A ação começa neste mês, em parceria com o Hospital dos Olhos Dr. Tannure

O prefeito lançou nesta sexta-feira (11.10), o Programa “Feliz Visão”, com o objetivo de zerar a fila dos pacientes que aguardam por uma cirurgia de cataratas no município. A ação acontece em parceria com o Hospital dos Olhos Dr. Tannure, com incentivo do Governo do Estado. O prefeito anunciou também que Petrópolis agora é responsável pela Central Estadual de Regulação, onde distribui os pacientes oftalmológicos de 25 municípios, qualificando o fluxo e se tornando referência em atendimento para toda Região Serrana e Centro Sul.

Com o programa, o município aumenta sua capacidade de cirurgia de cataratas de 125 para 250 procedimentos por mês, regulando todo o fluxo de pacientes da cidade. Além da cirurgia que dura em média de 6 a 12 minutos, a iniciativa conta com todo acompanhamento como consulta, exame e pós-operatório. O Hospital dos Olhos é um prestador de serviço referência na região, que já atende os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e possui toda estrutura adequada para receber a população.

De acordo com o Ministério da Saúde, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que atualmente cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo, dos quais, entre 60% a 80% dos casos podem ser evitados e tratados. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com a algum grau de dificuldade visual.

“O programa é espetacular para população. A necessidade é grande, e temos condições de suprir esta demanda e será excelente a população ser atendida em um local que é referência com profissionais de categoria, com apoio do poder público o que é fundamental”, disse o médico, Guilherme Tannure.

A ação aconteceu em quatro restaurantes nos distritos

A equipe do Procon Petrópolis fiscalizou, nesta quinta-feira (10.10), quatro restaurantes de comida japonesa nos distritos, dentro da “Operação Hashi”. A ação tem o objetivo de fiscalizar os estabelecimentos que oferecem rodízio e verificar se os mesmos estão realizando práticas abusivas de cobrança da taxa de desperdício de peças não consumidas pelos clientes. Durante a ação todos os restaurantes fiscalizados estavam adequados à legislação prevista no Código de Defesa do Consumidor.

Os restaurantes fiscalizados foram Katsura Sushi; Lukas Sushi; Sukii Japa e Nikko Sushi. Todos os estabelecimentos estavam cumprindo o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que diz que a responsabilidade do controle do que é consumido em um restaurante é do fornecedor e transferir ao consumidor o risco do negócio fazendo com que ele arque com prejuízos ao deixar as peças configura vantagem manifestadamente excessiva.

Na primeira fase da operação, que aconteceu em setembro, a equipe de fiscalização autuou quatro restaurantes no Centro da cidade. Na ocasião, todos os estabelecimentos se comprometeram a retirar o aviso de cobrança de peças não consumidas, de seus cardápios e comandas.

Iniciativa é do CMDCA e Secretaria de Educação

“Bem-vindo ao Mundo Mágico” é o nome da festa que será realizada neste sábado (12.10) no Parque Municipal, em Itaipava, em homenagem ao Dia das Crianças. A programação contará com brincadeiras e música e ocorrerá das 9h às 12h. O Parque, que recebe os últimos preparativos para a festa nesta sexta-feira (11), fica na Estrada União e Industria, nº 10.000, e a entrada é gratuita.

Na programação estão brincadeiras, como pula-pula, escorrega, piscina de bolinhas, além de pipoca, perna de pau e teatrinho, tudo com sonorização e decoração especial.

A programação é gratuita e aberta para a comunidade e contará, ainda, com Slackline, tecido aéreo, escalada, pintura no rosto, corda, corrida no saco, cabo de guerra, queimado e pique bandeira, além de chute a gol, cama elástica, tobogã, totó e painel para fotos.

Profissionais de sete cidades e da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro participaram nesta sexta-feira (11.10) do último dia do III Colóquio de Defesa Civil de Petrópolis no auditório da Universidade Estácio de Sá, no Bingen. Cada município apresentou as suas ações realizadas no âmbito escolar com foco na prevenção de desastres de origem natural. O congresso, que começou na última segunda (7), também contou com a participação de professores universitários e de representantes de unidades escolares destaques do Defesa Civil nas Escolas debatendo a importância da inclusão do assunto nas salas de aulas.

“A troca de experiências e o diálogo entre as cidades é algo muito importante. Petrópolis está de parabéns pelo evento e também pelo trabalho realizado”, destacou Waldir Figueiredo Vieira, subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte (MG). 

Além de Belo Horizonte, representantes de Aperibé, Niterói, Nova Iguaçu, Angra dos Reis e da cidade do Rio de Janeiro participaram do encerramento do III Colóquio de Defesa Civil. Na ocasião, os técnicos de cada município aproveitaram a oportunidade para conhecer o funcionamento do Defesa Civil nas Escolas em Petrópolis. 

O III Colóquio de Defesa Civil faz parte do conjunto de ações do governo municipal no desenvolvimento de uma cultura de resiliência na cidade, promovendo a interação da comunidade com os técnicos da Defesa Civil municipal. A ideia é aprimorar as ações antecipadas, buscando reduzir os riscos de desastres.


Defesa Civil nas Escolas será apresentado para 20 municípios paulistas

 O programa de Petrópolis também será apresentado para 20 municípios de São Paulo na Reunião Ordinária da Câmara Temática de Defesa Civil da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O convite foi feito pelo promotor das Organizações das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Sidnei Furtado. “Essa proposta deveria ser ampliada para mais cidades por todo o país e segue o direcionamento internacional da ONU de redução do risco de desastres”, disse Sidnei.

O encontro acontece no dia 22 de outubro em Campinas com a participação de representantes das prefeituras de Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Pela primeira vez Petrópolis participa do evento.

Quase mil atletas participam de 23 jogos dos Campeonatos Municipais de futebol de campo e de futsal neste fim de semana. O destaque será para a categoria Master, com as partidas semifinais acontecendo no domingo (13.10). Em Anápolis, no estádio Riacho Doce, o Petropolitano FC joga contra o Posse FC às 9h30. No Santa Isabel, no Caxambu, Coronel Veiga e Palmeira medem forças às 11h. Organizadas pela Liga Petropolitana de Despostos (LDP), as competições contam com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.

“Esse apoio da prefeitura é fundamental para que as competições estejam ainda maiores, com mais atletas envolvidos", completa Geraldo Barros, presidente da Liga.

Na fase classificatória, os cinco times da categoria Master jogaram entre si em turno único. Com 12 pontos, o Petropolitano terminou em primeiro, seguido pelo Coronel Veiga, Palmeira, Posse, e o já eliminado Vera Cruz. Os confrontos das semifinais serão por cruzamento olímpico, em que o primeiro colocado enfrenta o quarto, e o segundo enfrenta o terceiro.

Além das semifinais no Master, o fim de semana contará com partidas de futebol de campo nas categorias sub-11, 13, 15 e 17, e no futsal, na sub-9, 11 e 13. Outras informações sobre a competição, os jogos, a fórmula de disputa e muito mais estão no site: www.ligapetropolitana.com.br.

Serviço:

Futsal:

12/10

Ginásio da Castelânea - Coronel Veiga F.C

Coronel Veiga FC x Serrano FC – 18h15 – Sub-13/ 19h15 – Sub-9/ 20h15 – Sub-11

13/10

Ginásio Belmiro José Santanna - EC Corrêas

EC Corrêas x Casa de Portugal/Max – 13h30 – Sub-11/ 14h30 – Sub-13/ 15h30 – Sub-9

Futebol de Campo

13/10

Estádio Ernane Duarte- EC.Corrêas:

EC Corrêas x Serrano FC - 08h30 – Sub-11/ 10h – Sub-13

Estádio Carlos Guinle - Petropolitano FC:

Petropolitano FC x Carangola FC – 09h – Sub-11/ 10h30 – Sub-13

Estádio Álvaro Catão - SC Internacional:

SC Internacional x EC Vera Cruz – 09h – Sub-11/ 10h30 – Sub-13

Estádio Osório Júnior - E.C Cascatinha:

EC Cascatinha x EC Vera Cruz – 11h – Sub-17

Estádio Álvaro Catão - SC Internacional:

SC Internacional x EC Vera Cruz – 12h – Sub-15

Estádio Luciano Ferreira da Costa - Carangola FC:

Carangola FC x Laginha FC – 13h – Sub-15/ 15h – Sub-17

Estádio Carlos Guinle - Petropolitano FC:

Petropolitano FC x EC Corrêas – 13h – Sub-17/ 15h – Sub-15

Fotos das vitoriosas ficarão expostas na Casa dos Conselhos

Os preparativos finais para o ensaio fotográfico com pacientes que estão sendo atendidas no Hospital Alcides Carneiro foram acertados nesta sexta-feira (11.10). A ação faz parte da programação do HAC no Outubro Rosa: seis mulheres terão um dia especial num estúdio fotográfico, com direito a maquiagem especial e adereços como os da “Mulher Maravilha”. O empoderamento feminino, a força, esperança serão retratados através das lentes de três fotógrafas. As fotos serão tiradas na próxima semana e o resultado poderá ser conferido em uma exposição na Casa dos Conselhos, marcada para o dia 22 de outubro.

A equipe do Procon Petrópolis orientou a população durante a tarde desta sexta-feira (11.10), véspera de feriado pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, quando também é comemorado o Dia das Criança. A ação, que aconteceu na Praça Alcindo Sodré, no Centro, faz parte da programação da Operação Dia das Crianças, que tem a finalidade de esclarecer sobre os direitos dos consumidores, com distribuição de cartilhas informativas. A equipe atendeu cerca de 50 pessoas e a dúvida mais comum entre os consumidores foi sobre a política de troca principalmente nessas datas comemorativas.

 Orientações sobre Políticas de Troca:

O presente não agradou, o tamanho veio errado, a cor não caiu no gosto do presenteado? Infelizmente não há o que se fazer quando este for o problema. Alguns estabelecimentos, a título de cortesia, visando criar a fidelidade com o cliente, fazem a troca nestas condições, mas é importante deixar claro que não há a obrigação legal de fazê-la.

Mas se o produto veio com defeito, a troca ou o reparo são obrigatórios! Nesta situação o Código de Defesa do Consumidor dá aos consumidores dois prazos para reclamar junto ao fornecedor: um para produtos duráveis e outro para produtos não duráveis. Se o produto for durável, como um celular, um sofá ou uma blusa, o consumidor tem até 90 dias de garantia. Já o produto não durável, como bebidas e alimentos, o consumidor tem até 30 dias para reclamar seu direito. E se o produto continuar apresentando problema? Se a falha for a mesma, após três vezes na assistência técnica e o problema permanecer, o consumidor tem o direito de um produto novo. Ou, já na primeira vez, se o produto permanecer por mais de 30 dias na assistência técnica, o consumidor já pode requerer um produto novo de imediato.

Iniciativa é da Secretaria de Educação

As inscrições para o Seminário de Educação "A Educação nos move: repensando ideias, atualizando propostas” já estão abertas no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). O seminário, realizado pela Secretaria de Educação, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro, na UCP e tem como objetivo discutir as boas práticas e apresentar alguns projetos que se destacaram na rede municipal.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de outubro. No dia 23 a programação será das 13h às 17h. No dia 24 das 8h às 17h e no dia 25 de outubro das 8h ás 11h. Os horários e as salas onde os assuntos serão tratados estão na programação no site da prefeitura.

Confira a programação:

23/10 – QUARTA-FEIRA

13h – Credenciamento

13h30 – Café

14h – Abertura do evento

14h15 – Apresentação Musical (orquestra de violões – Casa da Educação)

14h30 – Palestra de Abertura (Teresa Pontual – Gerente Executiva da FGV EBAPE/CEIPE)

15h30 – Tempo para perguntas

16h –  Mesa Redonda c/ 3 trabalhos: Apresentação de Prática de Sucesso (Banner)

17h – Encerramento

24/10 – QUINTA-FEIRA

MANHÃ

8h – Credenciamento, café e encaminhamento para salas

8h30 às 9h50

Sala 1 – Brincadeiras Musicais na Educação Infantil - Ana Laura Simão – Graduada em música e especializada em Educação Integral

Sala 2 – Currículo - Ana Lúcia Tavares - Licenciatura em Letras e Pedagogia –UNIFLU Especialização em Políticas Públicas – FGV / Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior – UERJ/FAFIC - Coordenadora da Educação Básica – SMECE - Professora da rede pública de Ensino.

Sala 3 – As habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com o desenvolvimento da leitura e escrita – Thais Gomes Braga da Silveira

Sala 4 – Bianca Caetano – Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa

Sala 5 – Repensando as práticas de avaliação- Bianca Dela Nina – Mestre em                                        Educação e Mestre em Português e Linguística 

10h – Mesa Redonda Boas Práticas

11h – Encerramento

TARDE

13h – Credenciamento, café e encaminhamento para salas

13h30 às 14h50

Sala 1 – Brincadeiras Musicais na Educação Infantil - Ana Laura Simão – Graduada em música e especializada em Educação Integral

Sala 2 – Currículo - Ana Lúcia Tavares - Licenciatura em Letras e Pedagogia –UNIFLU Especialização em Políticas Públicas – FGV / Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior – UERJ/FAFIC - Coordenadora da Educação Básica – SMECE - Professora da rede pública de Ensino.

Sala 3 – As habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com o desenvolvimento da leitura e escrita – Thais Gomes Braga da Silveira

Sala 4 – Bianca Caetano – Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa

Sala 5 – Material Adaptado através do brincar – Thiago de Araujo (Coordenador da Brinquedoteca da Recriasce / Responsável pelos projetos da Criative Ideias)

15h às 16h - Salão – Neurociências e o desenvolvimento das potencialidades em sala de aula - Martha Relvas (Coordenadora do Programa de Pós-graduação de Neurociência Pedagógica da UCAM/AVM)

16h – Mesa Redonda Boas Práticas

17h – Encerramento

25/10 – SEXTA-FEIRA

8h – Credenciamento, café e encaminhamento para salas

8h30 às 9h30 - Cíntia da Luz Rodrigues – Doutoranda e Mestre em Educação pelaUFF, Avaliadora Educacional Técnica da SASE/MEC

10h –  Palestra e encerramento -  Pilar

Um repasse mensal de R$ 87,3 mil a mais para o orçamento do município para os serviços de saúde foi no que resultou a última reunião do prefeito na Secretaria de Estado de Saúde realizada esta semana. O valor vai ser destinado para o custeio da realização mensal de 22 procedimentos endovasculares extracardíacos no Hospital Alcides Carneiro, que foi credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização intervenções de alta complexidade. Na ocasião em que foi discutida a implantação do serviço, o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, se comprometeu a contribuir com o incremento do parque tecnológico do centro cirúrgico no HAC, com a doação de equipamentos e mobiliários que somam o mais R$ 1,8 milhão.

Em contrapartida a Secretaria de Saúde se comprometeu a apresentar projeto de cirurgias ginecológicas para a Região Serrana.

Para a implantação do serviço, o secretário de Estado se comprometeu a contribuir com a doação de dois aparelhos para a realização de cirurgias endovasculares, que custam R$ 800 mil cada, além de duas macas ao custo de R$ 100 mil cada.

Com mais de 700 atendimentos realizados somente no primeiro semestre deste ano em procedimentos cardiovasculares, o Hospital Alcides Carneiro irá ampliar os atendimentos por conta do credenciamento formalizado pelo Ministério da Saúde. Anualmente será destinado R$ 1 milhão para os serviços. Hoje o setor vascular do HAC conta com suporte para o atendimento ambulatorial, exames, procedimentos e cirurgias. Em 2018, foram atendidos 1.537 pacientes, sendo 866 em consultas, 287 em cirurgias e 384 procedimentos.

A habilitação é fruto das reivindicações feitas pelo prefeito desde 2017 e reforçadas em agosto, quando o prefeito liderou uma comitiva de secretariado em Brasília e reivindicou recurso para diferentes setores do governo municipal. Com a nova habilitação, o hospital receberá o custeio do governo federal para a realização das cirurgias de alta complexidade, como por exemplo, as de aneurismas. Essas intervenções requerem recursos para a utilização de próteses e materiais de alto custo.

 

O prefeito recebeu mais equipamentos para o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp como parte das aquisições oriundas de emendas parlamentares que somam R$ 1,2 milhão. Nesta quinta-feira (10.10) foram entregues na unidade quatro ventiladores pulmonares, que somam R$ 183,4 mil. Os aparelhos serão destinados para dar mais suporte ao Centro de Tratamento de Terapia Intensiva (CTI). Na última semana, o hospital recebeu 7 macas hidráulicas, 3 aparelhos de ultrassom, 6 cardioversores, 3 desfibriladores e 8 computadores. Todo esse suporte é voltado para a renovação e avanço no serviço do hospital.

 O novo setor, da Unidade Intermediária, implantada com três leitos com as novas macas hidráulicas, monitores cardíacos e ventiladores pulmonares. O local visa oferecer melhor assistência aos pacientes em transição entre a clínica médica e a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Além dos novos ventiladores pulmonares para equipar o CTI, com os 10 leitos em funcionamento, o hospital recebeu nos últimos dias materiais e insumos para o serviço de enfermagem. Com esse montante, o hospital já adquiriu cerca de R$ 900 mil oriundos das emendas parlamentares.

Além desses equipamentos, ainda está prevista a aquisição de um tomógrafo no valor de R$ 1,2 milhão e ainda a melhoria para a cozinha e refeitório da unidade, cujos os trâmites estão em andamento para dar início ao processo de licitação para a contratação da empresa que executará as obras.

O hospital está sendo estruturado para abrigar o novo Centro de Municipal de Ortopedia (CMO), que vai ser instalado em prédio anexo à unidade. Para esse novo setor também já foi adquirido o aparelho para a realização do exame de densitometria óssea, além de medicamentos, o ácido hialurônico, voltado para o tratamento de artrose. O CMO será referência para o tratamento de artrose e Petrópolis será o primeiro município do Rio de Janeiro a oferecer o tratamento alternativo ao procedimento cirúrgico. No Brasil, o Rio de Janeiro será o segundo estado a contar com ambulatório com aplicação do ácido hialurônico, de alto custo na rede privada.

Pagina 1 de 1346

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo