Primeira prova que vale pontos acontece no dia 5 de abril

Dez provas contam pontos para o ranking municipal de corrida de rua neste ano. A primeira será o Circuito de Corrida e Caminhada Energia em Movimento, que será realizado no dia 5 de abril. O Circuito Bike Trail, em agosto, e o Desafio do Castelo, em novembro, são as outras novidades. A divulgação ocorreu na última sexta-feira (24.01) durante a premiação da pontuação referente ao ano de 2019. A programação está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

A Petrópolis Night Run, que acontece no dia 26 de setembro, voltará a contar pontos, mas dessa vez, no percurso de 10 quilômetros. As outras provas do ranking municipal são: Corrida do Trabalhador, Petrópolis-Itaipava, Love Run, Fire Run, Corrida Master e a WTR Serra do Mar. Criado pela atual gestão municipal e com a aprovação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL), a pontuação dos esportistas incentiva a prática da modalidade.

O anúncio das provas aconteceu durante a premiação do ranking referente ao ano passado, realizada na última sexta-feira (24.01). A entrega aconteceu no Centro de Cultura Raul de Leoni, para os 95 atletas mais bem colocados. Foram contempladas 24 faixas etárias diferentes, mais os cinco primeiros na classificação geral, tanto no masculino quanto no feminino.

O vencedor geral entre os homens foi Arthur da Silva Souza, da Panthers, com 127 pontos. No feminino, quem levou a melhor foi Isis da Costa e Silva, da Jotaefe, com 160.

"O desempenho da nossa equipe foi bastante positivo. Além do título no masculino, conseguimos outros prêmios dentro das faixas etárias. É mais um incentivo não só para os nossos atletas, mas de outras equipes também", disse Roberto Pantaleão, treinador da Panthers.

A Área Técnica de IST/HIV/AIDS E HEPATITES B e C foi convidada para participar do evento esportivo promovido pela Gaymada Petrópolis no Parque de exposições de Itaipava no domingo (26.01). Foram realizados testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C. Ao todo, 108 pessoas se submeteram ao exame que detecta estas doenças. Nenhum caso positivo foi registrado. A atividade aconteceu das 14h às 17h. Seis profissionais do IST trabalharam na ação. O departamento é ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito acompanhou nesta segunda-feira (27.01) a implantação de uma rede de captação de águas pluviais na Rua Oswaldo Perlingeiro, na Posse, conhecida como Ingá. A obra teve início a última semana, em um trecho onde vivem 35 famílias. Após a implantação da rede, uma extensão de cerca de 18 metros, a localidade receberá novo asfalto. O objetivo é melhorar o sistema de drenagem da região e evitar que a chuva prejudique as condições da via.

Os departamentos e setores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico já estão funcionando em novo endereço, no prédio do Centro de Modas, na Rua Teresa. A mudança foi feita na última semana. O atendimento ao púbico vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Rua Aureliano Coutinho, nº 203.

Fazem parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico os departamentos de Agricultura, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Renda e o Desenvolvimento, que é responsável pelo Espaço Empreendedor.

Vale salientar que o Departamento de Trabalho e Renda já está funcionando nesse endereço desde 2019. 

Em um auditório foi montado o Espaço Empreendedor – todo o atendimento com relação à MEI já está no novo endereço (provisoriamente estava funcionando na sede do Sebrae), inclusive os serviços da Jucerja – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.

Quem não puder procurar atendimento presencial no Centro, pode consultar alguns serviços que também estão disponíveis pela internet. O Alvará Online pode ser obtido pelo site da prefeitura; a Nota Fiscal Eletrônica também está disponível no site da prefeitura; também pelo endereço online da prefeitura é possível cadastrar currículos, buscar profissionais ou consultar vagas disponibilizadas no Balcão de Empregos; também pela internet, é possível dar entrada na abertura de empresas por meio da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (www.jucerja.rj.gov.br); o registro de Microempreendedor Individual (MEI) também está disponível no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Outras informações estão disponíveis no site: www.petropolis.rj.gov.br/espaco-empreendedor.

Prédio será inaugurado em fevereiro

Obra amplia a capacidade de atendimento da escola para 700 alunos

A obra na E.M Jandira Bordignon está nos ajustes finais e a previsão é de que já em fevereiro os alunos comecem a estudar no novo prédio. Acessibilidade em todos os andares e quadra poliesportiva são apenas alguns dos destaques do novo prédio. Nessa quinta-feira (23.01), uma comissão de pais de alunos visitou o espaço. O prédio será inaugurado em fevereiro.

Também participaram da visita o juiz da Vara da Infância e Juventude, Alexandre Teixeira, o promotor da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Vicente de Paula.

A obra está na última etapa: colocação de corrimão e fase final da colocação de forro. “Muito bom. Realmente fui surpreendido, positivamente. O prédio ficou muito bonito. Venho acompanhando a luta desses pais, há muito tempo e fiquei feliz ao conferir que o prédio será entregue”, afirmou o juiz Alexandre Teixeira.

Mãe de dois alunos da E.M Jandira Bordignon, Luciana Ramaldis, fez questão de participar da visita. “A equipe da escola é maravilhosa e também merecia um prédio como esse para trabalhar. Ficou muito bom, maravilhoso”.

As aulas do ano letivo no novo prédio começarão no dia 10 de fevereiro.

Obra foi retomada nesta gestão

A obra da E.M Jandira Bordignon foi retomada após ter sido abandonada na gestão passada, em 2016. Vale lembrar que a precariedade do prédio ocasionou, em 2015, a transferência de todos os alunos para duas casas alugadas nas redondezas. A unidade, com infiltrações, goteiras, mofo e vazamentos, passou anos sem manutenção até que teve o prédio desativado.

O prédio é todo acessível, tem quadra poliesportiva e conta com espaços específicos para os setores administrativos da escola. Conforto, qualidade e segurança são os destaques desse novo prédio.

O novo prédio tem capacidade para atender até 700 alunos do 4º período da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. O prédio conta com são três andares, quadra poliesportiva, rampa, banheiros e salas acessíveis.

98 crianças atendidas integralmente até o dia 24 de janeiro

Ping-pong, capoeira, corrida, vôlei, futebol e corrida são algumas das atividades oferecidas pela colônia de férias que está sendo realizada pela Secretaria da Educação na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio. Noventa e oito crianças, estudantes da rede municipal, entre 6 e 11 anos, se inscreveram para as atividades que terminam nessa sexta-feira, dia 24 de janeiro. 

A colônia voltou a funcionar após seis anos. 

O diretor da E.M Monsenhor João de Deus Rodrigues, Ney Marcos de Paula Júnior, também destacou a alegria das crianças. “Eles se divertiram muito e nós também. As atividades diferenciadas são muito importantes para as crianças e foi realmente gratificante passar esse tempo com elas”, contou.

Kauã Mendes, de 8 anos, aluno do Liceu São José de Itaipava aprovou a colônia. “Foi muito legal. Gostei de todas as brincadeiras. O lanche também foi gostoso. Não quero que acabe”, comentou.

Todas as atividades oferecidas na colônia foram gratuitas e acompanhadas por profissionais. 

Alguns espaços da escola estão passando por melhorias: piscina e o quarto andar do prédio. Na piscina, uma equipe especializada está renovando os pisos – a piscina tem mais de 600 alunos matriculados nas aulas de hidroginástica, natação e aulas com alunos com deficiência. Já o quarto andar da escola está sendo reformado – no lugar que não era utilizado será montado um auditório.

No ano passado a escola passou pintura também. É um exemplo para a rede por tanto cuidado com os espaços.

Aplicação de asfalto, limpeza de praça, remoção de entulho, capina e roçada. A comunidade de Madame Machado recebeu nesta quinta-feira (23.01) um mutirão do programa Prefeitura Presente com a realização desses e outros serviços. A atuação das equipes da Comdep e das secretarias de Obras e de Serviços, com mais de 50 funcionários mobilizados, terá sequência também nesta sexta (24.01).

O objetivo com o Prefeitura Presente é atender as demandas dos moradores dos bairros e das comunidades de Petrópolis.

O trabalho de aplicação de asfalto aconteceu na Rua Geraldo Lourenço Dias. A capina e roçada aconteceram desde a Rua José da Gama e na 1º de Maio.

A realização do mutirão e os serviços realizados foram comemorados pela população local. “Está ficando bem arrumada nossa comunidade. Só podemos dar os parabéns pela prefeitura estar presente nos bairros. Todos os trabalhos estão muito bons”, falou o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade 1º de Maio (que fica em Madame Machado), Amilton da Silva Oliveira.

Trabalho tem o objetivo de orientar a população sobre as chuvas fortes

Os agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias distribuíram cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural nos terminais rodoviários do Itamarati e de Corrêas nesta quinta-feira (23.01). A ideia foi aproveitar o grande fluxo de pessoas nestes locais para reforçar os cuidados que os petropolitanos devem ter em caso de chuvas fortes. A iniciativa integra as ações do Plano Verão 2020 e terá o seu encerramento no terminal de Itaipava, às 10h, na próxima terça-feira (28).

Durante a entrega do material, os agentes também fixaram os cartazes do programa SOS Chuvas em bares, lanchonetes, padaria e bancas de jornais próximas dos terminais. No ano passado, o mesmo trabalho foi realizado com a entrega de mais de três mil exemplares das cartilhas, que ensinam dicas simples, como a preparação de um kit de emergência, o conserto de vazamentos em reservatórios e caixas-d’água e o descarte correto do lixo.

Em 23 dias, são 670 ocorrências registradas pelo corpo técnico da Defesa Civil. 

O trabalho de distribuição de cartilhas também já foi realizado na Rua Teresa e acontece no dia 30 de janeiro na Rua do Imperador. 

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, a Defesa Civil realizou a entrega desse material educativo nas 12 comunidades da cidade que contam com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Os agentes também vistoriaram cada um dos 15 pontos de apoio existentes nos bairros. O trabalho também reforça a importância das sirenes e prepara os responsáveis pelos locais de abrigo para o verão.

O trabalho realizado nos terminais rodoviários urbanos faz parte das ações de prevenção do Plano Verão 2020. Também estão incluídos neste planejamento o Defesa Civil nas Escolas, o Defesa Civil Jovem, o SOS Chuvas e o programa Rio Limpo.

A partir deste domingo (26.01), as linhas de ônibus que operam nas 12 plataformas do Terminal Centro serão realocadas para Rua Souza Franco – lado ímpar e Rua Dr. Porciúncula. Serão remanejadas também parte das vagas de táxis, de embarque e desembarque e carga e descarga. A interdição das baias dos ônibus ocorre por conta do avanço das obras do Terminal, que estão na fase de intervenção no piso e na parte elétrica da área que ficará fechada. A mudança é temporária, com duração aproximada de 60 dias, podendo ser prorrogada caso seja necessária.

As linhas que atendem o bairro Alto da Serra passarão a atender os passageiros na Rua Souza Franco no lado ímpar entre os números 47 e 105. As mudanças não irão alterar o funcionamento da feira livre que acontece as terças-feiras e aos sábados. Já as linhas que operam na região do Quitandinha serão remanejadas para a Rua Dr. Porciúncula, em frente ao comércio. Serão realocados também parte do ponto de táxis, vagas de carga e descarga e demais vagas da Rua Dr. Porciúncula para a Rua Prudente de Aguiar.

A obra está sendo realizada pela empresa VACC Indústria, Comércio e Serviço Eireli por R$ 964,4 mil. A reforma contempla intervenções no telhado, com a instalação de telhas de aço novas, além das pinturas das paredes e das estruturas como portas de madeira, portões e guarda-corpo, nova pavimentação em asfalto, entre outras melhorias. O Terminal Centro é o maior da cidade, com demanda de 1.640 viagens de 80 linhas de ônibus partindo do local todos os dias, levando a população para diversos locais da cidade como Alto da Serra, Quitandinha, Bingen e Retiro, por exemplo.

Confira as linhas realocadas:

Para a Rua Souza Franco, linhas que atendem o bairro Alto da Serra:

414, 419, 433, 452, 457, 430, 434, 445, 451, 413, 420, 453, 415, 426, 432, 458, 429, 431, 462 e 464.

Para a Rua Dr. Porciúncula, linhas que atendem o bairro Quitandinha:

424, 440, 442, 454, 422, 437, 465, 466, 412, 404, 405, 425, 403, 423, 428, 441 e 469.

Com mais de 2.700 pessoas beneficiadas em suas duas primeiras edições, o Feirão Limpa Nome, que ocorre a partir da próxima segunda-feira (27.01), promete, mais uma vez, negociar dívidas com abatimentos que podem ser superiores a 90%. Nesta quinta-feira (23), a equipe do órgão foi às ruas para conversar com as pessoas e explicar quais dívidas pode entrar em acordo, quais documentos são importantes levar e como proceder para realizar as negociações de maneira efetiva.

Na primeira edição de 2020, as empresas que irão participar são as varejistas Casas Bahia e Ponto Frio; de telefonia, internet e TV a cabo, Oi, Claro, Tim, Vivo, Sky, Net e Tech Cable; os bancos Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú; a administradora de cartões de crédito Servir Card, além das concessionárias Enel e Águas do Imperador e pôr fim às empresas locais Gisele Jeans e grupo Bico da Bota. Todas negociações serão acompanhadas e homologadas pela equipe do Procon.

A 3ª edição ocorre até 31 de janeiro, das 09h às 16h, na sede da Prefeitura, na Avenida Koeler.

Para negociar, basta levar um documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e os boletos das dívidas. Ao chegar na sede da Prefeitura (Avenida Koeler, 260), a pessoa será direcionada à Casa dos Conselhos, onde as empresas estarão dispostas em estandes. O consumidor irá receber uma senha, de acordo com a empresa para a qual quer a negociação, e aguardará sua vez para ser chamado, mas caso ele queira negociar com mais uma empresa, ele poderá fazer após o primeiro acordo ser firmado solicitando uma senha.

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