As inscrições para o 'Training day' do XTerra seguem até a próxima sexta-feira (14.06). Os interessados em participar podem garantir vaga gratuitamente através do site: www.xterrabrasil.com.br. O treinamento será realizado no dia seguinte, no sábado, a partir das 7h30 no bairro Caxambu. São duas opções de percurso, um de seis e outro de 10 quilômetros, com largada na Igreja Santa Isabel. O objetivo dos organizadores é preparar os corredores que não estão acostumados em provas no estilo trail, além de ser uma oportunidade para atletas de fora da cidade.  A iniciativa é da LA Assessoria Esportiva e conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.

Quem participar do percurso mais curto, após a largada, vai seguir pela trilha Uricanal, que saí no Bonfim. O outro trajeto, de 10 quilômetros, leva os atletas até o Alto da Ventania. Os inscritos no treinamento também irão concorrer a inscrições gratuitas para a edição de Itaipava do XTerra, além de outros brindes da marca. A expectativa dos organizadores é que mais de 100 atletas participem.

Segundo Luiz Henrique Almeida, realizador do evento, o treinamento também faz parte da programação do XTerra. "A organização oferece essa chance dos corredores conhecerem um pouco mais sobre corrida de montanha, preparando para o evento que será realizado em Itaipava. Até mesmo para quem está acostumado com provas trail, é interessante participar", disse.

O XTerra é considerado o maior festival off-road do planeta. Em Petrópolis, serão realizadas as modalidades duathlon, kids, MTB Cup X6 e Trail Run nos percurso de seis, 10 e 21 quilômetros. O evento será realizado no Vale do Cuiabá nos dias 24 e 25 de agosto.

Além do XTerra, também estão abertas as inscrições para a XC Run, outra prova no estilo trail. A prova para os adultos terá um percurso de 50 quilômetros, que podem ser completados individualmente, em dupla ou em quarteto. Também haverá uma etapa para as crianças, dentro do Parque Municipal em Itaipava. Os interessados em participar podem garantir a vaga no site: www.xcrun.com.br.

O evento também conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer, sendo a sexta corrida que conta pontos para o ranking municipal. O calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para Petrópolis neste ano, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O trabalho de preparação da cidade para a 30ª Bauernfest continua nos últimos dias que antecedem a abertura da Festa, na sexta-feira (14.06). Desde o início da semana, a Comdep vem fazendo uma limpeza especial em todo Centro Histórico para proporcionar um cenário ainda melhor e mais bonito para todo público. Uma ação em especial está sendo feita para que todas as pessoas que vão circular pela cidade possam conhecer a história de casarões e monumentos de Petrópolis: as placas com informações turísticas e também as de sinalização receberam uma limpeza especial, assim como luminárias públicas e balaústres.

As placas na cor vermelha foram colocadas em diversos locais ao longo do Centro Histórico e servem para orientar e guiar aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a história da cidade. Elas formam o Circuito a Pé e estão em locais como Museu Imperial, Palácio de Cristal, Palácio Sérgio Fadel, Casa de Princesa Isabel, Catedral São Pedro de Alcântara, as praças da Liberdade, Dom Pedro, Inconfidência, Theatro D. Pedro, Palácio Grão-Pará, o prédio dos Correios, entre tantos outros. Nove funcionários foram destacados para fazer a limpeza desses equipamentos.

A festa atrai mais de 350 mil pessoas, com turistas vindo dos quatro cantos do país e também visitantes do exterior. Porém, a limpeza das placas também vai facilitar a visualização dos mais de 2 milhões de visitantes que o município recebe por ano.

O objetivo foi remover sujeiras agarradas nas placas, mas em algumas delas, alvos de vandalismo, não foi possível remover completamente a tinta usada em ações de pichação. As peças danificadas de forma irreparável já estão sendo confeccionadas para substituição. As placas com indicação de ruas também tiveram limpeza, junto com luminárias e balaústres em diferentes pontos do Centro Histórico.

Todo o serviço de limpeza para a 30ª Bauernfest conta com 86 funcionários durante todos os dias da Festa do Colono Alemão. O trabalho de varrição estará no Palácio de Cristal – principal palco do evento –, Praça da Liberdade e Praça da Águia (que também terão atrações), além das ruas no entorno desses locais. A atuação começou antes mesmo da abertura do evento. Nas últimas semanas, a Comdep também fez o plantio de grama e de mudas de plantas, a manutenção de lixeiras pequenas, revitalização da pintura em todo entorno do principal espaço da festa e lavagem na parte interna, desde o teto, os vidros e no piso. O esquema especial do trabalho se estende até o dia 1º de julho, dia seguinte ao encerramento da Festa e também contará com coleta de materiais recicláveis e óleo utilizado durante pelas barracas de alimentação.

Parceria do Prefeitura com a Caixa ocorrerá nos dias 17 e 18 para os servidores do legislativo

O sucesso da Campanha Quita Dívida Servidor foi expandido e também vai chegar aos servidores que atuam na Câmara Municipal de Petrópolis. A ação, que está beneficiando os profissionais da Prefeitura com renegociações e descontos em débitos com a Caixa Econômica Federal, será realizada na sede do legislativo na próxima semana, nos dias 17 e 18, entre 10h e 16h. A inciativa atende a uma solicitação da própria Câmara e ocorre por intermédio do Procon, que se reuniu nesta quarta-feira (12.06) com vereadores e representantes da Caixa para ajustar os detalhes da ação.

O Quita Dívida Servidor, na Câmara, ocorrerá na Sala de Comissões. Serão dois gerentes do banco que irão oferecer condições de renegociação com a Caixa. No espaço será possível negociar dívidas de servidores negativados ou com alguma pendência. O banco está oferecendo descontos para pagamentos à vista. As dívidas que podem ser negociadas são de vários tipos, como renovação dos contratos para o aumento de prazo, unificação de dividas diversificadas, débitos de cartões de crédito, cheque-especial e créditos consignados, por exemplo.

Os números de negociações com os servidores da prefeitura surpreendem. Só na primeira semana débitos que somavam R$ R$ 403.042,22 caíram para R$ 98.302,87 com as oportunidades oferecidas. Uma dívida de CDC de R$ 48.042,37 caiu para R$ 5 mil com pagamento sendo realizado no próximo mês. Um outro de pagamento com cartão de crédito, a dívida de R$ 4.471,23 teve redução de 81,7% caindo para R$ 873,08 com prazo para pagamento. A maior redução registrada até agora, no entanto, foi uma dívida de R$ 28.944,44 caiu para R$ 1.152 – um abatimento de 96,02% no montante acumulado de dívidas de cartão de crédito, cheque especial e empréstimo consignado. Houve, ainda, um débito de R$ 7.832,34 que caiu para R$ 320 – um abatimento de 95,91% referente a um empréstimo de CDC.

Para os servidores da prefeitura, a campanha termina na próxima sexta-feira (14.06). As ações ocorrem nas agências da Caixa, em um espaço exclusivo para os servidores. As agências da Caixa para negociação são: Imperial (Rua do Imperador 149/153 – Centro), Petrópolis (Rua do Imperador, 745 – Centro), Alta da Serra (Rua Teresa, 1380 – Centro) e Itaipava (Estrada União e Indústria, 10.040).

“O Quita Dívida tem conquistado resultados interessantes nas renegociações e, agora, os servidores da Câmara também poderão negociar os débitos, uma oportunidade de ter contato com o banco, com comodidade e negociar com calma. Importante salientar que o Procon acompanha os trâmites”, Pedro Mattoso, gerente da Caixa Econômica.

 

Órgão fiscalizou motéis e restaurantes ao longo da semana

Cerca de 100 pessoas foram orientadas nesta quarta-feira (12.06), na tenda montada pelo Procon Petrópolis para divulgar o resultado da Operação Cupido e esclarecer às dúvidas sobre as relações de consumo, com foco no Dia dos Namorados. A ação ocorreu na Praça Alcindo Sodré, de 13h às 17h e teve como destaque os esclarecimentos sobre troca de presentes.

A troca de produtos comprados em loja física, sem defeito, não é obrigatória e as lojas devem informar as regras para o consumidor na hora da compra. No entanto, é comum que as lojas se comprometam a trocar os presentes. Este compromisso, e as condições para fazer a troca como o prazo, local, dias e horários específicos, devem constar na etiqueta do produto, na nota fiscal ou em um cartaz na loja. Para ter os direitos resguardados na hora da troca, o consumidor deve guardar a nota fiscal ou recibo de compra, termo de garantia e a etiqueta no produto. 

Nesta semana, o Procon realizou ações educativas em meteis e restaurantes da cidade. No caso dos motéis, dos três vistoriados, um, em Bonsucesso, foi autuado por conta de licenças vencidas e comidas encontradas fora da validade. Nos restaurantes, a ação educativa ocorreu em três restaurante, um no Retiro, um no Quitandinha e outro no Centro, orientando sobre o que prevê o Código de Defesa do Consumidor.

O Procon destacou, por exemplo, que os consumidores têm o direito de visitar a cozinha e o restaurante. Também deve informar se aceita cartão de débito/crédito e quais as bandeiras, antes do consumidor fazer o pedido. A informação referente à taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa, inclusive, discriminado o valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional.

Quanto à cobrança de couvert artístico, há permissão para praticá-la quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, desde que haja a informação prévia. O horário de início do show também deve ser informado.  A cobrança de consumação mínima é ilegal, não podendo ser efetuada. Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, é proibido ao fornecedor impor limites quantitativos de consumo aos clientes. Outra cobrança considerada abusiva é a multa pela perda da comanda.

Quem quiser denunciar alguma irregularidade pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

O Hospital Alcides Carneiro realizou cirurgia inédita com a equipe médica da área vascular na última segunda-feira (10.06) e conseguiu salvar a vida de um paciente em estado grave. O caso foi encaminhado para a unidade hospitalar na última sexta-feira (07.06). A equipe avaliou o quadro clínico do paciente de 62 anos, com aneurisma abdominal (roto) que seria indicado para realizar o procedimento em unidade especializada, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Tendo em vista o risco, a equipe decidiu realizar a cirurgia que teve sete horas de duração. 

A decisão da equipe garantiu a estabilização do quadro clínico do paciente que é monitorado na unidade hospitalar. A intervenção no caso foi inédita para o hospital, que conta com estrutura para consultas, exames e cirurgias vasculares. O investimento na área clínica garantiu que a equipe conseguisse realizar a cirurgia de alto risco, com resultado de sucesso. “É muito gratificante ver o resultado do trabalho de uma equipe que atuou em conjunto e conseguiu salvar uma vida. Chegamos a conseguir a transferência, mas o paciente não teria suportado a remoção”, destaca o diretor técnico do HAC, Diogo Antunes Macedo.

O médico destaca a estrutura e a dedicação da equipe que possibilitou salvar a vida. “Em tempos difíceis em que o SUS é desvalorizado contamos com condições estruturais e equipe dedicada a desempenhar seu papel. Realizamos uma cirurgia de alta complexidade e foi bem-sucedida”, ressalta.

O HAC conta com área especializada no atendimento vascular, que vai desde o atendimento ambulatorial a cirurgias. No primeiro quadrimestre do ano foram realizadas 285 consultas e aproximadamente 100 cirurgias. O paciente vascular consegue todos o atendimento necessário na unidade pública.

A partir de sexta-feira (14.06), quando tem início a 30ª edição da Bauernfest, ruas do entorno da festa serão transformadas em áreas para o estacionamento rotativo regular. A implementação começa a partir das 18h e a cobrança ocorre até às 22h, no valor de R$ 3,50 a hora. O lado par da Avenida Koeler, um trecho estendido da Rua da Imperatriz e a Avenida Barão do Rio Branco até a altura do número 1.164 (ponte da Moageira) serão áreas extras tendo cobranças, também, aos sábados, domingos e feriados no período da festa, que termina em 30 de junho.

Nestes mesmos dias, um serviço de valet também será oferecido pela SinalVida, na Avenida Koeler, nº 260, pátio da Prefeitura, nas sextas a partir das 18h e nos sábados, domingos e feriados, a partir das 9h, por R$ 35. O valor contempla a diária e o serviço inclui o trabalho de manobrista. Além disso, outras ruas no entorno do evento também terão o horário de cobrança estendido, garantindo a rotatividade do serviço e parada de veículos em locais regulamentados.     

Nos dias de festas a empresa responsável pelo serviço de rotativo na cidade, a SinalVida, vai disponibilizar pontos fixos extras para o pagamento e regularização do serviço. As áreas são as duas extremidades da Rua Alfredo Pachá - principal palco da festa -  além da Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), esta última onde funcionará de sexta a domingo, o Biergarten. A regularização também pode ser feita com qualquer profissional da SinalVida, identificados com camisa amarela com a logomarca da empresa.

Além disso, também é possível utilizar   o aplicativo DigiPare disponível para celulares com iOS, Android e Windows Phone, o site www.estarpetropolis.com.br; por SMS pelo número 27317, por ligação 0800-941-3444 e em qualquer um dos parquímetros disponíveis - sendo que esses equipamentos aceitam pagamentos em moeda e cartão de crédito e débito; no comércio local

A CPTrans também fez um levantamento dos estacionamentos privados no Centro da cidade. São 39 no entorno da festa e a solicitação da companhia é que esses locais ampliem seu horário de abertura para atender a demanda de usuários durante a festa.

O primeiro dia de realização, a Operação de Inverno abordou 10 pessoas em situação de rua pelo centro da cidade e no bairro Quissamã. A medida visa tirar as pessoas das ruas e oferecer acolhimento noturno no Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra. Os agentes da Secretaria de Assistência Social intensificam as atuações pelas ruas, principalmente à noite, para orientar que as pessoas se instalem na unidade de acolhimento. Três tendas foram montadas em área externa ao NIS, com o apoio da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias para receber a população em vulnerabilidade.

Nesse primeiro momento, foram criados 18 leitos para o pernoite, sendo 6 vagas em cada tenda, ampliando a capacidade de acolhimento do NIS, que em sua estrutura fixa comporta até 70 pessoas. As tendas têm capacidade para até 20 leitos cada. A ampliação de dormitórios vai ser avaliada de acordo com a demanda. 

O encaminhamento para o NIS é feito pelos agentes do Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop), que fica na Rua Souza Franco – Centro. O trabalho de orientação às pessoas em vulnerabilidade é feito diariamente, pelas ruas e na sede do Centro Pop. Ao final do dia, entre 17h e 21h, os agentes intensificam as abordagens noturnas. 

O NIS recebe todas as pessoas encaminhadas pelos agentes do Centro Pop e especificamente durante a Operação Inverno, as pessoas que chegarem espontaneamente na unidade, mesmo sem passar pelo primeiro atendimento, também são acolhidas. “Nas noites de frio, quem chegar aqui, vai poder entrar e se instalar em uma das tendas. Estamos preparados, com toda a estrutura para dar todo o suporte necessário”, explica o educador do NIS, Sérgio Murilo Alves. A Operação Inverno disponibiliza ainda os telefones 2242-4554 e 2246-8742 do Centro Pop e do NIS para a população fazer contato com o serviço e alertar quanto a presença de pessoas em vulnerabilidade pelas ruas.

Ao chegar no NIS, a pessoa recebe lanche noturno, conta com estrutura para higiene pessoal, recebe roupas limpas e é direcionada a um dos dormitórios com cobertores. Após passar a noite, as pessoas encaminhadas para o pernoite, recebem café da manhã e são aconselhadas a buscar os serviços oferecidos no Centro Pop. No local, os usuários recebem cuidados básicos iniciais para a higiene e alimentação. Todos os dias, incluindo sábado, domingo e feriados, os usuários contam com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, oferecido no NIS. Também podem limpar suas roupas, tomar banho e guardar os pertences.

No decorrer do atendimento, as pessoas recebem acompanhamento psicossocial e ainda são orientadas a buscar a reinserção na sociedade por meio de ingresso no mercado de trabalho, retorno ao convívio familiar, inserção em cursos profissionalizantes, encaminhamento para a rede de saúde, participação de ações motivacionais, entre outros suportes.

O programa Defesa Civil na Sua Casa levou técnicos da prefeitura para vistorias preventivas no Siméria nesta terça-feira (11.06). O prefeito Bernardo Rossi, acompanhado do vice Baninho, liderou as equipes no atendimento aos moradores do bairro. Participaram equipes das secretarias de Defesa Civil e da Assistência Social. O mutirão de atendimentos acontece em toda a cidade durante todo o período de estiagem, de maio a outubro, com o objetivo de reduzir o número de ocorrências causadas pelas chuvas fortes do verão.

Foram atendidos 14 pedidos de vistorias por toda a comunidade. Um relatório com todos os atendimentos será feito pelos técnicos, que irão realizar os encaminhamentos necessários. Além disso, os moradores foram orientados pelas equipes sobre medidas simples que podem salvar vidas, como a instalação de calhas para recolhimento da água da chuva, a importância do descarte correto de lixo, a poda regular de árvores e a preservação das fontes d'água.

A presidente da Associação de Moradores do Siméria, Eliete Marques Nogueira, ressaltou a importância do poder públicos nos bairros. “Quando tem a queda de uma barreira ou um buraco na pista, é importante que a população seja logo atendida. Desde o início do governo, temos uma ótima relação com a Defesa Civil e demais órgãos, que precisam estar cada vez mais perto da população”, disse.

Alcemar Teixeira, outro morador do bairro, também elogiou a presença dos técnicos da prefeitura. “Às vezes a gente só precisa mesmo de uma orientação, uma ajuda simples, para evitar uma tragédia. A presença das equipes da prefeitura é muito importante para a comunidade, demonstra uma preocupação grande com os moradores”, afirmou.

Na próxima terça-feira (18.06) o Defesa Civil na Sua Casa será realizado na Vila Operária em Cascatinha, com a presença dos técnicos no trabalho de prevenção aos desastres de origem natural. Um calendário está sendo elaborado pela pasta para atender os bairros do município.

Os vencedores do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura foram conhecidos na noite de segunda-feira (10.06), durante cerimônia no Castelo de Itaipava. O evento, que é considerado uma das principais premiações do setor artístico-cultural do interior do estado, premiou artistas e produções culturais que mais se destacaram em Petrópolis no ano de 2018 em 11 categorias. O prêmio de mais destaque, Notório Reconhecimento, que avalia o conjunto da obra realizado ao longo dos anos, foi para o ator, músico e locutor Reinaldo Gonzaga, que atualmente é morador de Petrópolis.           

Os vencedores de cada categoria foram: Música Popular: O Velho Blues; Música Erudita: Coral Municipal de Petrópolis; Teatro: Teatro Circense Andança (O Chororô do Rio); Dança: Marcio Rodrigues (atuação 2018); Artes Visuais: Josiana Oliveiras (Arvorecer); Literatura: André Tavares (Todos os Pais do Mundo); Comunicação: Um Programa & Tal (RPT); Audiovisual: Gustavo Pizzi (Benzinho); Produção Cultural: FEESPE; e Categoria Especial: SESC.

Reinaldo Gonzaga, que recebeu a estatueta do Notório Reconhecimento, foi o destaque da noite. “É com muita gratidão que recebo esta homenagem. Agradeço a todos os organizadores e parabenizo a todos os artistas, todos os colegas, que hoje são merecedores também desse prêmio. É uma grande satisfação estar aqui”, disse.

“O Prêmio Guerra Peixe é dez. Estou muito feliz por estar aqui hoje, são 10 anos do prêmio. Uma década se passou, mas passou rápido porque quando estamos envolvidos em algo que a gente curte é muito prazeroso”, frisa o coordenador do prêmio, Marco Aurêh.

A comissão julgadora que apurou o resultado durante todo o ano passado foi formada pela artista plástica Elisabeth Ferraz; a bailarina, professora e coreografa Isabela Barenco; a jornalista, pesquisadora digital e professora Monica Winter; o jornalista e pesquisador musical Nelson Kuster; o artista plástico e animador cultural Paulo Campinho; o técnico em audiovisual e produtor cultural Rogério Avelino; o músico, compositor e ator Thiago Oliveira; o ator, artista plástico e cenógrafo Arthur Varella e o escritor, músico e professor Marcelo Fernandes.          

Um dos momentos mais emocionantes da entrega do prêmio foi o “Janela para a Saudade”, que prestou uma homenagem a artistas e produtores culturais que morreram em 2018.

Vencedores:

Música Popular: O Velho Blues.

Música Erudita: Coral Municipal de Petrópolis

Teatro: Teatro Circense Andança (O Chororô do Rio)

Dança: Marcio Rodrigues (atuação 2018)

Artes Visuais: Josiana Oliveiras (Arvorecer)

Literatura: André Tavares (Todos os Pais do Mundo)

Comunicação: Um Programa & Tal (RPT).

Audiovisual: Gustavo Pizzi (Benzinho)

Produção Cultural: FEESPE

Categoria Especial: SESC

Notório Reconhecimento: Reinaldo Gonzaga

Uma van fará o transporte gratuitamente no trajeto entre a Bauernfest e a Rua Teresa. A implantação do serviço foi acordada nesta terça-feira (11.06) em reunião realizada pela prefeitura entre os representantes da Arte (Associação de Lojistas da Rua Teresa) e das empresas de ônibus. Serão cinco viagens disponíveis entre 12h e 16h aos sábados e domingos. Os pontos de embarque e desembarque serão na Roberto Silveira, próximo ao Amparo, e na altura do número 122 da Rua Teresa.

O serviço já será implementado neste sábado (15). O objetivo é ampliar a festa levando os usuários ao principal polo de modas da cidade. São 20 mil pessoas empregadas na Rua Teresa que serão beneficiadas com o público da festa, que deverá receber mais de 350 mil pessoas. A van fará o itinerário entre a Bauern e a Rua Teresa direto, sem paradas em outros locais da cidade. As viagens partem às 12h, 13h, 14h, 15h e 16h da Roberto Silveira e às 12h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30 da Rua Teresa de volta à festa.

A Bauernfest gera cerca de 350 empregos diretamente. São 30 mil postos de trabalho no comércio, hotelaria e gastronomia beneficiados com turismo e os eventos.  A van fazendo o itinerário à Rua Teresa irá completar principalmente aos petropolitanos que atuam no comércio e o nosso polo de modas é um dos maiores empregadores da cidade, que será beneficiado com essa extensão da festa.

Na Rua Teresa, turistas e petropolitanos que forem no período da festa irão encontrar, além 800 lojas com moda para todos os gostos, uma vila gastronômica, com comidas típicas e decoração temática. As lojas também entram no clima com as cores da Alemanha e distribuirão canecas vermelhas, amarelas e pretas entre os clientes. Lembrando que a van será custeada pelos empresários da própria Rua Teresa. 

Transporte urbano também garantido na festa

Opção para quem chegar à festa pela Rodoviária do Bingen, a frota dos veículos “Via Bauerfest” terá um reforço médio de 60 a 80 viagens a mais aos sábados e domingos. Os ônibus sairão, em média, a cada 8 minutos com destino ao entorno da festa do colono alemão, a partir das 9h, podendo chegar até às 23h. O reforço também irá acontecer à noite, com os ‘corujões’ para contemplar, principalmente, o trabalhador da festa.

“É uma festa que contempla a cidade e todos são beneficiados. Iremos aumentar o número de viagem, garantindo às pessoas que queiram chegar ao evento e saírem dele, de maneira rápida. Estaremos atentos ao público da festa, fazendo o monitoramento via GPS e poderemos, inclusive, adequar à operação para aumentar a oferta de viagens para a Bauern”, garante o dirigente da Cidade Real, Miguel Ângelo Vianna.

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