Racionalização visa garantir o transporte dos usuários na cidade

A operação de ônibus no município vai operar com horário de domingo a partir desta sexta-feira (25.05) – uma redução de 50% na frota das ruas. A racionalização ocorre para dar a maior sobrevida possível ao estoque de combustível das empresas, uma vez que a greve dos caminhoneiros em todo país afeta o abastecimento das empresas. A CPTrans está monitorando Cascatinha, Peto Ita, Turb, Cidade das Hortênsias e Cidade Real e vai solicitar reforço em horários de pico caso haja demanda. Linhas executivas continuam suspensas, bem como as linhas “Direto”.

Apenas as linhas de maior demanda operadas pelas Cidade das Hortênsias estão mantendo a operação padrão, mas com a possibilidade de redução a qualquer momento e possíveis atrasos. São elas: 301, 302, 303, 307, 309, 312 (noturno), 315, 324, 326, 330, 360 e 370. As alterações ocorrem na linha 300, que opera sem carros extras; a 305 e 322 está sem circulação; a 310 opera com horário de domingo, bem como a 311. As linhas 314, 316, 317 e 319 operam apenas entre 6h30 e 9h30 e entre 17h e 19. As linhas 318 e 340 mantém funcionamento com horários de sábado. A linha 321 mantem ônibus a cada 40 minutos a partir das 6h.

As operadoras de ônibus estão sem receber combustível desde segunda-feira (21) quando foi iniciada a greve da categoria. As empresas realizam o abastecimento em postos convencionais, mas os postos já sinalizaram que o volume de veículos deve fazer com que o combustível acabe a qualquer momento, sem previsão de restabelecimento. Em alguns, inclusive, não há mais combustível. A orientação é que a população utilize o aplicativo Vá de Ônibus para saber a localização dos coletivos e programarem melhor suas viagens.

Viagens de carros administrativos da prefeitura foram reduzidas pela metade. Nesta quinta-feira (24.05) 50% da frota estão em circulação -determinação para todas as secretarias. Operam sem restrições, no entanto, ambulâncias, veículos de transporte de pacientes e ônibus escolares. Estas frotas, próprias e contratadas, estão operando normalmente.

A orientação do governo é que secretarias próximas compartilhem carros administrativos na entrega de documentos urgentes, por exemplo. E que o fluxo de envio de documentos seja prioritariamente digital. Com exceção de transporte de pacientes, viagens a outras cidades foram suspensas.

A coleta de lixo opera normalmente. A Guarda Municipal foi orientada a privilegiar o policiamento a pé ou fixo e manter a frota de prontidão para casos emergenciais.

Trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Bernardo Rossi

O bairro Nogueira e a comunidade Vista Alegre, em Araras, receberam o serviço de manutenção viária nesta quinta-feira (24.05). O trabalho foi feito pela Secretaria de Obras e acompanhado pelo prefeito Bernardo Rossi.

Em Nogueira, foram usadas 12 toneladas de asfalto, aplicados por sete homens com auxílio de um caminhão e um rolo compressor. O serviço aconteceu nas Av. Castanheira (em volta do lago do bairro) e Milton de Souza Carvalho. Para isso, parte do asfalto que estava solto foi removido pelos funcionários.

Já no Vista Alegre, seis toneladas de asfalto foram usadas na Rua Agnello Barreiros, no ponto final da linha 622 (Araras-Vista Alegre). Cinco pessoas foram mobilizadas para o trabalho, com um caminhão e um rolo compressor.

Esse é um serviço extremamente importante para todo a população e que a prefeitura está levando cada vez para mais ruas. A manutenção viária é fundamental para os motoristas e também para o transporte público e, por isso, ele tem sido realizado de forma intensa.

Em maio, o serviço foi executado no Madame Machado, Comunidade do Veludo (Duarte da Silveira), Estrada Mineira, Rua Vigário Correa – acesso ao Hospital Alcides Carneiro, em Correas –, Comunidade do Calembe (Nogueira), Comunidade do Alemão (Retiro), Padre Siqueira (Centro), Rua Augusto Fragoso (Quitandinha), Estrada do Ingá (Posse), Rua Oliveira Bulhões (Estrada da Saudade), Rio da Cidade (Carangola), Rua Oliveira Bulhões (Roseiral) e Rua Rosalina Virgínia de Freitas Carvalho (Duques).

O serviço é destacado por quem mora nos locais atendidos, como em Nogueira.

“O nosso bairro é privilegiado, tem tudo aqui e é bonito. As situações pontuais são resolvidas. O asfalto está desse jeito por causa da chuva, mas está sendo corrigido agora”, afirmou o presidente da Associação de Moradores de Nogueira, Jorge Luiz de Sá Lima.

Além da manutenção viária com asfalto, a Secretaria de Obras também promoveu manutenção de calçamento nesta quinta no Moinho Preto (Mosela) e Rua Dracenas (Vale dos Esquilos).

Cidade bem cuidada: prefeitura trabalhando nos bairros

A Secretaria de Obras ainda fez manutenção de rede de águas pluviais na Rua Getúlio Vargas (Quitandinha), Antônio Machado, Rua do Imperador (Centro), Rua Lucarno (Morin) e Carlos Tyll (Samambaia).

A Comdep fez capina e roçada em Olavo Bilac (Castelânea), Franklin Roosevelt, Vila Cristina Theobald (São Sebastião), Paraguai, Uruguai, Venezuela (Quitandinha), Jacinto Rabello (Alto da Serra), Caminho do Ouro (Meio da Serra), Cândido Portinari (Mosela), Felipe Camarão (Retiro), Estrada Bernardo Coutinho (Araras), Rua Domingos José Martins (Itaipava), Siméria e Quarteirão Brasileiro.

Também houve coleta de entulho em Comunidade do Alemão (Retiro), Júlio da Motta Vizeu (Quarteirão Brasileiro), Cristóvão Colombo (Castelânea), Albino Siqueira (Alto da Serra), Padre Feijó, Dr. Sá Earp, Souza Franco, Floriano Peixoto (Centro), Promenade, Calembe (Nogueira) e Duarte da Silveira.

A varrição foi feita em ruas do Centro, Quissamã, Itamarati, Cascatinha, Bingen, Mosela, Valparaíso, Retiro e Morin.

Ainda foi feita limpeza manual do Rio Quitandinha, na Rua Cristóvão Colombo (Castelânea).

Ainda foi feita lavagem com caminhão pipa no Centro, na Praça Alcindo Sodré, no Terminal do Centro e vistoria nos chafarizes das praças da Inconfidência e Palácio de Cristal.

Agentes de trânsito da CPTrans voltam às ruas nesta sexta-feira (25.05) com base em uma liminar da 5ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro. A prioridade neste momento é acompanhar operações nos pontos e terminais de ônibus urbanos em orientação aos usuários neste momento de racionamento de viagens por falta de combustível.

A decisão, assinada pelo desembargador Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira, reverte, em parte, os efeitos de uma decisão da 1ª Vara Criminal de Petrópolis, que considerava ilegal a atuação dos agentes, que foram retirados das ruas há uma semana.

Em sua decisão, o desembargador devolve à CPTrans o direito à atividade geral de fiscalização, considerando os riscos evidentes da suspensão das atividades exercidas pelos agentes em uma cidade com o porte de Petrópolis. A liminar suspende ainda a expedição de ofícios ao 26º Batalhão de Polícia Militar e às delegacias do Retiro (105ªDP) e de Itaipava (106ªDP), determinando que a polícia impedisse o trabalho dos agentes públicos. 

Campanha de arrecadação de agasalhos da Defesa Civil segue até o dia 4 de julho, dentro do eixo humanitário do Plano Inverno 2018 de Petrópolis

A campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias começa no dia 30 de maio. Uma barraca para receber o material vai ficar montada na Praça Dom Pedro até o dia 4 de julho, data que acontece uma Festa Julina solidária na sede da pasta encerrando a programação. A meta é ultrapassar o número de peças do ano passado, quando o órgão municipal entregou mais de 2 mil doações em nove instituições da cidade. A ação faz parte do Plano Inverno de Petrópolis 2018, que busca enfrentar as ameaças da estação em dois eixos: operacional e humanitário.

Além da barraca na Praça, a sede da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias também vai receber as doações. Seguindo a vertente da ajuda humanitária, a Defesa Civil realiza a campanha pensando na população mais carente da cidade. A Festa Julina que encerra a ação ocorre no dia 7 de julho.

“O Plano Inverno de Petrópolis conta, além do trabalho operacional, com o eixo humanitário que tem o objetivo de contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas. Sabemos que durante o inverno o frio em Petrópolis é intenso e a nossa campanha busca contribuir com as pessoas que mais precisam. Assim como foi no ano passado, acredito que a gente possa ajudar”, explica o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

Além das ações humanitárias, o plano segue sendo elaborado no eixo operacional. Com um apoio de um drone, um calendário de vistorias em conjunto com órgãos ambientais acontece nas áreas de maior índice de incêndios florestais do município com o objetivo de mapear estes locais. Sobrevoos já foram realizados nas áreas de preservação da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio/Araras) e do Parque Natural da Serra dos Órgãos (Parnaso).

Além disso, acontecem reuniões setoriais para a elaboração de planos de contingência com ações de resposta para o período. Também serão elaboradoras matrizes de atividades e responsabilidades. “A escassez de água já atinge as grandes cidades do país. As queimadas dos últimos anos atingiram áreas de nascentes na nossa cidade. Precisamos preservar esses locais para que a população não sofra no futuro”, disse Paulo Renato.

No ano passado, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias promoveu uma campanha de recolhimento de agasalhos, quando distribuiu 2.300 peças para instituições carentes do município; arrecadou chocolates, colaborando com a Páscoa da Sociedade Pestalozzi; distribuiu rosas em todos os lares de idosos da cidade no Dia das Mães, organizou a doação dos agentes no Banco de Sangue Santa Teresa no Dia Mundial do Doador de Sangue, além de entregar para a Creche Santo Antônio, da Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho em Nogueira, 108 pacotes, totalizando 2.412 fraldas infantis.

“Uma das atribuições da Defesa Civil é estar próxima da população. Ao longo do ano passado ano conseguimos realizar campanhas importantes para quem as pessoas que mais precisam. Esperamos atender ainda mais gente este ano”, completou o secretário de Defesa Civil.

A ação de correção visual voltada aos motoristas profissionais marcada para o próximo sábado (26.05) foi adiada para o dia 09 de junho. A medida acontece devido ao bloqueio nas estradas, que já altera a rotina da população. Com isso, a prazo para a inscrição também foi ampliado e vai até sexta-feira (08.06), um dia antes da atividade. O projeto irá oferecer triagem visual, consultas oftalmológicas e óculos completos (armação e lentes) com condições acessíveis.

O número de vagas também aumentou de 150 para 200. A atividade é uma parceria da CPTrans com o Instituto Ver & Viver (IVV), braço social da fabricante de lentes oftalmológicas Essilor, e o Instituto Nissan. Motoristas de ônibus, vans escolares, taxistas, guardas civis, caminhoneiros e aqueles que têm essa função no trabalho devem fazer a inscrição. Outras informações podem ser adquiridas no telefone da companhia 2237-1703. 

Profissionais se reuniram para traçar estratégias de prevenção

As estratégias de prevenção contra a violência infantil foram discutidas durante reunião de um grupo do governo nesta quinta-feira (24.05). Com média de 80 mil crianças e adolescentes na cidade, no ano passado o munícipio recebeu 454 notificações de violência, números que corroboram às discussões e ações em torno do tema. Agora, profissionais das Secretarias de Saúde, Educação, Conselho Tutelar, Gabinete da Cidadania, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência de atendimento à Mulher (CRAM) traçam estratégias para a prevenção da violência deste grupo.

Na ocasião, também foi discutida a importância da realização da notificação da violência e o modo como a vítima é conduzida. Os profissionais envolvidos acreditam que as crianças ou adolescentes devem ser atendidos, e sempre encaminhados para o setor de psicologia. Com este atendimento será possível identificar o tipo de violência sofrida pelo menor, para então, o setor correto assisti-lo de maneira mais eficiente. Além de toda melhoria neste atendimento disponibilizado pelo município, foi destacado também a importância da discussão da relação entre família e adolescente, que por vezes não possuí a devida atenção, e esta seria a melhor forma de prevenir uma violência.

“Queremos estabelecer o fluxo da violência contra crianças e adolescentes e criar ações para a prevenção destas situações. É muito importante estimular o vínculo da família até mesmo com a ajuda das escolas”, pontuou a pediatra”, Luciana Prendim.

Os profissionais discutiram, ainda, a importância da integração e melhoria de todos os postos e setores que atendem este tipo de ocorrência. Com esta unificação, será possível inserir nas comunidades a Cultura da Paz e prevenção da violência.

“Vamos sempre fazer estas reuniões sobre violência contra crianças e adolescentes para aprimorar o atendimento às vítimas e reunir sugestões e propostas dos profissionais envolvidos”, disse a coordenadora do Gabinete da Cidadania e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Ana Maria Rattes.

As denúncias de abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas para o Disque 100.

Novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica começa a funcionar dia 1º

Sistema já pode ser acessado por contabilistas em caráter de teste

Criada para facilitar o trabalho de contadores e empresários a Nota Imperial -  emissão de notas fiscais de serviço eletrônica - funcionará com um novo sistema a partir do dia 1º de junho. O novo formato dará mais agilidade e segurança e foi apresentado nesta quinta-feira (24.05) a cerca de 200 contabilistas, em dois treinamentos realizados pela Secretaria de Fazenda e por representantes da empresa Sig Corp, no Centro de Cultura Raul de Leoni. O novo sistema substituirá o utilizado atualmente por 13.601 empresas prestadoras de serviços, Microempreendedores Individuais (MEIS), autônomos e profissionais liberais. A transição será feita automaticamente. Apesar do funcionamento efetivo começar no dia 1º, o sistema já está acessível aos contabilistas em caráter de teste.

“A intenção é que desta forma o contabilista possa se familiarizar com o novo sistema, sem que haja impacto no seu dia a dia de trabalho. Acessando a plataforma de teste os profissionais terão tempo de esclarecer dúvidas, apresentar sugestões e estarão preparados para utilizar o sistema com mais tranquilidade e segurança no início do mês, quando o novo sistema estiver em operação”, destaca a secretária de Fazenda Elaine Nascimento. A plataforma de teste pode ser acessada pelo endereço eletrônico: https://testepetropolis.sigiss.com.br .

“A atual gestão vem se mostrando disponível e mantém contato direto com os contabilistas. Isso é muito positivo. Este tipo de treinamento que a Secretaria de Fazenda disponibiliza hoje, por exemplo, é fundamental, pois permite que todos entendam melhor o funcionamento desta ferramenta e esclareçam dúvidas. É uma iniciativa que contribui para que os contabilistas tenham mais agilidade no seu dia a dia de trabalho e dá também mais segurança aos nossos clientes, que conseguem regularizar seus negócios de forma mais rápida, o que é positivo para o cliente, para os contabilistas e também para o município”, avalia a presidente da Associação de Profissionais de Contabilidade de Petrópolis, Rosângela Inocêncio.

A apresentação do novo sistema foi feita pelo gerente de implantações e serviços da SIG CORP, Edson Marcondes, que destacou que o novo sistema permitirá, por exemplo, que o contabilista tenha acesso a todas as empresas pelas quais é responsável, facilitando o acompanhamento e a sua escrituração fiscal e contábil. “Com um acesso único ele consegue ter controle de todos seus clientes e acompanhar as ações de cada um. O novo sistema permitirá ainda a emissão direta da nota via web e também a utilização de sistema próprio da empresa com emissão da nota via webservice em layout próprio”, destaca, lembrando que a empresa está à disposição de contabilistas e empresários para esclarecer dúvidas e receber sugestões para otimizar o funcionamento do novo sistema.   

O diretor de Receitas da Secretaria de Fazenda Paulo José Santana destaca que a ideia é viabilizar o acesso a todos os contabilistas da cidade, assim como empresários e desenvolvedores de sistemas para emissão eletrônica de Notas-NFS-e ou Recibos provisórios de serviços-RPS-e.

“A migração do atual sistema de Nota Imperial será automática para aqueles que já são cadastrados. O treinamento, que teve boa receptividade, e é importante para que todos estejam orientados para o primeiro acesso ao novo sistema. Com isso eles passam a conhecer melhor o funcionamento do sistema e explorar todos os recursos que podem facilitar o seu trabalho”, conclui.

O treinamento gratuito, foi realizado no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Reunião Ordinária definiu Mesa Diretora e deu posse aos conselheiros para o próximo biênio

Tomaram posse, nesta quarta-feira (23.05), a nova Mesa Diretora e conselheiros do Conselho Municipal de Política sobre Drogas (CMPD). A psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD III), Leandra Iglesias, foi a indicada pelo governo municipal para a presidência. Com 35 anos de prática clínica, Leandra guarda experiência dos mais de 20 anos dedicados aos estudos sobre os problemas relacionados ao álcool e as outras drogas.

“Estou muito emocionada em poder estar assumindo esta responsabilidade numa área em que atuo por paixão. Vamos buscar dar sequência ao trabalho bem desenvolvido pela dra. Victoria Gutiérrez nos últimos dois anos e trazer ações efetivas que possam ser motivadoras e chamar a atenção da população. Queremos discutir as políticas públicas necessárias na prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas e torná-las concretas. Minha dedicação será integral”, destacou a nova presidente do CMPD.

A agora, ex-presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, psicóloga Victoria Gutiérrez, vai assumir a vice-presidência do Conselho representando a sociedade civil. O indicado pelo governo para o primeiro secretariado foi o enfermeiro Oswaldo Alberto Filho e para o segundo secretariado tomou posse o estudante Guilherme Freitas, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). A Secretaria de Saúde destaca a importância de se fortalecer a discussão sobre as políticas de prevenção.

O desejo é aproximar estas discussões da população e o Conselho é parte fundamental nisso. A Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas e as duas pré-conferências foram mostras de que há muito interesse público nas discussões e o CMPD é o local onde todos podem participar da idealização de novas políticas públicas que poderão ser adotadas pelo município. A competência da Dra. Leandra é conhecida, a sua trajetória fala por si, e a Mesa Diretora está muito bem representada, assim como todas as cadeiras do CMPD.

Tomaram posse, também, os primeiros 26 conselheiros para os próximos dois anos. Três entidades ainda não indicaram seus representantes para o CMPD. O coordenador da Casa dos Conselhos e Comissões, Luiz Eduardo “Neném” Peixoto, deu as boas-vindas à nova Mesa Diretora e aos conselheiros.

“Tenho que parabenizar, principalmente, os representantes da sociedade civil pela participação no próximo biênio e aos novos membros da Mesa Diretora. Já fui presidente deste conselho, que foi o primeiro conselho municipal de políticas sobre drogas do Brasil, em 1987, e sei a importância que as discussões desenvolvidas aqui tem para o desenvolvimento de tais políticas. Coloco a Casa dos Conselhos à disposição deste grupo”, completou Peixoto.

As demais cadeiras deverão ser ocupadas na próxima reunião ordinária do CMPD, marcada para o dia 20 de junho. Os encontros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas acontecem sempre nas terceiras quarta-feira do mês, às 18h, na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, que fica na Avenida Koeler, número 260, no Centro (ao lado da prefeitura).

São 50 vagas para as orientações sobre segurança e redução de riscos de contaminação

Dando sequência ao cronograma de cursos gratuitos voltados para profissionais informais, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária vai promover, na próxima segunda-feira (28.05), o Curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos. São 50 vagas disponíveis onde o trabalhador aprenderá como manipular alimentos de forma segura e com menos risco sanitário para o público.

De acordo com Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária, durante o encontro, os participantes receberão o treinamento de acordo com as recomendações da RDC Anvisa 216 de 2004.

“A proposta é mostrar as formas seguras de atuar no segmento. O curso vai desde a aquisição do alimento, preparo, transporte, até a conservação dos alimentos crus, em conserva ou já prontos, além da forma de servir para o comércio. O objetivo é prevenir a intoxicação alimentar”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária.

A iniciativa é uma integração entre as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico que proporcionam um minicurso por mês para capacitar, atualizar ou apresentar as normas de segurança, vigilância e qualidade a fim de se prestar serviços com excelência à população. As aulas são voltadas aos profissionais do comércio em geral, ambulantes e microempreendedores individuais (MEI). Em Petrópolis são 22.700 pessoas cadastradas com (MEI) exercendo variadas funções. Acompanhando o crescimento do mercado, a Prefeitura iniciou um cronograma ofertando capacitações para esses trabalhadores de forma gratuita.

“Todos os cursos são gratuitos e abertos à população. Foi montado o cronograma de temas, como o minicurso para profissionais da área de beleza e tatuadores, realizado na última segunda-feira, com foco em biossegurança. É preciso garantir a segurança e proteção dos profissionais e clientes”, destaca Dayse Carvalho.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Os telefones de contato são: (24) 2246-9041 e 2246-9209. A capacitação vai acontecer no auditório da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, que fica na Rua Buarque de Macedo, 128, no Centro, das 9 às 13h.

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