quadrados que estarão cobertos pelos bloquetes.

“É um piso muito irregular, que traz perigo para nossos alunos. Fora a sujeira, pois, em dia de sol, há muita poeira. Já, quando há chuva, muita lama. Este é um pedido que há dez anos temos recorrido à prefeitura e, até então, não havíamos tido respostas. Agora, já recebemos o material e vamos começar a instalação com o apoio da comunidade”, disse a diretora adjunta da Escola, Hanna Farnum, lembrando que, em 12 anos de funcionamento, é a primeira vez que um prefeito visita a unidade após a inauguração.

Está prevista, ainda, a manutenção da quadra de esportes da Escola. O objetivo é dar mais conforto a estes alunos também durante a prática de atividades físicas, importante aliado na educação e saúde de todos. Está nos planos começar uma reforma, que também é uma demanda antiga desta unidade.

Obra de contenção de encosta em Itaipava

A prefeitura acompanhou, também nesta quarta-feira (03.10), as obras de contenção de encosta na rua Neuza Goulart Brizola, em Itaipava. O local foi prejudicado pelas chuvas do início do ano.

A prefeitura esteve aqui na localidade há dois meses, com os moradores e recebeu as demandas. A prefeitura vai continuar por aqui e avançar ainda mais. Já está em fase final com esta contenção de encosta, trazendo mais segurança para os moradores que precisam passar por aqui.

Mudanças provisórios ocorrem já a partir de sexta-feira

Ônibus rodam, no domingo, nos horários de sábado entre 8h e 17h

Uma série de alterações no trânsito estão programadas a partir de sexta-feira (05.10) em decorrência da eleição, no domingo (07). A CPTrans irá fazer alterações e já determinou às empresas de transporte público que atuem nos horários de sábados, entre 8 e 17h. Haverá, porém, mudanças de itinerários devido a fechamentos de ruas e alterações em pontos de ônibus, bem como proibição de estacionamento em áreas demarcadas, como a toda a extensão da Rua do Imperador. A orientação é que os eleitores que foram utilizar o carro para ir votar fique atento às mudanças e orientações de agentes de trânsito.

Ônibus da Cidade Real, PetroIta, Cascatina e Turb, ao seguir para o Centro, terão seus itinerários desviados pela Rua Imperador. As linhas que realizam ponto final no Bosque do Imperador, terão o itinerário desviado no sentido Centro X bairro para as ruas Barão de Teffé, Nilo Peçanha, Rua da Imperatriz, Av. Ipiranga (lado par) e segue o restante do itinerário normalmente. Já aquele que atendem o bairro Alto Independência, que utilizam a Rua das Palmeiras, serão desviados pela Rua Ângelo João Brand. Haverá proibição de estacionamento na Rua Nilo Peçanha, devido à mudança.

“Os ajustes são feitos visando dar mais agilidade no trânsito, ao mesmo tempo em que garante os bloqueios em áreas para distribuição de urnas e apuração dos votos. É recomendado às pessoas que votam longe de casa a utilização de transporte público para evitar trânsito próximo às zonas eleitorais. As empresas estarão atuando durante o período de votação com a frota total e em horários praticados no sábado, podendo, inclusive, aumentar a oferta de veículos em caso de demanda acima do esperado”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

No domingo serão interditadas as ruas D. Pedro, Barão de Teffé e o Bosque do Imperador para estacionamento dos veículos a serviço do Tribunal Regional Eleitoral. Serão disponibilizadas placas de transito e agentes para os locais, que poderão auxiliar a população em casa de dúvidas. Será proibido virar à esquerda na saída do estacionamento do Shopping D. Pedro e Santo Antônio. Já na esquina das ruas Barão de Teffé com a Rua do Imperador a proibição vai ser de virar à direita. Também será proibido o acesso à Nilo Peçanha de carro.

Todo o lado ímpar da Avenida Ipiranga será bloqueado para o estacionamento de veículos à disposição do TRE, mantendo o fluxo apenas em um sentido. Será proibido virar à esquerda na Tabelião Moret, que contará com bloqueio. Para quem irá seguir para o Quissamã a indicação é que vire à direita. Na saída do Estrada Saudade as placas impedirão o acesso à direito.

Haverá, ainda, obstrução de trânsito na Rua das Palmeiras, que compreende a fachada do Ciep Santos Dumont no bairro Independência. Os ônibus estarão sendo desviados para a rua Ângelo João Brand.

O Circuito de Lazer, na Av. Barão do Rio Branco, será montado apenas até à altura da Xerium, em frente ao Corpo de Bombeiros. Isso acontece devido ao SESI ser um importante local de votação gerando entrada e saída de diversas pessoas e veículos no domingo.

Antes, porém, no sábado, serão liberados os acostamentos e áreas de embarque e desembarque da Avenida Ipiranga para veículos à disposição do TRE, a partir das 9h. Já na sexta-feira haverá interdição de meia pista no Bosque do Imperador, entre 6 e 13h. Ficará proibida a parada e o estacionamento da rua durante este período.

Yoga, acupuntura, shiatsu, shantala, fitoterapia, florais e terapia  comunitária.

A prefeitura acompanhou, nesta quarta-feira (03.10), parte da programação do programa que oferece sete diferentes tipos de terapias alternativas e que já têm 200 participantes em quatro Academias da Saúde. A visita foi na Academia de Saúde do Castelo São Manoel, uma das unidades que já sedia as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS). Elas incluem ioga, acupuntura, shiatsu, shantala e fitoterapia, florais e terapia comunitária.

O município conta com quatro academias com equipes preparadas para dar um auxilio e incentivar a população à prática de atividades físicas. Esta é uma boa forma de trabalhar a promoção da Saúde e a prevenção de doenças. Agora a cidade tem mais este serviço, que já está disponível e sendo muito bem recebido pela comunidade.

A implantação do serviço acontece graças ao convênio firmado pela Secretaria de Saúde com a Associação Petropolitana de Profissionais de Práticas Integrativas Complementares de Saúde (APPPics). As inscrições estão abertas nas quatro unidades do município. Para participar, basta procurar uma das academias com documentos pessoais (RG ou CPF).

“Estas são terapias bastante conhecidas, que ajudam a trabalhar esta prevenção a doenças. As PICS vêm como um estímulo ao desenvolvimento das atividades que já praticamos nas quatro academias da Saúde. Promovendo estas práticas dentro destas unidades, permitimos que mais pessoas tenham acesso aos serviços. Pessoas que, em muitos casos, não tem condições de pagar por isso”, destacou a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

São exemplos destas práticas atividades como yoga, acupuntura, shiatsu e shantala. Estes tratamentos ajudam a melhorar quadro de doenças e dar mais qualidade de vida. Cada uma das quatro academias tem um dia reservado para estas práticas.

“A APPPics está disponibilizando os profissionais, que fazem o atendimento nas Academias. Nas nossas unidades, acompanhamos todo o processo para oferecer aos usuários do SUS essas alternativas inovadoras na promoção da Saúde. Desejamos estimular essas práticas socialmente contribuitivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades, ampliando o acesso às PICS, garantindo qualidade e eficiência”, declarou a coordenadora das Academias da Saúde, Márcia Verônica.

A cuidadora de idosos, Izabelle Martins, de 22 anos, foi à unidade do Castelo São Manoel para conhecer mais sobre shantala. A terapia, que trabalha a massagem de bebês, já trouxe benefícios para a filha, Helena, de 1 mês.

“Fiquei sabendo do trabalho por meio da equipe do Posto de Saúde daqui do bairro e resolvi vir conhecer. A Helena gostou! Já senti que a ela ficou mais tranquila e relaxada após a sessão. Eu também gostei muito e já decidi voltar na próxima semana”, comentou Izabelle.

Os servidores públicos já começaram a fazer as migrações das contas salários para o banco Santander. O processo está sendo realizado desde segunda-feira (01.10) na unidade de atendimento montada exclusivamente para os servidores, na Rua Ipiranga, 439 – Centro, de 9h às 17h. Só nesta quarta-feira (03.10), dia de maior fluxo até agora, foram 100 atendimentos finalizados por hora, totalizando quase mil migrações. Os pagamentos pela nova instituição financeira serão feitos a partir de outubro.

São mais de 100 atendentes disponíveis da Casa Santander, dando suporte aos novos clientes. O local foi dividido em três ambientes de atendimento, além do prioritário. Na primeira etapa, a equipe realiza uma triagem junto aos documentos: originais de identidade, CPF e comprovante de residência. Em seguida, recebem o kit com a proposta de abertura de conta além de cartão, senhas digitais e wi-fi disponível para baixar o aplicativo no local e já usufruir do sistema on-line. A Casa também oferece um espaço para tirar dúvidas sobre benefícios, portabilidades, isenção de pacotes, créditos consignados, operações on-line como aplicativos e vantagens da internet banking. Os servidores terão isenção de tarifa e anuidade de cartão de crédito por 12 meses, e os que já possuem conta ativa do banco não precisam ir até a unidade de atendimento. 

“Fui muito bem atendido e foi bem rápido. A estrutura montada deu velocidade ao atendimento. Estou conhecendo o banco agora e por isso quis formalizar minha conta e gostei muito das propostas. Achei um diferencial chegar aqui e já ter tudo pronto. Estou saindo já com meu cartão desbloqueado. Muito bacana isso”, contou o fisioterapeuta da rede, Renan Fontaine.

Servidores que estão fora da cidade, como aposentados que moram em outros municípios, receberão um comunicado por carta e poderão recorrer a alguma agência Santander mais próxima, para realizar a transição.

A estrutura montada é para dar suporte aos servidores, para que todo processo seja feito sem impacto. A prefeitura está trabalhando para que tudo ocorra normalmente já na primeira folha de pagamento com a gestão do Santander em outubro.

São cerca de 12 mil contas salário de servidores ativos, aposentados e pensionistas da administração direta e indireta do município – Secretaria de Saúde, Comdep, CPTrans e INPAS, que serão administradas pelo banco Santander nos próximos cinco anos. A instituição foi vencedora do processo de licitação e o contrato foi assinado em junho.

Funcionamento Casa Santander:

03 a 08 – Secretaria de Saúde

09 e 10 – Comdep

11 a 22 – demais secretarias

Todos os dias –  aposentados e pensionistas do INPAS.

A próxima campanha de castração de animais – uma parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Estado do Ambiente e o Inea já começa na segunda-feira (08.10).  Nesta campanha serão beneficiadas as regiões de Araras, Rocio, Vale das Videiras, Vista Alegre, Santa Luzia, Poços Peixes, Caititu, Santa Isabel, Bonfim, Castelo São Manoel, Caxambu e Tapera. O objetivo é castrar cães e gatos que vivem próximos às áreas de preservação ambiental.

A campanha vai se estender até o dia 07 de novembro e ficará com as tendas para os procedimentos instaladas nos distritos, em área ainda sendo definida. Os cadastros, no entanto, já estão sendo feitos por agentes da Rebio Araras, nos bairros.

Logo em seguida, em novembro, mais uma etapa do serviço de Castração Gratuita, da Prefeitura, vai castrar mais de mil cães e gatos de Itaipava, ação que acontece entre os dias 22 e 29 de novembro, no Parque Municipal de Itaipava. Agentes comunitários estão percorrendo as comunidades para cadastrar os moradores que quiserem o serviço, que será restrito para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Mais 1,2 mil cadastros foram abertos para esta etapa.

Mais do que um serviço, uma ação social que estava paralisada e que a prefeitura conseguiu recuperar. Com as castrações já realizadas e estas que virão, a cidade vai chegar ao final do ano com 2,5 mil animais castrados.

O Projeto Ambiente Animal, da SEA e do Inea, leva o mutirão de castração para cidades do interior do estado. Ele é executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a clínica veterinária Can&Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. O Projeto foi lançado em maio, na capital, e já passou por Vassouras e Valença.

O objetivo do trabalho é conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a importância de preservar o meio ambiente

Alunos do 5º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Augusto Pugnaloni plantaram 50 mudas no Parque Municipal, em Itaipava, nesta quarta-feira (03.10). Os jovens também aprenderam sobre a importância da preservação ambiental com uma aula ao ar livre, realizada pelos técnicos da prefeitura. A ação teve como objetivo destacar a importância das árvores para o ecossistema, além de explicar como elas podem diminuir os impactos causados pelo homem na natureza. O trabalho foi realizado em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, Comdep e o Gabinete da Cidadania.

A ideia é cultivar nas crianças e nos adolescentes a cultura de preservar o meio ambiente, com ações orientadas nas escolas e nas comunidades. Por cerca de 15 minutos, os alunos ouviram atentamente sobre as diversas finalidades das árvores para a natureza, como no auxílio da purificação e na umidade do ar. O coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Maverick, destacou a importância da ação na vida dos jovens.

"Essa é uma experiência única na vida dessas crianças, que criam laços com o meio ambiente através das mudas que elas mesmo plantam. A ideia é que possam retornar ao Parque Municipal, com seus pais e amigos, e acompanhar a evolução e o desenvolvimento dessas árvores", explicou Anderson, que detalhou para os estudantes a forma correta de plantar as árvores, com o auxílio das equipes da COMDEP.

Maria José da Costa, orientadora da EM Augusto Pugnaloni, disse que os pontos destacados na palestra auxiliam os alunos a cuidar melhor do meio ambiente, principalmente na região próxima da escola e em seus bairros. Além disso, os jovens funcionam como disseminadores de conhecimento.

“Tenho certeza que os alunos adoraram a novidade. É uma forma interativa e participava dos alunos aprenderem sobre os cuidados com o meio ambiente. Acredito também que eles funcionam como uma semente, que vai crescer e espalhar o conhecimento”, disse Maria José.

O trabalho faz parte do projeto Árvores da Minha Escola, criado neste ano pela Secretaria de Meio Ambiente, que já levou cerca de 800 alunos da rede municipal para o plantio de 1.500 árvores. As ações acontecem nas escolas que contam com pátio ou com espaços para receberam as mudas, além de espaços públicos, como o Parque Municipal ou o Parque Natural, na Av. Ipiranga.

“Petrópolis é um município que conta com diversos recursos naturais e precisamos trabalhar para que eles sejam preservados. Ações como essa, que ensinam as crianças e o adolescentes, é a melhor maneira de garantirmos no futuro uma cidade com menos crimes ambientais”, afirma Renato Couto, secretário de Meio Ambiente, garantindo que o governo municipal trabalha para que as áreas verdes do município sejam preservadas.

Ainda este ano, a prefeitura vai colocar em prática o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente. Estão sendo elaborados projetos para o uso consciente dos recursos naturais dos prédios administrados pelo governo municipal, além de ações para adequar o descarte dos resíduos gerados nestes locais. Petrópolis será a primeira cidade da Região Serrana do Estado a participar do projeto.

Também como parte das ações de preservação, o Meio Ambiente colocou até o momento 120 placas em diversas cachoeiras, trilhas ecológicas e áreas de preservação ambiental do município. Serão instaladas 400 em aproximadamente 3 meses nas regiões de maior risco de acidente na cidade. O trabalho está sendo realizado de forma estratégica para receber a alta temporada que começa em outubro.

“São dicas simples, como jogar lixo no lixo, mas que vai contribuir na limpeza e na preservação do bairro como um todo. A ideia é conscientizar, alertar e educar os moradores", disse o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto, destacando que o trabalho antecipado nas trilhas e cachoeiras vai reduzir o número de acidentes e de ocorrências nestes locais.

Cerca de 45 agentes serão mobilizados desde sexta (05.10) até a finalização da apuração dos votos

A Guarda Civil mobiliza até 45 agentes para atuar em função das eleições que ocorrem no domingo (07.10). O trabalho terá início já na sexta-feira (05.10), a partir da chegada das urnas eletrônicas em Petrópolis. A atuação da corporação vai acontecer até terminar a apuração dos votos e a volta das urnas para o polo eleitoral no São Sebastião. Todo trabalho será feito ao lado da Polícia Militar.

Dois agentes ficarão baseados no Museu Imperial desde o início da manhã de sexta. O local vai concentrar as urnas que serão distribuídas pelas zonas eleitorais da cidade. O trabalho se estende até o término da votação, no domingo, já que os equipamentos reservas que podem ser acionados para substituir as que apresentarem defeitos vão ficar armazenados na Sala Multimídia do Museu.

Já no sábado, os deslocamentos das urnas para pontos de votação serão escoltados por agentes para locais como Sargento Boening, Praça Pasteur, Cel. Veiga, Independência, Dr. Thouzet e São Sebastião.

No domingo, os guardas vão ficar na entrada em alguns dos maiores locais de votação no município: Petropolitano (Valparaíso), Colégio Estadual Rui Barbosa (Alto da Serra), Cenip (Centro), Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória (Morin), Ciep Cecília Meirelles (Corrêas) e Ciep Cândido Portinari (Itaipava). Na UCP (Relógio das Flores) e no próprio Cartório Eleitoral, na Av. Ipiranga, também ficarão baseados guardas na parte da tarde – no último local, o serviço começa às 16h45, 15 minutos antes do encerramento do horário da votação, até o término da contagem dos votos.

Para o trânsito, serão deslocados agentes para locais como Mosela, Bairro Castrioto, Quitandinha (Dr. Thouzet, Cel. Veiga e General Rondon), Praça Pasteur e Itamarati.

“Esses trabalhos vão começar, em alguns casos já a partir de 5h e continuam durante toda a votação. Demos prioridade para que os agentes possam atuar o mais próximo do seu local de votação ou perto de casa, para que o serviço não atrapalhe o exercício do voto dos agentes”, diz o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

São 400 vagas gratuitas para a prova que acontece na Rua do Imperador para crianças de 4 até 14 anos

Crianças e adolescentes de Petrópolis podem comemorar o Dia das Crianças praticando atividade física: a prefeitura promove no dia 14 de outubro, no Centro, a corrida de rua Imperial Kids. A largada para o evento será na Praça Dom Pedro, às 9h, em percursos de 100, 200 e 400 metros, de acordo com a idade de cada atleta mirim participante. Serão disponibilizadas 400 vagas gratuitas, que atendem desde os pequenos com quatro até os maiores de 14 anos. As inscrições começam na próxima sexta-feira (05.10) no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

É fundamental que as crianças e adolescentes pratiquem atividades físicas, proporcionando mais saúde e bem-estar e também prevenindo doenças. Desde o início da gestão, a prefeitura está trabalhando para que os jovens tenham acesso ao esporte, incentivando a prática esportiva.

A Imperial Kids acontece no Centro para facilitar a presença de jovens de todos os bairros da cidade. A ideia é que o evento se torne permanente no calendário esportivo do município. Desde o ano passado, a prefeitura realiza uma série de ações com o objetivo de fomentar a prática de esportes entre as crianças e adolescentes.

A ideia é que a população entenda os benefícios da prática esportiva e que se torne um hábito na vida das pessoas. Por isso é fundamental que o incentivo desde cedo aos jovens da cidade. A prefeitura aumentou a oferta de atividades físicas na cidade, com o objetivo de combater o sedentarismo.

A Superintendência de Esporte e Lazer quer democratizar as atividades físicas. A ideia é o acesso ao esporte para todos. É fundamental para saúde que as pessoas pratiquem exercícios. O objetivo é levar as ações para toda a cidade.

Outras duas provas infantis foram realizadas em Petrópolis neste ano: a Serra Kids e a Federal Kids. Somando os dois eventos, mais de 500 crianças participaram dos eventos. Considerado o esporte mais democrático do mundo, a corrida de rua traz diversos benefícios para a saúde.

Os benefícios para a saúde são diversos. Existe a melhora da autoestima, melhora a qualidade do sono, além de ativar a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração. A corrida é uma ferramenta importante na prevenção a diversos tipos de doença e, por causa disso, a Superintendência de Esporte e Lazer trabalha para que mais pessoas pratiquem a atividade.

Além das corridas de rua, existem outros esportes oferecidos de maneira gratuita para os jovens da cidade. Os interessados em participar das atividades esportivas oferecidas pelo município podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.     

Vendedores de produtos alimentícios que atuam na feira livre do Centro – Rua Souza Franco – participaram nessa quarta-feira (03.10) de uma capacitação realizada pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa). O encontro fez parte de uma série de encontros destinados aos feirantes com o objetivo de orientar sobre as boas práticas do comércio e manipulação de alimentos.

A ação é educativa e tem o objetivo de orientar e tirar dúvidas também foi realizada, em setembro, com os vendedores de produtos de origem animal, como carnes, frangos, ovos, leites e derivados, além daqueles que vendem hortaliças, e conservas - doces, geleias e temperos.

“Montamos um cronograma de capacitações para entender a realidade vivenciada pelos 327 feirantes da feira do Centro para orientá-los com relação as boas práticas de higiene. O último encontro foi esse com os que manipulam alimentos como lanches. O risco de transmissão de doenças através dos alimentos é uma realidade que pode e deve ser evitada”, explicou a coordenadora de Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho.

Ainda segundo Dayse Carvalho, o trabalho de orientação continuará. “A partir de novembro e até janeiro de 2019 a Vigilância vai manter um plantão na feira do Centro, as terças-feiras, das 9h às 11h, para tirar dúvidas dos feirantes”. O trabalho conta ainda com o auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Departamento de Agricultura, Comdep e Secretaria de Obras e Serviços”. O plantão da Vigilância Sanitária será realizado na Casa do Feirante – ponto de apoio da feira que funciona na Rua Souza Franco.  

A partir de junho de 2019 a Vigilância realizará inspeções periódicas na feira. “A intenção da Vigilância é a de tirar dúvidas e auxiliar os feirantes para garantir a saúde inclusive dos trabalhadores. Sabemos o quanto o trabalho é árduo, não importa se tem sol ou chuva, os produtores precisam vender. É um segmento de negócio que garante o sustento de muitas famílias por isso é importante que as regras sanitárias atualizadas estejam ao alcance de todos. O trabalho de orientação não para”.

Feira do Alto da Serra funcionará no Centro no dia das eleições

Durante o 1º e 2º turno das eleições – 7 e 28 de outubro, respectivamente, a feira do Alto da Serra vai ocorrer no Centro, na Rua Souza Franco, atendendo a uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Segundo o TRE a mudança é necessária para garantir a locomoção dos cidadãos e prevenir problemas na retenção na localidade, já que a Rua Teresa, na altura do BNH do Alto da Serra, fica fechada durante o funcionamento da feira livre.

O Departamento de Agricultura explica que o funcionamento da feira no Centro ocorrerá normalmente. “É uma situação pontual e necessária para garantir que a locomoção das pessoas ocorra da melhor forma possível no Alto da Serra. Os feirantes poderão montar e desmontar as suas barracas no horário habitual”, disse José Mauricio Soares, diretor do Departamento de Agricultura.

As feiras ocorrem das 6h às 13h30. A mudança de local está prevista apenas no Alto da Serra. As demais feiras de domingo, que ocorrem no São Sebastião, Itamarati, Corrêas, Nogueira e Duarte da Silveira estão mantidas.

A partir de publicação em Diário Oficial desta terça-feira (02.10), as unidades estaduais Ciep Santos Dumont, localizado no Independência, e o Colégio Augusto Meschick, na 24 de Maio, passam a ser do município. A previsão é de que os dois prédios já absorvam alunos da rede municipal em 2019.

O Ciep será adaptado para receber alunos do ensino fundamental I – 1º ao 5º ano – e também está sendo levantada a possibilidade de o espaço acolher alunos na educação infantil. Um levantamento sobre a carência de vagas na região para esses anos de escolaridade está em andamento. Já o Colégio Augusto Meschick será transformado em um Centro de Educação Infantil e poderá atender crianças de até 5 anos, em 2019.

Com a transformação do Colégio Augusto Meschick em CEI, o município conseguirá aumentar a oferta de creche na região do Centro. A expectativa é de que até 80 crianças sejam atendidas no espaço. Para garantir o conforto e qualidade no atendimento, adaptações serão realizadas. Antes, o prédio absorvia crianças maiores.

De acordo com a secretária de Educação, Samea Ázara, o Ciep também precisará de adaptações. “Alguns detalhes terão que ser feitos no prédio para garantir a segurança das crianças. Alunos do ensino fundamental I serão atendidos no espaço que é amplo e possui até uma biblioteca, mas, também estamos avaliando a oferta de vagas na educação infantil”.

“Chegadas e Partidas”. Esse é o título do esquete que os alunos do Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro apresentarão na abertura do 6º FEESPE - Festival de Esquetes Teatrais de Petrópolis, no Theatro Dom Pedro nessa quarta-feira (04.10), às 19h. Sete alunos que participam das aulas de teatro oferecidas na unidade municipal marcarão presença no evento.

De acordo com o professor responsável pelas aulas de teatro no Darcy Ribeiro, William Esteves, os alunos não participarão da competição, farão apenas uma demonstração. “A ideia é a de mostrar todo o talento desse grupo que nos enche de orgulho. Eles terão a oportunidade de estar no palco e vivenciar a pratica do teatro”, contou o professor.

A apresentação “Chegadas e Partidas” terá 25 minutos de duração. “O elenco conta com sete alunos. O texto conta a história de mulheres que vivem à espera do príncipe encantado. Fala de amores e sentimentos. É um texto simbólico e poético. Os alunos também cantam a capela durante a apresentação”, contou William que é o autor do texto.

Nas aulas de teatro, os alunos trabalham postura, timidez e segurança. “Essa relação com o público é muito importante para todas as pessoas, indiferente da faixa etária. Para eles que estão ainda estudando, as aulas auxiliam na perda da timidez e ajudam na concentração, ações que refletem nos seus comportamentos fora do ambiente teatral e da escola”.

No Centro de Ensino Darcy Ribeiro, alunos do ensino fundamental II da rede municipal de Educação participam de cursos e oficinas no contraturno escolar. Em 2018, 822 alunos estão sendo atendidos nas aulas de acompanhamento pedagógico, artesanato, capoeira, cozinha experimental, dança, espanhol, graffiti, informática, inglês, judô, música e teatro.

“Participar de uma apresentação fora das aulas são estimulantes para eles. Estão todos muito animados. As aulas de teatro ocorrem durante a semana e no próximo ano novas vagas serão abertas para esse curso”, explicou a diretora do Centro de Ensino Darcy Ribeiro, Carla Vianna.

“O Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro é um polo que oferece atividades diferenciadas para os alunos do ensino fundamental II. Todas as atividades ofertadas são gratuitas e todos os anos o Centro de Ensino prepara uma grade com cursos e oficinas diferenciados. O curso de teatro é um dos destaques das aulas. Durante o ano os alunos têm a oportunidade de participar de apresentações e mostrar um pouco dos talentos que temos na rede municipal de Educação”, conta a secretária de Educação, Samea Ázara.

Mudanças provisórios ocorrem já a partir de sexta-feira

Ônibus rodam, no domingo, nos horários de sábado entre 8h e 17h

Uma série de alterações no trânsito estão programadas a partir de sexta-feira (05.10) em decorrência da eleição, no domingo (07). A CPTrans irá fazer alterações e já determinou às empresas de transporte público que atuem nos horários de sábados, entre 8 e 17h. Haverá, porém, mudanças de itinerários devido a fechamentos de ruas e alterações em pontos de ônibus, bem como proibição de estacionamento em áreas demarcadas, como a toda a extensão da Rua do Imperador. A orientação é que os eleitores que foram utilizar o carro para ir votar fique atento às mudanças e orientações de agentes de trânsito.

Ônibus da Cidade Real, PetroIta, Cascatina e Turb, ao seguir para o Centro, terão seus itinerários desviados pela Rua Imperador. As linhas que realizam ponto final no Bosque do Imperador, terão o itinerário desviado no sentido Centro X bairro para as ruas Barão de Teffé, Nilo Peçanha, Rua da Imperatriz, Av. Ipiranga (lado par) e segue o restante do itinerário normalmente. Já aquele que atendem o bairro Alto Independência, que utilizam a Rua das Palmeiras, serão desviados pela Rua Ângelo João Brand. Haverá proibição de estacionamento na Rua Nilo Peçanha, devido à mudança.

No domingo serão interditadas as ruas D. Pedro, Barão de Teffé e o Bosque do Imperador para estacionamento dos veículos a serviço do Tribunal Regional Eleitoral. Serão disponibilizadas placas de transito e agentes para os locais, que poderão auxiliar a população em casa de dúvidas. Será proibido virar à esquerda na saída do estacionamento do Shopping D. Pedro e Santo Antônio. Já na esquina das ruas Barão de Teffé com a Rua do Imperador a proibição vai ser de virar à direita. Também será proibido o acesso à Nilo Peçanha de carro.

Todo o lado ímpar da Avenida Ipiranga será bloqueado para o estacionamento de veículos à disposição do TER, mantendo o fluxo apenas em um sentido. Será proibido virar à esquerda na Tabelião Moret, que contará com bloqueio. Para quem irá seguir para o Quissamã a indicação é que vire à direita. Na saída do Estrada Saudade as placas impedirão o acesso à direito.

Haverá, ainda, obstrução de trânsito na Rua das Palmeiras, que compreende a fachada do Ciep Santos Dumont no bairro Independência. Os ônibus estarão sendo desviados para a rua Ângelo João Brand.

O Circuito de Lazer, na Av. Barão do Rio Branco, será montado apenas até à altura da Xerium, em frente ao Corpo de Bombeiros. Isso acontece devido ao SESI ser um importante local de votação gerando entrada e saída de diversas pessoas e veículos no domingo.

Antes, porém, no sábado, serão liberados os acostamentos e áreas de embarque e desembarque da Avenida Ipiranga para veículos à disposição do TRE, a partir das 9h. Já na sexta-feira haverá interdição de meia pista no Bosque do Imperador, entre 6 e 13h. Ficará proibida a parada e o estacionamento da rua durante este período.

Notícias por data

« Outubro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Alvará Online - BANNER

DO

loa 2018

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

cpge

gabinete cidadania.fw

selo acesso informacao.fw

cmv-logo