Se o primeiro fim de semana do Natal Imperial já foi um sucesso, a segunda semana de programação também chega recheada de atrações e mais inaugurações na iluminação. O período começa na quarta-feira com um Concerto de Natal do 32º Batalhão de Infantaria Leve, no Theatro Dom Pedro, e só termina no domingo à noite, com a Parada Iluminada na Rua do Imperador. Na quinta-feira, entre os destaques está a apresentação do primeiro espetáculo do Túnel Iluminado da Rua 16 de Março. E na sexta, o lançamento do Natal Sesc Quitandinha, com Fanfarra Black Club, apresentação dos Meninos e Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e grande show com a cantora Maria Rita, no Palácio Quitandinha.

De recreação infantil à Camerada Natalina, as atrações prometem agradar a todos os gostos. Na programação ainda estão apresentações de corais, bandas marciais e orquestras, shows, aulas de dança, chorinho de Natal nos distritos, e muito mais. De acordo com o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente, as atrações estão chamando a atenção do público e os hotéis e restaurantes já estão colhendo os resultados da festa.

“O movimento está muito melhor do que no ano passado. Nossa expectativa é de que feche 30% maior do que no mesmo período de 2016. E ainda estamos conseguindo algo inédito: alguns turistas já estão reservando até segunda-feira, ao invés de saírem no domingo, pelo fato de os desfiles acontecerem aos domingos à noite. Estamos mantendo o turista mais tempo na cidade, isso acarreta na melhora da arrecadação do comércio, restaurantes e hotéis”, frisa Valente, lembrando que os desfiles acontecem nos dias 10 e 17 de dezembro, sempre às 19h30.

Na quarta-feira, a programação da segunda semana começa com o Concerto de Natal do 32º Batalhão de Infantaria Leve, às 19h, no Theatro Dom Pedro. Para retirar o ingresso basta levar um quilo de alimento. A Banda de Música do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado -“Batalhão Dom Pedro II” - teve sua origem no 26º Batalhão de Infantaria, em Maceió, no ano de 1888. Desde então, vem encantando o público com belíssimas apresentações.

No dia seguinte, quinta-feira, às 20h, a prefeitura inaugura o ponto alto da iluminação de Natal; o Túnel de Luz da Rua 16 de Março. Maior do Brasil, o Túnel terá espetáculos diários sincronizado luzes e trilha sonora especialmente preparada para o período. Os espetáculos na rua serão diários, sempre às 20h, 20h30, 21h e 21h30. Com 100 metros de extensão, da entrada da via até a altura da Rua Alencar Lima, o túnel terá milhares de lâmpadas que acendem e apagam de acordo com a música. As apresentações duram cerca de seis minutos.

Outro destaque da programação é apresentação gratuita do Concerto Mil Vozes com crianças do Programa Canta Petrópolis, às 19h, no Teatro Mecanizado do Sesc Quitandinha, no domingo (10.12). São 50 corais de escolas municipais de Petrópolis.Também no domingo, entre os pontos altos da programação está a Parada Iluminada, às 19h30, na Rua do Imperador. Com a participação de 300 figurantes e artistas da cidade, o desfile oferecerá ao público uma viagem ao universo mágico do Natal, com muita música, dança e alegria.

Sesc Quitandinha abre programação

Nesta sexta-feira (08.12), o Natal Sesc Quitandinha abre sua programação. O ponto alto será às 19h, com concerto dos Corais dos Canarinhos de Petrópolis e das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, em frente ao Palácio, antecedendo o acendimento da iluminação da árvore natalina, às 20h. A Fanfarra Black Clube recebe o público, a partir das 18h, com seu mix de funk, disco music e hits da música negra. Em caso de chuva, o concerto acontece dentro do Palácio, no Hall Monumental, e a árvore acende normalmente.

A árvore, que está sendo montada no Lago Quitandinha, terá 15 metros de altura. Estruturada em ferragem, ela ficará instalada em uma balsa de chapa naval flutuante no espelho d’água. A alegoria será decorada com estrelas douradas contornadas por mangueiras de LED, bolas vermelhas e iluminadas, sinos dourados com laços vermelhos e uma estrela de 2 metros na ponta. Micro-lâmpadas de led e stroble distribuídos em torno da árvore darão uma iluminação toda especial à decoração.

O Palácio Quitandinha também se transformará em uma grande tela artística. Toda a extensão da sua fachada receberá o videomapping criado exclusivamente para o evento pelos VJsGuigga Tomaz e Chico Abreu. Trata-se de uma projeção de grafismos com temática natalina, numa intervenção que mistura arte e tecnologia e que dá novo significado àquele espaço urbano. A projeção acontece às sextas-feiras e sábados, das 19h às 23h, entre os dias 7 e 23/12.

A partir desta semana também estaciona na Praça Dom Pedro o Caminhão Magia Sesc, de 10h às 18h.O Caminhão Magia é uma biblioteca sobre rodas que levará o espírito natalino pelas ruas da cidade de Petrópolis. Além de incentivar a prática de leitura, serão ofertadas oficinas de enfeites natalinos com materiais reaproveitáveis, disseminando também os conceitos de sustentabilidade.

Vila Imperial

Na Vila Imperial, que funciona todos os dias, as atrações começam na quinta-feira (07.12), às 20h, com a apresentação do Duo “Encantando o Natal”.  A cantora Mônica Campos e o maestro e pianista Rodrigo D’Ávila apresentam canções francesas, americanas e italianas, além de repertório erudito.

Já na sexta-feira, às 19h tem apresentação da Orquestra de Câmara de Petrópolis. Formada por jovens do Projeto Ação Social pela Música do Brasil, patrocinado pela GE Celma, a Orquestra promete encantar o público. Mais tarde, às 21h, Anna Hannickel se apresenta acompanhada por instrumentistas de Orquestras Sinfônicas. A soprano traz o show “Natal é Amor, Natal é Música” com cantigas natalinas clássicas e populares.

Um aulão de dança abre a programação do sábado, às 11h. À tarde, às 16h, Mariano Trio se apresenta. Fechando a noite, às 20h, a Camerata Natalina vai apresentar um belíssimo concerto de Natal, com harpas, contrabaixos, flauta e cantores, que reúne músicos consagrados e solistas das orquestras do Rio de Janeiro.

No domingo, outro aulão de dança acontece também às 11h. À tarde, às 14h, é a vez da Orquestra Ação Social pela Música se apresentar. A Orquestra é uma organização não governamental, que visa contribuir para a formação e desenvolvimento da cidadania de crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes por meio do ensino da música clássica e da implantação de orquestras em todo o território nacional. Mais tarde, às 17h, o Trio Minueto, um grupo de música de câmara composto por flauta transversa (João Gabriel Gomes), violoncelo (Francisco Ytida) e piano (Diego Forte), traz ao público música instrumental erudita.

Doce Natal

Na quinta-feira, às 19h, o Coral da Usimed encanta o público com repertório vasto e eclético, construído e colhido das histórias de seus participantes. O coral conta com aproximadamente 60 participantes, sendo a mais velha com 85 anos. O grupo tem a regência de Celina Maydana e Fátima Brasil, ambas médicas.

No dia seguinte, sexta-feira, às 20h, será a vez do Coral EnCantar da Ge Celma. Diferente dos corais tradicionais, Petrópolis conta também com o gênero coral de empresa. Na difusão do canto coral surge esta modalidade que tem o objetivo de integrar funcionários, promover relaxamento mental, diminuir o stress e promover o bem-estar de seus colaboradores.

No sábado, a programação começa cedo, às 11h, com“Um presente para o Planeta”. O espetáculo traz como temática natalina o velho costume de dar presentes. Esse passa a ser o eixo do show infantil, onde a autora elenca diversos “presentes” que o nosso planeta nos dá todos os dias. De forma lúdica, a plateia é levada a concluir que o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta é o cuidado com o meio ambiente. Já às 15h tem apresentação muscial do Duo Di Linhares. Mais tarde, às 19h, dona de uma poderosa voz, Larissa Viana vai encantar o público. Com um repertório de músicas cristãs ela promete emocionar. Sua interpretação já encantou milhões de pessoas no Brasil, e em todo o mundo durante a Jornada Mundial da Juventude, onde teve o privilégio de cantar para o Papa Francisco e mais de 3,5 milhões de pessoas espalhadas pela Orla de Copacabana.

Programação nos distritos

A programação nos bairros começa já na quinta-feira, com apresentação do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, às 20h, na Igreja São Judas Tadeu, na Mosela.

No sábado, a Rua Teresa recebe duas atrações. Às 14h, tem apresentação musical com Depoli Quarteto Jazz, na altura do número 280. Ás 15, será a vez do Coral Petrópolis, no Shopping 608. Outro polo de modas, a Rua 16 de Março vai contar com o Quarteto Pop Musica, às 15h.

Em Itaipava, o destaque é o Chorinho de Natal, que acontece em quatro shoppings da região. Formado pelo quarteto de Choro Petropolitano: Mauricio Forster - Violão; João Gabriel Flauta Transversa; LaioSimas- Cavaquinho; e Pedro Emmanuel- Pandeiro, o grupo tem como objetivo adaptar temas tradicionais natalinos à música instrumental brasileira. O conjunto se apresenta de forma itinerante com uma caracterização especifica dos personagens natalinos, como o Papai Noel e seus Duendes. O evento começa às 16h, no Vilarejo. Às 16h45 no Shopping Itaipava, às 17h30 no Tarrafas e às 18h20 no Shopping Estação.

Na Praça de Nogueira, às 16h, tem Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro, com músicas natalinas. No mesmo horário, a Banda Marcial Frei Aniceto estará na Praça São Sebastião. E a Banda Marcial Dragões do Império também se apresentam às 16h no Hipershopping ABC, no Alto da Serra.

No domingo, às 11h, a Banda Marcial Dragões do Império se apresenta no Parque de Itaipava. Às 14h tem Banda Marcial Wolney Aguiar na Rua 16 de Março. Eles também se apresentam na Praça dos Expedicionários, às 16h.

Interessados em participar dos concursos do Natal Imperial devem concluir as decorações esta semana. Termina no próximo domingo (10.12) as inscrições para os concursos da casa e da vitrine mais enfeitadas. O principal prêmio, que será proporcionado por empresas parceiras do Natal Imperial, é uma viagem de nove dias para Portugal. As inscrições devem ser feitas pelo site www.natalimperialpetropolis.com.br. O objetivo é fazer com que, somada à iluminação e decoração montadas pela prefeitura, Petrópolis se transforme em um grande cenário de Natal.

“Essa é outra oportunidade, assim como a Parada Iluminada, de fazer com que os moradores sejam parte do Natal Imperial. É uma festa de todos. Os prêmios serão um incentivo a mais para os petropolitanos capricharem nas decorações”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo. Casas e vitrines chegam para somar à iluminação especial instalada em árvores, prédios públicos e históricos da cidade, além de cenografia especial no Palácio de Cristal e na Praça da Liberdade.

Para o Concurso da Casa Mais Enfeitada, os candidatos inscritos serão julgados por uma comissão formada por oito membros indicados pelo IMCE e instituições parceiras do Natal Imperial. A avaliação levará em conta iluminação, criatividade e originalidade. No julgamento, somente será analisada a decoração na parte externa visível a partir da rua, instalada nas fachadas e jardins. A comissão visitará as casas até o dia 17 de dezembro. O vencedor receberá um pacote de viagem de nove dias/oito noites para Portugal. A divulgação do resultado será no dia 20 de dezembro e a entrega do prêmio no dia 16 de abril de 2018. Para concorrer, o candidato deve ser o proprietário ou o locatário, residente no imóvel.

O comércio também não vai ficar de fora. No Concurso para a Vitrine Mais Enfeitada, o proprietário do estabelecimento vencedorserá premiado com um pacote de viagem para Rota do Cacau em Ilhéus, na Bahia, já o vitrinista responsável pela decoração recebe uma diária com acompanhante no Hotel Riverside, em Petrópolis. A avaliação será realizada por votação popular na página oficial do Natal Imperial no Facebook. A foto da vitrine mais enfeitada que obtiver o maior número de curtidas na página até o dia 18 de dezembro de 2017, às 18h, será a grande vencedora do concurso. O ganhador será divulgado no dia 20 de dezembro e o prêmio entregue em janeiro.

Atividade faz parte da programação do JEUPs e aconteceu na Escola Municipal Fábrica do Saber

“Esse é um dia diferente na rotina dessas crianças. É importante que elas se sintam parte de um todo. O esporte é um forte aliado da saúde, além de promover a inserção social”, foi o que disse a diretora da Escola Municipal Fábrica do Saber, Raquel Girardi Sixel, que recebeu o Dia de Convivência promovido pela prefeitura para pessoas com deficiência (PcD) que estudam na rede municipal nesta terça-feira (05.12). As atividades oferecidas foram voleibol sentado, tênis de mesa adaptado, chute a gol e o voleibolão. Todos os alunos que participaram receberam medalhas de premiação.

O evento fez parte da programação dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) e teve como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos alunos com deficiência, além da inserção social desses jovens. Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer da cidade, acompanhou o Dia de Convivência e fez a entrega das medalhas para os participantes.

“O mais importante é o sorriso de cada criança que participou do Dia de Convivência. O esporte é uma das formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Com a prática esportiva, eles podem demonstrar sua capacidade à sociedade, fortalecer sua autoestima, entre outros inúmeros benefícios, contribuindo com a inclusão social”, afirmou Hingo, lembrando ainda que a prefeitura vem dando atenção especial para esse as pessoas com deficiência.

“Oferecemos a capacitação gratuita para estudantes e professores de Educação Física que desejam trabalhar com pessoas com deficiência intelectual, além de um treinamento, também de graça, para árbitros de futebol e futsal atuarem em jogos de surdos. Recebemos também uma das etapas da Taça Rio de Futsal de Surdos, organizada pela Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é promover outras atividades como essa, garantindo às pessoas com deficiência tenham acesso ao esporte na cidade”, explica o superintendente.

João Pedro Melandri Miranda, aluno da Fábrica do Saber e que tem dificuldade de aprendizagem em função de uma disfunção cerebral, aproveitou o jogo de futsal. “Se eu fosse ganhar uma medalha por cada gol que fiz, ganharia todas que estão aqui”, brincou com os colegas, dizendo também que estava muito feliz em participar das atividades.

Clévia Sies, coordenadora de esportes para grupos especiais e idosos da prefeitura, comenta que pela primeira vez um evento para pessoas com deficiência fez parte do calendário do JEUPs. “Esse dia é um marco para o município. Pela primeira vez acontece um dia para os deficientes dentro da programação do JEUPs. Vamos trabalhar para que no ano que vem às atividades cheguem a mais pessoas”, comenta.

“Essa ação tem como objetivo incentivar as pessoas com alguma deficiência a praticar atividades físicas. Dessa maneira, garantimos para eles mais saúde e bem-estar”, finaliza Hingo.

Esta é 15ª edição das ações de limpeza e conservação do bairro realizadas pelas secretarias de Obras e de Serviços e pela Comdep

A prefeitura realizou a 15ª edição do mutirão de serviços nesta terça-feira (05.12) no Meio da Serra. Equipes das secretarias de Obras e de Serviços e da Comdep promoveram limpeza e ações de conservação do bairro. Cerca de 35 funcionários dessas pastas foram envolvidos nos trabalhos.

Desde o início do ano, a prefeitura já levou o mutirão de serviços para Mosela e Posse (em duas oportunidades cada bairro), Independência, Bairro da Glória, Nogueira, Secretário, Posse, Alto da Serra, Quitandinha, Estrada da Saudade, Bonfim, Siméria e Morin. As ações realizadas no mutirão dão um impulso aos trabalhos que são desenvolvidos ao longo dos meses.

O trabalho vem sendo realizado ao longo do ano em todo cidade e as coisa vão melhorar. A casa está entrando em ordem e aí a gente vai conseguir alavancar os serviços. É por isso que estou vindo às comunidades agora, para ver o que precisa ser feito e quais são as demandas dos moradores.

A Secretaria de Obras promoveu melhorias ao longo da Serra Velha – ainda que a estrada seja atribuição do Departamento Estadual de Estradas (DER-RJ-  e deslocou uma máquina para desobstrução de bueiros. A Secretaria de Serviços fez a remoção de entulho e levantou pontos de iluminação pública que precisam de conserto no bairro. Já a Comdep realizou capina e melhorias de jardinagem.

O presidente da Associação de Moradores do Meio da Serra, Jorge Gonçalves da Silveira, destacou que o bairro recebeu o mutirão e tem a expectativa de mais serviços. “Estamos apresentando as nossas demandas e aos poucos vamos conseguir melhorar o bairro e resolver os problemas”, afirmou.

A moradora Maria das Graças Dória foi uma das que conversou com o prefeito e apresentou as demandas do bairro. Ela agradeceu pela ida dele para conhecer as necessidades do local.

“É muito importante que ele tenha vindo, sei que a casa estava desarrumada e é bom que ele veja quais os serviços que nós estamos precisando”, falou.

Pela quarta vez em Petrópolis, a próxima edição do Detran Presente está programada para a próxima sexta-feira (08.12), entre 9h e 16h, no Parque Municipal de Itaipava. Os agendamentos para os serviços do órgão estão disponíveis no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo telefone 0800-020-4040.  A equipe contará com 150 funcionários para realizar uma série de serviços no município. Inaugurado em Petrópolis, o projeto Detran Presente já realizou 3.454 atendimentos em suas quatro edições na cidade na tentativa de diminuir a demanda reprimida existente no município.

Alguns serviços como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone.  Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.

De acordo com o Detran, um dos serviços mais procurado é o agendamento para a realização de vistoria anual de veículos. Outro é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

“Mais uma vez, vamos montar nossa estrutura em Petrópolis. O Detran Presente sempre prepara um mapa estratégico dos locais com maior demanda reprimida para decidir o destino do mutirão. E a cidade de Petrópolis é um deles. Vamos levar nossos serviços novamente para perto dos petropolitanos com agilidade e eficiência”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

A instalação de uma das maiores atrações do Natal Imperial, o Túnel de Luzes na Rua 16 de Março, vai interditar a via em horário de pouco movimento nas noites de terça (05.12) e quarta-feira (06) se estendendo pela madrugada em ambas as datas. O fechamento acontece a partir das 21h com previsão de abertura às 6h. A atração terá seu espetáculo de abertura na quinta-feira (07), às 20h e acontece todos os dias sempre às 20h, 20h30, 21h e 21h30.

Com cerca de 100 metros de extensão, da entrada da 16 de Março até a altura da Rua Alencar Lima, a instalação vai contar com agentes de trânsito que irão liberar o acesso à empresários e moradores de maneira intercalada podendo utilizar a contramão, caso seja necessário, e à medida que o túnel seja instalado. A atração terá milhares de lâmpadas que acendem e apagam de maneira sincronizada com música em apresentações que vão durar cerca de seis minutos.

Uma das principais ruas de comércio da cidade, as lojas da 16 de Março já estão no clima de Natal. Além da iluminação, os comerciantes decoraram as vitrines das lojas e as calçadas com personagens que remetem a esta época do ano.  Um grupo formado por empresários de 88 estabelecimentos, chamado de “Projeto 16”, está empenhado em realizar um Natal nunca visto na rua. Com os atrativos e decorações, que estão não só na 16, mas pelas lojas de toda cidade, a expectativa do comércio é faturar 20% a mais do que no ano passado.          

“Há uma trilha sonora preparada com todo carinho e cuidado especialmente para o túnel, que vai encantar quem passar pela 16 de Março. A decoração na rua chega para somar, nesse cenário de magia e sonho que a gente propôs com o Natal Imperial”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Sancionada pelo prefeito Bernardo Rossi, legislação já está em vigor

Adoção de sistemas informatizados, trâmites simplificados para atividade de baixo risco, ações integradas entre agentes públicos para agilizar a legalização de negócios e estímulo a inovação e investimento em educação empreendedora, são algumas das ações previstas na Lei Geral do Empreendedor, que foi revisada, atualizada e sancionada pelo prefeito Bernardo Rossi. A Lei regulamenta o tratamento jurídico diferenciado, simplificado ao microempreendedor individual (MEI), às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), tornando estes segmentos mais competitivos. Petrópolis tem hoje 20.500 microempreendedores individuais e outras 11 mil micros e pequenas empresas.

São pelo menos 31.500 negócios que se tornam mais competitivos. Nossa intenção é incluir cada vez mais estas pequenas empresas na economia local, potencializando os negócios, gerando empregos e fortalecendo a economia da cidade. A lei foi trabalhada com o foco no micro e pequeno empresário e nos microempreendedores individuais, que têm um grande potencial e que precisam de incentivos.

Um dos pontos de destaque na lei é a possibilidade de participação das micro e pequenas empresas em licitações públicas. “Revisada e atualizada a Lei Geral do empreendedor trouxe mecanismos facilitadores para que empresas destes segmentos participem de concorrências públicas. É uma medida que contribui para o desenvolvimento destas empresas menores”, explica o Procurador Geral do município, Sebastião Médici

A Lei 7.596 inclui ainda o compartilhamento e a entrada única de cadastros e documentos, a racionalização de exigências, a ampla informação ao empreendedor, a classificação do risco da atividade e a adoção do cadastro CNPJ como identificação única das empresas instaladas no município.

A lei fortalece ainda o esforço de Petrópolis dentro do Projeto Cidade Empreendedora, que trabalha eixos críticos que permitem um ambiente de negócio atrativo para os empresários, principalmente na desburocratização, capacitação e gestão dos seus negócios. “A Lei Geral transformará toda nossa intenção com Desenvolvimento Econômico apoiando empresas locais, principalmente as menores, em um compromisso de todos”, avalia o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Pessoa, que será responsável por avaliar o tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte.

Dezembro Vermelho: 14 unidades de Saúde realizam teste rápido

A prefeitura assumiu o desafio do Ministério da Saúde para contribuir para o fim da epidemia de Aids até 2020. Durante o período, o município terá que aumentar o acesso ao diagnóstico em 90% e garantir o tratamento a todos os diagnosticados. Com o tratamento será possível diminuir a carga viral a níveis indetectáveis o que reduz o risco de transmissão do vírus para outras pessoas.

O início do processo já começou, a prefeitura tem 14 Postos de Saúde da Família (PSF) realizando teste rápido para HIV diariamente de 8 às 16h. A expectativa é que em janeiro de 2018 o acesso ao teste seja ampliado nas 8 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e assim gradativamente, nas demais unidades da rede.

Em Petrópolis há 1.212 pessoas cadastradas com a doença, destas, 1.052 estão buscando o medicamento com regularidade na Área Técnica de IST/HIV e Hepatites B e C (antigo Programa DST/Aids). A Secretaria de Saúde trabalha com dois desafios durante a programação do ‘Dezembro Vermelho’: realizar a busca ativa e a reinserção dos 227 pacientes que abandonaram o tratamento e conscientizar a população a realizar o teste rápido de HIV para diagnosticar precocemente a infecção.

A Área Técnica de IST/DST vem realizando desde o início do ano a capacitação das equipes dos postos para que possamos oferecer os testes nas unidades. Estamos fechando o ano com 14 unidades realizando o teste com regularidade e a expectativa é que já em janeiro possamos oferecer os testes também nas UBS. Nós não mediremos esforços para incentivar a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV.

O tratamento para pessoas com HIV/Aids é oferecido gratuitamente pelo SUS. Mensalmente o paciente retira os medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde na Área Técnica de IST, HIV e Hepatite B e C – ao lado do HMNSE, onde é realizado uma consulta e acolhimento do paciente.

Maria Inês Ferreira, enfermeira da Área Técnica de IST, HIV e Hepatite B e C reitera que embora muitas estratégias ainda sejam necessárias para acabar com a epidemia de AIDS é preciso ampliar o acesso ao diagnóstico para que a pessoa tenha a oportunidade de receber o tratamento antes que a infecção por HIV evolua para um quadro de doença.

O município está trabalhando nas capacitações para ampliar as unidades oferecendo os testes e com eles o acesso para população ter o diagnóstico precoce. O tratamento do HIV é uma importante estratégia de prevenção, pois a pessoa portadora do vírus, quando adequadamente tratada (com o uso de antirretrovirais), reduz a carga viral e, consequentemente, reduz drasticamente o seu potencial de transmissão. O tratamento é ofertado pelo SUS gratuitamente e com o uso regular da medicação garante melhora da qualidade de vida do paciente”, afirma.

Acolhimento aos pacientes vai além das consultas médicas

Caso o teste rápido dê positivo, o paciente é encaminhado para atendimento na Área Técnica de IST, HIV e Hepatite B e C onde é realizado consulta e exames complementares. A atendente de enfermagem Maria Teresa de Mello Gerbassi informa que um dos processos que auxiliam na melhora do paciente são o acolhimento e o tratamento humanizado prestado pela equipe. 

“Nós estamos lidando com pacientes fragilizados, então o trabalho não é simplesmente entregar o medicamento ao paciente. Nós sabemos das dificuldades, auxiliamos em muitas delas, como exemplo a entrega de cestas básicas que nos são doadas, roupas, enxovais, materiais escolares, pois temos muitas crianças cujos pais são doentes e às vezes não tem condições de arcar com essas despesas”, explica.

Em caso de abandono do tratamento, a equipe da área técnica vai até a casa dos pacientes para verificar o motivo e realizar a reintegração dos pacientes. Maria Teresa de Mello Gerbassi por muitas vezes teve que omitir o cargo ocupado para proteger a identidade dos pacientes.

“O paciente quer manter em sigilo a sua condição, então quando vou atrás para saber o motivo do abandono, eu me identifico na comunidade como vendedora de cosméticos e assim protejo o paciente. Há todo um trabalho psicológico para que os pacientes iniciem o tratamento e estejam em dia com todos os exames, consultas e uso da medicação indicada”, informa.

Sobre o Dezembro Vermelho:

A campanha Dezembro Vermelho foi criada no município no ano de 2014, pela Lei nº 7.270 de 19/12/2014 de autoria do então vereador Silmar Fortes. Durante todo o mês, as unidades de Saúde do município realizarão palestras ou discutirão o tema nos grupos de convivência a fim de promover a prevenção e o diagnóstico precoce do HIV.

Em Petrópolis houve um aumento 96% do número de casos notificados da doença, principalmente entre os adolescentes e homens de 30 a 49 anos. De janeiro a novembro foram de 67 casos notificados de HIV/Aids apenas do público masculino sendo que no mesmo período do ano passado foram de apenas 29. As mulheres somam 23 casos, contra 19 notificações de 2016, mas o fator preocupante é o aumento de casos em adolescentes, com 7 casos confirmados e de mulheres com mais de 50 anos, com 9 casos confirmados. Já o número de óbitos houve redução, de 19 casos para 17 em 2017.

Teste rápido é oferecido nas unidades:

Diariamente de 8 às 16h

  1. PSF Alto da Serra - Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)
  2. PSF Posse - Estrada União de Indústria nº 33.530
  3. PSF Amazonas Rua Alagoas s/n
  4. PSF Bairro Castrioto  - Rua Santa Rita de Cássia, nº 114.
  5. PSF Batallard Rua E nº 35 – Parque Residencial Mosela.
  6. PSF Comunidade Menino Jesus de Praga - Rua Dias de Oliveira, nº 560, Duarte da Silveira.
  7. PSF Comunidade São João Batista - Rua Luiz Winter,Nº 560, Duarte da Silveira.
  8. PSF Pedras Brancas - Rua Pedras Brancas nº 1.190.
  9. PSF Fazenda Inglesa - Estrada da Fazenda Inglesa s/n.
  10. PSF Vila Felipe - Ermínio Schimidt , S/N.º
  11. PSF São Sebastião - Rua São Sebastião nº 625
  12. PSF Moinho Preto - Rua João Xavier, nº 2.109.
  13. PSF Dr. Thouzet - Rua Dr. Thouzet, nº 609, Quitandinha.
  14. PSF Meio da Serra I Estrada Velha da Estrela s/n
  • Área Técnica de IST, HIV e Hepatite B e C (antigo programa DST/Aids) o atendimento para realizar o teste é todas as quartas-feiras das 12h30 às 19h30 e sextas-feiras de 7h30 às 12h30 na unidade localizada ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp.

Atualização de dados acontecerá até 14 de dezembro de 9 às 16h

329 famílias recebem o benefício na região, apenas 227 se recadastraram

A prefeitura prorrogou até o dia 14 de dezembro o recadastramento do Cartão Imperial dos moradores da Estrada da Saudade, Machado Fagundes e Boa Vista. Na região, 369 famílias recebem o benefício, destes, 227 realizaram a atualização dos dados. A prefeitura está mobilizando os moradores para que compareçam na LBV - Legião da Boa Vontade localizada na Rua Luiz Pelegrini, 128, Estrada da Saudade, de 9 às 16h, a fim de realizar o cadastro e manter o recebimento do benefício dentro do prazo.

O processo teve início no dia 23 de outubro e foi dividido em ordem alfabética para que contemplasse toda a região até dezembro. A Secretaria de Assistência Social reforça que os moradores que não conseguiram ir durante a fase de convocação podem comparecer na unidade em qualquer dia da semana para realizar a atualização dos dados.

A meta da prefeitura é manter ativo o benefício dos que comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional para manter o recebimento de R$ 70 mensais. A convocação dos beneficiados vem sendo realizada junto aos Centros Comunitários, unidades de Saúde e igrejas da região.

“Prorrogamos o prazo para dar uma nova chance aos moradores. Essa é uma região muito populosa e por conta disso, nós dividimos o recadastramento em ordem alfabética. Agora é o momento de todos que perderam os prazos buscarem a unidade para atualizar os dados, o importante é não deixar de se recadastrar”, explica Denise Quintella, secretária de Assistência Social.

As famílias que não se recadastrarem terão inicialmente o benefício bloqueado por 30 dias. Atualmente o município tem 3.080 pessoas com os cadastros atualizados e 1.063 usuários já desligados do programa por não comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional.

“O desligamento não é automático, primeiramente o benefício é bloqueado, então a família que não conseguir sacar o valor do benefício deve procurar atendimento no CRAS mais próximo de sua residência ou o atendimento junto à Secretaria localizada no Centro Administrativo da prefeitura na Avenida Barão do Rio Branco para avaliar o cadastro. No próximo ano iremos revisar todos os dados para verificar se há a necessidade de realizarmos novos processos de recadastramento em algumas regiões”, afirma Denise Quintella.

 Como se recadastrar?

O recadastramento do Cartão Imperial garante o recebimento do benefício aos atendidos que estejam dentro dos critérios do programa, ou seja, que comprovem situação de vulnerabilidade social e estejam devidamente cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Caso a família não atualize os dados, o benefício é inicialmente bloqueado para que a pessoa entre em contato com a Secretaria de Assistência Social para regularizar o cadastro.

A convocação das famílias é realizada por telefone por uma equipe da Secretaria de Assistência Social. Para fazer o recadastramento, o usuário deve levar documento de identificação, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho ou comprovante de renda, certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de escolaridade e carteira de vacinação dos menores de 10 anos. 

Pessoas com deficiência ou portadores de doença crônica devem apresentar laudo ou comprovante de acompanhamento médico. Em casos de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelos telefones (24) 2233-8109 e 2233-8110.

Atualização de dados acontecerá até 14 de dezembro de 9 às 16h

329 famílias recebem o benefício na região, apenas 227 se recadastraram

 

            A prefeitura prorrogou até o dia 14 de dezembro o recadastramento do Cartão Imperial dos moradores da Estrada da Saudade, Machado Fagundes e Boa Vista. Na região, 369 famílias recebem o benefício, destes, 227 realizaram a atualização dos dados. A prefeitura está mobilizando os moradores para que compareçam na LBV - Legião da Boa Vontade localizada na Rua Luiz Pelegrini, 128, Estrada da Saudade, de 9 às 16h, a fim de realizar o cadastro e manter o recebimento do benefício dentro do prazo.

 

O processo teve início no dia 23 de outubro e foi dividido em ordem alfabética para que contemplasse toda a região até dezembro. A Secretaria de Assistência Social reforça que os moradores que não conseguiram ir durante a fase de convocação podem comparecer na unidade em qualquer dia da semana para realizar a atualização dos dados.

 

A meta da prefeitura é manter ativo o benefício dos que comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional para manter o recebimento de R$ 70 mensais. A convocação dos beneficiados vem sendo realizada junto aos Centros Comunitários, unidades de Saúde e igrejas da região.

 

             “Prorrogamos o prazo para dar uma nova chance aos moradores. Essa é uma região muito populosa e por conta disso, nós dividimos o recadastramento em ordem alfabética. Agora é o momento de todos que perderam os prazos buscarem a unidade para atualizar os dados, o importante é não deixar de se recadastrar”, explica Denise Quintella, secretária de Assistência Social.

 

As famílias que não se recadastrarem terão inicialmente o benefício bloqueado por 30 dias. Atualmente o município tem 3.080 pessoas com os cadastros atualizados e 1.063 usuários já desligados do programa por não comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional.

 

 “O desligamento não é automático, primeiramente o benefício é bloqueado, então a família que não conseguir sacar o valor do benefício deve procurar atendimento no CRAS mais próximo de sua residência ou o atendimento junto à Secretaria localizada no Centro Administrativo da prefeitura na Avenida Barão do Rio Branco para avaliar o cadastro. No próximo ano iremos revisar todos os dados para verificar se há a necessidade de realizarmos novos processos de recadastramento em algumas regiões”, afirma Denise Quintella.

 

 Como se recadastrar?

 

O recadastramento do Cartão Imperial garante o recebimento do benefício aos atendidos que estejam dentro dos critérios do programa, ou seja, que comprovem situação de vulnerabilidade social e estejam devidamente cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Caso a família não atualize os dados, o benefício é inicialmente bloqueado para que a pessoa entre em contato com a Secretaria de Assistência Social para regularizar o cadastro.

 

A convocação das famílias é realizada por telefone por uma equipe da Secretaria de Assistência Social. Para fazer o recadastramento, o usuário deve levar documento de identificação, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho ou comprovante de renda, certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de escolaridade e carteira de vacinação dos menores de 10 anos. 

Pessoas com deficiência ou portadores de doença crônica devem apresentar laudo ou comprovante de acompanhamento médico. Em casos de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelos telefones (24) 2233-8109 e 2233-8110.

Vagas são destinadas aos alunos da Rede Municipal de Educação

A Casa da Educação está preparando novidades para 2018. Uma delas é o aumento na oferta de vagas para oficinas de canto e coral. Estão previstas para começar em fevereiro novas turmas para Coro Infantil, Coral de Meninos e Oficina de Ópera.  As inscrições devem ser feitas na Casa, que fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 03, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Cada aluno poderá cursar, no máximo, duas oficinas por ano. Os documentos necessários para a matrícula são: cópia da certidão do nascimento e do comprovante de residência, declaração escolar, cópia da identidade do responsável e uma foto 3x4.

O Coro Infantil será destinado para crianças de quatro aos sete anos. São 15 vagas disponíveis e os ensaios serão às quartas-feiras, das 18h às 19h. Já as aulas do Coral de Meninos da Casa da Educação, para alunos acima de oito anos serão nas quartas-feiras pela manhã, às 9h e nas sextas-feiras à tarde, às 17h. Os alunos da Oficina de Ópera, com mais de oito, anos terão aulas todas as quartas-feiras das 10h até às 11h.

No começo de 2016, a Casa atendia 180 alunos. Nesse ano, o quantitativo de vagas passou para 600 e para 2018 serão mais 200 vagas, ou seja, 800 alunos da Rede Municipal de ensino poderão participar de oficinas e cursos gratuitos no contraturno escolar na Casa da Educação. A Casa tornou-se um polo de ensino importante para a rede, onde os alunos têm todo um ambiente acolhedor e preparado para recebê-los. Vale destacar que o comprometimento dos profissionais que atuam no local faz toda a diferença para o sucesso desse trabalho.

“As aulas serão dadas na forma de musicalização. Já o canto coral será como instrumento dos alunos que começarão a pratica. Essa iniciação à música é muito importante para desenvolver a consciência do ser humano no mundo. Por meio da arte eles desenvolvem a percepção dos sons, começam a distinguir os timbres e a voz humana na forma do canto. Por isso é muito interessante desenvolver práticas ativas na fase inicial de uma criança”, explica o professor Raphael Macedo, que será responsável pelas oficinas.

Para a Oficina de Ópera estão sendo disponibilizadas 15 vagas. “Nessa oficina o aluno coloca em prática aquilo que ele aprende em um curso livre de canto e teatro. A oficina de ópera está sendo criada para os alunos que nunca fizeram aulas de música e teatro e também para aqueles que já tem experiência vivenciarem uma das artes mais completas. Todo o conteúdo foi programado após muito trabalho e pesquisa. Vamos dar vida a grandes títulos da ópera e musicais”, explica Raphael.

“Um orgulho muito grande fazer parte deste movimento todo em torno da Educação que privilegia o acesso cultural como elemento transformador do indivíduo. Temos visto a Casa brilhando e nos sentimos orgulhosos por ver a alegria dos alunos”, afirma a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

No Coral de Meninos, os alunos terão aulas sobre a prática erudita tradicional na música ocidental. “Uma prática coral que trabalha a voz dos meninos na idade inicial até a mudança de voz já adolescência”, explicou Raphael.

Raphael Macedo é maestro, pianista, cantor e professor. Está cursando o Bacharelado em Regência Orquestral pela UFRJ. Desde do início da carreira musical já deu aula em diversos projetos de música em Petrópolis e no Rio de Janeiro com todas as faixas etárias, desenvolvendo trabalho com crianças e adultos. Raphael também atua como professor de teoria musical, canto, piano e teclado, regência e flauta doce.

Os alunos do time de basquete da E.M Monsenhor João de Deus Rodrigues, localizada em Pedro do Rio, participam nesse sábado (02.12) de um torneio de basquete categoria sub-15, na E.M Fábrica do Saber. Equipes de basquete de outras cidades também participaram da competição. A campeã do torneio foi a equipe de Angra dos Reis, e o segundo lugar ficou com o grupo de Paty de Alferes. Na terceira colocação ficaram os atletas da equipe Comary, de Teresópolis e o quarto lugar com os petropolitanos.

“Essa é mais uma competição que mostra os talentos que temos na rede municipal. A equipe de basquete da E.M Monsenhor João de Deus Rodrigues conta com a participação de alunos de nove escolas municipais. Eles treinam semanalmente e a intenção é de participar cada vez mais de competições”, explica a subsecretária de Educação, Márcia Palma.

Para estimular ainda mais a pratica do esporte, a equipe de basquete da E.M Monsenhor João de Deus Rodrigues está participando nesse ano da Copa Serrana de basquete. “Convidamos algumas equipes da Copa Serrana para participar desse torneio em Petrópolis. Ano que vem pensamos em incluir uma etapa no calendário oficial da competição. Petrópolis precisa de mais competições como essa, que estimulam o intercâmbio. Esse tipo de atividade ajuda na evolução dos alunos no esporte”, que explica o professor que treina os alunos, Mauricio Manzini.

Kauan de Lima Senra, aluno do 9º ano do Liceu de Itaipava, está treinando há dois anos. “Gostei muito da experiência de participar de um torneio. Valeu a pena porque aprendi muitas coisas. Adoro o basquete, faço questão de me dedicar”, disse.

“Acho ótimo meu filho ter essa oportunidade de treinar gratuitamente na escola. Muito melhor saber que ele está praticando um esporte do que pensar que ele pode estar na rua, a toa. É uma bela iniciativa”, contou Maria Raquel Costa da Silva, mãe do Matheus Costa Tavares, aluno do 9º ano da E.M Monsenhor João de Deus Rodrigues.

E.M Monsenhor é referência na oferta de atividades gratuitas para alunos e comunidade

“Além de basquete ofertamos natação, natação para alunos com necessidades especiais, hidroginástica, dança de salão e vôlei. A escola sempre está de braços abertos para receber novos integrantes nas atividades esportivas”, explicou o diretor da escola, Ney Marcos de Paula Júnior.

Os interessados em participar das oficinas devem procurar a secretaria da escola. Localizada em Pedro do Rio, A E.M Monsenhor João de Deus Rodrigues atende do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e ainda mantem aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na parte da noite. Ao todo, a unidade possui 722 alunos.

Notícias por data

« Dezembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Alvará Online - BANNER

DO

loa 2018

iptu

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

cpge

gabinete cidadania.fw

selo acesso_informacao.fw

EOUVmunicipios

cmv-logo